Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A nível de IRS teria se declarar apenas os dividendos que tiver daqui até o final do ano, mais algumas mais-valias se decidir vender alguma posição. Mas não deixe que isso o afugente da 'strategic asset allocation'. Mesmo que não invista lá os 15k, existem maneiras de criar boas carteiras com poucos fundos. Algumas páginas atrás foi indicado um ETF da iShares que funcionava como uma carteira diversificada de vários ETFs, ou seja, a papinha toda feita. A oferta do BEST pode ser vantajosa já que mesmo para montantes mais pequenos oferecem até 200€ de comissões.

Naturalmente que se é dinheiro que pode vir a precisar brevemente não convém estar aplicado. Mas pode sempre ter uma reserva de cash para o que der e vier e o resto para investir. Faça as suas contas e veja como se sente confortável

[EDIT] O tipo de fundos que falava eram estes: http://us.ishares.com/product_info/fund/overview/AOM.htm; http://us.ishares.com/product_info/fund/performance/AOA.htm

Mas no site da Ishares existem outros parecidos, mais conservadores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A nível de IRS teria se declarar apenas os dividendos que tiver daqui até o final do ano, mais algumas mais-valias se decidir vender alguma posição. Mas não deixe que isso o afugente da 'strategic asset allocation'. Mesmo que não invista lá os 15k, existem maneiras de criar boas carteiras com poucos fundos. Algumas páginas atrás foi indicado um ETF da iShares que funcionava como uma carteira diversificada de vários ETFs, ou seja, a papinha toda feita. A oferta do BEST pode ser vantajosa já que mesmo para montantes mais pequenos oferecem até 200€ de comissões.

Naturalmente que se é dinheiro que pode vir a precisar brevemente não convém estar aplicado. Mas pode sempre ter uma reserva de cash para o que der e vier e o resto para investir. Faça as suas contas e veja como se sente confortável

[EDIT] O tipo de fundos que falava eram estes: http://us.ishares.com/product_info/fund/overview/AOM.htm; http://us.ishares.com/product_info/fund/performance/AOA.htm

Mas no site da Ishares existem outros parecidos, mais conservadores.

Eu ando muita zarolho :P onde estao esses 200e de oferta no site do BEST/BTP?

Esse Fundo(?) é muito interessante apesar de ser em USD e virado para americanos? Dá para subscrever no BEST/BTP/outro_banco_pt?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ando muita zarolho :P onde estao esses 200e de oferta no site do BEST/BTP?

Esse Fundo(?) é muito interessante apesar de ser em USD e virado para americanos? Dá para subscrever no BEST/BTP/outro_banco_pt?

O melhor é falar com o seu PFA, que ele passa-lhe os documentos necessários... E é só até ao final do mês, tem de ser feito o quanto antes.

Caro Ruicarlov o meu PFA diz que faz as 15 transações em outubro e que o custo não chega a 40€ se assim for compensa pois o ipad custa bem mais?!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não conhecia estes ETF da ishares e parecem mesmo interessantes. Depois de ler "bastante" acerca de ETFs estava decidido a investir nos europeus para evitar a dupla tributação mas como esses têm tudo em um será que as menores comissões no rebalanceamento da carteira compensam a dupla tributação dos dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho acompanhado com atenção este tópico que me tem feito aprender muito sobre finanças pessoais e investimento a longo prazo.

Após umas semanas de estudo criei um portfólio relativamente simples com o qual estou satisfeito (approx. 60/30/10 - Equidade/Obrigações/Imobiliário).  No entanto, mesmo após leitura exaustiva desde tópico, continuo com o dilema sobre se será mais benéfico apostar num conjunto de ETFs Americanos (melhor performance/liquidez e menor custos associados) ou se o problema da dupla tributação poderá fazer com que não compensem relativamente a ETFs Europeus?

Coloco aqui os portfólios que estou actualmente a considerar.  Pretendo abrir conta no BEST/BTP e uma opção que coloco seriamente (no caso de optar pelo portfólio Americano) seria abrir uma conta em USD, visto que tenho uma conta nos Estados Unidos com dinheiro parado que poderia utilizar neste investimento (~30k USD).  Os reforços depois seriam feitos em EUR, mas sempre poderia controlar quando fazer o cambio.

Por fim, qual a vossa opinião sobre incluir ouro num portfólio simples como este?  Tem alguma vantagem ou poderá proteger contra uma possível descida dos mercados das acções num futuro próximo?

Qualquer informação ou sugestão adicional seria obviamente muito bem-vinda para alguém que só agora está a entrar nesta área.

[table]      [tr] [td]Tracker[/td] [td]Descrição[/td] [td]Tipo_de_investimento[/td] [td]TER (%)[/td] [td]Alocação (%)[/td] [td]País[/td] [/tr] [tr] [td]VTI[/td] [td]Vanguard Total Stock Market ETF[/td] [td]Acções - US[/td] [td]0.05[/td] [td]41[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]VXUS[/td] [td]Vanguard Total International Stock ETF [/td] [td]Acções - Int[/td] [td]0.14[/td] [td]21[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]BND[/td] [td]Vanguard Total Bond Market ETF[/td] [td]Obrigações - US[/td] [td]0.08[/td] [td]30[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]VNQ[/td] [td]Vanguard REIT ETF[/td] [td]Imobiliário - US[/td] [td]0.1[/td] [td]8[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

Portfólio EUR:

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]IWDA

[/td] [td]iShares MSCI World UCITS ETF [/td] [td]Acções - Int[/td] [td]0.5[/td] [td]62[/td] [td]IE[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]MTX[/td] [td]Lyxor UCITS ETF EuroMTS Global Investment Grade[/td] [td]Obrigações - EUR[/td] [td]0.16[/td] [td]30[/td] [td]FR[/td] [/tr] [tr] [td]OU    [/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]DBZB[/td] [td]db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C[/td] [td]Obrigações - EUR[/td] [td]0.25[/td] [td]30[/td] [td]LU[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]IWDP[/td] [td]FTSE Epra Nareit Dev Mkt Pty Yld Fd[/td] [td]Imobiliario - Int[/td] [td]0.59[/td] [td]8[/td] [td]IE[/td] [/tr] [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ET, estou praticamente com o mesmo dilema que tu. Numa fase inicial estava decidido pelos ETFs norte americanos mas depois de perceber melhor a fiscalidade associada aos mesmo fui direccionando a pesquisa para os europeus. Ao falar deste assunto directamente com o best foram-me dadas as seguintes indicações:

- O que está sujeito a dupla tributação é o pagamento de dividendos e não as mais valias no momento do resgate.

- Nos ETFs Europeus também existe dupla tributação no pagamento de dividendos.

Ou seja, o problema está no facto de não encontrar ETFs norte americanos que capitalizem dividendos.

Agradecia a quem tem experiência neste tipo de aplicação que pudesse ajudar e dizer por exemplo o que acontece no momento do resgate. Estou de inicio nisto e se estiver alguma incorrecção no texto espero que me corrijam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

[table]      [tr] [td]Tracker[/td] [td]Descrição[/td] [td]Tipo_de_investimento[/td] [td]TER (%)[/td] [td]Alocação (%)[/td] [td]País[/td] [/tr] [tr] [td]VTI[/td] [td]Vanguard Total Stock Market ETF[/td] [td]Acções - US[/td] [td]0.05[/td] [td]41[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]VXUS[/td] [td]Vanguard Total International Stock ETF [/td] [td]Acções - Int[/td] [td]0.14[/td] [td]21[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]BND[/td] [td]Vanguard Total Bond Market ETF[/td] [td]Obrigações - US[/td] [td]0.08[/td] [td]30[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]VNQ[/td] [td]Vanguard REIT ETF[/td] [td]Imobiliário - US[/td] [td]0.1[/td] [td]8[/td] [td]US[/td] [/tr] [tr] [td]

[/t][/t][/t][/t][/t][/t]

É exactamente esta a carteira que estou a pensar investir, ainda que com diferentes % :) [/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Ou seja, o problema está no facto de não encontrar ETFs norte americanos que capitalizem dividendos.

Agradecia a quem tem experiência neste tipo de aplicação que pudesse ajudar e dizer por exemplo o que acontece no momento do resgate. Estou de inicio nisto e se estiver alguma incorrecção no texto espero que me corrijam.

Li algures que, por lei, os ETFs americanos têm obrigatoriamente de distribuir dividendos  :(

Era bom que o mercado europeu de ETFs se expandisse, para diminuir os custos de gestão e aumentar a liquidez dos mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ruicarlov o meu PFA diz que faz as 15 transações em outubro e que o custo não chega a 40€ se assim for compensa pois o ipad custa bem mais?!!

O custo das transações depende dos mercados onde negoceia. Se for na bolsa de Lisboa, claro, é mais barato. Mas em outros mercados europeus e americanos o custo é maior. Uma transação de ETFs americanos custa cerce de $14. Veja quando dá 15.

Mas e' um fundo? qual e' o ISIN?

É um ETF. Pode encontrar-se pelo ticker. Por exemplo, o agressivo é AOA e o moderado é AOM.

Por fim, qual a vossa opinião sobre incluir ouro num portfólio simples como este?  Tem alguma vantagem ou poderá proteger contra uma possível descida dos mercados das acções num futuro próximo? 

Em qual dos portfolios pensa incluir ouro? Americano ou europeu? Eu segui a recomendação do Salvador e coloquei algum ouro e matérias primas no portfolio. Neste tipo de estratégias é importante meter uns activos com correlações baixas ou negativas com outos acitvos. O Ouro desempenha bem esse papel.

Sem tem uma conta nos Estados Unidos, está em melhor situação que muitos de nós. Pode abrir conta na TD Ameritrade, por exemplo, que tem custos bastante reduzidos. O maior entrave é passar dinheiro de Portugal para lá, mas no seu caso esse problema não se põe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Quanto ao ETF de Obrigações aconselham algum destes? Como disse atrás prefiro ETFs de replicação direta e com acumulação de dividendos.

Globais só encontrei este:

IE00B3B8PX14  IGIL  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF USD http://uk.ishares.com/en/rc/products/IGIL?utrack=true

DE000A0RFED7  EGIL  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/sna ... encyId=EUR

Europeus encontrei alguns:

FR0010028860  LYQ1  Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS Global Inv. Grade (DR) - A https://www.justetf.com/uk/etf-profile. ... rom=search

IE00B0M62X26  IBCI  iShares Euro Inflation Linked Government Bond UCITS ETF (IBCI) http://uk.ishares.com/en/rc/products/IBCI?utrack=true

Obrigado.

Boas

Reduzindo as hipóteses para os 4 ETFs acima, qual aconselham para a carteita 50/50 Ações/Obrigações?

O ETF que eu tenho na lista acima LYQ1  Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS Global Inv. Grade (DR) - A, é o mesmo que este  MTX Lyxor UCITS ETF EuroMTS Global Investment Grade? O ISIN é o mesmo. FR0010028860

Este (DE000A0RFED7  EGIL  iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF http://www.morningstar.co.uk/uk/etf/sna ... encyId=EUR ) não o consigo encontrar no BEST/BTP. Sabem se ele existe no BTP?

Obrigado. Cumpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ET, estou praticamente com o mesmo dilema que tu. Numa fase inicial estava decidido pelos ETFs norte americanos mas depois de perceber melhor a fiscalidade associada aos mesmo fui direccionando a pesquisa para os europeus. Ao falar deste assunto directamente com o best foram-me dadas as seguintes indicações:

- O que está sujeito a dupla tributação é o pagamento de dividendos e não as mais valias no momento do resgate.

- Nos ETFs Europeus também existe dupla tributação no pagamento de dividendos.

Eu recentemente tambem criei o meu portfolio e investi através da BTP e tinha essas mesmas duvidas.

Investi em ETFs europeus porque capitalizam os dividendos, o que no longo prazo poderá ser significativo.

Os ETFs europeus com ações US também sofrem dupla tributação, mas aplicam o W-8BEN, pagando 15% nos US. No BTP, não têm como aplicar W-8BEN, logo levas 30% US + 28% Portugal.

Tendo ETFs europeus que capitalizam, levas 15% nos US e os dividendos são reinvestidos, sendo fiscalmente mais eficaz teres destes ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema do BTP é que nem W-8BEN dá para aplicar. Ainda estou a tentar averiguar como se pode compensar na declaração de IRS. Se não der o mais provável é eu mudar-me para a Interactive Brokers, que por 120 USD por ano não devo pagar mais nenhumas comissões de transação, e permitem logo preencher o W-8BEN.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema do BTP é que nem W-8BEN dá para aplicar. Ainda estou a tentar averiguar como se pode compensar na declaração de IRS. Se não der o mais provável é eu mudar-me para a Interactive Brokers, que por 120 USD por ano não devo pagar mais nenhumas comissões de transação, e permitem logo preencher o W-8BEN.

Tu és cliente do Invest, como é lá com o W-8EN?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faço a mínima ideia, pois os ETFs que tenho no Invest não pagam dividendos. Infelizmente eles levam comissão mínima de 5€ por cada pagamento de dividendos, o que torna carteiras que paguem dividendos muito pouco vantajosas neles. Quanto aos que não pagam dividendos, se forem comprados pela plataforma Invest trader as comissões são mais baratas que no BEST. Aliás, têm as comissões mais baratas que eu já vi para os mercados americanos ($10).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faço a mínima ideia, pois os ETFs que tenho no Invest não pagam dividendos. Infelizmente eles levam comissão mínima de 5€ por cada pagamento de dividendos, o que torna carteiras que paguem dividendos muito pouco vantajosas neles. Quanto aos que não pagam dividendos, se forem comprados pela plataforma Invest trader as comissões são mais baratas que no BEST. Aliás, têm as comissões mais baratas que eu já vi para os mercados americanos ($10).

Se nao estou enganado no BEST tb pagas comissao por cada dividendo recebido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até faz. o Best Trading Pro utiliza a plataforma do SaxoBank, e as transações são realizadas fora de Portugal. O sistema não permite averiguar se quem comprou posições é Português ou não.

É uma limitação da plataforma em si, não do banco que a adopta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até faz. o Best Trading Pro utiliza a plataforma do SaxoBank, e as transações são realizadas fora de Portugal. O sistema não permite averiguar se quem comprou posições é Português ou não.

:D assim já faz mais sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Esse argumento não me convence nada...

O que interessa para aplicar um ADT é o seu beneficiário efectivo (i.e., o cliente) e não a entidade a quem é pago o dividendo.

POr outro lado, se a Vanguard (ou outra gestora) não tem forma de saber quem é o beneficiário efectivo do rendimento, caso o Saxo abra falência, quem investe nesses títulos fica a arder... Se for assim, investir através dessa plataforma tem muito mais risco do que aquilo que parece à primeira vista.

Mas ainda vou tentar saber melhor junto do BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

POr outro lado, se a Vanguard (ou outra gestora) não tem forma de saber quem é o beneficiário efectivo do rendimento, caso o Saxo abra falência, quem investe nesses títulos fica a arder... Se for assim, investir através dessa plataforma tem muito mais risco do que aquilo que parece à primeira vista.

Mas ainda vou tentar saber melhor junto do BEST.

Recomendo que leias uma cláusula no contrato da BTP que se chama "Salvaguarda de activos do cliente" (ou algo do género). Assim em linhas largas, diz que o Best abre uma conta em seu nome no Saxo e que depois mantém um registo local sobre que activos pertencem a quem. A mim sempre me pareceu uma situação muito pouco transparente e até susceptível de problemas futuros (sendo um pouco pessimista), mas parece-me que é prática comum na praça (seja isso bom ou mau). Se procurares por "nominees accounts" ou "jumbo accounts" podes ver mais info.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico