Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado

Recomendo que leias uma cláusula no contrato da BTP que se chama "Salvaguarda de activos do cliente" (ou algo do género). Assim em linhas largas, diz que o Best abre uma conta em seu nome no Saxo e que depois mantém um registo local sobre que activos pertencem a quem. A mim sempre me pareceu uma situação muito pouco transparente e até susceptível de problemas futuros (sendo um pouco pessimista), mas parece-me que é prática comum na praça (seja isso bom ou mau). Se procurares por "nominees accounts" ou "jumbo accounts" podes ver mais info.

Muito obrigado pela dica  :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Recomendo que leias uma cláusula no contrato da BTP que se chama "Salvaguarda de activos do cliente" (ou algo do género). Assim em linhas largas, diz que o Best abre uma conta em seu nome no Saxo e que depois mantém um registo local sobre que activos pertencem a quem. A mim sempre me pareceu uma situação muito pouco transparente e até susceptível de problemas futuros (sendo um pouco pessimista), mas parece-me que é prática comum na praça (seja isso bom ou mau). Se procurares por "nominees accounts" ou "jumbo accounts" podes ver mais info.

Fico com a sensação que investindo através destas plataformas estará tudo bem enquanto estiver bem mas quando e se a coisa der para o torto será uma grande e longa embrulhada em que cada um de nós se virá "grego" para que os seus créditos sejam reconhecidos.....partindo do principio que o consegue.....partindo do principio que esse "registo local" estará feito numa CMVM, banco de portugal, ou algo do género, e não simplesmente no intermediário....

No caso da IB ou TDameritrade o procedimento será deste tipo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fico com a sensação que investindo através destas plataformas estará tudo bem enquanto estiver bem mas quando e se a coisa der para o torto será uma grande e longa embrulhada em que cada um de nós se virá "grego" para que os seus créditos sejam reconhecidos.....partindo do principio que o consegue.....partindo do principio que esse "registo local" estará feito numa CMVM, banco de portugal, ou algo do género, e não simplesmente no intermediário....

É um bocado a sensação que tenho. É que ainda por cima o registo não é efectuado em nenhum local central, só o Best e Saxo Bank intervêm. Isto levanta questões adicionais no caso excepcional de, por exemplo, haver fraude no Saxo Bank e os activos afinal não existirem, ficando um bocado no ar qual o limite que se aplica à protecção dos investidores.

Enfim, não é fácil.

A IB tinha, supostamente, uma protecção muito muito mais poderosa, pois os activos ficavam guardados ao abrigo do SIPC (USA) que ia até 500.000 USD. Infelizmente, para os europeus tudo ficou alterado e as contas são abertas na IB UK, que oferece uma protecção muito menor 25.000 GBP ou 50.000 GBP, além de que não cobre ETFs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É um bocado a sensação que tenho. É que ainda por cima o registo não é efectuado em nenhum local central, só o Best e Saxo Bank intervêm. Isto levanta questões adicionais no caso excepcional de, por exemplo, haver fraude no Saxo Bank e os activos afinal não existirem, ficando um bocado no ar qual o limite que se aplica à protecção dos investidores.

Enfim, não é fácil.

A IB tinha, supostamente, uma protecção muito muito mais poderosa, pois os activos ficavam guardados ao abrigo do SIPC (USA) que ia até 500.000 USD. Infelizmente, para os europeus tudo ficou alterado e as contas são abertas na IB UK, que oferece uma protecção muito menor 25.000 GBP ou 50.000 GBP, além de que não cobre ETFs...

Estes dois últimos posts do Pedro são muito interessantes, Obrigado!!

Alguém sabe como é que funciona com o Banco Invest? (Estou interessado em ETFs)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já falei um bocado deles num post acima. Só recomendo comprar ETFs no Invest que não distribuam dividendos, a não ser que o montante investido seja suficientemente grande para que as comissões não tenham grande significado.

Acerca dos modos de comprar, pode-se fazê-lo online, através do site ou por telefone. Se os ETFs estiverem disponíveis na plataforma Invest Trader, a comissão de negociação é baixa. Se for necessário recorrer ao Prime Brokerage, para outros ETFs não listados, o preçário é mais caro e não inclui taxas de corretagem e de bolsa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já falei um bocado deles num post acima. Só recomendo comprar ETFs no Invest que não distribuam dividendos, a não ser que o montante investido seja suficientemente grande para que as comissões não tenham grande significado.

Por outro lado tem a vantagem da custódia de títulos ser gratuíta (o que não acontece no BEST* ou no Big).

* Sem ser pelo BTP, mas este tem a desvantagem de pelos vistos não se saber muito bem quem é dono do quê, de acordo com alguns comentários neste tópico...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era na questao da salvaguarda de activos, embora a questão da tributação tb possa estar relacionada na forma como é feita a contabilidade de activos.

Na questão dos dividendos não sei, mas estou quase certo que na questão da salvaguarda dos activos é semelhante ao Best/BTP, que é aliás o que acontece em todos os que consegui apurar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Reduzindo as hipóteses para os 4 ETFs acima, qual aconselham para a carteita 50/50 Ações/Obrigações?

O ETF que eu tenho na lista acima LYQ1  Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS Global Inv. Grade (DR) - A, é o mesmo que este  MTX Lyxor UCITS ETF EuroMTS Global Investment Grade? O ISIN é o mesmo. FR0010028860

Este (DE000A0RFED7  EGIL  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/sna ... encyId=EUR ) não o consigo encontrar no BEST/BTP. Sabem se ele existe no BTP?

Obrigado. Cumpts

Mais uma tentativa...alguém me consegue esclarecer estas dúvidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, esses da Lyxor são o mesmo ETF. Para negociar e ver cotações o que interessa é o ticker - MTX

Quanto ao EGIL, realmente não está disponível no BTP. Nesses casos pode sempre falar-se com a equipa a ver se há possibilidade de o negociar, mas se ele não aparece é porque se calhar é pouco líquido. Já o IGIL é facil de encontrar, e é essencialmente a mesma coisa, com excepção da cotação vir em USD. Basta sobrepor os gráficos para ver que são iguaizinhos.

Agora para uma carteira só de 50% ações/obrigações, acho pouco diversificado usar os ETFs europeus que indica. O mercado das obrigações é muito maior que só obrigações de alta qualidade europeias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal-

Voces têm toda a razao, tanto etfs como depositos prazo estao sujeitos a muito risco, quer seja estado, broker, banco...

Ainda nao encontrei soluçao.

Abrir no estrangeiro nao é facil de aceder e nao sei se é a forma segura.

Comentem isto que é de extrema importancia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voces têm toda a razao, tanto etfs como depositos prazo estao sujeitos a muito risco, quer seja estado, broker, banco...

Ainda nao encontrei soluçao.

Abrir no estrangeiro nao é facil de aceder e nao sei se é a forma segura.

Comentem isto que é de extrema importancia.

Epá, o risco faz parte. É impossível remover todo o risco de um investimento sem tornar a rentabilidade negativa, o importante é saber o risco que se corre e mitigar, nomeadamente utilizando diversos brokers, se o montante se justificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

Pessoal,

Vejo aqui muitas questões no que toca a conselhos de portfolio etc e que muitos se agarram aos ETFs que pus. Nem pouco mais ou menos...

Podem ver que mesmo que os portfolios originais tenham 10+ ETF's praticamente todos eles se concentram em 4-5 áreas essenciais - mtérias primas, obrigações,acções e imobiliário.

A questão de ter tntos diferentes é só por uma questão de "granularidade", ou dá a vantagem de poder definir melhor os "tilts" por região. Exemplo: Se eu comprar um ETF World de acções, obviamente eu não posso definir nada quanto a's regiões que quero estar mais concentrado e regra geral um ETF world vai estar 50% USA, 30% Europa e o resto a 20% ou menos.

OBviamente se eu quero ter pesos equivalentes em regiões então preciso usar ETFs mais selectivos, e ter um ETF Europa apenas, outro apenas US, etc etc.

Agora obviamente isto são apenas pesos de referência. Um portfolio com 25% de cada classe de activos é mais que suficiente.

É ate possivel fazer isto com apenas 2 ETF's (um de acções globais) e outro de obrigações globais, obviamente as concentrações vão estar em maior peso nos mercados maiores (US em princípio).

É uma questão de analisarem, mas regra geral até um portfolio dividido equitativamente em alocações iguais serve bem o propósito.

No entanto tenham em atenção aos fundos e ETF's de obrigações no momento actual. Com yields tão baixas, é completamente diferente comprar obrigações mesmo e ETF's de obrigações.

Enquanto em obrigações se eu comprar a 100% a um cupão de 7%, independentemente do valor que transaccione a obrigação durante o periodo até a maturidade, se a deter até a' maturidade recebo 7% ao ano.

Em ETF's uma vez que estão a comprar o NAV pode ter menos valia. Se bem que existe agora ai muitos ETFs de muni bonds em desconto mesmo até mesmo ao NAV.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

Ahhh relativamente aos ETF's...

O mercado mudou tanto e a oferta hoje em dia é tão grande... existe uma cocnorrencia brutal actualmente entre as casas de investimento, mas regra geral uma Vanguard ou uma Schwab possuem praticamente os ETFs todos necessários sem grands dilemas.

A nível de comissões de gestão chega a ser ridiculo quando se ve que ETF's tipo o Total Stock Market entre outros cobram 0,05% de comissão anual ... quando cá em PT só se ve de 1.5% para cima se é que não é mais.

Obviamente todos os dias ou meses chegam novas ofertas ao mercado, e até mesmo ETF's dos tipos mais exóticos.

Acho que aqui se deve manter uma estratégia conservadora e ir por ETF's "normais" de casas reputadas e que garantam não só liquidez como permanencia no espaço e isso a Vangard garante bem, já cá andam há uns bons 40-50 anos a oferecer fundos indexados de baixo custo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É pena esses ETFs da Vanguard mais interessantes estarem só disponiveis no US, e, o que estão na Irlanda, nenhum capitalizar os dividendos.

É essa a grande dificuldade para quem quer replicação direta e acumulação de dividendos, parece que a escolha não é muita. Por exemplo ETFs de obrigações globais, replicação direta e acumulação de dividendos encontrei só 1!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu penso que a Interactive Brokers possa ser uma correctora bastante interessante para o efeito, dependendo do montante aplicado e do número de ETFs da carteira e nº de rebalanceamentos

Vantagens:

- Custo de $1 por transação.

- Possibilidade de preencher logo o W-8BEN e ser tributado apenas a 15% na América

- Grande leque de ETFs

Desvantagens:

- Comissão mínima anual: $120 (obriga a um gasto mínimo de $10 por mês em comissões, mesmo que não se faça nenhuma compra/venda)

Em brokers portuguesas tem-se custos com um ou mais pontos da seguinte lista:

- transações no mercado americano à volta de $14.85

- dificuldade em activar o acordo para evitar dupla tributação

- comissões sobre pagamento de dividendos

- comissões de custódia de títulos

Começo seriamente a considerar mudar a minha carteira para lá. Se a questão da dupla tributação dos dividendos no BTP não tiver uma solução satisfatória, vai logo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, logo essa facilidade de evitar a dupla tributação é significativa.

Em relação a essas comissões mínimas (120 dólares), estive a fazer contas e realmente só a partir de montantes mais altos começam a assumir uma percentagem mais reduzida (gastos anuais):

10 000 dólares -> 1.2%

15 000 dólares -> 0.8%

20 000 dólares -> 0.6%

25 000 dólares -> 0.48%

Já agora não existe guarda de títulos também?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na IB não há guarda de títulos. De certa forma podemos dizer que o bolo dos $120 cobre tudo isso.

Mas basta ver que bastam apenas 8 transações no BTP para chegar aos $120 de comissões. Vendo isto desta forma é relativamente fácil poupar usando a IB. Para quem tem menos de $20000 também não se recomendam muitos ETFs. E com poucos ETFs também as transações necessárias serão menores, sendo possivelmente mais vantajoso fazer cá em Portugal.

Quanto à cobertura cambial, como aqui já foi dito várias vezes, não é estritamente necessária num portfolio diversificado mundialmente. Convém não esquecer que usar essa cobertura tem alguns custos, já que a IB dá um empréstimo em $.

E não recomendo alavancagem para um portfolio passivo. Se o objectivo é criar uma carteira com um desvio padrão reduzido, alavancar manda isso tudo pela janela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico