Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Boa tarde,

Primeiro post que deixo neste vosso fórum que descobri recentemente. Desde já os meus parabens pelo fórum em geral, e em particular a este tópico que está excelente.

Nos últimos dois dias tenho lido atentamente a estratégia sugerida pelo Salvador e criei hoje na minha conta DEMO do Montepio trader uma réplica dos ETF's sugeridos no valor de 10k.

Mais alguém aqui usa o Montepio trader? eu estou a iniciar-me neste género de plataforma, e para os 10k USD que vos falo tive custos de transacção de 7.85 USD (0.08% do total de investimento). Pelo menos foi o que me deu somando o total de custos que a plataforma ia apresentando por cada ordem que dava. Parece-me bom de mais para as "queixas" que tenho lido por aqui. Provavelmente não estou a considerar tudo (e o preçário assim o indica com valores mínimos de 15USD por transacção).

Aqui está o preçário:

http://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0003-25-11-2013.pdf

Acham competitivo face ao que costumam usar?

Obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

O BTP parece-me ligeiramente mais barato por cada transação. No montepio parece que há mais uma taxa por cada venda.

Nesse preçário não especifica, mas é possível que haja comissões de guarda de titulos e de pagamentos sobre os dividendos. É melhor averiguar

Depois resta saber se há todos os ETFs que se deseja online, ou se é preciso ir à sala de mercados, que é mais cara.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best têm uma tabela comparativa: https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST%20InvW001%20Wide%20View

Á partida salta-me à vista o maior risco dos certificados, já que estão sujeitos ao risco de crédito da entidade emitente. Já com ETFs não há esse risco pois o banco é apenas o intermediário.

Fazendo um paralelo para as obrigações, é um pouco como a diferença entre ter obrigações séniores e credit-linked notes. As últimas têm mais risco (mas também mais retorno).

Aqui nem por isso. Não sei se a diferença de comissões vale o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boa noite, se for para ter um ETF, ou dois no máximo e ir reforçando estes dois ETFs para 10 anos ou mais, quais é que seriam boas opções? Teriam de ser dois ETFs complementares?

Eu sinceramente preferia apostar em dois ou mesmo num ETF em detrimento de andar sempre a realocar carteira de fundos de investimento.

Aceito sugestões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que para ter um ETF o melhor é olhar para os "Diversified Portfolio" ETFs.

São ETFs compostos por outros ETFs, estando já diversificados por ações e obrigações de várias regiões.

Há alguns mais conservadores e outros mais arriscados. Neste tópico já mencionei várias vezes alguns da iShares: o AOM (Moderate Allocation fund) e o AOK (Conservative Allocation Fund).

Neste link está uma lista de ETFs deste tipo. É uma questão de ver as exposições que eles têm e decidir qual o mais adequado à tolerância por risco de cada um.

http://etfdb.com/etfdb-categoryersified-portfolio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que para ter um ETF o melhor é olhar para os "Diversified Portfolio" ETFs.

São ETFs compostos por outros ETFs, estando já diversificados por ações e obrigações de várias regiões.

Há alguns mais conservadores e outros mais arriscados. Neste tópico já mencionei várias vezes alguns da iShares: o AOM (Moderate Allocation fund) e o AOK (Conservative Allocation Fund).

Neste link está uma lista de ETFs deste tipo. É uma questão de ver as exposições que eles têm e decidir qual o mais adequado à tolerância por risco de cada um.

http://etfdb.com/etfdb-categoryersified-portfolio

Acho q tens um problema com o link, confirma sff.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois tenho. E se tento editar volta a acontecer a mesma coisa.  >:(

Já é a segunda vez que me acontece uma coisa destas aqui no fórum. Não sei porquê alguns links ficam alterados.

E já notei um padrão. Se no endereço está "", este conjunto é eliminado do link.

O melhor que posso fazer é dizer o link assim: http://etfdb.com/etfdb-category/ diversified-portfolio

Quando colarem isto na barra de endereços retirem o espaço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

alguém tem ETFs no Best que me possa dizer quanto se paga de custodia de titulos e por cada reforço?

Se tiveres Best Trading Pro (BTP), não pagas custodia, se tiveres Best normal sim. Pagas em qq um deles os reforços que são transacções em bolsa. Existem algumas dúvidas sobre o BTP e a plataforma Saxobank, de como as coisas estão efectivamente registadas (se em teu nome ou do Best, falou-se disso mais atrás, num post do Pedro Pais entre outros), isto pode originar problemas com dividendos e duplas tributações - mas estou a debitar isto de cabeça, confirma com o Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiveres Best Trading Pro (BTP), não pagas custodia, se tiveres Best normal sim. Pagas em qq um deles os reforços que são transacções em bolsa. Existem algumas dúvidas sobre o BTP e a plataforma Saxobank, de como as coisas estão efectivamente registadas (se em teu nome ou do Best, falou-se disso mais atrás, num post do Pedro Pais entre outros), isto pode originar problemas com dividendos e duplas tributações - mas estou a debitar isto de cabeça, confirma com o Best.

Não tenho BEST, tenho GoBulling, mas a plataforma é a mesma (Trading Pro - Saxobank) e posso confirmar que os dividendos que recebo são taxados a 58% (!), qualquer coisa como 30% nos EUA e 28% cá.

Os novos reforços que fiz foram num broker americano (TD Ameritrade), consegui: (i) evitar dupla tributação e; (ii) não pagar comissões nem de transação (eles tem 100 ETFs sem comissões), nem custódia de títulos ou de dividendos.

On the downside, pagam-se despesas de movimentação dos fundos para os EUA (última transferência que fiz foi de €11.000 e paguei €50 = 0,45%) o que continua a compensar com as poupanças fiscais e de transação. Obviamente que se quiser trazer o dinheiro de volta terei de pagar novamente os €50, o que é um custo adicional, mas tendo uma perspectiva de longo-prazo, continua a compensar.

Abr,

LV

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se o etf possui capitaliz de dividendos então os dividendos não são distribuidos para ti, são reinvestidos comprando mais acções. Tu só serás taxado quando venderes unidades do teu etf e apenas se realizaste mais valia.

Acho que é fiscalmente mais eficiente. Há quem diga que comprar etf da vanguard apesar de serem menos eficientes a nível fiscal, compensam porque são muito mais baratos...nunca fiz as contas.

Por exemplo o iShares MSCI World pede 0,40%/ano (com capitaliz dividendos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma vez consideraste a opção de ETF com capitalização de dividendos?

É o que eu utilizo: iShares, DB x-trackers, Lyxor já têm alguns ETF interessantes.

Seria possível sugerir 4 ou 5 ETF (acc) para se constituir uma carteira em Eur de risco moderado no valor de 20K

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Boa noite Salvador. Já tinha lido o teu precioso tópico e hoje tirei a tarde e reli tudo, com apontamentos e fiz um sumário e compreendi muito melhor até determinados promenores que me tinham passado ao lado.

Como o meu capital inicial será de 5000€, e como tu indicas-te que um ETF de acções Globais, um ETF de obrigações globais, e o terceiro será por exemplo de matérias primas?

Era aqui que precisava da tua ajuda e que ETF devo subscrever para cada ativo.

Os meus reforços serão de 100€ mensais e irei seguir a tua regra, vou pondo de lado e apenas faço reforço e rebalanceamento quando as comissões não me levarem mais de 1 a 2%.

Muito grato por tudo o que aprendi contigo.

Se outros users pretenderem dar a sua opinião sobre os 3 ETFs será bem vinda a opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Sim, embora ainda não tenha aberto conta, não posso dar a opinião, mas já pesquisei muito e em princípio devo ir para o TD Ameritrade, pelos custos reduzidos e porque já tem uma longa história (iniciou-se nos anos 70). São muito rápidos a responder (nunca demoraram mais de 3 horas, por email). Vamos lá ver se corre tudo bem. Vou apostar 50% das minhas poupanças em ETF - devo começar com 5 ETF da lista que eles lá têm dos 100 gratuitos (preço da ordem = 0 eur)

Vanguard Total Stock Market ETF - 30%

Vanguard Mid Cap ETF - 15%

Vanguard Total Bond Market ETF - 30%

Vanguard REIT Index ETF - 10%

Vanguard Small Cap Growth ETF - 15%

Estou indeciso se coloco também dinheiro num 6º ETF de ouro, ou deixo este mercado cair - estou a assumir que neste momento o ouro está super valorizado, e em breve deverá rebentar - e só depois aposto nesse etf.

Se alguém acha que a minha táctica está errada ou pode ser melhorada, por favor valem agora ou durante as próximas 2 semanas ;D  Obrigado pela atenção.

Esse operador Americano não cobra as operações de bolsa ou seja os reforços nesses ETFs?

É que realmente se formos ter em conta o que pagamos pelos reforços, se não se pagar nada será uma enorme diferença no rendimento final

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Ontem finalizei a minha carteira de ETFs.

Tendo em conta o preço por unidade e custos de transação, a alocação ficou assim:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; --------------------------------------> 14.73%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; -----------------------> 5.02%

IAU - iShares Gold Trust; ----------------------------------------------------------> 14.89%

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; -----------------------------> 4.98%

VNQ - Vanguard REIT ETF; ---------------------------------------------------------> 10.01%

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ----------------------------------------------> 9.92%

VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ---------------------------------------------------> 12.37%

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF  --------------------------------------------------> 9.91%

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF;  --------------------------------------> 7.50%

XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------------> 5.72%

No ouro, pptei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter. A liquidez continua a ser boa, pelo que não há grande desvantagem.

O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro. As razões para esta distribuição foram várias. Negociar nos mercados americanos é mais barato no Invest (10.4 vs 14.56 USD). A desvantagem é que no Invest se paga comissão sobre os dividendos recebidos, com um mínimo de 5€. Logo isso torna grande parte dos ETFs americanos menos atractivos, já que a maior parte paga dividendos (TLT e ITE é mensal). Logo tudo o que paga dividendos foi para o BEST, e o que não paga (matérias-primas e ETF europeu que capitaliza dividendos) para o Invest. No entanto, o XEMB até saiu mais caro em comissões, já que teve de ser negociado por telefone, já que não havia na lista do Invest online. Por outro lado, o Best Trading Pro também não tinha este ETF, logo não sei como/se seria possível utilizar a plataforma deles.

Ainda pensei utilizar mais alguns ETFs europeus, por causa da história dos dividendos. Mas vendo bem, os ETFs da Vanguard são maiores, mais diversificados, mais líquidos e com muito menores custos de gestão. Logo optei por estes na sua maioria. Só os activos para os quais não havia correspondência na Vanguard é que foram para outras companhias.

Para estes ETFs todos aplicaste pelo menos 10k, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Estive a pensar na estrutura do meu investimento e como o capital é pouco estou a pensar ter no máximo 3 ETFS:

1 de Acções Globais = 30%

1 de Obrigações Globais = 40%

1 Terceiro ETF que peço a vossa opinião = 30%

Montante Inicial = 3000€

Montante de poupança Mensal = 150€ = 1800€ anual

Periodicidade de Reforço = Anual

Comissão de custos inicial = 12€ por cada ordem = 36€ / 3000€ está abaixo dos 1.5% que o Salvador indicou

Comisão de custos anual pelo reforço = 12€ por cada ordem = 36€ que está também abaixo dos 2% que Salvador indicou

O que acham? Estão bem calculados os custos? Isto mais ao menos 12€ por cada ordem e já estou a contar por cima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Presidente da Junta, para acções globais tens o Vanguard VT.

Mas se fosse a ti, não seguia essas percentagens. Porquê?

Porque em termos de alocação de activos (e generalizando um pouco), tens por um lado acções, e por outro lado obrigações (tens eventualmente outros activos, como o ouro ou os commodities, mas nenhum deles chega a um peso tão grande - 30% - na economia mundial).

Se quiseres manter essa alocação de 40% em obrigações globais, deixava o restante para um fundo mundial (por exemplo o Vanguard VT ou algo semelhante domiciliado na Europa que vá acumulando dividendos), ou partia esses 60% num fundo americano (Vanguard VTI) e num fundo mundial que exclua os EUA (Vanguard VXUS/VEU).

Para mais informação sobre lazy-portfolios simples, nada como este link: http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios

Bem como a discussão sobre o "3-Fund Portfolio" aqui: http://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=88005

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

alguém tem ETFs no Best que me possa dizer quanto se paga de custodia de titulos e por cada reforço?

No Invest não pagas custódia de títulos, pelo que as únicas comissões que pagas é no reforço/resgate.

Para investir em ETFs de longo-prazo, acaba por ser melhor que o Best (nem te metas na BTP).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para estes ETFs todos aplicaste pelo menos 10k, certo?

Sim, um pouco mais de 20k.

De qualquer forma já não são esses os ETFs que tenho. Há umas páginas atrás (página 39) falei que mudei para a Interactive Brokers, e escolhi sobretudo ETFs que capitalizam dividendos. Como o RM0 disse, penso que são mais vantajosos a nível fiscal, para além de o dinheiro dos dividendos ser logo reaplicado em vez de ficar parado na conta.

Quanto à alocação sugerida, faço as palavras do Mouro as minhas. 30% nesse terceiro ETF não faz muito sentido.

Mantenho a minha opinião que para começar com esse capital, um ETF "portfolio" pode ser o mais indicado. O único problema que se pode pôr é se o banco/corrector com quem vai trabalhar disponibiliza algum ETF desse tipo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Presidente da Junta, para acções globais tens o Vanguard VT.

Mas se fosse a ti, não seguia essas percentagens. Porquê?

Porque em termos de alocação de activos (e generalizando um pouco), tens por um lado acções, e por outro lado obrigações (tens eventualmente outros activos, como o ouro ou os commodities, mas nenhum deles chega a um peso tão grande - 30% - na economia mundial).

Se quiseres manter essa alocação de 40% em obrigações globais, deixava o restante para um fundo mundial (por exemplo o Vanguard VT ou algo semelhante domiciliado na Europa que vá acumulando dividendos), ou partia esses 60% num fundo americano (Vanguard VTI) e num fundo mundial que exclua os EUA (Vanguard VXUS/VEU).

Para mais informação sobre lazy-portfolios simples, nada como este link: http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios

Bem como a discussão sobre o "3-Fund Portfolio" aqui: http://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=88005

Pois eu também me pareceu bastante os 30%. Apenas estava a tentar fazer o portfólio com o máximo de activos, Acções, Obrigações e Matérias primas ou imobiliário. Se for 30% em imobiliário é muito?

Como o capital que vou investir inicialmente são apenas 3000€ não posso ter mais do que 3 ETFs senão os custos são elevados para o porfólio.

Estou a pensar usar o Banco Best com a Best Trading Pro para não ter custos de guarda de títulos e custos com pagamento de dividendos. Ou há outra alternativa com menos custos? O Banco carregosa e o Invest penso que cobram pela distribuição de dividendos.

Se puderes indica-me para 3 etfs que percentagem usavas e em que fundos ETfs. Penso que o Vanguard VT nem existe no banco BEST

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico