Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Bom dia. Virtua, mas esse VG GE (bonds) não tem um comportamento muito identico á equiy em tempo de crise. Para quê ter bonds se descem quando desce a equity?

Não sei se é possivel responder a isto, mas imaginando um cenário de subida dos juros para supondo 5%, poderíamos estar a falar numa descida de que ordem de grandeza de um etf de bonds goverment?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Bom dia,

Alguém sabe se estamos sujeitos aos 28% de impostos sobre mais-valias realizadas pela venda de um ETF se esse valor for posteriormente reinvestido no mesmo ETF? Sei que timing the market é um péssimo princípio, mas o cenário atual não me parece minimamente saudável.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, SmallInvestor disse:

Bom dia,

Alguém sabe se estamos sujeitos aos 28% de impostos sobre mais-valias realizadas pela venda de um ETF se esse valor for posteriormente reinvestido no mesmo ETF? Sei que timing the market é um péssimo princípio, mas o cenário atual não me parece minimamente saudável.

Obrigado

Sim, estamos sujeitos a esse imposto. A não ser que haja menos valias de outros investimentos que abatam nessas mais valias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, ruicarlov disse:

Sim, estamos sujeitos a esse imposto. A não ser que haja menos valias de outros investimentos que abatam nessas mais valias

Obrigado. Estava tentado a vender, mas não sei até que ponto valerá a pena lidar com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, SmallInvestor disse:

Obrigado. Estava tentado a vender, mas não sei até que ponto valerá a pena lidar com isso.

Se detiveres os títulos há mais de 24 meses há um pequeno efeito decorrente da aplicação dos coeficientes de desvalorização de moeda que fazem com que a mais-valia seja mais pequena e como tal também a bicada dos 28%.

Adicionalmente, se englobares esse rendimento (e todos os de capitais que tenhas no mesmo ano) e se pertenceres a escalões de IRS mais baixos que os 28% podes ter uma fatura mais pequena em vez dos tais 28% - só simulando a tua situação concreta é que ficas a saber se isto é vantajoso ou não. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, sinbad disse:

Se detiveres os títulos há mais de 24 meses há um pequeno efeito decorrente da aplicação dos coeficientes de desvalorização de moeda que fazem com que a mais-valia seja mais pequena e como tal também a bicada dos 28%.

Adicionalmente, se englobares esse rendimento (e todos os de capitais que tenhas no mesmo ano) e se pertenceres a escalões de IRS mais baixos que os 28% podes ter uma fatura mais pequena em vez dos tais 28% - só simulando a tua situação concreta é que ficas a saber se isto é vantajoso ou não. 

Obrigado. Podes indicar-me a legislação para poder simular?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, sinbad disse:

Simular o efeito do englobamento das mais-valias?

- É ires ao site das Finanças como se fosses submeter uma declaração de substituição ao último IRS que entregaste (2019, provavelmente...)

- Seleccionar a opção de pegar na última declaração entregue

- Fazes "Simular" e tomas nota do valor que te dá (tem obrigação de ser igual ao valor que pagaste/recebeste recentemente das Finanças)

- Depois (admitindo que as mais-valias são rendimentos nacionais: detidos em instituições nacionais) adicionas o Anexo G e preenche-lo devidamente

- Caso estejas a vender a totalidade da posição é colocares todos os trades de compra com os seus detalhes bem como o(s) trade(s) de venda

- Caso não estejas a vender a posição toda tens de colocar os primeiros trades (critério FIFO) que constituem a posição que estás a vender

- Tendo preenchido tudo bem fazes novamente "Simular" e reténs esse novo valor

- Da comparação dos 2 valores anteriores vês quanto é que estás a "pagar" de imposto com a mais valia - em princípio é 28% da mais valia (se for menos é porque automaticamente estão a ser considerados os coeficientes de desvalorização da moeda que dependem das datas de negociação das compras - se superiores a 24 face à data de reporte - 2019 nesta simulação; 2020 na vida real)

- Voltas ao anexo G e colocas (algures numa caixinha) que queres englobar essas mais-valias e voltas a simular.

- Comparas o valor do imposto da declaração das mais-valias sem englobamento com a do englobamento e vês qual é a mais vantajosa

Nota: NUNCA faças Submeter!!! É apenas Simular e sair quando tiveres satisfeito. Não Submetas.

Caso queiras mesmo legislação:

Art 10º CIRS: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs10.aspx

Art 50º CIRS: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs50.aspx

Nota: os coeficientes de desvalorização da moeda são publicados todos os anos em Portaria pelo que a melhor aproximação que tens (bem como toda a simulação anterior) é como se fosse 2019 (e não 2020). 

Perfeito. Muito, mas mesmo muito obrigado pela trabalheira que tiveste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Rick Lusitano disse:

Se pudesse dava-te 2 votos positivos. :)

Muito bom documentário! Vou comprar o livro com o mesmo nome.

Devia ser obrigatório em cursos de Economia Monetária. Na academia, há muito a visão neo-clássíca sem haver outras visões.

A nível de teoria económica bate certo. Como desconhecia a história económica do Japão foi muito interessante.

E ia tão bem, até quando faltava 10m, quando disse que Portugal, Espanha, Irlanda e Grécia tiveram crises bancárias durante a crise da dívida soberana na ZE.

Espanha e Irlanda foram de certeza crises bancárias, mas Portugal e Grécia foram crises de dívida pública, pois os países não conseguiam se financiar (a taxas de juro razoáveis) nos mercados, claro que os bancos que dependem das economias e compram dívida pública do país acabaram por ser contagiados, mas foram mais uma vitima da crise da dívida soberana, como são vítimas de todas as crises económicas.

Quem gostaria de perceber mais sobre os BC e Política Monetária, ou simplesmente, como funciona o mundo, pode ver esse vídeo, é uma boa introdução.

Ainda bem que gostaste. Pessoalmente também gostei bastante, e como referi atrás, consigo aprender mais informação a ver documentários do que a ler livros (que também é importante eu sei). Posto isto, se conheceres mais do género já sabes que podes partilhar :)

Abraço

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, pessoal. Ando aqui a pensar a avaliar uma reestruturação da minha carteira de ETF para reduzir os custos e o vosso feedback seria muito bem vindo.

Neste momento tenho os meus ETFs no Invest, que não cobra guarda, mas tem custos de compra. Gostava de manter os meus ETFs num banco português, por variados motivos, mas também gostava de 1. reduzir ao máximo os meus custos e 2. poder ir reforçando a minha posição periodicamente.

Neste momento o que faço é ir juntando dinheiro e uma vez por ano invisto em ETFs para otimizar custos e ser cobrado apenas uma comissão de compra. No entanto, gostava de começar a investir mensalmente, então o que estava a pensar fazer era ir investindo essa quantia mensalmente na Degiro, e anualmente fazer o processo de transferência da carteira para o Invest.

Desta forma teria a maior parte da minha carteira num banco nacional, com a segurança que na minha perspectiva vem daí (sei que há quem discorde, mas eu gosto de ter uma porta onde bater), poderia ir investindo mensalmente, e pagaria apenas os 10€ que a Degiro cobra pela transferência de títulos e os custos de conectividade. Teria sempre algum dinheiro na Degiro, claro, mas sempre uma percentagem pequena do portfolio dado que iria fazer transferências de títulos anuais.

Acham que é viável? Há algum pormenor que me está a escapar? Será problema fazer várias vezes transferências de títulos na Degiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, investindo 100k em Etfs tipo 4 a 5 no máximo acham normal conseguir cerca de 5% ao ano na totalidade dos etfs. Costumo apenas investir em cfds e estou um pouco fora dos etfs mas sei mais ou menos os que escolher. 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Professor disse:

Boa tarde, investindo 100k em Etfs tipo 4 a 5 no máximo acham normal conseguir cerca de 5% ao ano na totalidade dos etfs. Costumo apenas investir em cfds e estou um pouco fora dos etfs mas sei mais ou menos os que escolher. 

Obrigado 

Quem te disser que sim ou não, é bullshit talk. Ninguém é capaz de prever o futuro....nem mesmo os mais dotados. 

O que podes fazer é efectuar o backtest no backtest.curvo....com vários ETFs, mas lá está, são dados históricos e não são garantias para o futuro.

Existem muitas respostas que precisas tu próprio de as responder. Horizonte temporal ? ETF Accum ou que pague dividendos ? Queres investir os 100k de uma vez ou através de alguma estratégia ? 

Tudo depende da filosofia de investimento de cada um, perfil de risco e mentalidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, NunoSousa05 disse:

Quem te disser que sim ou não, é bullshit talk. Ninguém é capaz de prever o futuro....nem mesmo os mais dotados. 

O que podes fazer é efectuar o backtest no backtest.curvo....com vários ETFs, mas lá está, são dados históricos e não são garantias para o futuro.

Existem muitas respostas que precisas tu próprio de as responder. Horizonte temporal ? ETF Accum ou que pague dividendos ? Queres investir os 100k de uma vez ou através de alguma estratégia ? 

Tudo depende da filosofia de investimento de cada um, perfil de risco e mentalidade.

Existem muitas respostas que precisas tu próprio de as responder. Horizonte temporal ? ETF Accum ou que pague dividendos ? Queres investir os 100k de uma vez ou através de alguma estratégia ? 

Horizonte temporal mínimo 5 anos. 

Etf Accum ou que pague dividendos na vossa opinião qual devo escolher.

A estratégia seria investir cerca de 60% dos 100k e depois reforçar o restante numa queda. 

A ideia era investir em 3 ou 4 Etfs 1 deles mais reservado (obrigações), talvez e os outros em acções. 

Podem sempre ajudar na escolha ?

Onde colocavam as fichas e de que forma? 

Eu sei que ninguém consegue dizer com certezas que se ganha X anualmente por Etf. 

Mas nos últimos anos segundo a vossa experiência isso é possível? 5%

Um dos etfs seria sem dúvida. 

ETF iShares Core MSCI World UCITS

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Professor disse:

Existem muitas respostas que precisas tu próprio de as responder. Horizonte temporal ? ETF Accum ou que pague dividendos ? Queres investir os 100k de uma vez ou através de alguma estratégia ? 

A estratégia seria investir cerca de 60% dos 100k e depois reforçar o restante numa queda. 

A ideia era investir em 3 ou 4 Etfs 1 deles mais reservado (obrigações), talvez e os outros em acções. 

Eu sei que ninguém consegue dizer com certezas que se ganha X anualmente por Etf. 

Obrigado 

1- Se não precisas de liquidez, accum...é mais tax wise. 

2- Perfil de risco ? 

Podes optar por um portfólio clássico, por exemplo um EUPP, já que queres meter obrigações na equação.

Na minha opinião a "versão" MSCI World Quality Factor é melhor que o MSCI World dito normal.

Eu pessoalmente, com esse capital, criava um EUPP 25% Stocks/25%Gold/25%BondsLP/25%Cash e criava um VP 100% stocks onde aplicava uma estratégia de reforço, quando a cotação do activo estivesse em baixa. 

Mas não existem respostas certas ou erradas. Se fizeres essa pergunta a 10 pessoas diferentes, provavelmente terás 10 respostas diferentes.

É uma decisão exclusivamente tua. O dinheiro é teu e em caso de perdas, a responsabilidade será única e exclusiva da tua decisão....

há 12 minutos, Professor disse:

Obrigado 

Pode ser que isto te ajude...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

1- Se não precisas de liquidez, accum...é mais tax wise. 

2- Perfil de risco ? 

Podes optar por um portfólio clássico, por exemplo um EUPP, já que queres meter obrigações na equação.

Na minha opinião a "versão" MSCI World Quality Factor é melhor que o MSCI World dito normal.

Eu pessoalmente, com esse capital, criava um EUPP 25% Stocks/25%Gold/25%BondsLP/25%Cash e criava um VP 100% stocks onde aplicava uma estratégia de reforço, quando a cotação do activo estivesse em baixa. 

Mas não existem respostas certas ou erradas. Se fizeres essa pergunta a 10 pessoas diferentes, provavelmente terás 10 respostas diferentes.

É uma decisão exclusivamente tua. O dinheiro é teu e em caso de perdas, a responsabilidade será única e exclusiva da tua decisão....

Pode ser que isto te ajude...

So para explicar que o user pode nao saber as siglas todas. O EUPP é o portfolio Permanente ou de Harry Browne mas adaptado à realidade europeia. Há muito literatura sobre o mesmo que o user pode pesquisar e tirar as suas conclusões.

O VP que o user se refere é o variable portfolio que pode ou não acompanhar o portfolio "core" (principal) do Harry Browne. Pode ser útil quando se quer brincar um bocado com outras estratégias sem desviar muito dinheiro da estratégia principal. Mas há quem não concorde pq na realidade quem usa o VP nao está na verdade a fazer uso do portfolio do Harry Browne. Mas isso são outros quinhentos!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 9/4/2020 at 10:54 PM, jppg said:

A ideia na teoria pareceu-me interessante, mas nem de propósito hoje tinha feito a pergunta ao apoio ao cliente da Degiro sobre o processo de transferência da carteira e a resposta deles foi:

"

É possível efectuar a transferência do seu portfólio da DEGIRO, no entanto, há vários pontos a considerar antes de começar;

• A DEGIRO cobra uma taxa de € 10,00 + custos externos por posição para transferir. Estes custos externos podem variar e podem exceder € 100 por posição, dependendo da bolsa. Por exemplo, os custos externos para posições na LSE são de € 44,00, o ISE é de € 74,00 e a NYSE / NASDAQ é de € 46,00 (aproximadamente).

• É possível também que o seu banco ou corretor atual possa cobrar uma taxa pela transferência do seu portfólio.
    • Também é importante observar que uma transferência completa do portfólio pode levar várias semanas para ser concluída. (04-06 semanas)

• "

Obrigado pela resposta!

Tenho que ver quais serão esses custos externos para a Euronext Amsterdam. Se existirem e não forem "simbólicos", vai quebrar logo a viabilidade desta abordagem.

Relativamente ao banco, penso que a maioria deles aceita o portfólio sem custos. Eles gostam de receber.

Durar 4 a 6 semanas de facto é chato, mas tolerável. Não sei é qual será o impacto de estar a comprar posições num determinado ETF quando a carteira está em processo de transferência para outra instituição. :D

As voltas que uma pessoa dá para tentar reduzir custos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, Vidolz disse:

Alguém me pode ajudar em relação aos custos anuais deste ETF no Degiro?

ISHARES MSCI WOR A

Além dos 2.5€ anuais do stock exchange que mais custos terei se por exemplo tiver o seguinte plano:

- 10k iniciais

- 500 euros mensais

Sendo um dos ETFs gratuitos da lista da Degiro (confirma pelo ISIN), não terás mais custos.

Tens é de ver as condições de elegibilidade para a compra gratuita do ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites