Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 2 horas, sinbad disse:

Pois, acho que tem mesmo a ver com o momento em que "tropeçamos" no livro. Foi um livro com que não me deparei quando comecei e mais tarde quando fui ver se valia a pena não me passou o "sniff test".

Sim, penso que neste tipo de livros (e neste em especial) tem muito a ver com o nosso “momento”!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 23/08/2020 às 18:43, Rick Lusitano disse:

"

Não conheço. Podes pôr o link desse doc. No Youtube há vários.

Que tipo de coisas gostas de ver?

De um site de uma pessoa amiga, uns pequenos vídeos lúdicos (sem intuito de fazer publicidade) :

Historia da Bolsa de Amesterdao - https://www.youtube.com/watch?v=di8xpprrapk

JESSE LIVERMORE: O Maior Investidor do Início do Séc.XX - https://www.youtube.com/watch?v=A1CuuFd_eR0

Quantas vezes, depois de um filme, fico a conversar com outras pessoas para perceber algumas coisas do filmes/séries, e acaba-se às vezes por descobrir incongruências na narrativas (erros na história, na produção do vídeo, roupa, etc). Na altura do visionamento, às vezes consegue-se perceber, mas se tiver um ritmo acelerado, nem dá tempo para perceber.

Foi esse. Obrigado pelos conselhos, vou ver esses.

Relatvamente a livros, como referi no ínicio, o Rich Dad Poor Dad não é um livro sobre investimentos, é um livro sobre mentalidade financeira, e tem a sua importância para quem tem falta de based de educação financeira em Portugal.

De livros, Aconselho o Random Walk Down Wall Street.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/08/2020 às 17:12, Vidolz disse:

Já li o inteligent investor e já está desatualizado com os dias de hoje.

Investir com base em P/E's etc de empresas é de antigamente.

Hoje em dia basta ter o FED e stonks only go up!

Estou actualmente a ler o livro e os conceitos que este pretende transmitir, vão muito mais além disso. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diriamos que investia neste ETF: 

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5Y983#listing - ISHARES MSCI WOR A (IWDA)

Pergunta:

- Pelo que vi no site do fundo (https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/251882/ishares-msci-world-ucits-etf-acc-fund) é um ETF Accumulating.

Accumulating ETFs are the best choice as they automatically reinvest your income back into the fund at no extra expense.

- Isto signifca basicamente que o valor do ETF apenas aumenta?

ou 

- Iria receber algum dividend anual? Onde posso ver o valor desse dividend ao longo dos anos, como o atual?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Vidolz disse:

Diriamos que investia neste ETF: 

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B4L5Y983#listing - ISHARES MSCI WOR A (IWDA)

Pergunta:

- Pelo que vi no site do fundo (https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/251882/ishares-msci-world-ucits-etf-acc-fund) é um ETF Accumulating.

Accumulating ETFs are the best choice as they automatically reinvest your income back into the fund at no extra expense.

- Isto signifca basicamente que o valor do ETF apenas aumenta?

ou 

- Iria receber algum dividend anual? Onde posso ver o valor desse dividend ao longo dos anos, como o atual?

Acumulação = O que ETF/FI recebe, seja dividendos, cupões, juros, ganhos de capitais, etc, é reinvestido na compra de mais activos para a carteira do ETF/FI. Não há distribuição de dividendos.

Distribuição = ETF/FI distribui parte dos rendimentos obtidos, pode ter diversas frequências de pagamentos, mensal, trimestral, semestral, anual.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até que ponto um etf de mercados emergentes pode ser “forçado” a vender as posições na China por exemplo, se/quando esta passar a ser considerado um mercado desenvolvido? Qual diriam que é a probabilidade de isso acontecer nos próximos 20-30 anos?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 horas, Lynch II disse:
    1. Não sabia , é surpreendente  ,fiz uma pesquisa básica e deparei-me entre outras coisas com isto.
    2.  
    3. The lack of convertibility of the national currency. Investors are forced to use the Korean won and local counterparties only during business hours. The lack of a 24-hour foreign currency exchange system compromises the trading and liquidity of the developed market index-tracking strategies. Additionally, non-residents are not permitted to buy won-denominated hedge funds, including forward currency contracts.
    4. Restrictions imposed by the local exchange. South Korea prohibits in-kind transfers of securities.

In August 2016, the government reformed the country’s foreign investor identification registration rule for the first time in 24 years and extended the operation hours of the stock and exchange markets by 30 minutes.

With further reforms that will address concerns, MSCI will likely reclassify South Korea as a developed market, and investors will agree on single classificatio

Não sabia disto.

Não me passaria pela cabeça que a Coreia do Sul ainda possui restrições cambiais (nós não temos noção nenhuma sobre controlo de capitais, viva o ECU e o Euro!), mas OK isso explica esta situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Com vista a substituir o meu ETF de Bonds IBGS (govt europeu até 3Y) por um mais abrangente e com maturidade/duration um pouco mais longa estou indeciso entre o AGGH (Ishares) e o VAGF (Vanguard) que me parecem bastante semelhantes. Alguém tem opinião sobre qual seria preferível?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, sinbad disse:

Boas,

Com vista a substituir o meu ETF de Bonds IBGS (govt europeu até 3Y) por um mais abrangente e com maturidade/duration um pouco mais longa estou indeciso entre o AGGH (Ishares) e o VAGF (Vanguard) que me parecem bastante semelhantes. Alguém tem opinião sobre qual seria preferível?

Obrigado.

Esse VAGF é excelente ETF. Bem apanhado. Vês alguma razão para a overperformance do VAGF? a duration é demasiado semelhante para uma performance tão melhor. A qualidade creditícia tb é bastante semelhante.

Vou analisar isto melhor quando tiver tempo mas se quiserem começar a discussão mostro aqui o que vi assim de repente:

VAGF:

image.png.e5f1acf6841db934f663d25655e08687.png

AGGH:

image.png.83b2789c0ed6782ec6e2b34e5e6544dc.png

Será quase tudo por causa daquele último dia? Vou ter de correr alguns backtests comparativos mais logo. Mas gosto do que vejo!!

https://global.vanguard.com/portal/site/loadPDF?country=nl&docId=21517

https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/291770/ishares-core-global-aggregate-bond-ucits-etf-fund

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Virtua disse:

Vou ter de correr alguns backtests comparativos mais logo. Mas gosto do que vejo!!

As desvantagens que aponto ao VAGF são o facto de ser muito recente e (consequentemente) ter um AUM ainda muito pequeno. Também me parece que tem 0.11% de TER vs os 0.10% do AGGH. 

No entanto, vendo um gráfico de performance (em EUR) de ambos para o mesmo periodo (início 20/06/2019) dá para ver que se seguem muito de perto mas com vantagem para o Vanguard (e não é performance só do último dia). Assim, a "olhómetro" o Vanguard parece-me melhor (mas muito recente e pequeno...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Virtua disse:

No momento de stress em Março viu-se bem que o VAGF "cedeu" um pouco!!

Obrigado pela análise, @Virtua

É um bocado estranho, até Mar2020 são mais ou menos equivalentes; depois o VAGF dá um trambolhão e parece que fica a milhas do AGGH mas depois disso não só recuperou tudo como alargou a vantagem. O facto de ser Vanguard, à partida, agrada-me (efeitos da "publicidade" dos livros do Bogle?) mas assusta-me um bocado esta volatilidade acrescida face ao AGGH - ainda por cima nos momentos de stress.

PS: sabes o que difere entre o VAGF e o VG_GB? Parecem muito alinhados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, sinbad disse:

assusta-me um bocado esta volatilidade acrescida face ao AGGH - ainda por cima nos momentos de stress.

O Rácio tb exagera um pouco. Acho que houve ali um desfasamento de preços mais do que qualquer outra coisa. A diferença de 2 pontos percentuais foi momentânea. O AGGH recuperou  1 dia mais cedo, nada mais do que isso, ao que me parece.

O maior DD é devido tb ao facto de o VAGF teve um pico mais alto logo no início de Março (quase um p.p)

Resumindo: É um espaço de tempo demasiado curto e a análise deve ser vista com cautela ("taken with a grain of salt").

Citação

Assim o esperaria. São ambos da Vanguard e eles têm uma forma "especial" de criação dos ETFs fazendo uma ligação muito próxima entre os ETFs e os index funds. Não sei se na Europa seguem essa fórmula mas nos EUA os ETFs deles derivam directamente dos index funds acho eu. Por isso é que disse que a volatilidade pode ser baixa liquidez, como o facto de ter demorado a reagir à recuperação e ficando momentaneamente bastante atrás do AGGH.

Assim a olho e não sendo muito pormenorizado simplesmente me parece que o AGGH teve underperformance no pós-crise!! (Ali em meados de Março, já na recuperação, estavam os 3 no mesmo ponto +/-)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, sinbad disse:

Só agora é que percebi o que disseste: o VG_GB é index fund (e o VAGF é ETF).

Em termos do que está lá dentro deve ser a mesma coisa (dados os CAGR/Return)... e a aparente volatilidade acrescida do VAGF poder resultar do facto de ser ETF, estar mais sujeito a efeitos de procura/oferta pontuais e movimentos estranhos na hora do fecho das bolsas, pode ser? (e por exemplo aquele outlier de Mar2020 não ser bem real, ser mais ruído)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, sinbad disse:

Em termos do que está lá dentro deve ser a mesma coisa (dados os CAGR/Return)... e a aparente volatilidade acrescida do VAGF poder resultar do facto de ser ETF, estar mais sujeito a efeitos de procura/oferta pontuais e movimentos estranhos na hora do fecho das bolsas, pode ser? (e por exemplo aquele outlier de Mar2020 não ser bem real, ser mais ruído)

Imagino que estavamos a escrever ao mesmo tempo e não tivesses lido o meu post anterior. Sim. Pensamos de forma semelhante!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Virtua disse:

Imagino que estavamos a escrever ao mesmo tempo e não tivesses lido o meu post anterior. Sim. Pensamos de forma semelhante!

Yep, foi isso que aconteceu. De qualquer forma gostei deste da Vanguard, acho que já tenho eleito para a substituição. Só tenho que ver agora os impactos fiscais da substituição...

Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Fernandez disse:

Alguém me pode confirmar que o IWDA já está disponivel no Banco Invest?

Tive que os chatear para colocarem o esse e o AGGH, que lá está com o ticker EUNA: https://tinyurl.com/y4v48xp8

Entretanto aproveitaram para renovar/aumentar a oferta de ETFs e até americanos lá conseguimos encontrar (muito fruto de trabalho de pessoas do banco que trabalham directamente comigo). Acabei de ver que até o VAGF que eu e o @sinbad estavamos a falar tb se encontra lá: https://tinyurl.com/yyxkvu4q

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Assumo desde já que não percebo muito (ou quase nada) de mercados financeiros mas estive a discutir o temas mais falado no dia de hoje (Diria eu) junto de alguns colegas e na perspectiva de quem não é conhecedor e não  entendendo quase nada do mercado, será que alguém poderia explicar de forma simples a influência do anúncio da FED tem/teve no índice SP500 e que estratégia Era esperada fazer (da perspectiva de quem  já detinha posições e de quem não tinha).
     Que especulações  estão associadas a este continuo aumento do valor? Vejo todos a prever os 3600 e de um new bull market. 

Queria só tentar perceber melhor estas previsões e de que forma se pensa nestes cenários em que existe muitas oportunidades.

esta foi uma oportunidade de venda de quem já tinha? 
    Ou seria lógico quem não tinha nada neste índice comprar? Ou essa oportunidade teria sido em Março e agora veria valorizar o seu investimento?

obrigada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 16 horas, Visitante Egg disse:

Boas,

Assumo desde já que não percebo muito (ou quase nada) de mercados financeiros mas estive a discutir o temas mais falado no dia de hoje (Diria eu) junto de alguns colegas e na perspectiva de quem não é conhecedor e não  entendendo quase nada do mercado, será que alguém poderia explicar de forma simples a influência do anúncio da FED tem/teve no índice SP500 e que estratégia Era esperada fazer (da perspectiva de quem  já detinha posições e de quem não tinha).

Que especulações  estão associadas a este continuo aumento do valor? Vejo todos a prever os 3600 e de um new bull market. 

Queria só tentar perceber melhor estas previsões e de que forma se pensa nestes cenários em que existe muitas oportunidades.

esta foi uma oportunidade de venda de quem já tinha? 
    Ou seria lógico quem não tinha nada neste índice comprar? Ou essa oportunidade teria sido em Março e agora veria valorizar o seu investimento?

obrigada!

Ninguém sabe, é apenas ruído de curto-prazo.

Investir com base em declarações do FED ou do BCE é só... ignorante.

Para quem pouco percebe, é melhor ler este tópico desde o início (mais o tópico dos Fundos de Investimentos).

O que é importante é definir uma estratégia de longo-prazo. Depois disso, é ir seguindo os ganhos de consciência tranquila. 

Escrito isto porque quem em Fevereiro/Março esteve a perder, na sua carteira de investimento, o dobro do seu salário anual e que mesmo assim nada fez, porque seguiu a sua estratégia de investimento delineada para o longo-prazo.

Edit: Só para enquadrar, as perdas momentâneas parecem elevadas por causa do valor do investimento e porque... ETFs alavancados (que não recomendo a ninguém!). O EUPP na altura teve perdas apenas a rondar os 13% (face aos ganhos do princípio do ano... a perda máxima ascendeu a cerca de 7%).

Editado por Mouro Emprestado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico