Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

presidentedajunta

Não, tem sempre de ser através de prime brokerage (mas é muito simples, ligas para a sala de mercados, defines os teus preços e o banco trata do resto. Depois aparece no "extracto" bancário como se uma acção se tratasse).

Contudo, até penso que o Invest tenha andado a adicionar uns quantos ETFs recentemente, por isso no futuro, quem sabe eles não adicionem mais ETFs da Vanguard e iShares.

Obrigações globais não conheço nenhum (não sei se compensa o risco versus a diversificação geográfica, para ser franco). Aqui, por exemplo, preferi um FI adquirido no BEST (mais precisamente, o Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund Class A EUR Acc (AH)).

Em termos de acções globais, tens estes 3 no Invest:

LYXOR ETF MSCI WORLD (sedeado na bolsa de Paris, não acumula dividendos)

DB X-TRACKERS MSCI WORLD TRN (sedeado na bolsa de Frankfurt, acumula dividendos, mas é um ETF sintético, o qual, na minha opinião, acrescenta um grau de risco não negligenciável)

ISHARES MSCI ACWI ETF (sedeado na bolsa de NY, não acumula dividendos, tem uma performance muito semelhante ao Vanguard VT)

Atenção, recomendo uma análise exaustiva antes de escolheres. Para mim, um investimento destes é para longo-prazo, pelo que mais vale analisar exaustivamente os diversos veículos de investimento disponíveis, para depois não se andar a saltitar entre fundos...  8)

Pois é o que começo a achar que não existe um global de obrigações e sendo assim se calhar devo ter dois de obrigações? o que me aconselhas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

presidentedajunta

Isto começa a ganhar forma.

Já decidi estas duas categorias: Acções e Imobiliário

Acções = VT (Vanguard Total)

Imobiliário = VNQ (Vanguard Reit)

De obrigações é que está mais complicado por não haver um mesmo global. Se calhar subscrevo um da europa e outro americado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para avisar que o VNQ é só REIT americano, não é global.

Para global temos o FFR - FTSE EPRA/NAREIT Developed Markets Real Estate Index Fund

Ou então o que eu tenho, que capitaliza dividendos: XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate

Já agora, pensa bem se queres mesmo ter ETFs que pagam dividendos no Invest. A comissão é de 2%, mas tem um valor mínimo de 5€. Logo com pouco capital também não é boa opção. Por exemplo o VT paga dividendos trimestrais. Se de cada vez pagar por exemplo 20€ em dividendos, 25% são logo comidos em comissões (fora os impostos).

Logo o custo de gestão mais baixo acaba por sair caro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Só para avisar que o VNQ é só REIT americano, não é global.

Para global temos o FFR - FTSE EPRA/NAREIT Developed Markets Real Estate Index Fund

Ou então o que eu tenho, que capitaliza dividendos: XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate

Já agora, pensa bem se queres mesmo ter ETFs que pagam dividendos no Invest. A comissão é de 2%, mas tem um valor mínimo de 5€. Logo com pouco capital também não é boa opção. Por exemplo o VT paga dividendos trimestrais. Se de cada vez pagar por exemplo 20€ em dividendos, 25% são logo comidos em comissões (fora os impostos).

Logo o custo de gestão mais baixo acaba por sair caro.

Obrigado RuiCarlov pensei que esses dois não pagassem dividendos.

Então mas não há Vanguard globais com capitalização de dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Então mas não há Vanguard globais com capitalização de dividendos?

Os fundos/ETFs da Vanguard pagam todos dividendos (aliás, nos EUA os fundos/ETFs são obrigados a distribuir dividendos, um pouco à semelhança da norma que entrou em 2014 relativamente aos fundos sedeados em Portugal).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Não achas que os ETFs de replicação sintética (que, na sua génese, têm por detrás swaps que não se sabe muito bem de que são constituídos*) escondem riscos face aos ETFs de replicação directa (estes são obrigados a deter participações efectivas em activos)?

*Especialmente porque a DB pode usar esse veículo para "esconder" activos tóxicos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Agora é que me lixaste Mouro. Então os ETfs dos EUA pagam todos dividendos? É que para carteiras pequenas ETFs que paguem dividendos são proibitivos. Mas a verdade é que os verdadeiros ETFs são os EUA os da europa são quase como que uma imitação né?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Presidente, tens um ETF da iShares de acções mundiais que acumula dividendos:

iShares MSCI World UCITS ETF Acc (ticker bloomberg: iwda:na)A ver se se arranja um ETF de obrigações americano/global que acumule dividendos (e não seja de replicação sintética, como os ETFs da DB X-trackers  :) ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investment Methodology Indirect Replication (Swap)

Portfolio Structure Equity Portfolio + Swap

Securities Lending No

Swap counterparty Deutsche Bank AG

Net Swap Exposure in % of NAV 0.22%

No caso do etf MSCI World Stocks da db x-trackers não se esqueçam que o swap tem de ser sempre inferior a 10% de acordo com as regras do UCITS. E que esse SWAP serve para seguir o índice mais ao pormenor (menos tracking error). Não esquecer também que este etf é provavelmente o mais líquido de todos os etf de capitalização de dividendos.

O etf da iShares tem agora uma vantagem q é ser mais barato (0,40%)...antes custava 0,50%, o que era mais caro que os 0,45% do etf da db x-trackers.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora é que me lixaste Mouro. Então os ETfs dos EUA pagam todos dividendos? É que para carteiras pequenas ETFs que paguem dividendos são proibitivos. Mas a verdade é que os verdadeiros ETFs são os EUA os da europa são quase como que uma imitação né?

Não é uma questão de serem verdadeiros ou não. É mais porque o mercado americano é muito maior e mais líquido, logo os custos de gestão acabam sempre por ser maiores na maior parte dos ETFs europeus que nos americanos. Já se estivermos a falar de ETFs sobre ações europeias, aí o caso muda de figura.

Mas não há volta a dar se queremos ETFs com capitalização de dividendos. A sede fiscal dos fundos tem mesmo de estar na europa.

Embora já haja ETFs europeus para uma grande diversidade de sectores e regiões, ainda há algumas lacunas.

O etfinfo.com é o melhor motor de busca de ETFs unicamente europeus.

A nível de obrigações globais é complicado arranjar alguma coisa. Até mesmo em ETFs americanos: existem alguns "total bond market" que são só US (BND, AGG) e depois outros que são só internacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não é uma questão de serem verdadeiros ou não. É mais porque o mercado americano é muito maior e mais líquido, logo os custos de gestão acabam sempre por ser maiores na maior parte dos ETFs europeus que nos americanos. Já se estivermos a falar de ETFs sobre ações europeias, aí o caso muda de figura.

Mas não há volta a dar se queremos ETFs com capitalização de dividendos. A sede fiscal dos fundos tem mesmo de estar na europa.

Embora já haja ETFs europeus para uma grande diversidade de sectores e regiões, ainda há algumas lacunas.

O etfinfo.com é o melhor motor de busca de ETFs unicamente europeus.

A nível de obrigações globais é complicado arranjar alguma coisa. Até mesmo em ETFs americanos: existem alguns "total bond market" que são só US (BND, AGG) e depois outros que são só internacionais.

Curiosamente a ESAF tem um fundo o Global BOND que é obrigações mundiais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Do que tenho visto por este e outro tópicos para se ter um carteira com 3/4/5 tipos de activos parece-me que:

• Acções: Melhor é um ETF global, creio que poderá servir o iShares q se falou acima
    • Obrigações: Melhor é usar fundos de gestão activa como os Pimcos ou Franklin Templeton por exemplo (mais conhecidos nas nossas praças).
    • Comodities/Imobiliário: Usar vários ETFs (encarece os custos), a nível de fundos é complicado achar coisas boas.
    • Cash/Mercado monetário: Fundos de Tesouraria (tipo ES Liquidez ou BIC Tesouraria).

(my 2 cents)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Dezembro decidi mudar de ares por causa das limitações e situação fiscal meia-esquisita do BTP, e reorganizei grande parte da carteira e mudei-a para a Interactive Brokers (excepto DBC e XEMB - Invest), optando por ETFs com capitalização de dividendos, mas dentro das mesmas categorias.

De entre as opções que andei a considerar, fiquei com isto (expliquei aqui: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5605.msg84320#msg84320)

5% XEMB.MI - db-Trackers Emerging Markets Eurobonds

8% IAU - iShares COMEX Gold Trust

5% DBC - Powershares DB Commodity Index Tracking Fund

12% TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund

4% CBU3 - iShares USD Government Bond 1-3 years

9% CBU7 - iShares USD Government Bond 3-7 years

5% EGIL - iShares Global Inflation-Linked Government Bond

9% XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate

14% SXRG - iShares MSCI USA Small Cap

10% ERO - SPDR MSCI Europe

4.5% EUNN - iShares MSCI Japan

5% SXR1 - iShares MSCI Pacific ex-Japan

9.5% SPYX - SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap

Deixei ficar o TLT a pagar dividendos pois não há mesmo nada que tenha treasuries de tão longa duração

ruicarlov

a conta que abriste na IB terás de a declarar agora aquando da entrega do IRS como conta bancária num banco estrangeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico