Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Neste momento tenho a maior parte deles na Interactive Brokers, embora também tenha dois no Invest (não pagam dividendos, claro).

Na sua maioria os meus ETFs capitalizam dividendos, logo são europeus (os americanos não permitem capitalização). Só tenho o TLT, de treasuries americanas de longo prazo, que paga dividendos mensalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Corretoras portuguesas são para esquecer se queremos negociar ETFs. Ou têm comissões por tudo e por nada, ou têm situações fiscais esquisitas (BTP e GoBulling Pro), em de uma forma geral levam um balúrdio por cada transação, quase sempre superior a 14€ por transação. Quando os ETFs a negociar não são muito populares e não aparecem nas listagens deles (o que acontece com bastantes ETFs europeus), ainda há mais taxas de transação e de bolsa pelos serviços de corretagem Premium (por exemplo no Invest).

Por esse motivo, corretoras estrangeiras são mais vantajosas. Escolhi a IB pois tem bom feedback dos clientes, é relativamente fácil abrir conta lá, tem comissões bastante baratas e não há quase custos em transferir dinheiro entre as minhas contas bancárias cá e a minha conta lá. Tem o inconveniente de sermos obrigados a gastarmos 120$ por ano em comissões, mas a partir de um certo número de ETFs e de capital, isto é pouco relevante, já que fora desta corretora gastaria tanto ou mais que isso em transações e transferências de capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, ainda tenho aquela mentalidade saloia de ter algum receio de andar com o dinheiro a passear.

Se já com o dinheiro em Portugal movimenta-lo às pás é complicado imagino com ele numa "cloud" qualquer...

Tenho que me informar melhor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Corretoras portuguesas são para esquecer se queremos negociar ETFs. Ou têm comissões por tudo e por nada, ou têm situações fiscais esquisitas (BTP e GoBulling Pro), em de uma forma geral levam um balúrdio por cada transação, quase sempre superior a 14€ por transação. Quando os ETFs a negociar não são muito populares e não aparecem nas listagens deles (o que acontece com bastantes ETFs europeus), ainda há mais taxas de transação e de bolsa pelos serviços de corretagem Premium (por exemplo no Invest).

Sim Rui, mas.......

Imaginem que têm uma carteira de 4 ETFs de longo-prazo no valor de € 25k (VTI, VXUS, AGG e VNQ), onde fazem apenas um reforço/rebalanceamento anual da carteira.

Para uma carteira dessas, o nível de comissões é muito inferior ao que tens no IB (os tais 120$ de comissões anuais).

Claro que se queres ter uma carteira com muitos ETFs/quiseres reforçar a carteira todos os meses, o IB acaba por ser mais barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não esquecer também os dividendos que esses ETFs pagam.

É certo que só com quatro ETFs pode sair mais barato uma correctora que não tenha os $120 anuais, mas tendo em conta que ou há dupla tributação ou há comissões sobre o pagamento de dividendos, a diferença reduz-se mais um bocado. Já para não falar que estando na IB há a hipótese de reinvestir imediatamente os dividendos pagos sem gastar mais por isso, enquanto que noutra correctora é necessário esperar para não pagar mais 14€ por transação.

No geral, até deves ter razão a sair mais barato fora da IB só com 4 ETFs, mas também não é assim uma diferença por aí além.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Review? Aquilo é um bocado "pro" demais para eu saber dizer alguma coisa de jeito. Apenas tenho a minha experiência bastante básica de comprar uns ETFs. Primeiro quero ter um ano completo de casa, para ver como as coisas são quando se tratar de declarar esses rendimentos no IRS.

Em relação à carteira exemplo que deste 4 ETFs, 25k€, observa bem o que uma correctora como o BTP leva com os dividendos:

Dividend yields:

VTI - 1.78%

VXUS - 3.13%

AGG - 2.21

VNQ - 3.71%

Para uma alocação 25% em cada, isto dá em média um dividend yield de 2.71%

2.71% de 25k€ são 677.5€. No BTP não se aplicam os acordos para evitar dupla tributação de dividendos, logo paga-se mais 15% de impostos do que na IB.

15% de 677.5€ são 101.62€, ou seja qualquer coisa à volta de $137.

Só em dividendos vale logo a pena a IB face ao BTP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Rui, pelo IB vais pagar de tributação 15% nos EUA e 28% em Portugal.

Não há volta a dar (já discuti esta questão com mais do que um fiscalista), a não ser que optes pelo englobamento.

Curiosamente, pelo Invest, pagas 15% nos EUA e 18% (!) em Portugal, mais comissão (o que aproxima o líquido dos 60%). Não optando pelo englobamento, apenas tens de declarar a parcela que foi retida em Portugal, pelo que mesmo assim é mais vantajoso (não obstante as comissões que são cobradas cada trimestre*).

* Excepto no caso do BND, uma vez que este ETF paga, infelizmente, dividendos todos os meses (razão pela qual optei por um FIGA para a parte das obrigações na minha carteira de investimentos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rui, pelo IB vais pagar de tributação 15% nos EUA e 28% em Portugal.

Não há volta a dar (já discuti esta questão com mais do que um fiscalista), a não ser que optes pelo englobamento.

Curiosamente, pelo Invest, pagas 15% nos EUA e 18% (!) em Portugal, mais comissão (o que aproxima o líquido dos 60%). Não optando pelo englobamento, apenas tens de declarar a parcela que foi retida em Portugal, pelo que mesmo assim é mais vantajoso (não obstante as comissões que são cobradas cada trimestre*).

* Excepto no caso do BND, uma vez que este ETF paga, infelizmente, dividendos todos os meses (razão pela qual optei por um FIGA para a parte das obrigações na minha carteira de investimentos).

Eu sei perfeitamente que vou pagar 15% + 28%. Mas no BTP paga-se 30% + 28%, daí os 15% a mais.

Invest a 18% cá?! What?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

"Roubado" doutro fórum:

"If you look at the fees that are extracted by Wall Street, on balance, they've gotten quite substantial compared to 25 years ago."

"Investors should own a basket of highly diversified index funds or index ETFs, thus getting the lowest possible cost and the best, most reliable long-term return."

"The single most reliable indicator of a mutual fund's future performance is cost: Low fees equals better returns."

"The fundamental argument made by Jack Bogle, founder of the Vanguard Group: Keep things cheap by design and you cannot help but outperform."

"Vanguard was built to stay cheap by virtue of its ownership, the shareholders of the funds themselves. "The only way anyone can really compete with us on costs is to adopt a mutual ownership structure," Bogle said. "I've been waiting all these years for someone to do it, but no one has."

"Management fees have stayed high, on the order of 1% and even higher. Add in the underlying mutual funds they buy and you could be paying 2.5% or more. Then consider the costs of heavy trading, which are substantial and come right out of your portfolio. It adds up. Just owning the index, meanwhile, costs a tiny fraction of all that while providing a solid, reliable, compounding return. Anyone could do it and everyone should."

Artigo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Josemr

Esta recomendação

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo

GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas

VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Ainda se mantém?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta recomendação

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo

GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas

VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Ainda se mantém?

Sim, é uma das várias hipóteses de carteiras possível. Se bem que na minha opinião, o facto de pagarem quase todos dividendos é um pouco mais desvantajoso. Assim, que parti para uma carteira que maioritariamente acumula dividendos. Acabei por ter mais um ou dois ETFs, mas como estou na IB não faz assim muita diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Campos

Sim, é uma das várias hipóteses de carteiras possível. Se bem que na minha opinião, o facto de pagarem quase todos dividendos é um pouco mais desvantajoso. Assim, que parti para uma carteira que maioritariamente acumula dividendos. Acabei por ter mais um ou dois ETFs, mas como estou na IB não faz assim muita diferença.

Ruicarlov podias especificar quais os que encontras-te para capitalização de dividendos...andei a procurar neste extenso topico e ainda nao consegui descobrir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Mouro Emprestado

Na minha demanda para tentar replicar a carteira de 4 Fundos do Rick Ferri para um investidor Europeu, evitando ETFs que distribuam dividendos, deixo abaixo uma sugestão (outras, claro, existirão):

Obrigações (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard BND” (Vanguard Total Bond Market).

Resumidamente, destaco o seguinte deste ETF:

•     Carteira constituída por mais de 6000 obrigações, das quais 65% corresponde a Títulos de Tesouro dos EUA;
    •     A duração média da carteira é de 5 anos e meio;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,17% e distribui dividendos todos os meses (auch!);
    •     O custo anual deste ETF é de 0,08%.

Tive problemas em encontrar um ETF semelhante que fosse suficientemente líquido e acabei por não encontrar nenhum fundo que capitalizasse dividendos.

O único que me pareceu mais razoável é o “iShares Euro Aggregate Bond UCITS ETF” (ISIN: IE00B3DKXQ41), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por mais de 1000 obrigações, dos quais a maioria corresponde a obrigações emitidas pelos Estados;
    •     A duração média da carteira é ligeiramente superior a 7 anos;
    •     Tem uma dividend-yeld de 2,22% e distribui dividendos semestralmente (menos mal, por causa das comissões);
    •     Replica directamente o índice;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,25%.

Alternativamente, pode-se tentar procurar um Fundo de Investimento de Gestão Activa (FIGA) que vá capitalizando dividendos. Pessoalmente, vou usando o “Legg Mason Global Funds PLC - Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund”, ainda que seja um estilo de obrigações diferentes.

Acções Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VTI” (Vanguard Total Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 3500 acções americanas (assim inclui também empresas mid-cap e small-cap);
    •     Tem uma dividend-yeld de 1,86% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,05%.

No que respeita a ETFs Europeus, o mais global que é encontrei é o “db x-trackers Stoxx Europe 600 UCITS ETF DR” (ISIN: LU0328475792), destacando o seguinte:

•     Carteira constituída por cerca de 600 acções das maiores empresas europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

Acções não Domésticas (30%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VXUS” (Vanguard Total International Stock Market).

•     Carteira constituída por mais de 5500 acções mundiais (excluindo acções americanas);
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,11% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,14%.

No que respeita a ETFs Europeus, apenas encontrei um que aposta num índice accionista sem acções europeias: “AMUNDI ETF MSCI WORLD EX EUROPE UCITS ETF – EUR” (ISIN: FR0010756122).

•     É um ETF completamente sintético, pelo que não detém posições físicas (sinceramente, não é do meu agrado);
    •     Como é um ETF sintético, não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,35%.

Real Estate (10%):

Para os investidores americanos, é sugerido investir no “Vanguard VNQ” (Vanguard REIT).

•     Carteira constituída por cerca de 130 acções americanas;
    •     Tem uma dividend-yeld de 3,69% e distribui dividendos trimestralmente;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,10%.

No que respeita a ETFs Europeus, destaco o “db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Developed Europe Real Estate UCITS ETF DR – 1C” (ISIN: LU0489337690).

•     Carteira constituída por cerca de 90 acções europeias;
    •     Não distribui dividendos;
    •     O custo anual deste ETF é de 0,40%.

O próximo passo a tentar fazer um backtest e comparar com a carteira americana.

Agradeço sugestões e comentários :)

Disclaimer: Não me responsabilizo por tentarem replicar o investimento acima sugerido. Quem o fizer, está por sua conta e risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha demanda para tentar replicar a carteira de 4 Fundos do Rick Ferri para um investidor Europeu, evitando ETFs que capitalizem dividendos, deixo abaixo uma sugestão (outras, claro, existirão):

Porquê evitar especificamente ETF com capitalização de dividendos. Vejo mérito em tentar evitar com distribuição de dividendos, mas não percebo qual a aversão à capitalização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Bem,

Entrei em Janeiro e dado o pouco saldo para investir pensei entrar em apenas 4 ETFs.

Escolhi 

50% no VT (está com valorização 4,67%)

37,5% no BND (valorização 0,22%)

12,5% RWO (valorização 10,99%)

Falta-me entrar nas matérias primas. Pensei no IAU mas ainda não entrei.

Gostava de agora aos poucos ir substituindo esses por uns equivalentes que capitalizassem os dividendos. A quantidade que tenho investida não me da dividendos suficientes para chegarem a conta :(

Aceito sugestões e comentários

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico