Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante frugal

pcoelho, porque não verificar alguns dos lazyportfolio?

http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios

O do rick ferri tem dado bons resultados.

BND - 20%

VTI - 48%

VNQ - 8%

VXUS - 24%

Frugal, porquê alavancar ao dobro?

http://www.themargininvestor.com/margin-rate-comparison.html

Como podes verificar na IB os valores pagos pela Margem são BASTANTE mais baixos. Utilizando um dos exemplos dados neste site poderás ver ao que me refiro.

http://www.themargininvestor.com/2/post/2012/05/margin-rate-comparisons-a-make-or-break-factor-for-advanced-trading-strategies.html

DISCLAIMER: Esta é uma estratégia que não utilizo. Verifico que tem algumas vantagens e que possivelmente irei utilizar no futuro quando abrir a conta na IB.

1.64% não é alto

mas no ano em que se tenha DD de 25% em 2x seria 50%

algo dificil de suportar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

• 3 weeks later...

Depende. Se quiser comprar ETFs para mercados accionistas e os fundos que tiver forem de obrigações, não vale a pena desfazer-se dos fundos já que não há overlap.

Se forem fundos e ETFs do mesmo tipo de activos, pode ou não desfazer-se dos fundos consoante ache que esteja/não-esteja demasiado exposto a esse activo. Tudo depende da estratégia que quer utilizar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já sigo este tópico há algum tempo, decido hoje participar.

Sou jovem e queria iniciar uma carteira deste tipo. Tenho 4/5k€ para investimento inicial e terei a possibilidade de fazer reforços anuais de 500/1000€ na altura do rebalance.

Dada a quantia inicial não ser "muito elevada", pensei fazer a seguinte distribuição:

- 40% - Acções Global

- 40% - Bonds Global

- 10% - Commodities (Gold ou commodities global)

- 10% - Real State

As minhas grandes questões:

- Vale a pena distribui os últimos 20% por commodities e Real State? Se não, qual a melhor?

- A questão da granulação pode ir sendo resolvida à medida que a carteira vá crescendo e haja "espaço" para mais ETF's, mantendo sempre a distribuição por classes inicial? (ex: separar os 40% de acções global por global, emergentes e small cap)

- Se iniciar com 10% de commodities poderei mais tarde separar em 5% commodities e Gold?

- Os ETF's Europeus continuam a ter mais custos de administração que os Americanos (Vanguard, ishares, etc..), sendo mais vantajosos, certo?

Aceito sugestões ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na 1ª página deste tópico tem uma boas recomendações para carteiras à volta de 10k, pegando nessas 4 classes de activos.

Uma divisão de 25% em cada uma parece interessante. Ainda que não faça essa distribuição, a mim parece-me que distibuir os 20% que faltam por matérias-primas e imobiliário, aproximando da alocação referida pelo Salvador, não é uma má aposta. Esta equipa de 4 activos funciona bem.

Com o aumentar do capital, pode depois começando a diversificar. Quanto à questão de ETFs americanos vs europeus, é uma tema de debate. Cada um tem os seus prós e contras. Da parte americana temos o problema dos dividendos e da dupla tributação. Dos europeus há a menor liquidez e maiores custos de transação.

Ainda estou a ver se descubro como se consegue evitar a dupla tributação utilizando plataformas como o Best Trading Pro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pensei numa técnica que pode ajudar quem quer investir em etfs com pouco dinheiro:

se tiver etfs e fundos numa so carteira, isto é, tenho um fundo semelhante a cada etf, posso ir reforçando ou rebalanceando os fundos, e quando a quantia num fundo o justificar resgato esse fundo e subscrevo o etf correspondente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é que não é muito simples encontrar fundos que sejam equivalentes a ETFs. Isto porque os ETFs desta estratégia são passivos, tentanto replicar um índice. Dentro dos chamados "mutual funds", a maior parte é de gestão activa, ou seja, tentam bater o mercado. Não sei se há muitos fundos que tentem replicar um índice.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pensei numa técnica que pode ajudar quem quer investir em etfs com pouco dinheiro:

se tiver etfs e fundos numa so carteira, isto é, tenho um fundo semelhante a cada etf, posso ir reforçando ou rebalanceando os fundos, e quando a quantia num fundo o justificar resgato esse fundo e subscrevo o etf correspondente

Porque não reforçar um tesouraria enquanto decides o que queres fazer?

http://www.cbsnews.com/8301-505123_162-37842628/what-are-the-odds-of-an-active-portfolio-outperforming/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque não reforçar um tesouraria enquanto decides o que queres fazer?

http://www.cbsnews.com/8301-505123_162-37842628/what-are-the-odds-of-an-active-portfolio-outperforming/

para reforçar uma carteira de 9 etfs é preciso juntar cerca de 10.000€ para compensar as comissões. Esta quantia pode levar anos a juntar...

Apesar dos fundos de acções e obrigações serem piores que os etfs, acho que têm melhor rendimento a longo prazo que fundos de tesouraria.

Os fundos de gestão activa não são equivalentes a etfs, mas se forem da mesma classe de activos, melhor ou pior, devem seguir os etfs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em anexo um comparativo entre os ETF que seguem o índice MSCI WORLD STOCKS, ou seja, detenha em carteira acções das maiores empresas do mundo por capitalização bolsista.

A partir do comparativo recomendo o da DB X-trackers para quem quer capitalização de dividendos.

O da iShares para quem quer distribuição de dividendos.

post-5408-14412396614834_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida, para quem ainda não deu o passo em frente neste tipo de investimento...

O ETF da DB X-trackers replica o indíce indiretamente (Indirect Replication (Swap)), certo? Para quem quer seguir a estratégia de investimento dos primeiros posts deve escolher ETFs com replicação direta?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, andava a navegar pelo mundo dos ETF's quando descobri estes ETF's da iShares:

http://us.ishares.com/product_info/fund/overview/AOM.htm

http://us.ishares.com/product_info/fund/overview/AOA.htm

São ETF's que detêm na sua carteira outros ETF's de diferentes categorias, fazendo automaticamente a diversificação pelas diferentes categorias de produtos (bonds, equities, Internacional, Nacional, etc..)

Uma coisa que não percebi é se eles próprios vão fazendo o rebalance do portfolio, para manter as percentagens corretamente.

Bem, agora para a discussão.. Este tipo de produto teria a vantagem de não termos custos com o rebalance, no entanto estamos limitado à distribuição deles e, se bem estou a perceber, estaríamos a pagar 0,30% de comissão de gestão, no entanto, dentro do portfolio já estão outros ETF's que também eles têm as suas próprias comissões de gestão..

Bem.. que acham disto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Provavlemente fazem rebalanceamentos, mas segundo os critérios deles. Mas dentro da cada estratégia não devem permitir variações excessivas de alocações.

Quanto aos produtos em si, podem ser interessantes para quem não tenha muito capital para separar em vários ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Finalmente abri conta no BEST.

A minha ideia era aplicar um montante (cerca de 8K) e construir um destes "Lazy Portfolios", mas o gestor de conta tentou logo demover-me, e disse-me q era uma excelente altura para investir em bolsa ou nalgumas obrigações.

Ou seja, deixou-me na dúvida, pois ainda não tenho a informação, logo, a confiança, necessária para estar 100% seguro da minha decisão.

Por um lado, a vantagem de um "Lazy portfolio" é a pouca atenção q necessita, um grau de risco baixo e uma atraente taxa (atendendo ao histórico). Por outro, temos uma possível rentabilidade superior e uma pessoa que, supostamente, sabe aplicar os montantes já que é um profissional na matéria. Mas também sei q são muito poucos os profissionais q conseguem "bater o mercado".

Conselhos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finalmente abri conta no BEST.

A minha ideia era aplicar um montante (cerca de 8K) e construir um destes "Lazy Portfolios", mas o gestor de conta tentou logo demover-me, e disse-me q era uma excelente altura para investir em bolsa ou nalgumas obrigações.

Ou seja, deixou-me na dúvida, pois ainda não tenho a informação, logo, a confiança, necessária para estar 100% seguro da minha decisão.

Por um lado, a vantagem de um "Lazy portfolio" é a pouca atenção q necessita, um grau de risco baixo e uma atraente taxa (atendendo ao histórico). Por outro, temos uma possível rentabilidade superior e uma pessoa que, supostamente, sabe aplicar os montantes já que é um profissional na matéria. Mas também sei q são muito poucos os profissionais q conseguem "bater o mercado".

Conselhos?

És tu o cliente tu é que mandas lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boas a todos,

eu tenho acompanhado este tópico durante algum tempo, mas só agora que já aprendi mais é que ganhei confiança para postar aqui.

Eu vou investir num lazy portfolio. O ideal seria uma alocação igual ao que o Salvador postou originalmente, a questão é que estou com imensas duvidas em investir em ETFs no US.

Basicamente, pelo que li aqui neste e noutros foruns, não é muito aconselhado a não-residentes investir em ETFs americanos, devido a alguns impostos pouco claros (Estate Tax e FATCA) e os dividendos serem distribuidos e altamente taxados (e as brokers portuguesas, por alguma razão, não fornecem o W-8BEN).

Assim sendo, tentei arranjar um portfolio de ETFs que fossem europeus (Irlanda e Luxemburgo).

A alocação que ficou foi (20% Bonds, 12,5% Commodities, 10% REIT, 57,5% Equity) :

[table]    [tr] [td]Symbol[/td] [td]Name[/td] [td]%[/td] [/tr] [tr] [td]DBZB[/td] [td]db x-trackers II Global Sov Index ETF 1C HEDGED[/td] [td]

14,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]DXSU[/td] [td]Emerging Markets Liquid Eurobond UCITS ETF[/td] [td]

6,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]DXSM[/td] [td]db x-trackers DLBCI - OY Balanced[/td] [td]

7,5%

[/td] [/tr] [tr] [td]PHAU[/td] [td]ETFS Physical Gold/Jersey[/td] [td]

5,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]IWDP[/td] [td]iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF[/td] [td]

10,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SPYI[/td] [td]SPDR MSCI ACWI IMI ETF[/td] [td]

22,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SPYX[/td] [td]SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap ETF[/td] [td]

9,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SPYM[/td] [td]SPDR MSCI Emerging Markets ETF[/td] [td]

9,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]X023[/td] [td]ComStage MSCI USA Small Cap[/td] [td]

8,5%

[/td] [/tr] [tr] [td]SXRJ[/td] [td]iShares MSCI EMU Small Cap[/td] [td]

9,0%

[/td] [/tr][/table]

Gostava de saber qual a opinião do pessoal em relação a estas alocações, e se conhecem algum ETF (europeu) que se adeque melhor a estas alocações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

staafoo,

Na minha opinião tens de analisar 3 questões na tua alocação:

1. Redundância (repete-se apostas em activos iguais) de alguns ETF que estás a utilizar, por exemplo: utilizas SPYI e o SPYM que se tornam repetitivos na aposta em mercados emergentes. o SPYI também é redundante em relação a todos os outros small cap.

O mesmo se passa no DXSM e no PHAU...os dois têm ouro no seu cabaz de activos.

2. Tens exacta noção do risco que estás a correr? é que por exemplo só em small cap estás exposto em 26,5% da tua carteira. O que é muito para a maioria das alocações que vi até hoje. Aliás quem chega as percentagens que tu tens em small cap, normalmente tem os restantes 70% em dívida AAA muito segura precisamente para compensar o risco. Mas isto claro é uma questão pessoal.

3. Atenção aos ETF que escolhes porque alguns têm "concorrentes" que são mais baratos e mais líquidos que os teus. Exemplo: SPYM SPDR MSCI Emerging Markets ETF, tem concorrentes na db x-trackers e na ishares melhores (mais baratos e mais líquidos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pelo feedback rakmoz

1. o SPYI tem 8% de exposição a mercados emergentes, queria aumentar um pouco mais. Os outros 92% developed tao partidos em 52% USA,  23% Europa e 17% na Asia. Em relação as commodities, o DXSM tem 10% de ouro, ou seja, tenho no total 5,75% de ouro, que está bem no meu target.

2. Sim, tinha muito de small caps, embora apos ver melhor, o MSCI USA Small Cap é mais Large Cap que outra coisa. O ideal era algo Small Cap Value, mas ainda nao encontrei num ETF europeu. Alias, o meu ideal uns 15% em Small Cap Value, metade USA (VBR) e outra metade International ex-US (VSS).

3. Por exemplo, por vezes temos ETFs menos liquidos mas com TERs mais baixo. Qual é o ponto que o tradeoff de um por outro compensa?

Novas alocações:

[table]    [tr] [td]Symbol[/td] [td]Name[/td] [td]%[/td] [/tr] [tr] [td]DBZB[/td] [td]db x-trackers II Global Sov Index ETF 1C HEDGED[/td] [td]

15,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]DXSU[/td] [td]Emerging Markets Liquid Eurobond UCITS ETF[/td] [td]

5,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]DXSM[/td] [td]db x-trackers DLBCI - OY Balanced[/td] [td]

7,5%

[/td] [/tr] [tr] [td]PHAU[/td] [td]ETFS Physical Gold/Jersey[/td] [td]

5,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]IWDP[/td] [td]iShares Developed Markets Property Yield UCITS ETF[/td] [td]

10,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SPYI[/td] [td]SPDR MSCI ACWI IMI ETF[/td] [td]

31,5%

[/td] [/tr] [tr] [td]DBX1[/td] [td]db x-trackers MSCI Emerging Markets Index[/td] [td]

8,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SPYX[/td] [td]SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap ETF[/td] [td]

4,5%

[/td] [/tr] [tr] [td]SXRG[/td] [td]iShares MSCI USA Small Cap[/td] [td]

9,0%

[/td] [/tr] [tr] [td]SXRJ[/td] [td]iShares MSCI EMU Small Cap[/td] [td]

4,5%

[/td] [/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Mais um novato nestas andanças a pedir a vossa ajuda!

Quero a vossa ajuda para escolher 4 ETFs tendo em conta 2 tipos de investimento (mas seguindo sempre a filosofia de distribuição do investimento dos posts iniciais), pois devido às dúvidas sobre o regime fiscal/preços de transferências/câmbios/etc., ainda não escolhi em que plataforma ou broker vou investir:

Cenário 1 - Investimento na TD Ameritrade. Investimento 10000€ em 4 ETFs (alocações de 25%, ou algo muito próximo)

Cenário 2 - Investimento numa corretora Europeia (não sei qual, nem se é possível) ou no Best Trading Pro. Investimento 10000€ em 4 ETFs (alocações de 25%, ou algo muito próximo). ETFs cediados na Europa e de preferência que capitalizem os dividendos.

Cumpts

PS: Já agora se alguém puder responder à dúvida que tinha colocado sobre o ETF MSCI World Index UCITS ETF da DB X-trackers agradeço.

Enviado por: Max_Filas

« em: 01 Julho 2013, 23:23:21 »

Uma dúvida, para quem ainda não deu o passo em frente neste tipo de investimento...

O ETF da DB X-trackers replica o indíce indiretamente (Indirect Replication (Swap)), certo? Para quem quer seguir a estratégia de investimento dos primeiros posts deve escolher ETFs com replicação direta?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico