Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 56 minutos, Virtua disse:

Não estás muito longe das minhas. Acrescentas 0.3 a 0.5% para comerciais e marketing e chegamos a valores entre 1 e 1,2% para tornar o produto viável 

Para "tornar o produto viável" ou para o matar, digo eu. PPR's com TERs de 1.2% já existem, obrigado. Não preciso de mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Virtua said:

Eu acho que ele disse tudo, não há muito mais a acrescentar!!

Esteve para surgir - Não é uma ideia nova

Pode ser que ainda avance - Não é uma ideia morta na indústria financeira

Custos mínimos que têm de ser garantidos - É o que eu venho a dizer há 3 páginas mas ainda se tem a ideia que se consegue isto a 0.2 ou 0.3%

O que eu disse foi porque sei que é TUDO verdade! "Distingue-se quem sabe do fala" porque os insiders se distinguem não pela info ser um GRANDE segredo mas porque o que dizem está COMPLETAMENTE on-point!! (adoro sempre uma boa teoria da conspiração, quando eu estou a falar num fórum público e o Luis Lobo Jordão respondeu num mail a alguém que simplesmente lhe fez a pergunta LOL)

A ideia existe há anos (atenção à conjugação verbal do verbo "existir") ... Montar de forma viável sempre foi a questão e/ou "fazer as coisas bem feitas" como disseste.

Esta frase do LLJ tem mais info do que as últimas 3 páginas deste tópico ?

A ideia existe há mais de 40 anos , o que ele diz para mim são chavões básicos . Posso interpretar da forma óbvia que é , tentei fazer igual mas não tinha capacidade ou não tive mercado para mas eventualmente posso vir a ter , se se...o valor que isso tem é reduzido , outra coisa é dizer de forma clara e transparente como se desenvolveu o processo , que etapas foram seguidas , onde existiram os problemas e isso ele não faz nem diz mas curiosamente criou um produto com custos mais altos e para isso houve mercado e foi capaz ?  Reconheço que algo me pode estar aqui a falhar e caso alguém queira corrigir agradeço , não conheço bem a pessoa/produto  , apenas li por alto o link.

A questão aqui não é o segredo e já fui claro , é debitar ideias e soluções,seja de que produto ou serviço for acho uma prática muito pouco produtiva e com consequências nefastas para os interessados. Agora cada um que veja o mundo financeiro , empresarial da forma como bem entende. Temos o direito a ter perspectivas distintas e obviamente respeito qualquer uma delas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, CountingCents disse:

Como referiram, acho ótimo termos a discussão pública do produto aqui, mas acredito que precisamos também de um método de comunicação mais privado. A quem está interessado no projeto, estariam dispostos a ter um canal de Discord para discussão e partilha de documentos/info etc?

Concordo plenamente!

Avancemos então para um canal de Discord!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

por falar em Vanguard sou mais apologista de index funds do que ETFs. Dos meus testes a performance é ligeiramente melhor e os custos são bastante em conta (assumo custos de institucional ou institucional+ para este produto, o que o torna equivalente ou melhor que os ETFs de replicação física, em termos de custos)

https://global.vanguard.com/portal/site/kiids/pt/en/documents

P.S. Sem querer apaguei um post meu acima pois cliquei em editar em vez de citar!! Era relativamente grande por isso infelizmente não me vou dar ao trabalho de o tentar "imitar". Mas basicamente dizia que custos de 0.2% neste tipo de produtos é uma impossibilidade a menos que tivéssemos AUMs a nível da Vanguard!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, CountingCents disse:

Sem dúvida que temos tido aqui muitos insights importantes e temos também 2 caminhos:

- Criarmos a sociedade nós: Maiores dificuldades burocráticas e de estrutura; Possibilidade de baixarmos as fees para trabalharmos praticamente sem lucro

- Apresentarmos o produto a outras entidades: Menos dificuldades burocráticas e de investimento; Maior probabilidade de o produto não ser tão atrativo.

Como referiram, acho ótimo termos a discussão pública do produto aqui, mas acredito que precisamos também de um método de comunicação mais privado. A quem está interessado no projeto, estariam dispostos a ter um canal de Discord para discussão e partilha de documentos/info etc?

eu concordo em ter um canal também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, sinbad disse:

Para "tornar o produto viável" ou para o matar, digo eu. PPR's com TERs de 1.2% já existem, obrigado. Não preciso de mais.

Para pôr as coisas em perspetiva relativamente a custos temos de fazer umas contas, isto na perspetiva de um investidor.

Se eu tenho um ETF passivo (ex.: IWDA) pelo qual pago 0.20% quanto mais estou disposto a pagar para ser tributado a 8.60% em vez de 28% na mais valia?

Presssupostos: 

- Período de investimento: 30 anos

- Tributação sobre a mais valia: apenas no final do Período de Investimento

- Rendibilidade anual bruta: 10%

Se forem estes os pressupostos e se o PPR (incluindo o custo do ETF) tiver um custo anual de 1% então estamos no ponto de indiferença. Ou seja, o PPR propriamente dito não poderia ter um custo superior a 0.80% para ser indiferente para o investidor.

Se alterarmos o pressuposto de rendibilidade para 5% (caso fosse um PPR com um ETF de bonds, por exemplo): então esse ponto de indiferença seria (custo all in 0.80%), ou seja, o PPR propriamente dito não poderia ter um custo superior a 0.60% para ser indiferente para o investidor.

Estes são os limites superiores dos custos para o produto fazer sentido sequer. Se bem que deveriam, na minha opinião, ser muito mais baixos do que isto. Quaisquer custos acima disto pode fazer sentido para quem gere o fundo, para quem angaria clientes,... mas não para o investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, sinbad disse:

Para pôr as coisas em perspetiva relativamente a custos temos de fazer umas contas, isto na perspetiva de um investidor.

Se eu tenho um ETF passivo (ex.: IWDA) pelo qual pago 0.20% quanto mais estou disposto a pagar para ser tributado a 8.60% em vez de 28% na mais valia?

Presssupostos: 

- Período de investimento: 30 anos

- Tributação sobre a mais valia: apenas no final do Período de Investimento

- Rendibilidade anual bruta: 10%

Se forem estes os pressupostos e se o PPR (incluindo o custo do ETF) tiver um custo anual de 1% então estamos no ponto de indiferença. Ou seja, o PPR propriamente dito não poderia ter um custo superior a 0.80% para ser indiferente para o investidor.

Se alterarmos o pressuposto de rendibilidade para 5% (caso fosse um PPR com um ETF de bonds, por exemplo): então esse ponto de indiferença seria (custo all in 0.80%), ou seja, o PPR propriamente dito não poderia ter um custo superior a 0.60% para ser indiferente para o investidor.

Estes são os limites superiores dos custos para o produto fazer sentido sequer. Se bem que deveriam, na minha opinião, ser muito mais baixos do que isto. Quaisquer custos acima disto pode fazer sentido para quem gere o fundo, para quem angaria clientes,... mas não para o investidor.

Já tive a falar com o @CountingCents. A 1/1.2% o PPR tem vantagens no máximo a 15 anos de investimento +/-. Acima disso os custos são superiores à eficiência fiscal (assumindo que não se tem benefícios fiscais na subscrição).

Já fiz as contas por alto um dia para rentabilidades a rondar os 6% mas depois podemos fazer um coisa mais a sério! A 30 anos, 1%, não compensa, como dizes nem a 10% de rentabilidade anual!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Smaug disse:

Outra questão a ter em conta será a incerteza fiscal em Portugal. 

Se o governo decidir alterar as isenções e condições mais favoráveis à entrada e à saída do PPR, logo não há lógica nenhuma em subscrever o PPR. 

É relativamente consensual que esses benefícios se manterão. O que pode mudar é a taxa liberatória (que neste momento é de 21.5% nos PPR) mas que a fórmula de cálculo da eficiência fiscal se manterão nos 4/5 a partir do ano 5 e 2/5 a partir do ano 8.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a levar esta iniciativa a sério com o intuito de criar um produto favorável aos investidores portugueses.

Quem tiver verdadeiro interesse em participar no processo de construção do PPR de investimento passivo em ETF's, com a TER mais baixa possível, por favor mande-me mensagem.

Temos um discord dedicado à discussão e desenvolvimento do produto.

Gostava de agradecer a TODOS os que participaram nesta discussão, penso que todos podemos ganhar com o aparecimento de iniciativas destas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, rui_marreiros disse:

Alguém utiliza os ETFs sectoriais para realizar rotação em função da sazonalidade? E como se tem saído? Ou já fez uma simulação?

Nunca usei esse sistema, já ouvi falar mas nunca a coloquei em prática. Se alguém aqui o fez ou iniciou que indique o feedback pois também gostaria de saber e talvez iniciar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Alguém utiliza os ETFs sectoriais para realizar rotação em função da sazonalidade? E como se tem saído? Ou já fez uma simulação?

Sazonalidade dentro do ano civil?

Ou estás a te referir aos ciclos económicos? (Crescimentos positivos e negativos da economia)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@sinbad sobre a nossa discussão sobre o high yield:

image.png.484706d5f0946ffd7fdcfc46102114ed.png

O HYG é um ETF americano de high e o que eu chamo Yield é o https://fred.stlouisfed.org/series/BAMLH0A0HYM2EY * 0.8 (para ter em consideração o default rate etc etc) com um delay temporal de 5.3 anos (maturity do índice)

O r^2 foi de 0.87 para a secção em que ambos existem. Não é perfeito mas é jeitosinho e era do que eu estava a falar!!

(a parte em que só existe em azul é uma projecção o valor esperado de rentabilidades a 5 anos do HYG)

Que te parece? 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Virtua disse:

Que te parece? 

É de fato um gráfico mais bem comportado do que eu esperaria.

Mas mantenho o que eu disse: sempre que a percepção de risco de crédito se altere muito (o que acontece nas crises) a rendibilidade realizada afastar-se-á bastante da inferida pela yield. É uma realidade matemática, não há como não ser assim. Se o risco de crédito de um emitente (ou da generalidade dos emitentes daquela classe) aumenta de forma significativa e instantânea isso tem impacto imediato nos preços dos ativos e nas respetivas rendibilidades realizadas e (se esse movimento for muito marcado) não é possível ter sido "previsto" pela yield de há 5 anos atrás. É isso que eu digo: numa classe de emitentes como a Govt em que o risco de crédito é menos relevante (mas não irrelevante) essa capacidade preditiva da hield é maior do que para classes de emitentes onde o risco de crédito é mais significativo como é o caso dos HY.

Nota também que o gráfico (em que os dados se sobrepõem) é essencialmente 2015-2020 e com tal não apanha nenhuma crise. Seria interessente ver como se comportou essa aderência entre 2007-2009. Diz-me a intuição que quem esteve investido nesse período teve rendibilidades inferiores (porque os preços caíram imenso) ao que estava implicito nas yields 5 anos antes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, sinbad disse:

É de fato um gráfico mais bem comportado do que eu esperaria.

Tb fiquei bastante surpreendido. Já perceberás assim melhor um pouco a minha posição!!

Citação

Mas mantenho o que eu disse: sempre que a percepção de risco de crédito se altere muito (o que acontece nas crises) a rendibilidade realizada afastar-se-á bastante da inferida pela yield

Claro que sim. Pegando agora no caso mais recente de 2020, o modelo dizer que deverias ter rentabilidade de cerca de 25%+ a 5 anos (rentabilidade absoluta) e teres 0% é significativamente diferente, principalmente quando se fala de obrigações.

Citação

É isso que eu digo: numa classe de emitentes como a Govt em que o risco de crédito é menos relevante (mas não irrelevante) essa capacidade preditiva da hield é maior do que para classes de emitentes onde o risco de crédito é mais significativo como é o caso dos HY.

Verdade. Só tentei transmitir que não é ASSIM tão diferente. Nas treasuries o r^2 era 0.92/0.93 e aqui anda pelos 0.87 que foi o que eu fiz.

Citação

Nota também que o gráfico (em que os dados se sobrepõem) é essencialmente 2015-2020 e com tal não apanha nenhuma crise.

Acho que terás de rever o que é uma crise. Foste a primeira pessoa que li a dizer que não houve uma crie em 2020 :mellow:?

Citação

Seria interessente ver como se comportou essa aderência entre 2007-2009. Diz-me a intuição que quem esteve investido nesse período teve rendibilidades inferiores (porque os preços caíram imenso) ao que estava implicito nas yields 5 anos antes.

Claro que sim. Assim por alto provavelmente a rentabilidade foi a -4% no fundo da crise quando provavelmente o modelo devia estar os 7% (as taxas estavam mais altas que agora). No pico da crise teres uma rentabilidade de -20% quando o "modelo" previa 35% (valores absolutos) é significativamente diferente. Tem sempre de se ter estas situações como possíveis e não seguir algo cegamente.

Só quis mesmo transmitir que "É de fato um gráfico mais bem comportado do que eu esperaria.", com as devidas cautelas claro.

P.S. https://ensina.rtp.pt/artigo/facto-e-fato-depois-do-acordo-ortografico/ (sou um pouco grammar nazi, espero que não leves a mal a partilha ?)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Sazonalidade dentro do ano civil?

S&P 500 Sector Performance

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 1H ’20
    ENRS
    34.4%
    CONS
    -15.4%
    INFT
    61.7%
    REAL
    32.3%
    UTIL
    19.9%
    FINL
    28.8%
    COND
    43.1%
    REAL
    30.2%
    COND
    10.1%
    ENRS
    27.4%
    INFT
    38.8%
    HLTH
    6.5%
    INFT
    50.3%
    INFT
    15.0%
    MATR
    22.5%
    HLTH
    -22.8%
    MATR
    48.6%
    COND
    27.7%
    CONS
    14.0%
    COND
    23.9%
    HLTH
    41.5%
    UTIL
    29.0%
    HLTH
    6.9%
    TELS
    23.5%
    MATR
    23.8%
    UTIL
    4.1%
    TELS
    32.7%
    COND
    7.2%
    UTIL
    19.4%
    UTIL
    -29.0%
    COND
    41.3%
    INDU
    26.7%
    HLTH
    12.7%
    REAL
    19.7%
    INDU
    40.7%
    HLTH
    25.3%
    CONS
    6.6%
    FINL
    22.8%
    COND
    23.0%
    COND
    0.8%
    FINL
    32.1%
    TELS
    -0.3%
    INFT
    16.3%
    TELS
    -30.5%
    REAL
    27.1%
    MATR
    22.2%
    REAL
    11.4%
    TELS
    18.3%
    FINL
    35.6%
    INFT
    20.1%
    INFT
    5.9%
    INDU
    18.9%
    FINL
    22.2%
    INFT
    -0.3%
    S&P
    31.5%
    HLTH
    -0.8%
    CONS
    14.2%
    COND
    -33.5%
    S&P
    26.5%
    ENRS
    20.5%
    TELS
    6.3%
    HLTH
    17.9%
    S&P
    32.4%
    CONS
    16.0%
    REAL
    4.7%
    MATR
    16.7%
    HLTH
    22.1%
    REAL
    -2.2%
    INDU
    29.4%
    S&P
    -3.1%
    INDU
    12.0%
    ENRS
    -34.9%
    INDU
    20.9%
    TELS
    19.0%
    COND
    6.1%
    S&P
    16.0%
    INFT
    28.4%
    FINL
    15.2%
    TELS
    3.4%
    UTIL
    16.3%
    S&P
    21.8%
    S&P
    -4.4%
    REAL
    29.0%
    CONS
    -5.7%
    TELS
    11.9%
    S&P
    -37.0%
    HLTH
    19.7%
    S&P
    15.1%
    ENRS
    4.7%
    INDU
    15.4%
    CONS
    26.1%
    S&P
    13.7%
    S&P
    1.4%
    INFT
    13.9%
    INDU
    21.0%
    CONS
    -8.4%
    COND
    27.9%
    MATR
    -6.9%
    HLTH
    7.2%
    INDU
    -39.9%
    FINL
    17.2%
    CONS
    14.1%
    INFT
    2.4%
    MATR
    15.0%
    MATR
    25.6%
    INDU
    9.8%
    FINL
    -1.5%
    S&P
    12.0%
    CONS
    13.5%
    TELS
    -12.5%
    CONS
    27.6%
    REAL
    -8.5%
    S&P
    5.5%
    REAL
    -42.3%
    CONS
    14.9%
    FINL
    12.1%
    S&P
    2.1%
    INFT
    14.8%
    ENRS
    25.1%
    COND
    9.7%
    INDU
    -2.5%
    COND
    6.0%
    UTIL
    12.1%
    FINL
    -13.0%
    UTIL
    26.4%
    UTIL
    -11.1%
    COND
    -13.2%
    INFT
    -43.1%
    ENRS
    13.8%
    INFT
    10.2%
    INDU
    -0.6%
    CONS
    10.8%
    UTIL
    13.2%
    MATR
    6.9%
    UTIL
    -4.8%
    CONS
    5.4%
    REAL
    10.9%
    INDU
    -13.3%
    MATR
    24.6%
    INDU
    -14.6%
    REAL
    -17.9%
    MATR
    -45.7%
    UTIL
    11.9%
    UTIL
    5.5%
    MATR
    -9.6%
    ENRS
    4.6%
    TELS
    11.5%
    TELS
    3.0%
    MATR
    -8.4%
    REAL
    3.4%
    ENRS
    -1.0%
    MATR
    -14.7%
    HLTH
    20.8%
    FINL
    -23.6%
    FINL
    -18.6%
    FINL
    -55.3%
    TELS
    8.9%
    HLTH
    2.9%
    FINL
    -17.1%
    UTIL
    1.3%
    REAL
    1.6%
    ENRS
    -7.8%
    ENRS
    -21.1%
    HLTH
    -2.7%
    TELS
    -1.3%
    ENRS
    -18.1%
    ENRS
    11.8%
    ENRS
    -35.3%
    Abbr. Sector Index Annual Best Worst
    COND S&P 500 Consumer Discretionary Index 11.91% 43.1% -33.5%
    CONS S&P 500 Consumer Staples Index 8.78% 27.6% -15.4%
    ENRS S&P 500 Energy Index -4.48% 34.4% -34.9%
    FINL S&P 500 Financials Index -1.06% 35.6% -55.3%
    HLTH S&P 500 Health Care Index 9.95% 41.5% -22.8%
    INDU S&P 500 Industrials Index 5.72% 40.7% -39.9%
    INFT S&P 500 Information Technology Index 14.43% 61.7% -43.1%
    MATR S&P 500 Materials Index 6.08% 48.6% -45.7%
    REAL S&P 500 Real Estate Index 4.14% 32.3% -42.3%
    TELS S&P 500 Communication Services Index 7.35% 32.7% -30.5%
    UTIL S&P 500 Utilities Index 6.91% 29.0% -29.0%
    S&P S&P 500 Index 8.19% 32.4% -37.0%

De acordo com os dados estatísticos representados acima, alguns sectores têm revelado melhor performance sistematicamente, ao longo dos anos, porque não estudar dentro do ano alguns dos sectores e o efeito da sazonalidad?. É de esperar que o sector da energia possa ter melhor performance no período de inverno, o dos real state no verão, ect.

Não estou a pensar numa rotação total, mas numa certa percentagem do portfólio e até pode acontecer que as taxas de compra e venda e de subscrição comam toda a performance e o Buy & hold se mostre de todo o meia aconselhável. Temos dois sectores que mostram claramente nest última década uma performance  acima da média: INFT (3 vezes abaixo comerciado) e o COND.(3 vezes abaixo do mercado) Assim, provavelmente com  ETFs desses sectores teria batido o mercado nestes últimos 10 anos. 

Também no período a seguir a uma crise, esses dois sectores mostraram uma recuperação acima do mercado, talvez numa futura queda seja os sectores a apostar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

S&P 500 Sector Performance

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 1H ’20
    ENRS
    34.4%
    CONS
    -15.4%
    INFT
    61.7%
    REAL
    32.3%
    UTIL
    19.9%
    FINL
    28.8%
    COND
    43.1%
    REAL
    30.2%
    COND
    10.1%
    ENRS
    27.4%
    INFT
    38.8%
    HLTH
    6.5%
    INFT
    50.3%
    INFT
    15.0%
    MATR
    22.5%
    HLTH
    -22.8%
    MATR
    48.6%
    COND
    27.7%
    CONS
    14.0%
    COND
    23.9%
    HLTH
    41.5%
    UTIL
    29.0%
    HLTH
    6.9%
    TELS
    23.5%
    MATR
    23.8%
    UTIL
    4.1%
    TELS
    32.7%
    COND
    7.2%
    UTIL
    19.4%
    UTIL
    -29.0%
    COND
    41.3%
    INDU
    26.7%
    HLTH
    12.7%
    REAL
    19.7%
    INDU
    40.7%
    HLTH
    25.3%
    CONS
    6.6%
    FINL
    22.8%
    COND
    23.0%
    COND
    0.8%
    FINL
    32.1%
    TELS
    -0.3%
    INFT
    16.3%
    TELS
    -30.5%
    REAL
    27.1%
    MATR
    22.2%
    REAL
    11.4%
    TELS
    18.3%
    FINL
    35.6%
    INFT
    20.1%
    INFT
    5.9%
    INDU
    18.9%
    FINL
    22.2%
    INFT
    -0.3%
    S&P
    31.5%
    HLTH
    -0.8%
    CONS
    14.2%
    COND
    -33.5%
    S&P
    26.5%
    ENRS
    20.5%
    TELS
    6.3%
    HLTH
    17.9%
    S&P
    32.4%
    CONS
    16.0%
    REAL
    4.7%
    MATR
    16.7%
    HLTH
    22.1%
    REAL
    -2.2%
    INDU
    29.4%
    S&P
    -3.1%
    INDU
    12.0%
    ENRS
    -34.9%
    INDU
    20.9%
    TELS
    19.0%
    COND
    6.1%
    S&P
    16.0%
    INFT
    28.4%
    FINL
    15.2%
    TELS
    3.4%
    UTIL
    16.3%
    S&P
    21.8%
    S&P
    -4.4%
    REAL
    29.0%
    CONS
    -5.7%
    TELS
    11.9%
    S&P
    -37.0%
    HLTH
    19.7%
    S&P
    15.1%
    ENRS
    4.7%
    INDU
    15.4%
    CONS
    26.1%
    S&P
    13.7%
    S&P
    1.4%
    INFT
    13.9%
    INDU
    21.0%
    CONS
    -8.4%
    COND
    27.9%
    MATR
    -6.9%
    HLTH
    7.2%
    INDU
    -39.9%
    FINL
    17.2%
    CONS
    14.1%
    INFT
    2.4%
    MATR
    15.0%
    MATR
    25.6%
    INDU
    9.8%
    FINL
    -1.5%
    S&P
    12.0%
    CONS
    13.5%
    TELS
    -12.5%
    CONS
    27.6%
    REAL
    -8.5%
    S&P
    5.5%
    REAL
    -42.3%
    CONS
    14.9%
    FINL
    12.1%
    S&P
    2.1%
    INFT
    14.8%
    ENRS
    25.1%
    COND
    9.7%
    INDU
    -2.5%
    COND
    6.0%
    UTIL
    12.1%
    FINL
    -13.0%
    UTIL
    26.4%
    UTIL
    -11.1%
    COND
    -13.2%
    INFT
    -43.1%
    ENRS
    13.8%
    INFT
    10.2%
    INDU
    -0.6%
    CONS
    10.8%
    UTIL
    13.2%
    MATR
    6.9%
    UTIL
    -4.8%
    CONS
    5.4%
    REAL
    10.9%
    INDU
    -13.3%
    MATR
    24.6%
    INDU
    -14.6%
    REAL
    -17.9%
    MATR
    -45.7%
    UTIL
    11.9%
    UTIL
    5.5%
    MATR
    -9.6%
    ENRS
    4.6%
    TELS
    11.5%
    TELS
    3.0%
    MATR
    -8.4%
    REAL
    3.4%
    ENRS
    -1.0%
    MATR
    -14.7%
    HLTH
    20.8%
    FINL
    -23.6%
    FINL
    -18.6%
    FINL
    -55.3%
    TELS
    8.9%
    HLTH
    2.9%
    FINL
    -17.1%
    UTIL
    1.3%
    REAL
    1.6%
    ENRS
    -7.8%
    ENRS
    -21.1%
    HLTH
    -2.7%
    TELS
    -1.3%
    ENRS
    -18.1%
    ENRS
    11.8%
    ENRS
    -35.3%
    Abbr. Sector Index Annual Best Worst
    COND S&P 500 Consumer Discretionary Index 11.91% 43.1% -33.5%
    CONS S&P 500 Consumer Staples Index 8.78% 27.6% -15.4%
    ENRS S&P 500 Energy Index -4.48% 34.4% -34.9%
    FINL S&P 500 Financials Index -1.06% 35.6% -55.3%
    HLTH S&P 500 Health Care Index 9.95% 41.5% -22.8%
    INDU S&P 500 Industrials Index 5.72% 40.7% -39.9%
    INFT S&P 500 Information Technology Index 14.43% 61.7% -43.1%
    MATR S&P 500 Materials Index 6.08% 48.6% -45.7%
    REAL S&P 500 Real Estate Index 4.14% 32.3% -42.3%
    TELS S&P 500 Communication Services Index 7.35% 32.7% -30.5%
    UTIL S&P 500 Utilities Index 6.91% 29.0% -29.0%
    S&P S&P 500 Index 8.19% 32.4% -37.0%

De acordo com os dados estatísticos representados acima, alguns sectores têm revelado melhor performance sistematicamente, ao longo dos anos, porque não estudar dentro do ano alguns dos sectores e o efeito da sazonalidad?. É de esperar que o sector da energia possa ter melhor performance no período de inverno, o dos real state no verão, ect.

Não estou a pensar numa rotação total, mas numa certa percentagem do portfólio e até pode acontecer que as taxas de compra e venda e de subscrição comam toda a performance e o Buy & hold se mostre de todo o meia aconselhável. Temos dois sectores que mostram claramente nest última década uma performance  acima da média: INFT (3 vezes abaixo comerciado) e o COND.(3 vezes abaixo do mercado) Assim, provavelmente com  ETFs desses sectores teria batido o mercado nestes últimos 10 anos. 

Também no período a seguir a uma crise, esses dois sectores mostraram uma recuperação acima do mercado, talvez numa futura queda seja os sectores a apostar.

OK, já te percebi. Isso não é sazonalidade. Sazonalidade é algo que é recorrente em períodos de tempo, tipo maior consumo de electricidade no Inverno, ou mais turismo no Verão.

O que falas, nem é rotação de sectores devido aos ciclos económicos. Que é o mais "fácil" de prever porque há sectores que estão mais ligados a uma queda do PIB e outros a subidas do PIB. E que muitos usam para investir.

Se reparares nem há um padrão, tirando o sector Energia que é o pior em 5 dos 7 últimos anos.

O que pretendes é algo difícil de prever de ano para ano seguinte. Há quem invista nos worst performers do ano anterior,  podes ver que há anos que isso acontece, o pior do ano anterior é o melhor do ano seguinte ou fica lá perto, mas não é certo, pois só funcionou 4x em 13 anos:

2010 - HLTH (último)- > 2011 (#3)  ; UTIL (penúltimo) -> 2011 (#1)

2011 - FINL (último) -> 2012 (#1)

2013 - REAL (último) -> 2014 (#1)

2015 - ENRS (último) -> 2016 (#1)

Há umas semanas, postei algo semelhante no tópico dos FI, um quadro com retornos, DD e retornos ajustados ao DD, por sector de S&P 500, usando ETFs.

Tanto esse quadro como os teus só me levou a reforçar a ideia de investir em alguns sectores do S&P 500 e esquecer os outros por completo. Tech, Telecom e Consumer (Staples/Distrionary). A Health ainda está em dúvida.

* Atenção que com a nova reorganização do GICS sectors, parte das techs (mega caps: Google, Facebook, Amazon; e outras large, medium e small) saíram desse sector e foram para Telecoms e Consumo Discritionary. Por isso é natural que agora, as Telecoms e CD fiquem mais próximo da Tech até porque a Tech sem essas stocks ficará com pior performance.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

Acho que terás de rever o que é uma crise. Foste a primeira pessoa que li a dizer que não houve uma crie em 2020

A crise Financeira de 2020 é para meninos, pelo menos até agora. De qualquer forma o que houve em 2020 já foi suficiente para fazer as linhas do teu gráfico divergirem qb mas referia-me a uma crise de crédito mais substancial. Sugiro que vejas o seguinte gráfico e que alteres a data de início do range para o ano 2000: https://fred.stlouisfed.org/series/BAMLH0A0HYM2EY. Verás a que me refiro entre 2007 e 2009.

há 10 horas, Virtua disse:

P.S. https://ensina.rtp.pt/artigo/facto-e-fato-depois-do-acordo-ortografico/ (sou um pouco grammar nazi, espero que não leves a mal a partilha ?)

Tu lá saberás porque sentiste a necessidade de fazer isso. Eu também gosto de ver textos bem escritos mas normalmente coíbo-me de andar a corrigir as pessoas por educação e cordialidade. Se analisares um pouco até sabes que é injusto o teu comentário porque eu até sou das pessoas que só escreve quando tem algo a acrescentar e porque se esforça por escrever algo com sentido e sem erros de ortografia. Enfim, adiante... isto só é um forum de internet o que podemos esperar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, sinbad disse:

A crise Financeira de 2020 é para meninos, pelo menos até agora. De qualquer forma o que houve em 2020 já foi suficiente para fazer as linhas do teu gráfico divergirem qb mas referia-me a uma crise de crédito mais substancial. Sugiro que vejas o seguinte gráfico e que alteres a data de início do range para o ano 2000: https://fred.stlouisfed.org/series/BAMLH0A0HYM2EY. Verás a que me refiro entre 2007 e 2009.

Eu percebi ao que te referias ? o problema está no histórico dos ETFs que só começam em 2007 (penso que o JNK e o HYG são os mais antigos). Terei de ver se consigo a cotação de mutual fund relativamente bom para ver se consigo apanhar 2007/2008 (PHIYX). Pode ser que tenham no site deles

Mas como disse, acredito que a rentabilidade a 5 anos fosse para os -4%, e numa altura em que as taxas do modelo ainda eram mais altas (aí uns 7%). Ou seja, acredito que a divergência de 5 p.p. de 2000 passasse a uns 12+ p.p.

Citação

normalmente coíbo-me de andar a corrigir as pessoas por educação e cordialidade

Por acaso nunca percebi essa ligação de corrigir alguém com educação e cordialidade. Sei que a tua posição é a dominante na sociedade mas é coisa que me faz imensa confusão. Se a pessoa não me insultou por mim esteja à vontade para me corrigir construtivamente.

Um pequeno à parte para talvez perceberes melhor a minha posição (se isso interessar). Recentemente comecei a trocar SMSs com uma pessoa com quem não era normal eu o fazer. Corrigiu-me várias vezes a MESMA coisa e apercebi-me que era um erro ortográfico que eu fazia inconscientemente e repetidamente (para os mais curiosos confundia na escrita  "compra-se" com "comprasse"). Achei que a pessoa foi rude? Pelo contrário achei que finalmente alguém se deu ao trabalho de me corrigir ao mesmo tempo que fiquei preocupado porque se eu o fazia aos 36 anos, quantos e-mails profissionais enviei com esse erro ortográfico? Alguma vez o enviei no meu C.V. e fui descartado por isso quando era mais novo? Fico imensamente feliz por alguém se ter dado ao trabalho de me corrigir (e olha que ainda me corrige imenso o Português nos dias que correm e tenho aprendido a escrever melhor Português com ele)

Citação

porque eu até sou das pessoas que só escreve quando tem algo a acrescentar e porque se esforça por escrever algo com sentido e sem erros de ortografia. 

Mas por isso mesmo. Se fosses um indivíduo que cometesses erros a torto e a direito e eu não te desse o crédito de estarmos a ter uma discussão civilizada achas que me daria ao trabalho?

Citação

isto só é um forum de internet o que podemos esperar?

Novamente, por isso mesmo. Se fossem e-mails profissionais não te teria corrigido, simplesmente não te veria da mesma forma (e que atire a pedra a pessoa que lê um e-mail profissional com erros ortográficos e não liga puto pk pensa "Não estou a contratar os serviços dele para ser professor de Português")

Mas entendi o teu ponto de vista que irei ter em consideração em intervenções futuras! (e olha que aprendi, construtivamente, com o teu comentário)

EDIT: O PHIYX está na yahoo finance com histórico desde 1992. Vou testar e ver se ficamos com uma ideia de como teria sido 2007/2008!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico