Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Enquanto for possível, vou aproveitar a vantagem de poder optar pelo englobamento e receber quase tudo na totalidade. Mesmo com ETF que distribuam dividendos, se conseguir reaver grande parte na declaração anual de IRS, acaba por não ser uma grande desvantagem para os que incorporam. O problema é mesmo o imbróglio que é a plataforma do SaxoBank para coisas fiscais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A sede fiscal do fundo não deve mudar, logo deve continuar a haver dupla tributação.

Boas noites, desculpem voltar a bater nesta tecla  ::)  , mas estive agora a trocar umas msgs com o apoio ao cliente no site do Best, e voltou a insistir que apenas seriamos taxados a 28% das mais valias no investimento em ETF's. Eu referi-lhe o facto da sede fiscal dos ETF's não ser cá e que como tal seriamos duplamente tributados, mas ele continuou a insistir que é "apenas" os 28% e "atirou-me" com isto https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/Best_Guia_fiscal_2013.pdf ...

Não fiquei completamente convencido, devido às experiências que já li aqui neste fórum...quando lhe perguntei então qual seria a vantagem da iShares agora comercializar tb em PT se não fosse por questão da tributação, ele respondeu que passamos a ter mais ETF's à disposição...

Portanto..... 28% ou 58%? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu penso que as mais-valias deverão ser apenas taxadas em Portugal à taxa liberatória de 28%, porque aplicas o disposto no n.º 6 do artigo 14.º do ADT entre Portugal e os EUA.... isto claro se não investires via BTP  :o :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas noites, desculpem voltar a bater nesta tecla  ::)  , mas estive agora a trocar umas msgs com o apoio ao cliente no site do Best, e voltou a insistir que apenas seriamos taxados a 28% das mais valias no investimento em ETF's. Eu referi-lhe o facto da sede fiscal dos ETF's não ser cá e que como tal seriamos duplamente tributados, mas ele continuou a insistir que é "apenas" os 28% e "atirou-me" com isto https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/Best_Guia_fiscal_2013.pdf ...

Não fiquei completamente convencido, devido às experiências que já li aqui neste fórum...quando lhe perguntei então qual seria a vantagem da iShares agora comercializar tb em PT se não fosse por questão da tributação, ele respondeu que passamos a ter mais ETF's à disposição...

Portanto..... 28% ou 58%? :D

Ainda não li o link que disponibilizaste no entanto há que distinguir entre dividendos e mais valias, ou seja, neste momento já em qualquer ETF aquando da venda no caso de haver mais valias somos tributados "apenas" a 28%, o problema maior são os dividendos que são taxados a 58%.... a informação que te deram incluí também os dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a parte dos dividendos sim. As mais valias continuam a ser tributadas. Como ainda não fechei nenhuma posição no BTP, não sei como se processa o cálculo. No caso dos dividendos, fica-se logo com 30% retidos quando caem na conta. Os outros 28% só vão entrar no IRS do ano. No caso das mais-valias estou para ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador____

Com a parte dos dividendos sim. As mais valias continuam a ser tributadas. Como ainda não fechei nenhuma posição no BTP, não sei como se processa o cálculo. No caso dos dividendos, fica-se logo com 30% retidos quando caem na conta. Os outros 28% só vão entrar no IRS do ano. No caso das mais-valias estou para ver.

O calculo não se processa.

A nivel de mais-valias, no final do ano enviam-te para casa uma carta com as posições que fechaste, fazendo Lucros-Prejuizos = Mais valia a ser tributada.

Com a mais valia a ser tributada então depois impoem-te 28% disso a pagar em IRS.

Pode dar-se o caso de te ser vantajoso englobar caso a mais-valia não seja assim muito grande e te mantenha em escalões normais.

Mesmo que te faça subir de escalão, pode continuar a ser mais vantajoso englobar, dado que em taxa liberatória, levam-te 28% de uma assentada, ao passo que em englobamento, pode haver partes da mais valia que sejam taxadas a um valor menor (pelo facto do IRS ser progressivo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem insistir mas gostava de ouvir a opinião de alguém mais experiente sobre portfólios de 3 ETFs.

Qual pensam que funciona melhor numa perspectiva de investimento longo prazo?

1- Ações global / Obrigações global / Matérias primas

ou

2 - Ações global / Obrigações global /  Imobiliário global

ou

outra distribuição?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Max, podes usar este site para experimentares a correlação dos vários indíces nos últimos anos: www.etfreplay.com

Por acaso ainda não testei se juntar 5% de matérias primas à minha "carteia-modelo" ajuda a diversificar o risco de uma carteira, tendo em conta que as matérias primas são puro produtos de especulação IMHO.

Aliás, quanto mais simulações faço, mais me convenço que não valerá a pena inventar muito face a uma carteira deste estilo:

Obrigações US (BND ou AGG)

Acções US (VTI)

Acções ex-US (VEU ou VXUS)

REIT (VNQ)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já andei a fazer contas aos custos de investimentos em ETF e até agora achei que não justificava a menos que fosse para montantes relativamente altos.

No BEST cobram(valores aproximados):

- custo de ordem em bolsa - 7/8 €

- guarda títulos  - 7.38 trimestre (29.52 € ano)

- comissão sobre dividendos 2% + iva (correcto?)

Basicamente se investirmos 2000 € temos um custo no primeiro ano de 36 € (1.8% do capital investido) e nos seguintes de 1.48 %.

Eu já pensei meter 1/2 ETF's no meio dos meus fundos, mas fiz as contas e achei que não valia a pena.

Concordam com a minha observação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu discordo inteiramente.

Com a Go Bulling PRO, você compra ETF em qualquer mercado euronext por 5€.

0 (zero) € comissão custódia títulos;

0 (zero) € taxa sobre dividendos.

É barato e dá milhões.

Por acaso cada transação na Euronext custa 10€. Mas sim, é uma alternativa mais económica que pelo site. A desvantagem é que é complicado com a dupla tributação de dividendos (se os houver)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso cada transação na Euronext custa 10€. Mas sim, é uma alternativa mais económica que pelo site. A desvantagem é que é complicado com a dupla tributação de dividendos (se os houver)

Usando o BTP esses valores não são também mais reduzidos? :

custodia de títulos : 0€

dividendos : 0€

transações são valores variáveis consoante o mercado.

fonte: (https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/PRE_PRF_titulos.pdf#page=5)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu penso que a Interactive Brokers possa ser uma correctora bastante interessante para o efeito, dependendo do montante aplicado e do número de ETFs da carteira e nº de rebalanceamentos

Vantagens:

- Custo de $1 por transação.

- Possibilidade de preencher logo o W-8BEN e ser tributado apenas a 15% na América

- Grande leque de ETFs

Desvantagens:

- Comissão mínima anual: $120 (obriga a um gasto mínimo de $10 por mês em comissões, mesmo que não se faça nenhuma compra/venda)

Em brokers portuguesas tem-se custos com um ou mais pontos da seguinte lista:

- transações no mercado americano à volta de $14.85

- dificuldade em activar o acordo para evitar dupla tributação

- comissões sobre pagamento de dividendos

- comissões de custódia de títulos

Começo seriamente a considerar mudar a minha carteira para lá. Se a questão da dupla tributação dos dividendos no BTP não tiver uma solução satisfatória, vai logo.

Ola

A IB dá para activos europeus ETFs ?

Nao quero ter uma carteira em dollars, apenas em euros. Menos um risco.

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola

A IB dá para activos europeus ETFs ?

Nao quero ter uma carteira em dollars, apenas em euros. Menos um risco.

Cps

Outra vez a história do risco cambial....

Vamos lá ver se nos entendemos. O que importa aqui é os activos que o ETF tem não a moeda. Se tivermos um ETF em euros que esteja exposto ao mercado americano é rigorosamente a mesma coisa que termos um ETF americano a investir em mercados americanos (tirando questões de impostos). Mesmo que o ETF seja em $, se os ativos forem europeus a valorização é a mesma do que ter um ETF europeu sobre a europa. Se uma moeda desvaloriza face a outra, a valorização dos activos na segunda moeda é inferior à valorização na moeda original.

Mas sim, o IB dá para ETFs europeus. Ao abrirmos a conta abrimos na UK.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas sim, o IB dá para ETFs europeus. Ao abrirmos a conta abrimos na UK.

Hoje andei a experimentar a plataforma demo e não tive sorte nenhuma em negociar ETFs europeus. Aparecem lá, mas não consegue executar a ordem. Penso (e espero bem) que seja uma limitação da demo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico