Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Já agora por curiosidade, o que acham de substituir todos os activos de acções por uma combinação de IWDA (replica índice mundial) e SEMA (mercado emergentes). Dentro dos 47.5% onde estão incluídos todos os activos de acções, 87.5% seriam para o IWDA e 12.5% para o SEMA.

São sempre menos 3 etfs que se tem de transacionar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Já agora por curiosidade, o que acham de substituir todos os activos de acções por uma combinação de IWDA (replica índice mundial) e SEMA (mercado emergentes). Dentro dos 47.5% onde estão incluídos todos os activos de acções, 87.5% seriam para o IWDA e 12.5% para o SEMA.

São sempre menos 3 etfs que se tem de transacionar.

É claro que é uma opção, sobretudo para quem não tem conta na IB. No entanto, o portfolio não é bem equivalente ao original, já que as várias regiões do mundo têm pesos diferentes no IWDA. Se formos a ver, dentro das ações temos 32% EUA, 21% Europa, 21% Pacífico, 26% emergentes.

Com o IWDA e o SEMA, a carteira fica com 52% EUA+Canadá, 12% Europa, 10% Pacífico, 26% emergentes.

Por outro lado o porfolio original dá maior peso às small-caps americanas, em virtude da sua melhor relação risco/retorno no longo prazo. Usando o IWDA, as large caps vão ter um peso bastante maior.

Não é que não seja uma estratégia válida. É simplesmente diferente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É claro que é uma opção, sobretudo para quem não tem conta na IB. No entanto, o portfolio não é bem equivalente ao original, já que as várias regiões do mundo têm pesos diferentes no IWDA. Se formos a ver, dentro das ações temos 32% EUA, 21% Europa, 21% Pacífico, 26% emergentes.

Com o IWDA e o SEMA, a carteira fica com 52% EUA+Canadá, 12% Europa, 10% Pacífico, 26% emergentes.

Por outro lado o porfolio original dá maior peso às small-caps americanas, em virtude da sua melhor relação risco/retorno no longo prazo. Usando o IWDA, as large caps vão ter um peso bastante maior.

Não é que não seja uma estratégia válida. É simplesmente diferente.

Concordo com o que dizes na parte dos pesos não serem completamente equivalentes. No entanto acho que viste o produto errado, o IWDA não tem exposição a mercados emergentes. Até foi o Pedro Pais que mencionou isso há uns posts atrás.

Portanto, ao incluíres uma percentagem de emergentes no bolo das acções, estás também a diminuir o peso real das acções do resto do mundo que estão no IWDA.

Claramente ainda tenho algum trabalho de casa para fazer no que toca a small/big caps. Vou investigar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com o que dizes na parte dos pesos não serem completamente equivalentes. No entanto acho que viste o produto errado, o IWDA não tem exposição a mercados emergentes. Até foi o Pedro Pais que mencionou isso há uns posts atrás.

Portanto, ao incluíres uma percentagem de emergentes no bolo das acções, estás também a diminuir o peso real das acções do resto do mundo que estão no IWDA.

Claramente ainda tenho algum trabalho de casa para fazer no que toca a small/big caps. Vou investigar :)

Estou a incluir o IWDA e o SEMA conjuntamente.

Fiz mal as contas na parte em que considerei 12.5% SEMA, em vez de ser 12.5% dos 47.5% das ações, ou seja, ~6% do porfolio total, e depois engatei as contas a partir daí

O IWDA tem cerca de 60% EUA+Canadá, 26% Europa, 14% Pacífico

A alocação em ações ficaria então em 68% EUA+Canadá, 28% Europa, 11% Pacífico, 12.5% emergentes.

No total IWDA+SEMA, ficamos com 54.5% EUA/candá, 23% Europa, 10% Pacífico, 12.5% emergentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, depois de pensar calculei que tivesse assumido dessa forma. :)

De qualquer forma, tens razão. Por si só o IWDA até parece fazer sentido, mas considerando a estratégia inicial nem tanto.

Li algures que andavas a substituir os indices, como por exemplo o dos Mercados Emergentes, por small caps da mesma região. Qual é que foi a lógica por trás dessa decisão?

Conhecem o broker EXANTE ??http://exante.eu/Sediado em Malta, tendo de respeitar o MiFID, cobra 0,05% por transacção Europeia, sem mínimos.Depósito mínimo é de 10.000€

Esse broker é muito interessante. Fiz umas quantas pesquisas online e parece ser de confiança, apesar de não existirem muitas opiniões em forums.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre o broker, só encontro informação de que é virado para profissionais e institucionais.

No entanto, encontrei uma entrevista ao CEO que dizia que aceitavam todo o tipo de investidores.

Nada como entrar em contacto com eles...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre o broker, só encontro informação de que é virado para profissionais e institucionais.

No entanto, encontrei uma entrevista ao CEO que dizia que aceitavam todo o tipo de investidores.

Nada como entrar em contacto com eles...

nunca ouvi falar, por isso era incapaz de abrir conta lá

que vantagens tem face às nacionais?

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei dizer. O melhor que posso fazer é tentar ver a olhómetro, mas como disse os gráficos do financial times não são grande coisa no que diz respeito a gráficos. De qualquer forma, até agora tem sido quase sempre a subir assim com umas oscilações.

mas é um tipo de carteira que pode ter anos a perder entre 25-35% dado o peso das ações

confirmas?

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nunca ouvi falar, por isso era incapaz de abrir conta lá

que vantagens tem face às nacionais?

Cps

Pelo menos em custos é bem mais vantajoso.

0,05% para os mercados europeus sem valor mínimo.

O BTP cobra 0,10% e com mínimo de 10,00€ por transação.

É um broker que vou estudar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos em custos é bem mais vantajoso.

0,05% para os mercados europeus sem valor mínimo.

O BTP cobra 0,10% e com mínimo de 10,00€ por transação.

É um broker que vou estudar...

para uma carteira passiva as comissões não têm peso. Gastarás muito mais na vida em outras coisas desnecessárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

para uma carteira passiva as comissões não têm peso. Gastarás muito mais na vida em outras coisas desnecessárias.

É verdade.

Em principio ficarei na BTP. Estou só a aguardar a resposta do Saxo Bank e do meu PFA a ver se há alguma coisa manhosa na proteção ao investidor na ligação do BTP com o Saxo Bank.

Ainda ando com umas dúvidas sobre dupla tributação.

O portefólio que penso utilizar é todo por capitalização de dividendos, mas haverá tributação nos rebalanceamentos, a não ser que o aumento do investimento (através da poupança anual) seja suficiente para rebalançar sem ter de resgatar ETFs que valorizem muito.

Já agora aproveito para colocar uma questão.

Os ETFs têm de ser comprados em unidades inteiras ou pode ser como os fundos de investimento em frações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O portefólio que penso utilizar é todo por capitalização de dividendos, mas haverá tributação nos rebalanceamentos, a não ser que o aumento do investimento (através da poupança anual) seja suficiente para rebalançar sem ter de resgatar ETFs que valorizem muito.

Em princípio, não existe dupla-tributação de mais-valias.

Os ETFs têm de ser comprados em unidades inteiras ou pode ser como os fundos de investimento em frações?

Os ETFs são como acções, pelo que só podes adquirir unidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É verdade.

Em principio ficarei na BTP. Estou só a aguardar a resposta do Saxo Bank e do meu PFA a ver se há alguma coisa manhosa na proteção ao investidor na ligação do BTP com o Saxo Bank.

Eu penso que existe dupla tributação.

Depois deixa os resultados das tuas questões aqui pf.

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas é um tipo de carteira que pode ter anos a perder entre 25-35% dado o peso das ações

confirmas?

Cps

Não me parece muito provável, embora possa acontecer. Apesar de usar alguns ETFs diferentes, tenho uma alocação acionista semelhante à do Salvador, e na carteira dela o pior drawdown foi em 2008 com 18.9%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me parece muito provável, embora possa acontecer. Apesar de usar alguns ETFs diferentes, tenho uma alocação acionista semelhante à do Salvador, e na carteira dela o pior drawdown foi em 2008 com 18.9%.

18.9% é no final do ano ou DD máximo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Face aos gráficos pouco amigáveis do financial times para a evolução do meu portfolio, parti em busca de um site que conseguisse melhor. O problema é que muitos não têm ETFs europeus (MSN, p.ex.), outros têm-nos mas com cotações desadequadas e/ou históricos muito fracos (Google finance, yahoo finance).

Acabei por me ficar pelo portfolio manager da Morningstar.

O gráfico da performance não é muito flexível, só dando para ver a 12 meses e a vários anos. No entanto, é melhor que o FT e até permite comparar com um benchmark. Devido à minha carteira ter um peso bastante relevante de EUA (ações e obrigações), escolhi o USD Moderate Allocation.

Na imagem abaixo acrescentei à mão (à Paint, neste caso) as alocações à data de hoje

17335921_kZrhi.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia desta estratégia é nunca abandonar o marco. A única coisa a fazer em caso de descalabro é rebalancear se as alocações sairem completamente fora das órbitas.

se estiveres com uma perda de 30-40% pode ser complicado não acreditar no fim do mundo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Quando a carteira começa a descer, sais do mercado. E depois, quando voltas a entrar?

A simplicidade de uma carteira de fundos índice/ETFs de gestão passiva resume-se simplesmente a seguir a estratégia delineada, porque dificilmente se consegue fazer market timming.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico