Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Ontem finalizei a minha carteira de ETFs.

Tendo em conta o preço por unidade e custos de transação, a alocação ficou assim:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; --------------------------------------> 14.73%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; -----------------------> 5.02%

IAU - iShares Gold Trust; ----------------------------------------------------------> 14.89%

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; -----------------------------> 4.98%

VNQ - Vanguard REIT ETF; ---------------------------------------------------------> 10.01%

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ----------------------------------------------> 9.92%

VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ---------------------------------------------------> 12.37%

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF  --------------------------------------------------> 9.91%

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF;  --------------------------------------> 7.50%

XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------------> 5.72%

No ouro, pptei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter. A liquidez continua a ser boa, pelo que não há grande desvantagem.

O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro. As razões para esta distribuição foram várias. Negociar nos mercados americanos é mais barato no Invest (10.4 vs 14.56 USD). A desvantagem é que no Invest se paga comissão sobre os dividendos recebidos, com um mínimo de 5€. Logo isso torna grande parte dos ETFs americanos menos atractivos, já que a maior parte paga dividendos (TLT e ITE é mensal). Logo tudo o que paga dividendos foi para o BEST, e o que não paga (matérias-primas e ETF europeu que capitaliza dividendos) para o Invest. No entanto, o XEMB até saiu mais caro em comissões, já que teve de ser negociado por telefone, já que não havia na lista do Invest online. Por outro lado, o Best Trading Pro também não tinha este ETF, logo não sei como/se seria possível utilizar a plataforma deles.

Ainda pensei utilizar mais alguns ETFs europeus, por causa da história dos dividendos. Mas vendo bem, os ETFs da Vanguard são maiores, mais diversificados, mais líquidos e com muito menores custos de gestão. Logo optei por estes na sua maioria. Só os activos para os quais não havia correspondência na Vanguard é que foram para outras companhias.

qual a razão para não teres acções americanas small cap growth e large cap?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...o XEMB até saiu mais caro em comissões, já que teve de ser negociado por telefone, já que não havia na lista do Invest online.

Dúvida: e se tivesses enviado pedido por e-mail ao teu gestor de conta? aplicava-se o preçario do telefone?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre os dividendos é aplicada a taxa liberatória, ou seja, os 28%.

ruicarlov

em termos fiscais sabes o que é preciso declarar?

os dividendos estão sujeitos a retenção na fonte pelo que penso não ser necessário declarar nada ( a menos que se coloque a questão do englobamento).

é necessário declarar a compra dos etfs (ou a sua posse) ou apenas a venda ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ruicarlov

em termos fiscais sabes o que é preciso declarar?

os dividendos estão sujeitos a retenção na fonte pelo que penso não ser necessário declarar nada ( a menos que se coloque a questão do englobamento).

é necessário declarar a compra dos etfs (ou a sua posse) ou apenas a venda ?

Acho que aos ETFs se aplica o mesmo regime acções. Tens de declarar o q para estas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não deve ser nada por aí além. Peço o acordo de dupla tributação e só me são retidos 15% nos EUA. Por cá são mais os 28%, mas enquanto continuar a fazer o englobamento, vem grande parte de volta no irs anual.

Se calhar até me safo melhor que alguns ETFs europeus, já que esses pagam internamente 30% dos dividendos gerados antes de os investir  :P

Onde é que leste os 30% internamente? Sei que por exemplo os fundos domiciliados em luxemburgo pagam 10%. Na Irlanda acho que era 15%. 30% nunca ouvi falar a não ser q seja domiciliado num território que tenha essa taxa sobre dividendos e mais-valias. De qualquer maneira, os que permitem reinvestimento de dividendos permite-te no mínimo não seres taxado a 30% em PT. Para mim é sempre uma ponto positivo a nível fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos 30% é o que se assume ao fazer as contas para o cálculo do índice. Há certamente países onde o imposto sobre mais valias é menor que isso. Isso resulta depois num tracking error menor do que a concorrência. É claro que se um fundo desse tipo tem depois uma comissão de gestão mais elevada que outros, o benefício pode anular-se. É por isso que se deve comprar ETFs pelo seu tracking error.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos 30% é o que se assume ao fazer as contas para o cálculo do índice. Há certamente países onde o imposto sobre mais valias é menor que isso. Isso resulta depois num tracking error menor do que a concorrência. É claro que se um fundo desse tipo tem depois uma comissão de gestão mais elevada que outros, o benefício pode anular-se. É por isso que se deve comprar ETFs pelo seu tracking error.

e se o dollar cai 30% face ao EUR ?

Porque não compraste Gold em EUR? Há vários ETFs

cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muitos dos activos que compõem os ETF são de outros países que não o dólar, logo mesmo que o dólar desvalorize, os activos que o compõem valorizam mais, equilibrando as contas.

No caso do ouro, o ETF escolhido é o que tem o custo mais baixo dentro dos ETFs com bastante liquidez. O ouro tem correlação negativa com o dólar, logo se o dólar desvalorizar, o preço em dólares do ouro aumenta. Logo não creio que isso traga grandes problemas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É isso que já repeti tanta vez..se estão com "medo" do valor das moedas, apostem em ETF diversificados pelo mundo...por exemplo índice MSCI world stocks. Os activos estão eles próprios diversificados por quase todas as moedas relevantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mostro-vos o desempenho do meu portfólio ETFs, criado com base no disposto pelo Salvador_.

Só tem 6 meses de existência, a contar de 02.10.2012, constituido com 10.000 € no banco BIG.

cagr.png

O desempenho individual dos ETFs no mesmo período.

etfs.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mostro-vos o desempenho do meu portfólio ETFs, criado com base no disposto pelo Salvador_.

Só tem 6 meses de existência, constituido com 10.000 € no banco BIG.

cagrz.png

O desempenho individual dos ETFs no mesmo período.

etfs.png

6 meses? Mas esta' ai dados de 2011. E' backtest?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens toda a razão, devia ter sido mais claro. Tem 6 meses a contar de 2 de Outubro de 2012. Não tenho testes de desempenho em anos anteriores porque pelo que entendi, o objectivo de usar portfolios ETF diversificados é que a tendência geral é sempre de crescimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens toda a razão, devia ter sido mais claro. Tem 6 meses a contar de 2 de Outubro de 2012. Não tenho testes de desempenho em anos anteriores porque pelo que entendi, o objectivo de usar portfolios ETF diversificados é que a tendência geral é sempre de crescimento.

Se não e' indiscrição qual foi o custo (em comissões) deste setup?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foram 9 ordens de compra a 15,55 USD cada uma. Ficou em 139,95 USD. E infelizmente o BIG tem custos trimestrais de  guarda de títulos no valor de 7,38 €. Devido ao valor das ordens de compra, estou a planear fazer o rebalanceamento anualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal

É isso que já repeti tanta vez..se estão com "medo" do valor das moedas, apostem em ETF diversificados pelo mundo...por exemplo índice MSCI world stocks. Os activos estão eles próprios diversificados por quase todas as moedas relevantes.

e de que forma estás assim seguro?

a moeda que tu gastas é o euro e é nessa moeda que deve estar a tua carteira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca pensaste fazer no Carregosa/BEST? ficar-te-ia bem mais barato.

Já tinha conta no BIG e capital disponível na data em que fiz o investimento.

Também tinha pesquisado no preçário do banco para ter a certeza das despesas que ia ter mas devo te-lo feito com atenção insuficiente porque na altura tinha a certeza que não iria ter custo com a guarda de titulo ETF.

Claro que tirar o dinheiro do BIG para abrir e criar uma conta no BEST também é uma opção. Engolir as perdas e pensar no retorno do investimento a longo prazo. É algo em estou a ponderar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tinha conta no BIG e capital disponível na data em que fiz o investimento.

Também tinha pesquisado no preçário do banco para ter a certeza das despesas que ia ter mas devo te-lo feito com atenção insuficiente porque na altura tinha a certeza que não iria ter custo com a guarda de titulo ETF.

Claro que tirar o dinheiro do BIG para abrir e criar uma conta no BEST também é uma opção. Engolir as perdas e pensar no retorno do investimento a longo prazo. É algo em estou a ponderar.

No BEST, tens de escolher o BEST TRADING PRO (BTP) senao tb pagas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e de que forma estás assim seguro?

a moeda que tu gastas é o euro e é nessa moeda que deve estar a tua carteira

Tens é de ter o teu dinheiro numa moeda com um poder de compra equivalente à moeda que tu usas...não tem necessariamente de ser o euro. Aliás por mim até preferia que fossem libras ou francos suiços!

O que interessa é que os activos que possuis na tua carteira estão distribuídos por todas as moedas no mundo, de forma a que as mais importantes estarão sempre lá, logo a variação do valor das moedas não afectará a tua rendibilidade de forma significativa a longo prazo. Logo também não afectará o teu poder de compra. Mas podes continuar eternamente preso a questão da moeda...em mercados financeiros isso chama-se "analysis paralysis".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico