Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 55 minutos, Lynch II disse:

Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantemente ?

Alguns fóruns (ex.: https://www.bogleheads.org/wiki/Main_Page) têm páginas "wiki" onde determinada informação fica guardada/estruturada o que permite que algumas respostas a questões de users sejam apenas remetê-los para a wiki.

Não sei se neste forum existem ou podem ser criadas páginas wiki? Alguém sabe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 10 minutos, sinbad disse:

Alguns fóruns (ex.: https://www.bogleheads.org/wiki/Main_Page) têm páginas "wiki" onde determinada informação fica guardada/estruturada o que permite que algumas respostas a questões de users sejam apenas remetê-los para a wiki.

Não sei se neste forum existem ou podem ser criadas páginas wiki? Alguém sabe?

Pode-se também fazer um novo tópico, com uma página inicial com alguns FAQs e que possa ser actualizado com nova informação relevante.

Para isso terá de se fechar este tópico em conjunto com a moderação, para a discussão passar para o novo tópico.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Lynch II disse:

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum :

Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantemente ?

É produtivo estar sempre a dar as mesmas respostas quando muitas das vezes seria mais prático ter um post inicial que no fim sugerisse leituras e blogs de forma a que quem realmente quer aprender possa evoluir ?

Admiro e parabenizo alguns users que vejo aqui a investirem o seu tempo para ajudar tanta gente e que muitas das vezes nem recebem um simples obrigado

A literacia financeira é um favor , uma ajuda de valor incalculável ao País 

Há pessoas que gostam de fazer essas coisas mas o tópico não é neste fórum ?

Sempre fui fã desse tipo de coisas e fiz vários, desde p2p/emule até trading na betfair quando ainda andava na faculdade. Começo a fazer algum tipo de triagem via blog da future proof (fazer blog posts de coisas que me perguntam várias vezes) mas penso que algo mais informal seria o ideal!!

Muita informação boa até está em inglês e planeio começar a "traduzir" muitas coisas e esse tipo de local onde a info está agregada é o primeiro sítio para onde um investidor novato deveria ir!

há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Para isso terá de se fechar este tópico em conjunto com a moderação, para a discussão passar para o novo tópico.

Saíste-me cá um liberal... ? Moderação.... pfff! É decidirmos e fazemos um novo! Se entre nós acordarmos isso qual é o problema? Por mim, se for de acordo com o resto da comunidade faz-se um novo. Já disse até que que votava em ti para user deste tópico por isso LOL

EDIT:  Penso que a info do Salvador no início deste tópico é muito boa e não deve ser de todo descartada mas pode ser actualizada. As imagens já nem dão e é muito focado nos USA

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 minutos, Virtua disse:

Saíste-me cá um liberal... ? Moderação.... pfff! É decidirmos e fazemos um novo! Se entre nós acordarmos isso qual é o problema? Por mim, se for de acordo com o resto da comunidade faz-se um novo. Já disse até que que votava em ti para user deste tópico por isso LOL

Xiu... liberal, não anarco-capitalista (isso é mais o @5coroas ? ).

Agora a sério, para fechar, tipo meter um aloquete para mais ninguém interagir neste tópico, tem mesmo de ser a Moderação a fechá-lo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Agora a sério, para fechar, tipo meter um aloquete para mais ninguém interagir neste tópico, tem mesmo de ser a Moderação a fechá-lo. 

Percebo-te. Não me tinha apercebido que estava "fixo". Pensava que dava para deixar deixar "morrer" de forma mais suave.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Virtua disse:

Há pessoas que gostam de fazer essas coisas mas o tópico não é neste fórum ?

Sempre fui fã desse tipo de coisas e fiz vários, desde p2p/emule até trading na betfair quando ainda andava na faculdade. Começo a fazer algum tipo de triagem via blog da future proof (fazer blog posts de coisas que me perguntam várias vezes) mas penso que algo mais informal seria o ideal!!

Muita informação boa até está em inglês e planeio começar a "traduzir" muitas coisas e esse tipo de local onde a info está agregada é o primeiro sítio para onde um investidor novato deveria ir!

EDIT:  Penso que a info do Salvador no início deste tópico é muito boa e não deve ser de todo descartada mas pode ser actualizada. As imagens já nem dão e é muito focado nos USA

Eu ainda faço ?

Infelizmente com a regulamentação os foruns tugas morreram bastante... 

Tempos aureos 2008-2013 ?

Editado por Lezz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico
    A 27/08/2020 às 17:16, Virtua disse:

Tive que os chatear para colocarem o esse e o AGGH, que lá está com o ticker EUNA: https://tinyurl.com/y4v48xp8

Entretanto aproveitaram para renovar/aumentar a oferta de ETFs e até americanos lá conseguimos encontrar (muito fruto de trabalho de pessoas do banco que trabalham directamente comigo). Acabei de ver que até o VAGF que eu e o @sinbad estavamos a falar tb se encontra lá: https://tinyurl.com/yyxkvu4q

qual o custo etf no invest ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, ruicarlov disse:

Pronto, já não está fixo. Se o quiserem deixar morrer suavemente é uma opção. A escolha é vossa.

Não sabia que eras moderador @ruicarlov. Lembro-me de ter trocado umas mensagens contigo há uns tempos. Obrigado.

Agora é decisão da comunidade suponho eu!!

há 58 minutos, superkinas disse:

qual o custo etf no invest ?

Depende de onde é cotado, sendo a maioria entre frankfurt e amesterdão parece-me que é 0.15% e 0.1% respectivamente (com 9.5 euros de mínimo para Amesterdão e 12.5 para Frankfurt).

Capture.PNG.2d74d129af2b7d5c1e1d96d779547af5.PNG

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Não sabia que eras moderador @ruicarlov. Lembro-me de ter trocado umas mensagens contigo há uns tempos. Obrigado.

Também já te fui ouvir falar uma vez ali para o espaço amoreiras.

Atualmente sou o único moderador participante neste fórum. Infelizmente toda a administração está MIA. Se compilarem algum FAQ novo para os ETFs, digam-se para eu fixar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

Agora é decisão da comunidade suponho eu!!

Depende de onde é cotado, sendo a maioria entre frankfurt e amesterdão parece-me que é 0.15% e 0.1% respectivamente (com 9.5 euros de mínimo para Amesterdão e 12.5 para Frankfurt).

Capture.PNG.2d74d129af2b7d5c1e1d96d779547af5.PNG

obrigado,

uma duvida adicional se fossem comprar etf acçoes reino unido o que comprariam em euros ou em libras ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investidores com SPY e SPY5: Os mercados estão tolos e sobrecomprados!! Não reforço.

Investidores com IQQ0: Porque é que o meu ETF não sobe? Não reforço.

No fundo acho que as pessoas arranjam sempre justificações para o seu medo de investir (independentemente das justificações, sendo muitas vezes até contraditórias). Por isso me foco tanto na parte psicológica do investimento.

IQQ0:

image.png.8cad45c8c0e64ef76d113b5c0f55a9fc.png

image.thumb.png.09e26e9de303119c72062407add90b06.png

IQQ0 vs IWDA: https://tinyurl.com/y3temckc (a comparação deste link é actualizado pelo menos uma vez por mês)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/08/2020 às 12:59, Lynch II disse:

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum :

É produtivo estar sempre a dar as mesmas respostas quando muitas das vezes seria mais prático ter um post inicial que no fim sugerisse leituras e blogs de forma a que quem realmente quer aprender possa evoluir ?

Admiro e parabenizo alguns users que vejo aqui a investirem o seu tempo para ajudar tanta gente e que muitas das vezes nem recebem um simples obrigado

A literacia financeira é um favor , uma ajuda de valor incalculável ao País 

Perfeitamente de acordo, e poderia ser tipo plataforma aberta , onde cada um ia adicionando algo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Mario Aguiar disse:

Perfeitamente de acordo, e poderia ser tipo plataforma aberta , onde cada um ia adicionando algo

No "meu" tópico noutro fórum só nunca tive pessoas que contribuíssem para a primeira página mas penso que faz muito sentido ? Não seria tipo "qualquer coisa que quisessem" mas se for algo de jeito sim, concordo. Aliás fui o primeiro a dizer para não se deixar perder os posts iniciais do salvador neste tópico!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Digamos um portfólio com 50% ETF's / 40% Dividend stocks / 10% Growth stocks (arriscar mais aqui).

Vocês por norma também diversificam nos ETF's ou tentam simplificar e ter apenas 1 (por ex o  um ETF que siga o SP 500) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 24/08/2020 às 17:00, Virtua disse:

@Toda a gente com quem falei do The Intelligent Investor

Quis o destino que depois desta discussão o meu parceiro profissional me pedisse para colocar coisas relacionadas com o livro no site.

Tenho de admitir que me custou colocar um vídeo de resumo do TII ao lado de entrevistas com o Fama, Markowitz, Bogle, Sharpe e até o Harari ??

https://www.futureproof.pt/conteudos/ver

Que mau, VG. O Graham é assim tão mau, para ti? Até tens M. Lewis. :)

Não será um bias teu contra o value investing, talvez por ser uma área mais desconhecida para ti do que MPT?

Excelente página, tem vídeos de pessoas que curto, excelente para passar um bom bocado entretido. ;)

Olha que o autor (MIT Laboratory for Financial Engineering) de maior parte dos vídeos no Youtube bloqueou a visualização dos vídeos na tua página. Só dá para os ver no Youtube.

Editado por Rick Lusitano
    (Posts agrupados)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 24/08/2020 às 22:04, Virtua disse:

Outro utilizador quando fala comigo até coloca às vezes "(Pergunta retórica)" à frente da questão para eu saber que não é para responder :rolleyes:

? Are you talk to me?! :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 25/08/2020 às 10:07, sinbad disse:

Acho (não tenho a certeza) que estás a confundir a utilização do termo "gestão passiva". Parece-me que o interpretaste numa lógica de te manteres no caminho, de não te desviares da tua estratégia. O que é bom, mas não é com esse sentido que se usa normalmente "gestão passiva" (vs "gestão ativa"). Gestão ativa é aquela que acha que analizando a informação das  empresas se conseguem identificar as que se devem comprar e as que não se devem comprar, também acham que por vezes se deve entrar no mercado e outras vezes sair do mercado ou de determinadas posições - é o chamado "stock picking" e "market timing".

A gestão passiva, por outro lado, baseada em estudos académicos defende de que não existe evidência de que os gestores/instituições que prosseguem ativamente a gestão consigam CONSISTENTEMENTE bater o mercado, isto é, ter performances superiores às do mercado medido por um índice representativo (MSCI World, S&P500,...).

Esta discussão entre gestão ativa e passiva faz correr muita tinta. Eu pessoalmente gosto de acreditar na gestão passiva. No meu caso pessoal, tendo tido previamente más experiências com a gestão ativa (depois de algumas boas experiências como costuma suceder), foi quando conheci a possibilidade da gestão passiva - ainda por cima suportada por provas académicas  - que me decidi a investir. Obviamente que depende das circunstâncias de cada um, mas até agora não me arrependi.

PS1: Dependendo da tua idade 15/20 anos parece-me curto. É mesmo assim? Eu, que devo ser mais velho, aponto para 30 anos de horizonte temporal.

PS2: Se tiveres dúvidas com as leituras diz, que a malta ajuda.

De certo que saberás, os estudos académicos não são verdades absolutas.

Diversos estudos académicos, até mesmo de gurus Nobel na Matemática Financeira erram. Basta ver quem estava nos bastidores do LTCM.

Sharpe, por exemplo já reviu a sua própria fórmula de Sharpe Ratio. O SR tem limitações.

Como decerto o Virtua poderá explicar muito melhor do que eu (é a sã loucura dele), não há modelos matemáticos perfeitos.

O modelo matemático/estratégia de investimento X pode ter sido a melhor no passado, mas nada nos garante que irá funcionar no futuro.

O mundo académico não acreditava em taxas de juro até elas aparecerem. E parte dos pressupostos existentes caíram por terra.

Até na academia ainda se ensina como se as taxas de juro fossem positivas, porque é mais fácil explicar aos alunos.

O Fed e a comunidade académica dos US ainda tem alguma resistência a taxas de juro negativas nos US. (No Japão e na Zona Euro já se quebraram esses tabus.)

E pumba, este ano, mais um dogma se estilhaçou, quando os futuros do Oil foram a terrenos negativos, algo impensável.

Agora, quais serão os próximos dogmas académicos a quebrar no futuro? ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 28/08/2020 às 12:45, Mouro Emprestado disse:

Ninguém sabe, é apenas ruído de curto-prazo.

Investir com base em declarações do FED ou do BCE é só... ignorante.

Well, o Fed e o BCE são apenas os 2 maiores market makers e market movers.

A economia mundial está muito dependente desses 2 BC. Para além de influenciar as economias desses 2 blocos, influenciam indirectamente as outras economias mundiais. Para além que influenciam muito os mercados financeiros globais, tanto em Bonds, Forex, Acções, Derivados e Commodities (se quiser ser mais preciosista, afectam todas as classes de activos, até as alternativas, como as criptos, private equity, private debt, etc).

Se não se toma atenção ás declarações e medidas desses 2 BC, o que se irá tomar em atenção? ;)

Até podes não ler mais nada, mas esses 2 BC serão o Santo Graal. O Fed por ser o BC da maior economia mundial, e o BCE por nos afectar directamente.

Aliás as declarações e medidas desses 2 BC não são geralmente de curto-prazo como dizes. Eles evitam tomar medidas de curto-prazo e reagir a alterações de curto-prazo, sendo as únicas excepções, crises financeiras e/ou crises económicas.

Se tiveste o maior bull market da história dos US agradece ao Fed. Se Portugal não pediu outro resgate e a ZE não se desagregou, pode-se agradecer ao BCE. E agora a recuperação dos mercados após a queda em Fevereiro-Março, deve-se exclusivamente a estes BC, porque decerto que não as respectivas economias.

Em finais de 2018, houve uma brutal correcção dos mercados devido a declarações do Fed. Quando a Lagarde do BCE fez o seu 1º discurso, abalou os mercados de Bonds EUR. Ao contrário do Draghi com as suas famosas palavras salvou o EUR e a ZE.

Como se pode ver as declarações e medidas desses 2 BC, são relevantes, e dão ou retiram retornos, criam-se oportunidades de reforços ou de novas entradas.

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Que mau, VG. O Graham é assim tão mau, para ti? Até tens M. Lewis. :)

Não será um bias teu contra o value investing, talvez por ser uma área mais desconhecida para ti do que MPT?

Pelo menos o M.Lewis é divertido e relativamente informativo.

Eu de uma forma geral detesto tudo o que tem uma aura de "it's the best way". Não é particularmente só Graham, mas pela forma como o pessoal pegou em value para se publicitarem etc etc. Toda a gente e a sua vizinha vão ser os próximos Warren Buffets. É um bias meu sim, mas não é pelo desconhecimento, embora reconheça que bottom up não é a minha praia.

Citação

Olha que o autor (MIT Laboratory for Financial Engineering) de maior parte dos vídeos no Youtube bloqueou a visualização dos vídeos na tua página. Só dá para os ver no Youtube.

Já reparei. Mas olha, é o que é. Não posso fazer nada ?

Citação

Excelente página, tem vídeos de pessoas que curto, excelente para passar um bom bocado entretido. ;)

Thanks ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Virtua disse:

Investidores com SPY e SPY5: Os mercados estão tolos e sobrecomprados!! Não reforço.

Investidores com IQQ0: Porque é que o meu ETF não sobe? Não reforço.

No fundo acho que as pessoas arranjam sempre justificações para o seu medo de investir (independentemente das justificações, sendo muitas vezes até contraditórias). Por isso me foco tanto na parte psicológica do investimento.

IQQ0:

image.png.8cad45c8c0e64ef76d113b5c0f55a9fc.png

image.thumb.png.09e26e9de303119c72062407add90b06.png

IQQ0 vs IWDA: https://tinyurl.com/y3temckc (a comparação deste link é actualizado pelo menos uma vez por mês)

Já me tinha feito essa questão, numa primeira análise acho que se deve a sobre-exposição ao ouro, o consumo que arranca ainda tímido e desvalorização do dólar, perde para o IWDA porque a tecnologia pesa mais, este fundo realmente não está a descolar nada.

image.png.00661197732c522782a19470f7f230c2.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites