Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Bom dia,

Obrigado pelas respostas. Ajudaram bastante.

Maj.lraep, pelo que percebi do que disse seria melhor ter este tipo de carteira à medida que vai crescendo num grande banco português (BCP, CGD, etc.) mesmo pagando custódia de títulos.

Num destes bancos não haveria esse problema da incerteza de quem são os titulares dos títulos?

De facto se tivesse uma carteira com 100/200 ou 300 mil euros com uma rentabilidade media anual entre os 10 e 15% não era muito grave pagar esses valores de custodia de títulos (mas corrijam-me se estiver errado).

Na minha cabeça é mais problemático esta situação da titularidade dos activos do que propriamente a rentabilidade da carteira. Acho que é triste saber que para além do risco que se corre a investir em ETF/ações por causa da sua desvalorização temos de lidar também com este problema das corretoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boas,

A GoBulling, que também usa esta plataforma, sempre que há algum lançamento da conta, envia um comprovativo para o email.

Mantendo estes documentos, é possível rastrear todo o nosso histórico...

Cumprimentos,

M

M,

Não acho que isso tenha grande VALOR :-\

Na plataforma da BTP podes lá tirar vários extractos que informam quais os activos detidos em certa data. Fora isso, não sei se existe alguma forma.

O documento deveria vir da FONTE.

Intermediários só aumenta o risco

Do SAXO, há algum contacto?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por exemplo, o "Three Fund lazy portfolio", constituido por 3 fundos:

- Vanguard Total Bond Market Index Fund

- Vanguard Total Stock Market Index Fund

- Vanguard Total International Stock Index Fund

Será que pode ser traduzido para a Europa com os seguintes ETFs?

- http://lu.ishares.com/en/rc/products/IEAG

- http://lu.ishares.com/en/rc/products/SMEA

- http://lu.ishares.com/en/rc/products/IWDE

Desculpem se os ETfs que sugeri não fizerem sentido nenhum, ainda estou a aprender :)

Dessa maneira não se traduzem, pois está a substituí-los por categorias diferentes.

O primeiro ETF que indicou nem sequer capitaliza dividendos. Mas sinceramente é complicado encontrar ETFs de capitalização que repliquem um índice de obrigações agregadas dos EUA.

Para ações americanas já há algumas hipóteses, como por exemplo o CSUS da iShares (capitaliza)

No entanto, não encontrei nada para World ex-US (=International Stock). Logo das duas uma, ou se arranjava um ETF para cada uma das outras regiões do mundo (Europa, Ásia, Emergentes), ou então usar o IWDE que já indicou para cobrir tanto o "Total Stock Market" como o "Total International Stock"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Obrigado pelas respostas. Ajudaram bastante.

Maj.lraep, pelo que percebi do que disse seria melhor ter este tipo de carteira à medida que vai crescendo num grande banco português (BCP, CGD, etc.) mesmo pagando custódia de títulos.

Num destes bancos não haveria esse problema da incerteza de quem são os titulares dos títulos?

De facto se tivesse uma carteira com 100/200 ou 300 mil euros com uma rentabilidade media anual entre os 10 e 15% não era muito grave pagar esses valores de custodia de títulos (mas corrijam-me se estiver errado).

Na minha cabeça é mais problemático esta situação da titularidade dos activos do que propriamente a rentabilidade da carteira. Acho que é triste saber que para além do risco que se corre a investir em ETF/ações por causa da sua desvalorização temos de lidar também com este problema das corretoras.

Independentemente do intermediário corres sempre algum risco relacionado com o depositário. Apesar de se ter de estar consciente do mesmo, parece-me um risco baixo. É relativamente frequente ouvir-se falar de falências bancárias, mas muito mais raro de apropriação de activos.

Do que já li nos contratos de intermediação, a generalidade dos depositários nacionais acaba por recorrer a outras entidades estrangeiras.  Resumindo, não há solução perfeita :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se calhar para se clarificar melhor este assunto, o ideal seria perguntar diretamente ao regulador.

Alguem sabe qual a entidade em Portugal que regula a atividade do BTP e Go Bulling Pro? CMVM, Banco de Portugal?

CMVM regula de certeza. O Banco de Portugal não sei, mas penso que também terá alguma intervenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dessa maneira não se traduzem, pois está a substituí-los por categorias diferentes.

O primeiro ETF que indicou nem sequer capitaliza dividendos. Mas sinceramente é complicado encontrar ETFs de capitalização que repliquem um índice de obrigações agregadas dos EUA.

Para ações americanas já há algumas hipóteses, como por exemplo o CSUS da iShares (capitaliza)

No entanto, não encontrei nada para World ex-US (=International Stock). Logo das duas uma, ou se arranjava um ETF para cada uma das outras regiões do mundo (Europa, Ásia, Emergentes), ou então usar o IWDE que já indicou para cobrir tanto o "Total Stock Market" como o "Total International Stock"

O IWDE tem todas as regiões excepto emergentes. Depois é só complementar com um de emergentes (o db tem um muito interessante).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O IWDE tem todas as regiões excepto emergentes. Depois é só complementar com um de emergentes (o db tem um muito interessante).

Obrigado pelas respostas. :)

Penso que não me fiz entender a 100%. A minha ideia era adaptar este portfolio especifico à nossa realidade, substituindo tudo o que é USA, por ETfs que repliquem o mercado europeu. Daí a sugestão do IEAG e do SMEA.

Pelo que entendi, o IEAG replica o index de obrigações europeias. O SMEA, seguindo a mesma lógica, seria para substituir o Total Stock Market.

Já o IWDE substituiria o Total International Stock. A ideia de o complementar com uma componente de emergentes também é interessante.

De facto, o IEAG não capitaliza, o que é uma pena. Numa pesquisa rápida não encontrei mais nenhum ETF do género que capitalize.

Mas como disse, ainda estou verde nisto, provavelmente não estou a interpretar correctamente as vossas respostas.  :P

Cumprimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Obrigado pelas respostas. :)

Penso que não me fiz entender a 100%. A minha ideia era adaptar este portfolio especifico à nossa realidade, substituindo tudo o que é USA, por ETfs que repliquem o mercado europeu. Daí a sugestão do IEAG e do SMEA.

Pelo que entendi, o IEAG replica o index de obrigações europeias. O SMEA, seguindo a mesma lógica, seria para substituir o Total Stock Market.

Já o IWDE substituiria o Total International Stock. A ideia de o complementar com uma componente de emergentes também é interessante.

De facto, o IEAG não capitaliza, o que é uma pena. Numa pesquisa rápida não encontrei mais nenhum ETF do género que capitalize.

Mas como disse, ainda estou verde nisto, provavelmente não estou a interpretar correctamente as vossas respostas.  :P

Cumprimentos!

Já houve quem escrevesse neste tópico sobre um Portfolio Simples de 4 activos para um investidor europeu  :) :

Na minha demanda para tentar replicar a carteira de 4 Fundos do Rick Ferri para um investidor Europeu, evitando ETFs que distribuam dividendos, deixo abaixo uma sugestão (outras, claro, existirão):

Obrigações (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard BND” (Vanguard Total Bond Market).

Resumidamente, destaco o seguinte deste ETF:

•     Carteira constituída por mais de 6000 obrigações, das quais 65% corresponde a Títulos de Tesouro dos EUA;
    •     A duração média da carteira é de 5 anos e meio;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,17% e distribui dividendos todos os meses (auch!);
    •     O custo anual deste ETF é de 0,08%.

Tive problemas em encontrar um ETF semelhante que fosse suficientemente líquido e acabei por não encontrar nenhum fundo que capitalizasse dividendos.

O único que me pareceu mais razoável é o “iShares Euro Aggregate Bond UCITS ETF” (ISIN: IE00B3DKXQ41), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por mais de 1000 obrigações, dos quais a maioria corresponde a obrigações emitidas pelos Estados;
    •     A duração média da carteira é ligeiramente superior a 7 anos;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,22% e distribui dividendos semestralmente (menos mal, por causa das comissões);
    •     Replica directamente o índice;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,25%.

Alternativamente, pode-se tentar procurar um Fundo de Investimento de Gestão Activa (FIGA) que vá capitalizando dividendos. Pessoalmente, vou usando o “Legg Mason Global Funds PLC - Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund”, ainda que seja um estilo de obrigações diferentes.

Acções Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VTI” (Vanguard Total Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 3500 acções americanas (assim inclui também empresas mid-cap e small-cap);
    •     Tem uma dividend-yeld de 1,86% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,05%.

No que respeita a ETFs Europeus, o mais global que é encontrei é o “db x-trackers Stoxx Europe 600 UCITS ETF DR” (ISIN: LU0328475792), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por cerca de 600 obrigações das maiores empresas europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

Acções não Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VXUS” (Vanguard Total International Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 5500 acções mundiais (excluindo acções americanas);
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,11% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

No que respeita a ETFs Europeus, apenas encontrei um que aposta num índice accionista sem acções europeias: “AMUNDI ETF MSCI WORLD EX EUROPE UCITS ETF – EUR” (ISIN: FR0010756122).

•     É um ETF completamente sintético, pelo que não detém posições físicas (sinceramente, não é do meu agrado);
    •     Como é um ETF sintético, não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,35%.

Real Estate (10%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VNQ” (Vanguard REIT).

•     Carteira constituída por cerca de 130 acções americanas;
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,69% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,10%.

No que respeita a ETFs Europeus, destaco o “db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF DR – 1C” (ISIN: LU0489337690).

•     Carteira constituída por cerca de 90 acções europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,40%.

O próximo passo a tentar fazer um backtest e comparar com a carteira americana.

Agradeço sugestões e comentários :) 

Disclaimer: Não me responsabilizo por tentarem replicar o investimento acima sugerido. Quem o fizer, está por sua conta e risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Já houve quem escrevesse neste tópico sobre um Portfolio Simples de 4 activos para um investidor europeu  :)  :

Eheh, obrigado pela dica. Excelente trabalho! :)

Tens o ISIN do fundo de investimento que estás a usar para as obrigações? E já agora, conseguiste fazer o backtest dessa carteira?

Tenho andado a dissecar este tópico em busca de todas as sugestões de ETFs que têm vindo a sugerir. Tendo uma lista, com os mesmo categorizados, é depois mais fácil olhar para as sugestões de carteiras no Bogleheads e encontrar substituições quase que directas.

Como o meu capital para este investimento ainda está na ordem dos 15k$, estou a tentar constituir um portfolio com recurso a poucos Etfs, mas que não me limite para quando quiser seguir a estratégia do Salvador por completo.

Começo a pensar que algo como o IWDA+emergentes e mais uma componente de obrigações talvez seja a melhor aposta. Em termos de proporções seria talvez entre 70 / 30 e 60 / 40, com a maior percentagem a ser a de acções.

O que acham?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Verifiquei que aqui foi um pouco discutido o melhor local para ter uma carteira de ETFs.

IB, BTP, GB, Invest...

Parece que o BTP e GB estão ligados ao SaxoBank e não se sabe muito bem se os ativos ficam em nosso nome ou em nome dos dois bancos e por isso há algum receio em caso de falência.

Alguém pensou em ir direto ao Saxo Bank?

Sendo europeu deverá ter a proteção ao investidores obrigatória da UE que também deverá incluir qualquer cidadão da UE, ou não?

Bom dia.

Conseguiste contactar directamente o Saxo Bank?

Seria óptimo saber a opinião deles.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveito apenas para dizer que há aí uma gafe nesta citação.

o mais global que é encontrei é o “db x-trackers Stoxx Europe 600 UCITS ETF DR” (ISIN: LU0328475792), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por cerca de 600 obrigações das maiores empresas europeias;

Naturalmente que estamos a falar de ações e não obrigações.

Uma ideia para fazer 30% Europa e 30% Resto do mundo sem europa, é usar um etf global como o IWDA (25% Europa) e reforçar a exposição europeia com o LU0328475792 até à alocação desejada, evitando-se assim ETFs completamente sintéticos e menos líquidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde viste a distribuição geográfica do IWDA? Andei à procura mas não encontrei.

Obrigado.

No site da iShares, clicando na factsheet. Regra geral isso funciona com quase todos os ETFs  (iShares, SDPR, x-trackers, etc...). Ir à página da gestora, procurar o fundo e ver a factsheet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Conseguiste contactar directamente o Saxo Bank?

Seria óptimo saber a opinião deles.

Cumprimentos.

Olá,

Ainda não os contactei.

Como ainda não tenho o capital que quero para meter em ETF's não ando com muita pressa neste assunto.

Mas irei fazê-lo.

No site do Saxo Bank tem a dizer que está ao abrigo do SII, mas não vi nada sobre investidores estrangeiros.

Também vou questionar sobre a dupla tributação e talvez remeta as questões também para a CMVM.

Com certeza que informarei sobre as respostas aqui no fórum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta noite, estou a investigar a Interactive Brokers. Rui, que conta abriste? FastTrack ou ProTrack?

Pela descrição de cada, penso que se tenha de ir para a ProTrack para se conseguir transacionar com várias moedas. Confirmas?

A IB acaba por me parecer a melhor opção para quem vá comprar alguns ETFs. Os tais $120 acabam por não ser um valor muito alto quando comparados com o preçário dos vários bancos portugueses.

Já para quem vai comprar apenas 3 ou 4, pergunto-me se não existirá um banco que não use a plataforma do SaxoBank, onde seja possível tratar do W8-BEN e em que os custos acabem por ficar abaixo dos $120.

Esta situação dos impostos e da escolha de uma plataforma penso que acaba por afastar muito gente deste tipo de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta noite, estou a investigar a Interactive Brokers. Rui, que conta abriste? FastTrack ou ProTrack?

Pela descrição de cada, penso que se tenha de ir para a ProTrack para se conseguir transacionar com várias moedas. Confirmas?

Nã, penso que usei a FastTrack e que isso me bastou. ProTrack é mais para quer mais coisas para além de ações (obrigações CFDs, forex, etc..)

RUI_CARLOV

Qual seriam as hipóteses de carteira que farias com 12K€

Obrigado pelas ideias.

:)

Provavelmente mantinha o que tinha. Pelo menos se tivesse na mesma conta na IB. Não importa muito o número de ETFs que se tenha (devidos as custos fixos), logo provavelmente não me incomodava em tentar ter poucos ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nã, penso que usei a FastTrack e que isso me bastou. ProTrack é mais para quer mais coisas para além de ações (obrigações CFDs, forex, etc..)

Obrigado mais uma vez pela resposta.

Ao clicar em "FastTrack" é nos dito que esta opção é apenas para quem quer transacionar numa única moeda e num único país. É nos dado também uma opção para escolher o mercado em que queremos transacionar.

Lembraste qual o mercado que escolheste? US/UK/...? Penso que li que tinhas escolhido uma conta em Euros, está relacionado com o mercado?

A minha dúvida é se depois todos os ETFs estão disponíveis em todos os mercados.

Obrigado pela paciência que tens para responder a todas estas perguntas. :)

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico