Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Eu penso que existe dupla tributação.

Depois deixa os resultados das tuas questões aqui pf.

Cps

Já obtive resposta do Saxo Bank.

Relativamente ao funcionamento do BTP, disseram para contactar o Best.

Fica aqui a resposta sobre abrir uma conta lá...

Saxo Bank accepts and opens accounts to Portuguese Clients. However Saxo Bank does not have a direct presence in Portugal and it is regulated by the Danish Financial Supervisory Authority.

Saxo Bank is a member of the Danish Guarantee Fund for Deposits and Investors. In the event of Saxo Bank suspending its payments or going into bankruptcy, retail clients deposits are guaranteed by the Fund with up to EUR 100.000 for cash deposits. Cash deposits are calculated as the net free deposit after deduction of any debt to the bank. As a general rule, securities will not be affected by the suspension of payment or compulsory winding-up and will be returned to the client. In the event that Saxo Bank is unable to return securities held in safe-custody, administered or managed, the Guarantee Fund will cover with up to Eur 20.000 per client.

For further information on the Guarantee Fund and the protection of retail client funds please click the following link.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

http://www.saxobank.com/prices/stocks/trading-conditions

Dividends from stock positions

Saxo Bank cannot currently support or offer preferential withholding tax rates that may be available due to residency or legal status.

Parece que nem o próprio Saxo Bank permite preencher o W-8BEN. Os próprios preços da compra de acções também não são lá muito baratos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As carteira têm garantia limite de 20k€

Cá penso ser 25k€

Sim.

Mas penso que cá não ha bancos que não cobram guarda de títulos.

Pelo que neste momento prefiro a protecção de 20k e não pagar a guarda do que a protecção de 25k.

Continuo à espera da resposta do PFA do Best pra saber como funciona a protecção no BTP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mas penso que cá não ha bancos que não cobram guarda de títulos.

No Invest não pagam guarda de títulos e podem aplicar o ADT com os EUA (ainda que os ETFs europeus que capitalizem dividendos sejam mais vantajosos  :) ).

Infelizmente, a carteira de ETFs não é tão extensa como no Best (excepto no Prime Brokerage, onde se pode adquirir ETFs domiciliados nas principais bolsas mundiais).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Invest não pagam guarda de títulos e podem aplicar o ADT com os EUA (ainda que os ETFs europeus que capitalizem dividendos sejam mais vantajosos  :) ).

Infelizmente, a carteira de ETFs não é tão extensa como no Best (excepto no Prime Brokerage, onde se pode adquirir ETFs domiciliados nas principais bolsas mundiais).

Esse invest tem alguma credibilidade?

Não conheço.

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há um tópico dedicado unicamente a esse banco na secção "Bancos".

Penso que é melhor leres isso, em vez de estarmos aqui a repetir a discussão com o presidente da Junta.

O principal problema do Invest com os dividendos é que cobra 5€ por cada distribuição. Logo se o montante for baixo, o ADT com os EUA não se comparar com o que se perde em comissões.

Só mesmo o Saxo (e representantes) é que não roubam à descarada na comissão sobre dividendos. Mas depois temos os restantes problemas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há um tópico dedicado unicamente a esse banco na secção "Bancos".

Penso que é melhor leres isso, em vez de estarmos aqui a repetir a discussão com o presidente da Junta.

O principal problema do Invest com os dividendos é que cobra 5€ por cada distribuição. Logo se o montante for baixo, o ADT com os EUA não se comparar com o que se perde em comissões.

Só mesmo o Saxo (e representantes) é que não roubam à descarada na comissão sobre dividendos. Mas depois temos os restantes problemas.

Rui,

quais são os restantes problemas que indicas?

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A história de não haver aplicação de ADT, a questão da conta agregada no Saxobank, que levanta questões sobre a segurança do nosso dinheiro e das nossas posições em caso de problemas. As comissões de transação também são mais elevadas que o invest nalguns mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Há algumas perguntas que já tinham sido respondidas mais atrás neste tópico.

Se é para criarem uma carteira a 30 anos, eu sugeria que lessem bem as experiências relatadas no tópico... Por mim falo, tive de ler 2 vezes o tópico para depois ir consultar outros sites e acabar por criar a minha carteira de (muito) longo prazo. Levou-me 6 meses a estudar o assunto, mas hoje em dia vivo bem sem ter de me chatear com alfa-betas, market timming e outros conceitos que não domino nem tenho tempo para dominar.  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há algumas perguntas que já tinham sido respondidas mais atrás neste tópico.

Se é para criarem uma carteira a 30 anos, eu sugeria que lessem bem as experiências relatadas no tópico... Por mim falo, tive de ler 2 vezes o tópico para depois ir consultar outros sites e acabar por criar a minha carteira de (muito) longo prazo. Levou-me 6 meses a estudar o assunto, mas hoje em dia vivo bem sem ter de me chatear com alfa-betas, market timming e outros conceitos que não domino nem tenho tempo para dominar.  8)

Mouro,

quais as tuas 4 brokers de eleição?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jabardão

No meu caso tenho investido no banco BIG.

Embora a oferta de ETFs seja um pouco limitada, podemos sempre pedir um ETF pelo apoio ao cliente que eles adicionam-no no prazo de 1 /2 dias no site, ou sugerem um similar.

Foi assim que construí a minha carteira que nao paga dividendos  ;) .

Por outro lado pago cerca de 7 euros 4 vezes ao ano de custodia de titulos  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Broker = onde tenho os meus títulos?

Para quê ter quatro, chega um (o tal banco onde não se paga custódia de títulos e onde posso aplicar o ADT com os EUA sem chatisses).

Broker é correctora

E porque não diversificar em correctoras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Broker é correctora

E porque não diversificar em correctoras?

Os títulos não são da corretora, estão em nome do investidor.

Em caso de falência da corretora, os títulos são entregues ao investidor que deverá escolher outra corretora onde os colocar.

Também não vejo razão para utilizar mais do que uma corretora.

Só se for para ter acesso a mais mercados que uma só possa não ter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em caso de falência da corretora, os títulos são entregues ao investidor que deverá escolher outra corretora onde os colocar.

Também não vejo grande vantagem. Só dá mais trabalho se for necessário rebalancear entre um lado e outro, com possíveis custos de depósitos/levantamentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

que documento tens que prove que os títulos estão em teu nome?

cump.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde Mouro,

Desculpa a pergunta mas quando falas em BROKER referes-te à DifBroker? Confiarias neles uma carteira de ETF's com um valor de por exemplo 200.000€.

Para estes montantes ou maiores qual achas a melhor solução?

Desculpem mas continuo sem muita confiança:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Mouro pela resposta.

Uma vez que tenho intenção de fazer reforços anuais da minha carteira num valor igual ou superior a 5000€ a minha única questão é "onde colocar as patacas?"

Sou cliente Novo Banco, CGD, BCP mas todos eles têm valores exagerados de comissões para etf's.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Dependendo da carteira, caso distribuas esses € 5.000 por um ou dois ETFs, não deve ter grande impacto na rentabilidade da mesma.

É verdade que € 50 corresponderá a uma comissão de 1% sobre o valor do reforço, mas se depois tiveres esse ETF durante 10 anos, é como se correspondesse apenas a uma comissão anual de 0,10%  :)

É por essas e por outras que não defendo carteiras demasiado elaboradas, preferindo uma carteira de 3 ou 4 ETFs. 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico