Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Nã, penso que usei a FastTrack e que isso me bastou. ProTrack é mais para quer mais coisas para além de ações (obrigações CFDs, forex, etc..)

Provavelmente mantinha o que tinha. Pelo menos se tivesse na mesma conta na IB. Não importa muito o número de ETFs que se tenha (devidos as custos fixos), logo provavelmente não me incomodava em tentar ter poucos ETFs.

Rui,

o que pensas da BIGONLINE para este tipo de carteiras. Como são as comissões?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Rui,

o que pensas da BIGONLINE para este tipo de carteiras. Como são as comissões?

Abraço

Nada de especial a meu ver. 14,95€ por transação, custódia trimestral de títulos e ainda comissões sobre o pagamento de dividendos? No, thanks. Nem sem qual a seleção de ETFs deles

Obrigado mais uma vez pela resposta.

Ao clicar em "FastTrack" é nos dito que esta opção é apenas para quem quer transacionar numa única moeda e num único país. É nos dado também uma opção para escolher o mercado em que queremos transacionar.

Lembraste qual o mercado que escolheste? US/UK/...? Penso que li que tinhas escolhido uma conta em Euros, está relacionado com o mercado?

A minha dúvida é se depois todos os ETFs estão disponíveis em todos os mercados.

Obrigado pela paciência que tens para responder a todas estas perguntas. :)

Cumprimentos

Não me lembro bem. Abri em euros, mas depois acho que escolhi EUA. Mas também não te apoquentes. Depois da conta aberta pode-se sempre acrescentar permissões de negociação noutros mercados. Acho que foi isso que fiz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, Rui. Vou continuar a investigar. :)

Só para deitar umas quantas mais achas para a fogueira, estava consulta o preçário da Go Bulling Pro, e está lá isto:

"No Canal de Negócio GoBulling PRO, todos os mercados de acções estão isentos de custódia (excepto nos ADRs que não pagam dividendos) e de comissão sobre dividendos recebidos."

Link: https://www.bancocarregosa.com/gobulling/pt/repositorio/precarios/precario-de-produtos-financeiros.pdf

Se eu estiver a interpretar correctamente, fica um preçário imbatível. Apenas se pagam os 5€ da ordem?

Deixem-me adivinhar, não é possível preencher o W8-Ben? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado, Rui. Vou continuar a investigar. :)

Só para deitar umas quantas mais achas para a fogueira, estava consulta o preçário da Go Bulling Pro, e está lá isto:

"No Canal de Negócio GoBulling PRO, todos os mercados de acções estão isentos de custódia (excepto nos ADRs que não pagam dividendos) e de comissão sobre dividendos recebidos."

Link: https://www.bancocarregosa.com/gobulling/pt/repositorio/precarios/precario-de-produtos-financeiros.pdf

Se eu estiver a interpretar correctamente, fica um preçário imbatível. Apenas se pagam os 5€ da ordem?

Sim, é imbatível se estiver a negociar ações ETFs que sejam transacionados em Lisboa, Paris, Bruxelas e Amesterdão. Negociação noutras bolsas já não é tão jeitosa....

Deixem-me adivinhar, não é possível preencher o W8-Ben? ;)

Bela bola de cristal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, vi logo que era esse o caso.

Aqui fica a resposta oficial:

Para títulos detidos na plataforma GoBulling Pro não existe a possibilidade de recuperar a parte do imposto referido da dupla tributação.

No entanto se for o caso (dupla tributação) de acções que tenha na conta à ordem, poderá fazer o pedido havendo uma despesa de 150 euros mais IVA por cada dividendo recebido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui CARLOV,

confirma-me este cálculo:

120 / 0,15 = 800

sendo 120USD o valor pago à IB anualmente

0,15 a taxa de 15% que se paga a mais de dupla tributação

800 USD o resultado mínimo de DIVIDENDOS a partir do qual se poupa pelo facto de ter conta na IB

Q: é actualmente 28% + 15 % para activos em USD e em EUR ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui CARLOV,

confirma-me este cálculo:

120 / 0,15 = 800

sendo 120USD o valor pago à IB anualmente

0,15 a taxa de 15% que se paga a mais de dupla tributação

800 USD o resultado mínimo de DIVIDENDOS a partir do qual se poupa pelo facto de ter conta na IB

Q: é actualmente 28% + 15 % para activos em USD e em EUR ?

Se falarmos unicamente de dividendos sim. No entanto para um cálculo mais correto da poupança deve-se também considerar a poupança em termos de comissões de transação. No meu caso isso é bastante mais relevante que dividendos, já que só tenho 1 ETF com distribuição. Penso que capitalização é sempre mais vantajoso do que distribuição, não tanto pela dupla-tributação, mas porque os dividendos são logo reinvestidos sem nós perdermos dinheiro com comissões de compra e com spreads.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem pus-me a preencher a aplicação de abertura de conta na Interactive Brokers. Hoje pela manhã já tinha um email a dizer que em principio, a conta estará aprovada por eles entre hoje e amanhã.

O processo foi bastante simples e acessível, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Obrigado pelas dicas, Rui. Posso é ter mais dúvidas quando começar efectivamente a usar a plataforma deles, eheh. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem pus-me a preencher a aplicação de abertura de conta na Interactive Brokers. Hoje pela manhã já tinha um email a dizer que em principio, a conta estará aprovada por eles entre hoje e amanhã.

O processo foi bastante simples e acessível, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Obrigado pelas dicas, Rui. Posso é ter mais dúvidas quando começar efectivamente a usar a plataforma deles, eheh. :)

w2ww,

podes por favor colocar aqui um procedimento do que fizeste.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

w2ww,

podes por favor colocar aqui um procedimento do que fizeste.

Abraço

É como disse, o processo não é nada do outro mundo.

Aqui ficam os passos, assim por alto:

1º Visitar o site da Interactive Brokers ( https://www.interactivebrokers.co.uk/en/main.php )

2º Clicar em "Open an Account"

3º Escolher "Individuals (Joint, IRA and Trust)"

4º Escolher "FastTrack"

5º Escolher "United States"

6º Clicar em "Start Application"

A partir daí vai-te pedir para criares uma conta e depois introduzir os todos teus dados pessoais. É um questionário ainda grande, mas faz-se rápido.

Depois é só fazer o scan e upload de uma cópia do cartão de cidadão, e também de uma factura tipo água ou internet para validação da tua morada.

Depois só tens de aguardar que a tua conta seja validada. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois é só fazer o scan e upload de uma cópia do cartão de cidadão, e também de uma factura tipo água ou internet para validação da tua morada.

A fatura é que ainda me deu um bocado de trabalho, pois não podia ser fatura eletrónica. Tinha mesmo de ser um scan de uma fatura recebida em papel. O que é coisa que eu não tenho. Lá arranjei qualquer coisa, se bem que já não me lembro o quê.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também demorei algum tempo por causa da factura, usei o IRS deste ano.

Já elaborei o meu portfolio, acabei hoje!

Aconselho a testarem a plataforma pois pode ser algo novo para Newbies.

Para comprar activos em USD existe um video que explica como comprar USD a partir do euros que temos procurem "currency exchange".

Obrigado ao RuiCarlov pela ajuda.

Tive foi sorte com as subidas, já estou positivo em todos os activos que comprei....agora é deixar correr os anos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A fatura é que ainda me deu um bocado de trabalho, pois não podia ser fatura eletrónica. Tinha mesmo de ser um scan de uma fatura recebida em papel. O que é coisa que eu não tenho. Lá arranjei qualquer coisa, se bem que já não me lembro o quê.

Qual a tua opinião sobre :

VUSA

IBGM

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também demorei algum tempo por causa da factura, usei o IRS deste ano.

Já elaborei o meu portfolio, acabei hoje!

Aconselho a testarem a plataforma pois pode ser algo novo para Newbies.

Para comprar activos em USD existe um video que explica como comprar USD a partir do euros que temos procurem "currency exchange".

Obrigado ao RuiCarlov pela ajuda.

Tive foi sorte com as subidas, já estou positivo em todos os activos que comprei....agora é deixar correr os anos!

Obrigado pelo relato, raoc.

Por acaso até fiquei bastante surpreendido com a simplicidade de todo o processo. Em comparação, abrir conta no BEST, por exemplo, ainda me demorou umas 2-3 semanas. Aqui foi 1-3dias.

Já agora, raoc, não queres partilhar o teu portfólio? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a tua opinião sobre :

VUSA

IBGM

Cps

ETFs da Vanguard são sempre muito bons a nível de custos. Por alguma razão a carteira do Salvador era fortemente baseada em ETFs da Vanguard. A desvantagem é que distribuem dividendos. Eu acho capitalização mais vantajosa, mas para quem não se importar com isso, Vanguard é das melhores escolhas que pode fazer.

Em relação ao IBGM, capitaliza dividendos, logo por aí não há problema. Possui obrigações da zona Euro com prazos entre 7-10 anos. Não é mau para incluir num portfólio desde que haja outros ETFs obrigacionistas que o complementem. Se tivesse de escolher um único ETF para uma carteira, preferiria algo que apanhasse mais maturidades e mais países (por exemplo esse deixa o UK completamente de fora), mas se for para ter vários não há problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo relato, raoc.

Por acaso até fiquei bastante surpreendido com a simplicidade de todo o processo. Em comparação, abrir conta no BEST, por exemplo, ainda me demorou umas 2-3 semanas. Aqui foi 1-3dias.

Já agora, raoc, não queres partilhar o teu portfólio? :)

é igual ao do RuiCarlov, as diferenças provavelmente serão residuais.

O que mais custou foram os 4€ transacção em ETFs europeus...mas de resto conforme o valor for aumentando será menor o efeito.

RuiCarlov em relação a ajustes da carteira, penso que serão necessários mais que 2 que o salvador indicou...pois a capitalização de dividendos levará a que ETFs crescam mais que outros...com que regularidade tens feito ajuste no portfolio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RuiCarlov em relação a ajustes da carteira, penso que serão necessários mais que 2 que o salvador indicou...pois a capitalização de dividendos levará a que ETFs crescam mais que outros...com que regularidade tens feito ajuste no portfolio?

Só 1 é que não capitaliza, o TLT. E o peso dos dividendos face à considerável volatilidade do fundo penso ser pouco.

Até agora ainda não fiz propriamente nenhum rebalanceamento. Apenas umas substituições a nível dos ETFs de emergentes e europeus (para small-cap). As coisas têm-se mantido mais ou menos dentro das percentagens que quero.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sabem de algum ETF europeu que inclua todo o Pacifico e capitalize?

Só encontro ETFs sem o Japão. Isso obriga a ter outro só com o Japão...

Exatamente o meu problema. É unicamente por esse motivo que tenho os 2 ETFs em vez de um. Pode ser que um dia algum apareça....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual é o max. drawdown da tua carteira?

Cps

Não sei dizer. O melhor que posso fazer é tentar ver a olhómetro, mas como disse os gráficos do financial times não são grande coisa no que diz respeito a gráficos. De qualquer forma, até agora tem sido quase sempre a subir assim com umas oscilações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a traduzir o portfolio original do Salvador com os ETFs que têm sido mencionados ao longo deste tópico. Aqui fica o resultado, respeitando as percentagens originais:

Obrigações de longo prazo (15%)

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund

Obrigações de médio prazo (5%)

CBU3 -  iShares USD Government Bond 1-3 UCITS ETF (Acc) (45%)

CBU7 -  iShares USD Government Bond 3-7 UCITS ETF (Acc) (55%) 

Ouro (15%)

IAU - iShares COMEX Gold Trust

Matérias Primas (7.5%)

DBC - Powershares DB Commodity Index Tracking Fund

Imobiliário (10%)

XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate

Acções empresas de pequena capitalização (15%)

SXRG - iShares MSCI USA Small Cap

Empresas Pacifico (10%)

EUNN - iShares MSCI Japan ( 55% )

SXR1 - iShares MSCI Pacific ex-Japan ( 45% )

Empresas Europa (10%)

ERO - SPDR MSCI Europe

Mercados Emergentes (12.5%)

SEMA - iShares MSCI Emerging Markets UCITS ETF (Acc)

Resta agora saber se vou ser fiel a este portfolio, ou se aumento um pouco a percentagem de obrigações sacrificando o resto dos activos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico