Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    Agora mesmo, Virtua disse:

Agora fiquei curioso porque de facto poderia ser um produto bastante interessante. O que considerarias um TER razoável para um PPR de ETFs?

0.20% ? ? ? ? 

Mais a sério, algo abaixo do 1 p.p. por ano.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 15/08/2020 às 12:43, sinbad disse:

Para um investidor de longo prazo (e 10 anos não é longo prazo para estes efeitos) é quase indiferente se escolhe um ETF de curto ou de longo prazo. A volatilidade que vai sentir é diferente mas o resultado final não será muito diferente.

Não sei se é bem assim. Teste de TLT (treasuries 20 anos, onde diz portfolio no gráfico) vs IEF (7-10 Yr Treasury)

image.thumb.png.187e7704b9bce3c0347f359ebff14789.png

Peço desculpa estar a ir buscar algumas coisas mais "antigas" mas só agora estou a ler os últimos posts. Parece que só posto quando discordo ? mas vou colocando likes quando concordo e da discussão é que nasce o conhecimento ?

há 5 minutos, Vidolz disse:

Pergunta estupida, porque é que a maior parte das pessoas prefere investir em fundos através de bancos onde existem taxas de gestão etc em vez de ter mais autonomia e investir no Degiro por exemplo?

Não é estúpida mas já foi respondida. Procura tópicos das DeGiro que está lá tudo. Mas por exemplo para mim tem a haver com contas Jumbo, ser uma entidade "estrangeira" e uma broker. Não invisto na DeGiro da mesma forma que não tinha cash na robinhood se fosse americano!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Virtua disse:

Custo total do fundo/ETF

P.S. não sei se estás a ser irónico pois só depois vi o smile ? mas está respondido caso alguém não saiba ? 

Não sabia..

Pensava que era uma sigla PT, pesquisei e não encontrei nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Vidolz disse:

Pergunta estupida, porque é que a maior parte das pessoas prefere investir em fundos através de bancos onde existem taxas de gestão etc em vez de ter mais autonomia e investir no Degiro por exemplo?

A o que taxas para fundos na Degiro são muito mais elevadas do que nos bancos. Degiro na mi há opinião e boa etf e acções. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000V5I3

O fundo bate o benchmark em rentabilidade por isso o ETF tem rentabilidades ligeiramente inferior. Mas tem sharpe superior, pois como dizes "os etf tem menor volatilidade mas menor rentabilidade"

Em relação aos ETFs que encontras-te estás a comparar um fundo aggregate (gov+corp) com ETFs apenas gov. Assim à primeira vista pretendes que tenham o mesmo benchmark.

image.png.ece56df0d7622c8a744dcb8ff035d8fd.png

EDIT: Tb encontrei este: https://www.blackrock.com/pt/profissionais/products/251725/ishares-euro-aggregate-bond-ucits-etf

image.thumb.png.3173d9bccc419a20b9d275610f971a1a.png

Obrigado pela explicação. Vou voltar a uma ideia que já defendi, no vale a pena investir em obrigações 100,% de Divid governamental quando temos produtos capital quase garantido a dar o mesmo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Vidolz disse:

Este foi o último comentário no tópico da DeGiro:

Citação

Respondendo parcialmente à tua pergunta, eu criei a semana passada e transferi durante o fim de semana. Tenho 2 contas, e transferi para o IBAN da custody, mas recebi agora mesmo um e-mail a dizer que não indiquei qual a conta que queria carregar. 

Achei estranho. Como transferi para o IBAN, diria que era óbvio qual a conta que queria carregar. Portanto talvez ainda não tenham migrado o dinheiro para lá, ou seja, talvez não seja assim tão imediato. 

É por estas e por outras. Agora até me comecei a questionar se as carteiras custody deles são mesmo custody ou Jumbo mais caras :unsure:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

0.20% ? ? ? ? 

Mais a sério, algo abaixo do 1 p.p. por ano.

Acho que, a aparecerem, será na ordem dos 0.5 -0.7% o que já seria MUITO interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, CountingCents disse:

Acho que, a aparecerem, será na ordem dos 0.5 -0.7% o que já seria MUITO interessante.

Estás a achar os bancos simpáticos. Alguma razão particular? Terei de discordar!! Eles mamam o que puderem e a maioria das pessoas não partilham o conhecimento aqui do fórum!! 0.7% ou 1.2% não terá muito impacto nas vendas e sempre é uma rentabilidade muito mais apetecível do ponto de vista do banco!!

Sou mais do ponto de vista do Mouro. Algo mesmo ali por baixo dos 1% de TER era a melhor das situações me parece!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, CountingCents disse:

Porque não acredito que o produto venha da parte dos Bancos...

Mais cedo ou mais tarde, e eu já estou a pensar nisso, alguém interessado cria uma sociedade gestora de valores mobiliários e disponibiliza o produto aos portugueses...

Estou aberto a sugestões...

Pelo que li é necessário 125k de Capital Social para a criação de uma sociedade deste género, aprovação do BdP e CMVM dos gestores e depois disto acho que é fácil...

Uma excelente ideia era mesmo juntarmos um grupo de investidores, desenharmos o produto e tentarmos seguir com o investimento para a frente.

Tens noção que eu tenho uma empresa de aconselhamento? Acredita que tentei já ver esses cenários quase todos (eu e não só). Os montantes envolvidos são altíssimos e a CMVM etc etc enterra-te em burocracia. Um conhecido meu teve de contratar uma advogada só para tratar disso!!

Citação

Uma excelente ideia era mesmo juntarmos um grupo de investidores, desenharmos o produto e tentarmos seguir com o investimento para a frente.

I'm all ears... Quando arranjares uns 20 ou 30 milhões de euros de investidores (para investir no produto) e 500k de seed money (para a criação da empresa) avisa.  Pode ser que consigamos ter o mínimo de peso e criar algo!! ;)

Citação

Porque não acredito que o produto venha da parte dos Bancos...

E discordarei de novo contigo ? (e não é como se as outras entidades sejam menos gananciosas)

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, CountingCents disse:

Mais cedo ou mais tarde, e eu já estou a pensar nisso, alguém interessado cria uma sociedade gestora de valores mobiliários e disponibiliza o produto aos portugueses...

Estou aberto a sugestões...

Pelo que li é necessário 125k de Capital Social para a criação de uma sociedade deste género, aprovação do BdP e CMVM dos gestores e depois disto acho que é fácil...

Parece-me interessante!

Como pensas que poderá ser esse produto? Já tens algum esboço?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Edge disse:

Parece-me interessante!

Como pensas que poderá ser esse produto? Já tens algum esboço?

A ideia era ser simplesmente um PPR que investisse num único ETF mundial de acumulação tipo IWDA, VWCE, SPPW etc...

Os únicos custos que teria era a de guarda de títulos (teria que se estudar os preços de custódia de várias plataformas, penso que a IB tem este serviço de forma barata) e os custos de compra e venda do ETF, que já existem plataformas que não cobram estes custos, pelo que não deve ser avultados. Juntamente a isto será preciso ter 1 única pessoa a tratar da gestão do fundo, administrativos a atender chamadas e tratar de papelada e algum Marketing. Posto isto acredito que a TER seria à volta de 0.7%, sendo que o ETF em si é perto de 0.2%~. O AR PPR tem 92 Milhões, se o nosso tivesse metade disso seriam receitas de 325.000€, anuais... Acho que dá para manter a máquina a rodar.

Neste momento estou preso na parte de: Começar uma Sociedade de Gestão de fundos de investimento Mobiliários, que exige um capital social de 125k e aprovação do BdP e CMVM, que só pedem idoneidade, experiência no cargo e umas quantas burocracias de questionários e isso. Honestamente acho que é a parte mais dificil.

Até estava com a idea de fazer um estudo de mercado, um power point bonito e levá-lo ao Banco CTT para tentar obter a ajuda deles...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:
    Citação

I'm all ears... Quando arranjares uns 20 ou 30 milhões de euros de investidores (para investir no produto) e 500k de seed money (para a criação da empresa) avisa.  Pode ser que consigamos ter o mínimo de peso e criar algo!! ;)

Se for algo do tipo “Fundo Fechado” não será mais fácil?

Pergunto porque realmente nunca me debrucei sobre essa possibilidade aqui em Portugal.

Talvez seja como dizes, montes de burocracia (pelo menos com os restantes exemplos que vemos noutras coisas bem mais simples), mas a minha questão mantêm-se: Se for algo onde os investidores fazem parte todos da “sociedade” e não for um produto/serviço de “vendas” ao público, não será “mais fácil “?

A possibilidade que penso será algo como o que o Warent Buffet fez no início da sua carreira.

Juntam-se uns amigos, que colocam dinheiro na “sociedade” para ser investido, sendo que esses “amigos” receberão a sua parte quando for para resgatar, menos as “fees” necessárias para o funcionamento da sociedade. Será que num caso destes se tem que “passar” pela burocracia toda?

Claro que terá que ter uma política de regras em que quem entrar terá de assinar e concordar com elas (talvez uma espécie de contrato).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Virtua disse:

Tens noção que eu tenho uma empresa de aconselhamento? Acredita que tentei já ver esses cenários quase todos (eu e não só). Os montantes envolvidos são altíssimos e a CMVM etc etc enterra-te em burocracia. Um conhecido meu teve de contratar uma advogada só para tratar disso!!

Montantes envolvidos ?

Consegues desenvolver? Pelo que li basta teres uma sociedade com os gestores aprovados, não exige qualquer investimento além do Capital Social e dos custos diários de operação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, CountingCents disse:

Montantes envolvidos ?

Isto

Citação

além do Capital Social e dos custos diários de operação.

Os 20 ou 30 milhões são uma estimativa (à merceiro) do que seria necessário para cobrir esses custos diários de operação, sem lucro LOL

há 10 minutos, CountingCents disse:

Banco CTT para tentar obter a ajuda deles...

Deixa lá os CTT. Nem sabem do que falas e ainda se vão rir na tua cara.

A tua melhor oportunidade poderá ser a optimize https://www.optimize.pt/

Provavelmente até te consigo reunião com eles, ou pelo menos que analisem a tua proposta com olhos de ver!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Isto

Os 20 ou 30 milhões são uma estimativa (à merceiro) do que seria necessário para cobrir esses custos diários de operação, sem lucro LOL

Não consigo acreditar nesses valores!

Quais são os custos que falas? Eu só vejo um ordenado grande do gestor: 60k por ano; 5 administrativos: 100k por ano; Renda de um escritório: 12k por ano; 10k em Marketing; Que precisas mais além dos custos de custódia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, CountingCents disse:

A ideia era ser simplesmente um PPR que investisse num único ETF mundial de acumulação

Parece interessante!

há 5 minutos, CountingCents disse:

Juntamente a isto será preciso ter 1 única pessoa a tratar da gestão do fundo, administrativos a atender chamadas e tratar de papelada e algum Marketing. Posto isto acredito que a TER seria à volta de 0.7%, sendo que o ETF em si é perto de 0.2%~. O AR PPR tem 92 Milhões, se o nosso tivesse metade disso seriam receitas de 325.000€, anuais... Acho que dá para manter a máquina a rodar.

Mas, neste caso, qual seria a “mais valia” para o investidor? Ou seja, porque haveria o investidor de avançar connosco em vez de ir directamente fazer ele próprio essa alocação?

Se o produto, o PPR, “apenas” investe num ETF, que também está disponível para o investidor e no caso apenas teria os custos do ETF (os tais 0,2%) mais algum valor de eventuais custos de guarda de títulos, o TER ficaria próximo dos tais 0,7% (ou talvez menos) do nosso “PPR”.

E a rentabilidade vs. risco iria ser a mesma.

Como se “chamavam” os investidores a colocarem o dinheiro no nosso “PPR”?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Mas não estou a brincar. Avança com o projecto que qualquer coisa tens apoio deste lado... Podes ter a certeza! Mais que não seja nuns milhões para investir. (infelizmente não sou suficientemente rico para ajudar muito no seed money)

Aqui deste lado também terás apoio! Avança!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, CountingCents disse:

Muito simples: 

Dedução em IRS até 400€ por ANO por estar a investir dinheiro!

Redução de 28% para 8% dos ganhos das mais valias!

Pode representar vantagens de centenas de milhares de euros para quem investe em longo prazo!

Ok!! Sim, parece-me suficiente apetecível para chamar alguns investidores!!

A minha outra dúvida, seria em convencer os investidores para o longo prazo.

É que, tirando aqui o pessoal do fórum, conheço pouquíssima gente com essa mentalidade.

A maioria é: lucros rápidos com o mínimo de esforço.

E talvez por falta de conhecimento (e também preguiça) preferem investir em coisas mais exóticas do que em produtos simples!

Fazem viagens de 30minutos para poupar 5€ euros nas compras, mas não gastam 5 minutos a avaliar produtos de investimento e poupar às centenas (ou talvez milhares) todos os anos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Edge disse:

Ok!! Sim, parece-me suficiente apetecível para chamar alguns investidores!!

A minha outra dúvida, seria em convencer os investidores para o longo prazo.

É que, tirando aqui o pessoal do fórum, conheço pouquíssima gente com essa mentalidade.

A maioria é: lucros rápidos com o mínimo de esforço.

E talvez por falta de conhecimento (e também preguiça) preferem investir em coisas mais exóticas do que em produtos simples!

Fazem viagens de 30minutos para poupar 5€ euros nas compras, mas não gastam 5 minutos a avaliar produtos de investimento e poupar às centenas (ou talvez milhares) todos os anos.

Começaríamos por dar target por ex. à audiência do Pedro Anderson, Bárbara Barrosos e outros influenciers de Finanças.

Uma boa campanha de Marketing em redes sociais e faculdades seria também um bom ínicio, e isto são tudo coisas que não são caras, dão é trabalho.

Mais cedo ou mais tarde, os próprios gestores, financeiros etc... Saberiam do nosso produto e aconselhariam a amigos e familiares etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico