Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Visitante frugal

Boa noite a todos,

para estas carteiras de ETF's qual é a nossa segurança relativamente à falência da broker?

Os ETF's voltam para o nosso poder por outro intermediário.

Li algures que estamos cobertos até 25K€... sabem ilucidar-me?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boa noite a todos,

para estas carteiras de ETF's qual é a nossa segurança relativamente à falência da broker?

Os ETF's voltam para o nosso poder por outro intermediário.

Li algures que estamos cobertos até 25K€... sabem ilucidar-me?

Boas Frugal,

De acordo com o Banco de Portugal e CMVM, os intermediários financeiros garantem uma guarda garantida dos títulos em carteira, até 25K (conhecimento como o SII - Sistema de Indemnização aos Investidores), em caso de falência do banco.

Espero ter ajudado :)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foram 9 ordens de compra a 15,55 USD cada uma. Ficou em 139,95 USD. E infelizmente o BIG tem custos trimestrais de  guarda de títulos no valor de 7,38 €. Devido ao valor das ordens de compra, estou a planear fazer o rebalanceamento anualmente.

Uma ideia para fazer uma "passagem" de um banco para o outro é precisamente quando for altura dos rebalanceamentos. Já que é bem provável que seja preciso fazer uma operação de compra/venda, aproveita-se e vende-se num banco e compra-se no outro.

Como referi no meu caso, para os ETFs que não pagam dividendos, o Invest tem o preçário mais vantajoso, 10.2 USD por operação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem finalizei a minha carteira de ETFs.

Tendo em conta o preço por unidade e custos de transação, a alocação ficou assim:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; --------------------------------------> 14.73%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; -----------------------> 5.02%

IAU - iShares Gold Trust; ----------------------------------------------------------> 14.89%

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; -----------------------------> 4.98%

VNQ - Vanguard REIT ETF; ---------------------------------------------------------> 10.01%

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ----------------------------------------------> 9.92%

VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ---------------------------------------------------> 12.37%

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF  --------------------------------------------------> 9.91%

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF;  --------------------------------------> 7.50%

XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------------> 5.72%

No ouro, pptei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter. A liquidez continua a ser boa, pelo que não há grande desvantagem.

O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro. As razões para esta distribuição foram várias. Negociar nos mercados americanos é mais barato no Invest (10.4 vs 14.56 USD). A desvantagem é que no Invest se paga comissão sobre os dividendos recebidos, com um mínimo de 5€. Logo isso torna grande parte dos ETFs americanos menos atractivos, já que a maior parte paga dividendos (TLT e ITE é mensal). Logo tudo o que paga dividendos foi para o BEST, e o que não paga (matérias-primas e ETF europeu que capitaliza dividendos) para o Invest. No entanto, o XEMB até saiu mais caro em comissões, já que teve de ser negociado por telefone, já que não havia na lista do Invest online. Por outro lado, o Best Trading Pro também não tinha este ETF, logo não sei como/se seria possível utilizar a plataforma deles.

Ainda pensei utilizar mais alguns ETFs europeus, por causa da história dos dividendos. Mas vendo bem, os ETFs da Vanguard são maiores, mais diversificados, mais líquidos e com muito menores custos de gestão. Logo optei por estes na sua maioria. Só os activos para os quais não havia correspondência na Vanguard é que foram para outras companhias.

No meu caso, eu não tenciono comprar ETFs americanos e a avançar irei fazer com ETFs europeus. Chegaste a encontrar alguns bons ETFs europeus? Se sim, podes partilhar sff. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É complicado encontrar bons ETFs europeus. Talvez para um ou outro índice se arranje, mas para fazer uma carteira em moldes semelhantes dificilmente se faz.

As carteiras propostas pelo Salvador (aqui) e o LTCM (caldeirão de bolsa) são o resultado de uma grande pesquisa para tentar reunir as melhores condições.

A fazer uma carteira com ETFs europeus, teria de se fazer uma asset allocation diferente, já coisas como REIT americanos não há na europa, por exemplo. Ou então entra-se na tal problemática de sair caro negociar títulos pouco líquidos. Cada vez que fosse necessário um rebalanceamento, ia doer na rentabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem mais...na Europa, o que podemos fazer é simplificar e fazer uma carteira de 2 ou 3 fundos que tentem representar o mercado de acções/obrigações a nível mundial. Secalhar não iremos conseguir as rendibilidades de 12%, mas podemos andar próximos:

http://www.bogleheads.org/wiki/Three-fund_portfolio

http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal

Uma ideia para fazer uma "passagem" de um banco para o outro é precisamente quando for altura dos rebalanceamentos. Já que é bem provável que seja preciso fazer uma operação de compra/venda, aproveita-se e vende-se num banco e compra-se no outro.

Como referi no meu caso, para os ETFs que não pagam dividendos, o Invest tem o preçário mais vantajoso, 10.2 USD por operação.

Essa INVEST é sólida?

A diferença para as outras são só os 5EUR por operação?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal

Boas Frugal,

De acordo com o Banco de Portugal e CMVM, os intermediários financeiros garantem uma guarda garantida dos títulos em carteira, até 25K (conhecimento como o SII - Sistema de Indemnização aos Investidores), em caso de falência do banco.

Cumps

MiguLuso

MiguLuso

mas se a correctora fechar os ETF's lá permanecem e deveriamos reavê-los para outra broker, não?

O dinheiro não está parado mas sim investido, ou devia estar...

Os 25ke deveriam ser para depósitos em brokers.

cumprimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MiguLuso

MiguLuso

mas se a correctora fechar os ETF's lá permanecem e deveriamos reavê-los para outra broker, não?

O dinheiro não está parado mas sim investido, ou devia estar...

Os 25ke deveriam ser para depósitos em brokers.

cumprimentos!

Boas,

Em teoria sim, nós recebemos os títulos que poderemos depositar noutro banco/corretora.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa mas já entendi perfeitamente o que estava a perguntar.

Se eu tiver neste momento 30.000€ investidos em BCP na corretora XPTO, e essa corretora abrir falência (não podendo restituir-me os 30.000€), eu recebo 25.000€ de acções do BCP, que poderei depositar noutro intermediário financeiro.

O mesmo acontece com depósitos que existam na corretora XPTO.

Existe esta página da CMVM com respostas ás questões mais polémicas :)

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#2

Espero ter ajudado.

CUmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal

Peço desculpa mas já entendi perfeitamente o que estava a perguntar.

Se eu tiver neste momento 30.000€ investidos em BCP na corretora XPTO, e essa corretora abrir falência (não podendo restituir-me os 30.000€), eu recebo 25.000€ de acções do BCP, que poderei depositar noutro intermediário financeiro.

O mesmo acontece com depósitos que existam na corretora XPTO.

Existe esta página da CMVM com respostas ás questões mais polémicas :)

http://www.cmvm.pt/CMVM/Apoio%20ao%20Investidor/Faq/Pages/SistemadeIndemniza%C3%A7%C3%A3oaosInvestidores.aspx#2

Espero ter ajudado.

CUmps

e isso faz sentido? Quem fica com o excesso relativamente aos 25k ?

Obrigado Mig

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Alguém sabe ao que o MachineD se referia quando no post onde explica como mudou do BEST para o TD diz:

...

Infelizmente na TD a margem não é aliciante como na IB o que até daria jeito para anos em que seja mais difícil conseguir o valor de reforço que pretendo.

...

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não estou em erro, a margem é o dinheiro que o intermediário te empresta para tu investires. Portanto se ele diz que no TD Ameritrade não é tão bom como no Interactive brokers, então é pq provavelmente é mais caro no TD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

nestas estratégias nao se usa alavancagem

sai cara para a rentabilidade esperada

Frugal, acho engraçado como é possível alguém dizer com tanta certeza que "não se utiliza isto ou aquilo". As estratégias são o que são. Podem ter modificações e alterações.

A margem não é aconselhada uma vez que no longo prazo compromete os custos em quase todas as corretoras. No entanto, a IB é a prova que este não é o caso. É o mesmo que a exposição ao USD, abrir posições longas, etc etc. Vejo tantas pessoas a discutir se isto, se aquilo. E porque não começar? Quando terminarem as dúvidas já passaram 40 anos...

Há um site que faz a comparação das margens e até explica como aproveitar o conceito, não o encontrei.

Existem outras estratégias igualmente válidas como por exemplo o Dividend Investing.

http://www.dividendladder.com/ladders/

http://dividendincomeinvesting.com/

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MachineD tens toda a razão e eu estou farto de repetir isso. Ainda por cima há ETF que investem em todos os países desenvolvidos do mundo por capitalização bolsista...melhor que isto é impossível! Porque significa que estamos investidos em todas as moedas de países desenvolvidos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal

Frugal, acho engraçado como é possível alguém dizer com tanta certeza que "não se utiliza isto ou aquilo". As estratégias são o que são. Podem ter modificações e alterações.

A margem não é aconselhada uma vez que no longo prazo compromete os custos em quase todas as corretoras. No entanto, a IB é a prova que este não é o caso. É o mesmo que a exposição ao USD, abrir posições longas, etc etc. Vejo tantas pessoas a discutir se isto, se aquilo. E porque não começar? Quando terminarem as dúvidas já passaram 40 anos...

Há um site que faz a comparação das margens e até explica como aproveitar o conceito, não o encontrei.

Existem outras estratégias igualmente válidas como por exemplo o Dividend Investing.

http://www.dividendladder.com/ladders/

http://dividendincomeinvesting.com/

:)

Quanto custa alavancares uma conta no dobro?

Qual a % anual que pagas para ter uma conta na qual depositaste imagina 100K€ e tens investidos 200K€ ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho má ideia investir em 3 ETFs com tão pouco capital. As comissões de transação, pagamento de dividendos e possivelmente de custódia vão comer muito da rentabilidade. O melhor é optar por fundos que não tenham custos de subscrição e resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pcoelho, porque não verificar alguns dos lazyportfolio?

http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios

O do rick ferri tem dado bons resultados.

BND - 20%

VTI - 48%

VNQ - 8%

VXUS - 24%

Frugal, porquê alavancar ao dobro?

http://www.themargininvestor.com/margin-rate-comparison.html

Como podes verificar na IB os valores pagos pela Margem são BASTANTE mais baixos. Utilizando um dos exemplos dados neste site poderás ver ao que me refiro.

http://www.themargininvestor.com/2/post/2012/05/margin-rate-comparisons-a-make-or-break-factor-for-advanced-trading-strategies.html

DISCLAIMER: Esta é uma estratégia que não utilizo. Verifico que tem algumas vantagens e que possivelmente irei utilizar no futuro quando abrir a conta na IB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com o ruicarlov, se fosse 2k para cada ETF seria uma boa solução.

Como a quantia é menor, eu sugeria:

- 50% pictet europe index

- 50% pictet World Gover Bonds

As razões:

São low costs, para os standards de portugal 0,6% não é muito.

Filosofia parecida com a que apresentaste em ETFs.

Fundos que fazem tracking.

Se quiseres mais exposição ao mercado americano (não te aconcelho neste momento) aconcelho pictet USA index.

Precisava da vossa opinião acerca de um investimento de 2000€ pelo activobank em etf.

IShares World (50%)

IShares Euro Corporate Bond Fund (25%)

IShares Usd Corporate Bond Fund (25%)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico