Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Boas pessoal reparo que ontem o S&P 500 está em subida no entanto o meu CSSPX está em queda, não seria suposto este espalhar o comportamento do S&P500, o que o faz estar negativo?

Obrigado

Editado por Menino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 16 minutos, Menino disse:

Boas pessoal reparo que hoje o S&P 500 está em subida no entanto o meu CSSPX está em queda, não seria suposto este espalhar o comportamento do S&P500, o que o faz estar negativo?

Obrigado

Não sei se foste neste tópico ou no tópico dos fundos, mas ontem falou-se da questão da moeda (CSSPX em Euros e SP500 em Dólares).

E hoje o SP500 não está nada em subida porque o mercado só abre às nossas 14h30 ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Na minha opinião o VP depende daquilo que queiras e que estratégia queres. 
    Por definição é um complemento ao PP, onde investes dinheiro que estás confortável em perder.

PP=Dinheiro que não queres perder.
    VP=Dinheiro em que te sentes confortável em perder.

Sendo que a maioria do pessoal quer investir e não especular, penso que o horizonte temporal mais adequado é o longo prazo. 
    Sendo o teu horizonte temporal o longo prazo, penso que faz sentido investires em quality stocks, ou index funds quality factor, com reforços em períodos de saldos. e/ou mediante disponibilidade. 

Como quem colocou a questão, está interessado em receber dividendos, secalhar para ele faça sentido investir em dividend stocks ou etfs de high dividend yield. 

Existem várias maneiras de abordares o VP. 

Isso já vai depender do que cada um pretende. 

O imobiliário é onde invisto o dinheiro que me sinto confortável em perder (ou ganhar), posso comparar isso ao meu VP, o PP ou a carteira de acções/obrigações será para colocar o dinheiro que não quero perder, se possível com alguma rentabilidade. 

NunoSousa05 consegue-me dar alguns exemplos de ETFs de high dividend yield? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Miguel C disse:

O imobiliário é onde invisto o dinheiro que me sinto confortável em perder (ou ganhar), posso comparar isso ao meu VP, o PP ou a carteira de acções/obrigações será para colocar o dinheiro que não quero perder, se possível com alguma rentabilidade. 

NunoSousa05 consegue-me dar alguns exemplos de ETFs de high dividend yield? 

justetf.com

Esse site tens todo o tipo de ETFs, basta aplicares os filtros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On ‎8‎/‎9‎/‎2020 at 12:07 PM, CountingCents said:

Isso depois tem a ver com o tracking error também.

De qualquer forma o SPDR é o melhor mas o Lyxor é também uma boa alternativa, apesar de não estar listado em Amesterdão e de ser sediado no Luxemburgo.

CountingCents

Em que aspeto consideras melhor o ETF SPDR relativamente ao Lyxor ?  O retorno não parece (comparei no justetf), o volume  do fundo também não ( é cerca de metade do Lyxor)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Jovi disse:

CountingCents

Em que aspeto consideras melhor o ETF SPDR relativamente ao Lyxor ?  O retorno não parece (comparei no justetf), o volume  do fundo também não ( é cerca de metade do Lyxor)...

Tem a ver com o SPDR ser sediado na Irlanda (menor impostos nos dividendos) e o Lyxor no Luxemburgo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    41 minutes ago, CountingCents said:

Tem a ver com o SPDR ser sediado na Irlanda (menor impostos nos dividendos) e o Lyxor no Luxemburgo.

Mas os ETFs que comparavamos eram de acumulaçao nao de distribuiçao de dividendos... logo não há diferença certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    30 minutes ago, CountingCents said:

Nem por isso.

As empresas (Coca-Cola, Microsoft etc) detidas pelos ETF's distribuem os seus dividendos à BlackRock/StateStreet etc... Sendo esses dividendos sujeitos a 1 taxa  (taxada no país de origem, por ex. 30% nos USA), que pode vir a ser diminuída se houver acordos de dupla tributação entre o país da empresa que pagou os dividendos e o país onde o ETF está sediado.

Por norma a Irlanda é o país com os melhores acordos de dupla tributção, recebendo portanto uma maior quantia de dividendos líquida que uma sediada noutro país. Estes dividendos que o ETF recebe é que são acumulados (compram mais ações) ao invés de serem distribuídos pelos investidores.

Esta diferença não é gigante porque o Luxemburgo também tem bons acordos de dupla tributação, mas os da Irlanda são ligeiramente melhores.

Muito obrigado pela explicação detalhada Countingcents. 

Poderia então citar os países com melhores acordos de dupla tributação para além da Irlanda . 

Mas seja como for, essa diferença de taxação entre os países que explica já vem refletida na análise de  retorno dos Etf que se pode encontrar por exemplo no justetf, correto ?

muito obrigado pelos seus ensinamentos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Jovi disse:

Poderia então citar os países com melhores acordos de dupla tributação para além da Irlanda . 

Mas seja como for, essa diferença de taxação entre os países que explica já vem refletida na análise de  retorno dos Etf que se pode encontrar por exemplo no justetf, correto ?

muito obrigado pelos seus ensinamentos ?

Não sou grande perito no assunto, mas penso que a Irlanda seja mesmo das melhores. Talvez haja algum sítio que tenha uma lista completa.

Relativamente ao retorno dos ETF, o melhor é ler este artigo: https://www.justetf.com/uk/news/etf/cost-of-etfs-total-expense-ratio-ter-vs-total-cost-of-ownership-tco.html

De qualquer forma, não são diferenças muito significativas, é só mesmo questão de optimização.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 horas, Jovi disse:

Holanda.

Mas por causa da aproximação entre a Irlanda e os EUA (cof diáspora cof), tenho ideia que o ADT EUA-Irlanda tem a taxa de imposto sobre os dividendos mais baixa.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros, 

Sendo um jovem de 28 anos e novo nestas coisas gostava de começar a fazer alguns investimentos. Aproveitando a conjuntura económica gostaria de ter a vossa opinião de onde investir algumas poupanças que tenho (anteriormente colocados num depósito a prazo do Millennium que não trouxe grande rentabilidade - para não dizer nenhuma!)

Assim sendo tenho cerca de 10 000€ que gostaria de investir em ETFS de médio/longo prazo. Que estratégia os mais experientes me aconselham e que ETFS estão mais apetecíveis actualmente.

Em termos de plataforma estou a considerar a DEGIRO.

Muito obrigada pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante Kipsta disse:

Que estratégia os mais experientes me aconselham

Tens 28 anos, tens um horizonte temporal longo e ainda não fizeste muitos erros nos investimentos (porque és novo e ainda não acumulaste dinheiro que te permita fazer erros grandes).

Assim, o conselho de alguém mais experiente que eu gostaria que me tivessem dado quando eu tinha a tua idade é: lê os livros certos sobre investimentos e aprende os princípios de investimento sólidos testados pelo tempo. Vais ficar surpreendido pelo quão simples são esses princípios e baseados no senso comum (que estranhamente em matéria de investimentos a maioria das pessoas teimosamente ignora). Investe na tua educação nesta matéria. Com essa idade é o investimento mais importante que podes fazer, aquele que mais rendimento te vai dar.

Relativamente a livros sobre investimentos há muitos, mais de 99% são apenas ruído. Assim, aconselho-te a que leias tudo o que consigas de John Bogle, Charles Malkiel, William Bernstein, Rick Ferri,  Larry Swedroe.

Para te dar algo de concreto: http://1.droppdf.com/files/0opyj/the-four-pillars-of-investing-by-william-j-bernstein.pdf

Abraço,

Sinbad

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, estou a pensar começar e investir em ETF's. Eventualmente.

Neste momento ainda estou a ler sobre o assunto, e a tentar esclarecer algumas dúvidas.

Uma delas é, se caso opte por um ETF distributivo, como se processo o pagamento de dividendos e o IRS destes? Imaginemos que uso a Degiro para a compra do ETF. Eles fazem já retenção na fonte do IRS, ou eu recebo o dividendo por completo e depois tenho de o declarar em IRS?

Outra dúvida é que pelo que li, os acumulativos podem ter uma vantagem relativamente ao facto de reinvestir os dividendos, e assim apenas pagar IRS na altura de venda deles, e entretanto esses dividendos permitiram acumular mais "receita". Mas e se com o englobamento dos dividendos no IRS a taxa a pagar for menor que os 28%, a pessoa estiver nos escalões mais baixos do IRS? Compensara então um distributivo em que se pague uma taxa de 14,5% ou 23% pelos dividendos agora, contra talvez pagar 28% no futuro sobre esses dividendos?

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 12 horas, Phalanx disse:

Boas, estou a pensar começar e investir em ETF's. Eventualmente.

Neste momento ainda estou a ler sobre o assunto, e a tentar esclarecer algumas dúvidas.

Uma delas é, se caso opte por um ETF distributivo, como se processo o pagamento de dividendos e o IRS destes? Imaginemos que uso a Degiro para a compra do ETF. Eles fazem já retenção na fonte do IRS, ou eu recebo o dividendo por completo e depois tenho de o declarar em IRS?

Se bem me lembro, recebi a porcaria de uns dividendos no final do ano passado, que não foram sujeitos a retenção na fonte pela Degiro (ETF europeu). 

Pelo que depois tive de os declarar na Modelo 3, mas sem optar pelo englobamento (por causa do escalão de tributação).

há 12 horas, Phalanx disse:

Outra dúvida é que pelo que li, os acumulativos podem ter uma vantagem relativamente ao facto de reinvestir os dividendos, e assim apenas pagar IRS na altura de venda deles, e entretanto esses dividendos permitiram acumular mais "receita". Mas e se com o englobamento dos dividendos no IRS a taxa a pagar for menor que os 28%, a pessoa estiver nos escalões mais baixos do IRS? Compensara então um distributivo em que se pague uma taxa de 14,5% ou 23% pelos dividendos agora, contra talvez pagar 28% no futuro sobre esses dividendos?

Cumprimentos,

Isso depende muito das contas. 

Mas receberes um dividendo ou teres uma mais-valia de igual montante tem exactamente as mesmas consequências fiscais. Ou seja, em vez de receberes 100 euros de dividendos, podes vender uma pequena parte dos investimentos de forma a apurares uma mais-valia de igual montante.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 19 minutos, Vidolz disse:

Pergunta de nabo:

Existem ETF's que dão dividendos anuais como alguns stocks?

Sim, tens ETFs de acumulação e ETFs de distribuição (nos EUA só tens ETFs de distribuição por causa das suas regras de tributação).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Mouro Emprestado disse:

Sim, tens ETFs de acumulação e ETFs de distribuição (nos EUA só tens ETFs de distribuição por causa das suas regras de tributação).

Como é sabido, a principal diferença entre os ETFs acumulativos e de distribuição é que estes últimos distribuem rendas periódicas (dividendos ou receita de juros) enquanto os acumulativos reinvestem os lucros dentro do fundo.

Ok já percebi, thanks!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Precisava de uma ajuda, vou começar com 2 etf no best:

1- o IWDA worl que devo meter 60% a 70%

2- queria bonds, mas estou na duvida se de curto, médio ou longo prazo. Tenho 43 anos, há alguma delas melhor ou é futurologia adivinhar qual é a mais conveniente para um portfolio 60-40 ou 70-30?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Virtua disse:

Não sei se é bem assim (e olha que sou das primeiras pessoas a fazer essa comparação mas com o Havai). Consegues com um nível elevado de certeza "adivinhar" a rentabilidade provável de um ETF de obrigações se souberes a maturidade e yield ?

Não sabes o curto prazo claro mas dependendo do prazo de investimento poderás, no limite, ajustar a maturidade dos investimentos ao período pretendido. Claro que um ETF vai renovando as obrigações para manter a maturidade, a menos que seja um ETF/fundo fechado ou com o objectivo de levar todas as obrigações até à maturidade mas mesmo assim... não vais obter 5% de rentabilidade de um ETF com 2% de yield me parece!!

Podias explicar melhor isso? Imagina quero manter o investimento durante 10 anos. Tou com muitas duvidas no etf de obrigações para equilibrar com o de stocks princialmente porque na visão de leigo mais ano menos os juros devem subir. Do que percebi curto prazo tem menos risco e menos rendimento, maior prazo mais rendimento e maior risco. Deverei ir para médio prazo?

Eu ja tenho certificados do tesouro, isto pode substituir as bonds no portfolio?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico