Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

qual é a vossa opinião sobre este etf para quem tiver interesse em investir diretamente no mercado chinês?

Franklin FTSE China UCITS ETF

IE00BHZRR147

Apesar do fundo ser minúsculo (também só tem um ano), acham que tem os ingredientes necessários para crescer? Todas as alternativas parecem demasiado caras

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Vidolz disse:

Alguém me pode ajudar em relação aos custos anuais deste ETF no Degiro?

ISHARES MSCI WOR A

Além dos 2.5€ anuais do stock exchange que mais custos terei se por exemplo tiver o seguinte plano:

- 10k iniciais

- 500 euros mensais

À partida, mais nada...

Se quiseres fazer um segundo reforço num mês, terá de ser superior a 1000€ para continuar a ser grátis, se não estou em erro.

há 4 minutos, Patrone disse:

qual é a vossa opinião sobre este etf para quem tiver interesse em investir diretamente no mercado chinês?

IE00BHZRR147

Apesar do fundo ser minúsculo (também só tem um ano), acham que tem os ingredientes necessários para crescer? Todas as alternativas parecem demasiado caras

Se queres exposição ao mercado chinês e/ou países emergentes, dá uma espreitadela neste ETF EMQQ, tem praticamente o YTD de quase 50%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, NunoSousa05 disse:

Se queres exposição ao mercado chinês e/ou países emergentes, dá uma espreitadela neste ETF EMQQ, tem praticamente o YTD de quase 50%.

É muito específico e caro, queria algo mais abrangente e low cost, numa perspectiva de longo prazo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fechei várias posições de acções e decidi colocar o € em ETFs. Estou no processo de decisão entre o portfolio permanente do harry browne ou 60/40 e também estou no processo de decisão entre lump sum(invisto tudo de uma vez) ou DCA(vou faseando as entradas).

Sei que em termos estatísticos investir tudo de uma assentada é favorável, embora psicologicamente menos confortável. 

Pretendia conhecer a vossa opinião na decisão em diferir/adiar os impostos das mais valias, fechando posições ETF's à medida que descem, realizando menos valias para anular mais valias e comprando logo de seguida. Com isto, teria mais capital no imediato mas diferia o imposto para mais tarde.

Isto é, num cenário hipotético.

O joão efetuou 100k de mais valias. Tem de entregar 28k ao estado (28%).
    Investe 72k(restante) num portfolio 60/40. O portfolio tem uma queda de 20%. O joão vende o portfolio completo(57,6k), realizando menos valias (14,4k) e de seguida investe tudo novamente. 
    Assim, o joão nesse ano já só fez 85,6K de mais valias, tendo que entregar menos 4k ao estado que anteriormente. Difere o pagamento para o futuro, claro, caso tenha mais valias.

Existe alguma impossibilidade neste plano? Valerá a pena? É algo que façam ,por exemplo, nos rebalanceamentos em ETFs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, fousa disse:

Valerá a pena? É algo que façam ,por exemplo, nos rebalanceamentos em ETFs?

Sim. Se tens mais valias das acções e se comprares ETFs e hipoteticamente tivermos uma queda forte, o teu plano de tax loss harvesting é o ideal ?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ter gasto 10 minutos (por duas vezes até que coloquei nos favoritos) pelo post de PPR que o @sinbad escreveu: https://tinyurl.com/y2yogmye e depois de ver coisas engraçadas como https://www.justetf.com/uk/academy/etf-replication-methods.html parece-me que seria boa ideia para começar um tópico novo de ETFs como já referido.

Numa altura em que tenho muito pouco tempo e comecei o tópico de programação (https://tinyurl.com/y43wf4qk) a verdade é que há imensas sinergias entre a minha profissão e os fóruns e fazendo "tradução" de algo como a academia do Just ETF sei que seria algo com algum interesse profissional para mim e ia colocando aqui no fórum ao mesmo tempo que colocaria versões semelhantes no meu site.

Já tive a oportunidade de dizer que se calhar outras pessoas estariam tb numa posição interessante para criarem o tópico como o @Mouro Emprestado ou o @sinbad mas não vejo ng a chegar-se à frente e acho que é um projecto interessante e com o qual poderíamos avançar. Da minha parte podia eu criar o tópico mas como disse devido a limitações de tempo seria um projecto de médio prazo mas se estamos à espera que os planetas se alinhem todos para fazermos alguma coisa a vida tb não avança. Contava com a ajuda de todos, nem que seja numa criação das questões de uma FAQ (por isso podem ajudar mesmo que não percebam nada de ETFs).

Opiniões? Avançamos?

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas andei aqui a comparar 2 ETFS de equity e dois de bonds para optar por 1 de cada e pedia a vossa ajuda:

IE00BP3QZ825 iShares Edge MSCI Wld Mom Fctr    Vs  IE00B4L5Y983 iShares Core MSCI World ETF

Rent 1A -- 13.84/4.57

Rent 3A -- 16.3/9.36

Rent 5A -- 13.85/10.62

Rent Ano -- 7.63/ - 2.33

Rent Média -- 18.4/10.85

Desv. Padrão 3A -- 14.82/14.83

Sharpe -- 1.17 / 0.73

Alfa -- 2.2/1.22

Beta -- 0.84/0.93

Vocês veem alguma razão para não optar pelo MSCI world Momentum? Mesmo com TER mais alta tem melhores rentabilidades e desvio padrão idênticos e o que mais me chamou a atenção foi mesmo o comportamento do etf este ano mesmo com as quedas de Fevereiro/Março.

Depois meto as bonds para não empastelar muito isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou da opinião que quem quer optar por ter uma parte do ETFs smart beta do MSCI World acho que não deve substituir completamente mas sim fazer algo tipo 50/50 da alocação total que pretende a World Equity. Nunca se sabe se as coisas vão deixar de "funcionar". Tanto se fala de value (muito devido ao Buffet) e olhem a lambada que o value está a levar este ano. Parece que ficou acamado com Covid: https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00014G99

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

Sim. Se tens mais valias das acções e se comprares ETFs e hipoteticamente tivermos uma queda forte, o teu plano de tax loss harvesting é o ideal ?

Obrigado @Virtua

Nos USA existe a "wash-sale rule", que durante 30 dias não podem comprar o mesmo produto financeiro ou similar. Aqui em PT existe algo do género? Ou não existe esse impedimento?

Em relação a um novo tópico ETF's, o objectivo era o primeiro post ter informação útil/concentrada e indo sempre ser atualizada? Do género do trabalho que o David fez no tópico dos fundos de investimentos? Reparei agora que este tópico nem "fixado" está

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, fousa disse:

Obrigado @Virtua

Nos USA existe a "wash-sale rule", que durante 30 dias não podem comprar o mesmo produto financeiro ou similar. Aqui em PT existe algo do género? Ou não existe esse impedimento?

Em relação a um novo tópico ETF's, o objectivo era o primeiro post ter informação útil/concentrada e indo sempre ser atualizada? Do género do trabalho que o David fez no tópico dos fundos de investimentos? Reparei agora que este tópico nem "fixado" está

Na minha leiguice, aqui vai, para quê gerar mais valias se vais investir tudo o que ganhaste (72k liquidos). Não é preferivel acumular e adiar o pagamento ao estado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, fousa disse:

@pge a tua pergunta faz sentido. No meu caso, embora esses valores sejam hipotéticos ?, deve-se a uma mudança de produtos financeiros: concentrar-me na carteira passiva e reduzir as acções que me parecem desconectadas dos fundamentais. 

Ah ok as mais valias vêm das ações, tinha percebido que as mais valias vinham dos etfs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, fousa disse:

Em relação a um novo tópico ETF's, o objectivo era o primeiro post ter informação útil/concentrada e indo sempre ser atualizada? Do género do trabalho que o David fez no tópico dos fundos de investimentos?

Sim.

Citação

Reparei agora que este tópico nem "fixado" está

A pedido nosso, já com a ideia de fazer um novo, como em cima falaram

há 26 minutos, Vidolz disse:

Qual é a diferença entre vender com menos valias ou esperar que chega a mais valias?

Tax loss harvesting. Pesquisa que no google que deve haver vários "tratados" sobre isso!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 horas, Virtua disse:

Depois de ter gasto 10 minutos (por duas vezes até que coloquei nos favoritos) pelo post de PPR que o @sinbad escreveu: https://tinyurl.com/y2yogmye e depois de ver coisas engraçadas como https://www.justetf.com/uk/academy/etf-replication-methods.html parece-me que seria boa ideia para começar um tópico novo de ETFs como já referido.

Numa altura em que tenho muito pouco tempo e comecei o tópico de programação (https://tinyurl.com/y43wf4qk) a verdade é que há imensas sinergias entre a minha profissão e os fóruns e fazendo "tradução" de algo como a academia do Just ETF sei que seria algo com algum interesse profissional para mim e ia colocando aqui no fórum ao mesmo tempo que colocaria versões semelhantes no meu site.

Já tive a oportunidade de dizer que se calhar outras pessoas estariam tb numa posição interessante para criarem o tópico como o @Mouro Emprestado ou o @sinbad mas não vejo ng a chegar-se à frente e acho que é um projecto interessante e com o qual poderíamos avançar. Da minha parte podia eu criar o tópico mas como disse devido a limitações de tempo seria um projecto de médio prazo mas se estamos à espera que os planetas se alinhem todos para fazermos alguma coisa a vida tb não avança. Contava com a ajuda de todos, nem que seja numa criação das questões de uma FAQ (por isso podem ajudar mesmo que não percebam nada de ETFs).

Opiniões? Avançamos?

Da minha parte é mesmo falta de tempo ultimamente.

Num novo tópico (fechando este), deixa-se nos primeiros posts um wiki tipo o seguinte (traduzido para PT): https://www.bogleheads.org/wiki/Bogleheads®_investing_start-up_kit_for_non-US_investors ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Queria sondar os seguidores deste forum com a seguinte pergunta:

Pretendo subscrever etfs com reforço mensal (500€) e estava a fazer simulações nas plataformas onde tenho conta (Best, AB, Degiro). Para a degiro e tendo em vista valores de reforço baixos, é de longe a que compensa mais em termos de comissoes.

A questão é, existe algum risco extra consideravel por escolher a degiro em vez do best por exemplo? A maioria de voces compram por que plataforma?

Outra qustao:

Optando pela degiro, dá para "programar" reforços?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Tiago Cardoso 17 disse:

Queria sondar os seguidores deste forum com a seguinte pergunta:

Pretendo subscrever etfs com reforço mensal (500€) e estava a fazer simulações nas plataformas onde tenho conta (Best, AB, Degiro). Para a degiro e tendo em vista valores de reforço baixos, é de longe a que compensa mais em termos de comissoes.

A questão é, existe algum risco extra consideravel por escolher a degiro em vez do best por exemplo? A maioria de voces compram por que plataforma?

Outra qustao:

Optando pela degiro, dá para "programar" reforços?

Obrigado

Aconselho que vás ao tópico novo AQUI

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    A 08/09/2020 às 23:34, Patrone disse:

IE00BHZRR147

Vê os ETFs que seguem o index das empresas de acção A da china, nomeadamente de empresas que não estão listadas nem nos USA nem em HK.

Exemplo IE00BQT3WG13

Outro ETF relativo à China a ver é relativo à Internet que segue o index de umas 3 dezenas de empresas chinesas ligadas a esse sector tecnológico, como por exemplo :

Exemplo : IE00BFXR7892

A china anda a crescer mais rapidamente do que qualquer outra região do mundo e a quantidade de gente que diz que se transformará na 1 economia mundial a longo termo é cada vez maior. Se isso significa eliminação de risco ? não. Se isso significa maiores ganhos ? não. Mas não deixa de ser um facto. É esperar e ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Pretendo iniciar investimento em etf's. A intenção será adquirir apenas 2 ou 3 etf's e mantê-los a longo prazo. Existe o risco de daqui por 20 anos, por exemplo, já não haja ninguém interessado em comprar o etf que tinha adquirido (porque entretanto surgiram outros mais interessantes) não o conseguindo resgatar?
    Dada a finalidade que pretendo para os etf's, como serão poucos e não pretendo fazer muitas alterações será mais seguro optar por adquirir através de um banco em vez de uma corretora low-cost? Tenho receio de adquirir pela degiro, por exemplo, e depois surgir algum erro ou necessidade de documentação e não prestarem o apoio ao cliente que necessitar, no entanto, gostaria mais de ir adquirindo unidades do etf aos poucos do que entrar logo "de cabeça", mas adquirindo unidades "aos poucos" através de um banco, acabarei por estar a pagar comissões constantemente... qual a vossa opinião? Muito grato desde já pelos esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites