Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Rick Lusitano
    A 21/08/2020 às 17:17, Mouro Emprestado disse:

E o resto, está em shorts, ou está parado?

Esse custo de oportunidade pode ser tramado. 

Mais a inflação a comer lentamente e silenciosamente. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Rick Lusitano
    há 18 horas, Virtua disse:

Uns acham uma coisa e outros acham outra. Lê e forma tua opinião (Lê livros, não artigos/notícias)! É a única coisa que podes fazer. Entretanto vai poupando (acho que nessa todos concordam).

Claro que depende dos livros que se escolhe. Recomendarias o Rich Dad, Poor Dad? E livros de outros "gurus"? ;)

E claro que depende das fontes de notícias.

Penso que o que quererás dizer é ler de fontes credíveis (não interessando o formato da informação) e não dar atenção a ruídos e opiniões de terceiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

Claro que depende dos livros que se escolhe. Recomendarias o Rich Dad, Poor Dad? E livros de outros "gurus"? ;)

É esse e o do Tony Robbins ? Acho que o único livro desse estilo que lerei, por razões históricas devido a ser o "granddaddy of them all" , é o "Think and Grow Rich" do Napoleon Hill

Podes ver aqui os livros que eu recomendo: https://www.futureproof.pt/conteudos/ler

Citação

Penso que o que quererás dizer é ler de fontes credíveis (não interessando o formato da informação) e não dar atenção a ruídos e opiniões de terceiros.

Não. É mesmo notícias. É tudo lixo... que interessa se a Tesla está a 2000 usd ou o buffet investiu numa empresa mineira de ouro? Se tiveres mesmo muita curiosidade em saber como vai o mundo no limite ler as minutas da FED ou os relatórios trimestrais do BIS (que são anormalmente bons). O lixo que eu tenho de ler por causa da minha profissão até me faz a alma mirrar. Não falo das notícias sensacionalistas que essas eu ponho logo de lado. Bem tento limitar as coisas a fontes de qualidade (NYT, WSJ, Reuters, the economist etc). A culpa não é deles. É mesmo o lixo e quantidade de cenas que não interessam saber nem ao menino Jesus mas que o povinho adora e eu tenho de saber senão pareço um parvo aos olhos dos clientes!!

Podes ler aqui o que sinto pois ainda não encontrei em nenhum lado ng que o tenha transmitido melhor: https://www.futureproof.pt/blog/the-less-i-know-the-better

@Lynch II Sobre os títulos sensacionalistas coincidentemente ouvi hoje um podcast interessante que discute exactamente essa temática e provavelmente um dos pioneiros dessa prática (pelo menos no mundo financeiro): Os primeiros 15 minutos de https://tinyurl.com/y2py95as são muito bons!!

P.S. E eu achei que estava a ser sensacionalista com bitcoin a 100k... Que menino. O gajo de quem o Josh fala disse BITCOIN ONE MILLION na CNBC LOLOLOL

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 44 minutos, Virtua disse:

É esse e o do Tony Robbins ? Acho que o único livro desse estilo que lerei, por razões históricas devido a ser o "granddaddy of them all" , é o "Think and Grow Rich" do Napoleon Hill

Podes ver aqui os livros que eu recomendo: https://www.futureproof.pt/conteudos/ler

Tenho alguns desses livros da tua biblioteca, alguns já os li, outros estão em stand-by para ser lidos. Outros livros que não tenho, alguns estão na minha watchlist.

Tenho um forte interesse por História, quando junto outra paixão, Economia (incluindo o mundo da Finanças), acabo por ter imensos livros sobre História da Economia (incluindo sobre eventos, Banca, Bancos, LTCM, CFI 2007-09, Milken, Anos 80-90 em Wall Street, Raiders, etc).

Não tens aí nenhum livro sobre a História do dinheiro, Banca. ;)

Achei curioso recomendares o Reinhardt/Rogoff. Já tive para o comprar. Depois desisti, não me lembro porquê, se foi porque estava obsoleto, ou era incompleto, ou tinha erros, ou simplesmente muito académico/chato. Não foram esses que se enganaram na receita da austeridade na altura da troika/crise da dívida soberana?

Um comentário de 2018 na Amazon US:

Citação

However, it should be noted that after publishing, a PhD student found that there was a spreadsheet error in this book that changes the author's conclusion and thus the entire point of the book. Read with a grain of salt since this book will soon become outdated

Depois de ler os comentários de vários ilustres, principalmente os que gosto, fiquei novamente com curiosidade: Schiller, Niall Fergusson, El-Eiran e talvez Bennake (well mais ou menos, LOL)

Mas de qualquer forma, não será uma leitura pesada para os comuns mortais, tanto para leigos, como para aqueles que já são investidores e já têm alguma literacia financeira, mas que não tem capacidades empíricas necessárias ou conhecimentos económicos avançados para conseguirem digerir a informação?

Citação

Não. É mesmo notícias. É tudo lixo... que interessa se a Tesla está a 2000 usd ou o buffet investiu numa empresa mineira de ouro? Se tiveres mesmo muita curiosidade em saber como vai o mundo no limite ler as minutas da FED ou os relatórios trimestrais do BIS (que são anormalmente bons).

Isso são os fait-divers do dia-a-dia. Leio algumas dessas coisas (economia e mercados financeiros), mais por curiosidade e para relaxar. Já me basta ler papers e relatórios de contas chatos e compridos, que me obrigam a ter mais atenção e cuidado a ler.

Eu tenho que ler a contínua informação macroeconómica que vai saindo, seja de BC, seja de outras instituições públicas. Política Monetária, PIB, Desemprego, PMI, Inflação, etc.

Citação

O lixo que eu tenho de ler por causa da minha profissão até me faz a alma mirrar. Não falo das notícias sensacionalistas que essas eu ponho logo de lado. Bem tento limitar as coisas a fontes de qualidade (NYT, WSJ, Reuters, the economist etc). A culpa não é deles. É mesmo o lixo e quantidade de cenas que não interessam saber nem ao menino Jesus mas que o povinho adora e eu tenho de saber senão pareço um parvo aos olhos dos clientes!!

Isso acontece a todas as pessoas, tens de filtrar a informação. Vives na era da informação (e desinformação) e dos conteúdos, há vezes és completamente sobrecarregado por tanta informação.

Quem é mais velhinho, lembra-se certamente da falta de informação e bibliografia que antes se sofria. Tínhamos que ir à bibliotecas, e procurar em livros, jornais e revistas por umas migalhas de informação que nos interessava para trabalhos da escola e para interesses pessoais.

Quem não se lembra de estar a tentar a gravar numa cassete, uma música preferida, e à espera que ela passasse na rádio. Agora tens a música que queres a qualquer hora e em qualquer lugar. ;)

Mas pelo facto de existir mais informação do que se consegue absorver, acaba-se por a filtrar por interesses próprios. Criando inconscientemente um confirmation bias e também acaba-se por limitar o nosso conhecimento por não se conhecer coisas novas.

Tens de arranjar uma pessoa para falar com os clientes, ela que leia as banalidades do dia-a-dia. E tu lês o que interessa para o trabalho. Afinal não és o barbeiro que precisa de falar de futebol enquanto corta o cabelo aos clientes.

Olha, e afinal o Cavani vêm ou não vem. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Achei curioso recomendares o Reinhardt/Rogoff.

Porque não recomendei ?

Quem olhar para essa lista e me conhecer minimamente apercebe-se bem os que eu recomendei ou não. Tudo o que vês da Future Proof já sabes que tens de filtrar porque somos dois ?

Sim, de facto ainda não tenho aí bons livros de história financeira que tenho na minha biblioteca pessoal. Vai ser já a seguir ?

Citação

Tens de arranjar uma pessoa para falar com os clientes, ela que leia as banalidades do dia-a-dia.

Por isso é que eu me queria focar nas apps e fazer só programação financeira. Mas por enquanto é o que é...

Citação

Mas de qualquer forma, não será uma leitura pesada para os comuns mortais, tanto para leigos, como para aqueles que já são investidores e já têm alguma literacia financeira, mas que não tem capacidades empíricas necessárias ou conhecimentos económicos avançados para conseguirem digerir a informação?

Pelo contrário, acho que estão ali livros bastante simples e com vista "ao comum dos mortais". The Little Book of Common Sense Investing é um dos casos, a random walk down wall street etc etc. Tento não menorizar a inteligência de quem se interessa por um determinado assunto!

Se fosse para carregar já sabes que não seriam estes títulos.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 21 minutos, Virtua disse:

Porque não recomendei ?

Quem olhar para essa lista e me conhecer minimamente apercebe-se bem os que eu recomendei ou não. Tudo o que vês da Future Proof já sabes que tens de filtrar porque somos dois ?

OK, é uma cena binária. Será Dr Jekyll and Mr Hyde? :)

Eu não conheço os "gostos" pessoais do teu parceiro, ele pode ter gostos parecidos ao teus.

Se calhar os "teus" são aqueles que já tenho ou gostaria de ter. Taleb? ;)

Sim, de facto ainda não tenho aí bons livros de história financeira que tenho na minha biblioteca pessoal. Vai ser já a seguir ?

Niall Fergusson ;)

Para compensar eu não tenho livros de Asset Management/Portolio Theory/Personal Finance. E só reparei nisso agora, ao fim de vários anos, por ter visto a vossa biblioteca. Mas não me puxa para ter essa categoria.

Por isso é que eu me queria focar nas apps e fazer só programação financeira. Mas por enquanto é o que é...

Arranja um chatbot. :D

Citação

Pelo contrário, acho que estão ali livros bastante simples e com vista "ao comum dos mortais". The Little Book of Common Sense Investing é um dos casos, a random walk down wall street etc etc. Tento não menorizar a inteligência de quem se interessa por um determinado assunto!

Estava a me referir apenas ao livro Reinhardt/Rogoff (muitos vossos livros recomendados não começo, por isso não poderia tecer comentários sobre eles).

Pelo que vi desse livro (também usei material de papers desses autores em trabalhos académicos) e os comentários de terceiros, muitos referem ser uma obra de leitura seca e muito académica, mais virada para PhD em Economia.

Não sei se é verdade, mas poderá ser plausível, num dos comentários na Amazon, refere que o trabalho de sapa, a parte de tratamento dos dados ficou a cargo dos alunos dos autores. Ou então foi a desculpa que os autores deram quando foi descoberto erros nos cálculos apresentados no livro. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

Não. É mesmo notícias. É tudo lixo... que interessa se a Tesla está a 2000 usd ou o buffet investiu numa empresa mineira de ouro? Se tiveres mesmo muita curiosidade em saber como vai o mundo no limite ler as minutas da FED ou os relatórios trimestrais do BIS (que são anormalmente bons). O lixo que eu tenho de ler por causa da minha profissão até me faz a alma mirrar. Não falo das notícias sensacionalistas que essas eu ponho logo de lado. Bem tento limitar as coisas a fontes de qualidade (NYT, WSJ, Reuters, the economist etc). A culpa não é deles. É mesmo o lixo e quantidade de cenas que não interessam saber nem ao menino Jesus mas que o povinho adora e eu tenho de saber senão pareço um parvo aos olhos dos clientes!!

Podes ler aqui o que sinto pois ainda não encontrei em nenhum lado ng que o tenha transmitido melhor: https://www.futureproof.pt/blog/the-less-i-know-the-better

@Lynch II Sobre os títulos sensacionalistas coincidentemente ouvi hoje um podcast interessante que discute exactamente essa temática e provavelmente um dos pioneiros dessa prática (pelo menos no mundo financeiro): Os primeiros 15 minutos de https://tinyurl.com/y2py95as são muito bons!!

P.S. E eu achei que estava a ser sensacionalista com bitcoin a 100k... Que menino. O gajo de quem o Josh fala disse BITCOIN ONE MILLION na CNBC LOLOLOL

Olá,

Só por curiosidade porque é que não vês motivo para recomendar o famoso Intelligent Investor -  Benjamin Graham. Pergunto isto porque sempre que vejo listas de livros recomendados esse livro faz sempre parte, e pelo que percebo é sempre referido como uma biblia do mundo do investimento :)

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Rick Lusitano disse:

Eu não conheço os "gostos" pessoais do teu parceiro, ele pode ter gostos parecidos ao teus.

Não tem. Podes fazer o exercício oposto. Dali distingues bem dois grupos de livros (na minha opinião) e sabes que um desses grupos é meu (que acaba por ser a maior parte dos livros).

Citação

Se calhar os "teus" são aqueles que já tenho ou gostaria de ter. Taleb? ;)

Muito provavelmente ?

Citação

Para compensar eu não tenho livros de Asset Management/Portolio Theory/Personal Finance. E só reparei nisso agora, ao fim de vários anos, por ter visto a vossa biblioteca. Mas não me puxa para ter essa categoria.

Estás-te a referir a algum em particular? Não imagino qual!! (estou a falar a sério)

Citação

Estava a me referir apenas ao livro Reinhardt/Rogoff

Há um pouco de tudo....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Balth89 disse:

Olá,

Só por curiosidade porque é que não vês motivo para recomendar o famoso Intelligent Investor -  Benjamin Graham. Pergunto isto porque sempre que vejo listas de livros recomendados esse livro faz sempre parte, e pelo que percebo é sempre referido como uma biblia do mundo do investimento :)

Obrigado.

Por várias razões.

1- Não sou fã de Value;

2- Eu efectivamente leio os livros que recomendo (que são cerca de 75% dessa biblioteca) em vez de recomendar o que está na moda recomendar;

3- A Future Proof não faz stock picking por isso não é um tipo de livro que me interesse que os "seguidores" da Future Proof leiam;

4- Como disseste está em todo o lado, não grande mais valia eu tb o recomendar. Mais cedo ou mais tarde os interessados por finanças vão lê-lo (eu ainda não o li nem faço pretensões de o fazer no curto/médio prazo)

5- O livro não me diz nada

6-  A"Biblia" de investimento da Future Proof é esta: https://tinyurl.com/y5hy3d36 mas é um pouco acima dos conhecimentos da maioria das pessoas. Se não és profissional da área não tem qualquer interesse!! Demoras meses a estuda-lo...

Resumindo: Não sou fã do livro por isso não está lá ? Acho que muita gente se aproveitou desse livro e da fama do Buffet mais por razões de Marketing do que outra coisa qualquer na minha opinião!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Rick Lusitano disse:

Essa é uma postura que pode conduzir a algum enviesamento. Se não lermos coisas diferentes, nunca vamos ter a oportunidade de fazer o contraditório das nossas opiniões e podemos acabar a seguir outra manada. 

Apesar de não ser um livro nada de especial, esse do rich dad não diz nenhum disparate. Pelo menos na minha opinião. Não vejo qual é o mal de fugir da corrida dos ratos, de comparar ativos em vez de passivos, de gerir convenientemente o nosso orçamento, ou de nos pagarmos a nós próprios primeiro. 

O Tony Robbins é uma seca. Consegue escrever 1000 páginas para dizer o podia dizer em 30. 

Há livros melhores? Claro que sim. Mas dizer que não se recomenda só porque sim.. Não sei, é só a minha opinião. 

De quem não é da área, mas já leu muitos livros. 

há 56 minutos, Virtua disse:

Por várias razões.

1- Não sou fã de Value;

2- Eu efectivamente leio os livros que recomendo (que são cerca de 75% dessa biblioteca) em vez de recomendar o que está na moda recomendar;

3- A Future Proof não faz stock picking por isso não é um tipo de livro que me interesse que os "seguidores" da Future Proof leiam;

Esse livro dá duas opções, ou investidor ativo, que faz stock picking e sim, baseado no value investing, ou investidor passivo, que faça aquilo que o Bogle sugere nos livros dele. 

Por isso ler não faz mal, nem que seja só para apontar as razões porque o livro não interessa. Ou interessa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Livros como o Rich Dad Poor Dad são o ideal para quem vai começar. Foi o 1º livro que pedi à minha namorada que lê-se antes de vivermos juntos, dá uma boa mudança de paradigma no que toca às finanças pessoais e estilos de vida. Mas claro que para investimentos em concreto é inexistente o conteúdo.

Pessoalmente acho importante toda a gente ler livros como o Random Walk Down Wall Street, little book of Common Sense Investing e outros assim mais básicos. Claro que quem quer partir para outros patamares tem que ler coisas mais especializadas que o Virtua e o Rick sabem muito melhor que eu.

Gostei bastante do Documentário "Princes of the Yen", não sei se aconselham algo do género, pessoalmente gosto mais de ver do que ler.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Smaug disse:

Por isso ler não faz mal, nem que seja só para apontar as razões porque o livro não interessa. Ou interessa. 

Verdade. De uma forma geral não desgosto de nada que tenha conhecimento que sei que esse livro tem. Se parece que estava a falar mal do livro acho que me transmiti mal. É um livro que a MIM não me diz nada, não disse que é um mau livro. 

Citação

O tempo, e para mim mais a paciência, são limitados. Há uma lista de livros para ler e estudar antes de chegar a esse em particular. Está na lista, mas muito lá em baixo. Provavelmente não o lerei nos próximos 5 anos!! Há literalmente centenas de livros que pretendo ler. Mesmo que lesse um por semana seria provável que só o lesse daqui a alguns anos!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, CountingCents disse:

Livros como o Rich Dad Poor Dad são o ideal para quem vai começar. Foi o 1º livro que pedi à minha namorada que lê-se antes de vivermos juntos, dá uma boa mudança de paradigma no que toca às finanças pessoais e estilos de vida. Mas claro que para investimentos em concreto é inexistente o conteúdo.

E conheço muita gente que o leu e jura a pés juntos por ele. Assim como Toby Robinson. Fico feliz opor saber que há livros que ajudam um pouco diversas pessoas a ter a vida que pretendem, independentemente se foi através de auto-ajuda, livros que eu não simpatizo ou de qualquer outra forma. More power to them. Mas a última frase tua diz porque este tipo de livro não estará na biblioteca tão cedo. Para já o enfoque é em investimentos. No dia que for gestão financeira pessoal ou "Financial Well Being" (que acho que deveria fazer parte da vida de toda a gente) já me foco um pouco mais nisso e poderei despender tempo a ler vários livros que não leria de outra forma!!

De uma forma geral não leio livros de auto-ajuda (financeira ou não) porque acho que dizem coisas óbvias e "básicas". O meu problema pessoal nunca foi não saber o que fazer mas sim fazê-lo e aí só eu é que poderei ajudar-me. Cada um de nós é que precisa de ter a força necessária para avançar com aquilo que sabe que é o caminho correcto...

Como resumo do Rich Dad Poor Dad:

Citação

Não vejo qual é o mal de fugir da corrida dos ratos, de comparar ativos em vez de passivos, de gerir convenientemente o nosso orçamento, ou de nos pagarmos a nós próprios primeiro. 

Isto é como recomendar a ler um livro da primária sobre como começar a ler na minha opinião. Não há mal nenhum, simplesmente é um consumo de tempo que é um recurso limitado para a maioria das pessoas. Não vejo muita mais valia nisso!!

E penso que quem segue um caminho de "corridas dos ratos" não é a ler um livro que vai alterar. Isso são coisas que provavelmente até um psicólogo teria dificuldade em meter na cabeça de alguém, quanto mais um livro. É como dizer que o social media é mau a um "influencer".

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Virtua disse:

E conheço muita gente que o leu e jura a pés juntos por ele. Assim como Toby Robinson. Fico feliz opor saber que há livros que ajudam um pouco diversas pessoas a ter a vida que pretendem, independentemente se foi através de auto-ajuda, livros que eu não simpatizo ou de qualquer outra forma. More power to them. Mas a última frase tua diz porque esete tipo de livro não estará na biblioteca tão cedo. Para já o enfoque é em investimentos. No dia que for gestão financeira pessoal ou "Financial Well Being" (que acho que deveria fazer parte da vida de toda a gente) já me foco um pouco mais nisso e poderei despender tempo a ler vários livros que não leria de outra forma!!

De uma forma geral não leio livros de auto-ajuda (financeira ou não) porque acho que dizem coisas óbvias e "básicas". O meu problema pessoal nunca foi não saber o que fazer mas sim fazê-lo e aí só eu é que poderei ajudar-me. Cada um de nós é que precisa de ter a força necessária para avançar com aquilo que sabe que é o caminho correcto...

Como resumo do Rich Dad Poor Dad:

Isto é como recomendar a ler um livro da primária sobre como começar a ler na minha opinião. Não há mal nenhum, simplesmente é um consumo de tempo que é um recurso limitado para a maioria das pessoas. Não vejo muita mais valia nisso!!

E penso que quem segue um caminho de "corridas dos ratos" não é a ler um livro que vai alterar. Isso são coisas que provavelmente até um psicólogo teria dificuldade em meter na cabeça de alguém, quanto mais um livro. É como dizer que o social media é mau a um "influencer".

Disseste tudo na frase a negrito.

Para quem nunca teve qualquer tipo de educação financeira e acha que o dinheiro é para ser gasto no que é preciso/querem o livro é um bom primeiro passo. Mas não passa disso, não é nenhuma bíblia financeira e não tem de todo qualquer tipo de conselhos sobre investimentos. Discordo do teu último parágrafo ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

O tempo, e para mim mais a paciência, são limitados

Esta sim, é a verdadeira questão. O nosso tempo é limitado e devemos geri-lo da maneira que achamos mais proveitosa, com tudo o que isso implica. 

E obrigado por dispensares algum do teu tempo para partilhar informação com todos os que lêem este fórum. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Virtua disse:
    há 14 horas, Rick Lusitano disse:

Estás-te a referir a algum em particular? Não imagino qual!! (estou a falar a sério)

Muitos dos livros dessa área, estão algo desactualizados e/ou são virados para a realidade americana (e.g. 401K, estrutura de fees e informação sobre US mutual funds ou tem investimentos só acessíveis a americanos ou a institucionais).

O livro do Bogle não fala de asset management? Conheço o livro, mas nunca o espreitei.

Qual a diferença dos livro do Bogle: The Little Book of Common Sense Investing vs. Common Sense on Mutual Funds?

Por acaso não conhecia os teus Winning the Loser's Game e o A Random Walk Down Wall Street.

Há uns tempos andei a namorar um livro do Swensen (Yale Endownment) sobre a estratégia dele. Mas ainda não decidi comprar,  tenho ainda tantos livros que comprei e ainda não li.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, Smaug disse:

Essa é uma postura que pode conduzir a algum enviesamento. Se não lermos coisas diferentes, nunca vamos ter a oportunidade de fazer o contraditório das nossas opiniões e podemos acabar a seguir outra manada. 

Apesar de não ser um livro nada de especial, esse do rich dad não diz nenhum disparate. Pelo menos na minha opinião. Não vejo qual é o mal de fugir da corrida dos ratos, de comparar ativos em vez de passivos, de gerir convenientemente o nosso orçamento, ou de nos pagarmos a nós próprios primeiro. 

O Tony Robbins é uma seca. Consegue escrever 1000 páginas para dizer o podia dizer em 30. 

Há livros melhores? Claro que sim. Mas dizer que não se recomenda só porque sim.. Não sei, é só a minha opinião. 

De quem não é da área, mas já leu muitos livros. 

Esse livro dá duas opções, ou investidor ativo, que faz stock picking e sim, baseado no value investing, ou investidor passivo, que faça aquilo que o Bogle sugere nos livros dele. 

Vou mais longe, eu tenho conhecimento que tenho um bias (confirmation bias), como até tinha dito ontem, que por falta de tempo, acaba-se por filtrar a informação que apenas nos interessa (ou que somos obrigamos a ter). E que reduz os horizontes de conhecer coisas diferentes. Esse confirmation bias acaba por ser um resultado inconsciente dessa filtragem.

Aliás uma das razões que participo em fóruns é essa, conhecer coisas novas e outras opiniões principalmente de pessoas fora do meio habitual para combater o meu confirmation bias.

Eu gosto de ser um "agent provocateur" para criar debate e para combater ideias/bias pré-concebidos, meus e de outras pessoas (daí ter também posto a referência a esse livro e a "gurus"), muitas vezes eu sendo o advogado do diabo, apresentando argumentos contra assuntos que eu próprio a sou a favor. Que o diga o Virtua à cerca de 10 anos, aprendi imenso em debates com ele e se calhar ele comigo. (Sorry, @Virtua :P )

A mim este tipo de livros não me dizem nada, incluindo os livros e seminários de auto-ajuda/motivação. Fugo de gurus e de pessoas que "descobriram" e divulgam a sua verdade. Sou um céptico por natureza ou feitio.

Quando descobri este livro, através de um fórum, já era tarde demais pois não me trazia algo de novo. Fui ver um dos vídeos dele, ele tinha um bias para o imobiliário, uma postura de vendedor da treta, como tantos outros vendedores/evangelistas (e que desde que apareceu a Internet e Youtube são as dúzias). Fez sentir que era mais um a vender livros e a dar palestras como enriquecer ou ter uma vida melhor. E que era dessa maneira que ele enriquecia.

E pelo visto, não me enganei muito:

https://en.wikipedia.org/wiki/Rich_Dad#Controversy

Admito que para muitas pessoas, esse livro possa trazer muitas novidades e uma forma de ver as coisas diferente do que anteriormente. Para quem já tem alguma experiência de vida, o impacto do livro será diferente.

O Tony Robbins desconheço, por isso não posso dizer nada. Fui agora ler sobre um documentário acerca dele (Tony Robbins: I Am Not Your Guru) e eis informação:

Citação

When the documentary debuted on Netflix in 2016 it was panned by critics. It was even called "self-help snake oil."[4]

4. "Leaked Records Reveal Tony Robbins Berated Abuse Victims, And Former Followers Accuse Him Of Sexual Advances". BuzzFeed News. Retrieved 2019-12-08.

E parece que há mais controvérsias e questões legais sobre o Tony Robbins:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tony_Robbins#Legal_issues_and_controversies

Depois disto tudo, faz me lembrar o Jordan Belfort (o famoso Wolf of Wall Street) e outros que tais a dar palestras em salas de hotéis e motéis a grupos de pessoas que pagam para descobrir os segredos para o sucesso. :P

Agora gastar dinheiro em livros e perder tempo só para descobrir as suas falhas, não é de todo o meu género, com tantas coisas aonde posso gastar o meu dinheiro e tempo.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, CountingCents disse:

"Se queres viver comigo tens de ler o Rich Dad." :D

É uma forma de criar laços sobre assuntos financeiros. Podias ter dito para ver as Contas Poupança da SIC, é mais interessante para o dia-o-dia e realidade portuguesa. E não há o intuito do autor em vender algo.

Vejo que falta às pessoas uma cultura de gestão financeira (personal finance), nem estou a falar de investimentos. Estou a falar de modos de vida, a relação das pessoas com o dinheiro. É um assunto que muitas pessoas sentem necessidade de aprender. E que muitas pessoas deviam mesmo aprender, para evitar sob-endividamentos e ser enganadas/lesadas.

O dinheiro em Portugal ainda é um assunto tabu, as pessoas têm algum receio de falar sobre dinheiro, a sua gestão e investimentos. É algo que devia estar incluído nos programas escolares, para as pessoas se sentir à vontade e terem uma postura mais cuidadosa.

Mas de qualquer das maneiras, uma relação a 2 também inclui questões financeiras em comum. Se vocês 2 ficaram mais à vontade com essa área, melhor, o que interessa é o resultado. ;)

Pessoalmente acho importante toda a gente ler livros como o Random Walk Down Wall Street, little book of Common Sense Investing e outros assim mais básicos. Claro que quem quer partir para outros patamares tem que ler coisas mais especializadas que o Virtua e o Rick sabem muito melhor que eu.

Eu gosto muito de ler a história sobre determinado acontecimento/banco/personagem do mundo financeiro ou História em geral, aprende-se muito em coisas que aparentemente não tem nada a ver o mundo financeiro. Muitas coisas que ainda hoje acontece no mundo (e nos mercados financeiros) é fruto ou repetições de situações de séculos ou mesmo milénios atrás. O que muda é a tecnologia usada, a mentalidade/comportamento humano é quase a mesma de há milénios atrás.

Os derivados financeiros não foram inventados no século passado, já existiam na Grécia Antiga (há mais de 2400 anos atrás). Formas primitivas de banca já existem há milénios. Papel-moeda há dezenas de séculos. Até as criptos que existem há pouco mais de 10 anos, são conceitos (activos digitais) que já existiam vários anos antes, em que apenas mudou a tecnologia usada.

Gostei bastante do Documentário "Princes of the Yen", não sei se aconselham algo do género, pessoalmente gosto mais de ver do que ler.

Não conheço. Podes pôr o link desse doc. No Youtube há vários.

Que tipo de coisas gostas de ver?

De um site de uma pessoa amiga, uns pequenos vídeos lúdicos (sem intuito de fazer publicidade) :

Historia da Bolsa de Amesterdao - https://www.youtube.com/watch?v=di8xpprrapk

JESSE LIVERMORE: O Maior Investidor do Início do Séc.XX - https://www.youtube.com/watch?v=A1CuuFd_eR0

Eu gosto mais de ler porque me obriga a pensar, enquanto que no vídeo é mais entretenimento pois dá logo tudo de bandeja, é mais rápido e não dá tempo para absorver e pensar com mais cuidado.

Quantas vezes, depois de um filme, fico a conversar com outras pessoas para perceber algumas coisas do filmes/séries, e acaba-se às vezes por descobrir incongruências na narrativas (erros na história, na produção do vídeo, roupa, etc). Na altura do visionamento, às vezes consegue-se perceber, mas se tiver um ritmo acelerado, nem dá tempo para perceber.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, sinbad disse:

Se só te pudesse aconselhar um livro: https://www.amazon.com/Four-Pillars-Investing-Building-Portfolio/dp/0071747052/

Há livros mais profundos sobre qualquer um dos temas que este aborda mas este toca em todos os botões certos:

É um óptimo livro... Agora queria ler outros dele que são mais avançados mas infelizmente nunca me debrucei sobre os mesmos (a colecção "Investment for adults" dele)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico