Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A carteira que uso de ETF, tenho uma coluna que me está a dar rendibilidades brutas, e noutra coluna multiplico por 72% (100%-28%) para assim obter a rendibilidade liquida. Nos sites dos bancos normalmente é dada a rendibilidade bruta, mas por razões óbvias prefiro saber a líquida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mas os cálculos da pagina 1 de várias carteiras ( do  Salvador _ ) são brutas certo? portanto tem que se tirar 28% e engana muito ... certo? Cumprimentos

Só pagas 28% (ou o IRS corrente da altura) no acto da venda. O crescimento intrínseco dum ETF não paga imposto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só pagas 28% (ou o IRS corrente da altura) no acto da venda. O crescimento intrínseco dum ETF não paga imposto.

No entanto para todos os efeitos os gráficos já demonstram o resultado líquido? porque na altura se resgatares o montante no final do prazo não tens aqueles resultados mas menos 28% certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ruben_anselmo

Fiz o backtest do meu portefolio passivo, constituído por 7 ETFs de equity, commodities, RE e gov bonds, e os resultados foram os seguintes

2007: Ret: +10.41% ; Std Dev: 8.31%

2008: Ret: -12.78% ; Std Dev: 17.22%

2009: Ret: +13.50% ; Std Dev: 14.66%

2010: Ret: +12.99% ; Std Dev: 9.59%

2011: Ret: +12.77% ; Std Dev: 9.10%

2012: Ret: +6.90% ; Std Dev: 5.65%

Qual é a vossa opinião sobre o retorno VS risco. Será que para um estratégia passiva este desempenho é razoável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

30% ETF MSCI world stocks

10% ETF MSCI EMU small cap

10% ETF MSCI Emerging Markets

40% Fundos gestão activa de obrigações globais

10% Fundos gestão activa tesouraria

Futuramente e sem pressas começarei a reduzir as obrigações para 30% e colocar em ETF - 1 ou 2... 10% num ETF de ouro. Fundos tesouraria é para deixar assim pq sai mais barato que apostar num etf de money market fund..

Após esta alteração é rebalancear 1x ao ano..e let it ride :) Só voltarei a mudar quando aparecer ETF mais liquidos e/ou mais baratos

Parece-me um bom plano.

alguem me pode dar um exemplo de boms ETFs (em euros) de cada uma destas categorias e qual o melhor banco portugues para esta estratégia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz o backtest do meu portefolio passivo, constituído por 7 ETFs de equity, commodities, RE e gov bonds, e os resultados foram os seguintes

2007: Ret: +10.41% ; Std Dev: 8.31%

2008: Ret: -12.78% ; Std Dev: 17.22%

2009: Ret: +13.50% ; Std Dev: 14.66%

2010: Ret: +12.99% ; Std Dev: 9.59%

2011: Ret: +12.77% ; Std Dev: 9.10%

2012: Ret: +6.90% ; Std Dev: 5.65%

Qual é a vossa opinião sobre o retorno VS risco. Será que para um estratégia passiva este desempenho é razoável.

Grande retorno. É com balanceamento ou não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei o que entendes por "bons ETFs", mas o que eu utilizo são ishares, db-xtrackers e lyxor.

Os dois primeiros possuem os ETFs que pretendes.

Parece-me um bom plano.

alguem me pode dar um exemplo de boms ETFs (em euros) de cada uma destas categorias e qual o melhor banco portugues para esta estratégia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mais dúvidas que me surgiram

se usar o best trading pro para comprar etfs como este:

Vanguard Total Stock Market ETF (USD)    US9229087690

1 - pago impostos apenas em Portugal no resgate ou existe a dupla tributação que falam por aqui?

2 - os dividendos e ganhos são capitalizados automaticamente (não paga imposto)?

3 - a carteira deve ser rebalanceada se o dolar perder valor e consequentemente o fundo tambem perder em relação à carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- Há dupla tributação. Pode ser minimizada para 15% se assinares o protocolo W8N qlq coisa.

2- Há dupla tributação de dividendos. Não são reinvestidos no caso da Vanguard.

3- Se estás preocupado com as moedas, porque não investes em ETF que diversifica a nível global? Assim na prática ficas investido ainda que indirectamente em todas as moedas relevantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1- Há dupla tributação. Pode ser minimizada para 15% se assinares o protocolo W8N qlq coisa.

2- Há dupla tributação de dividendos. Não são reinvestidos no caso da Vanguard.

3- Se estás preocupado com as moedas, porque não investes em ETF que diversifica a nível global? Assim na prática ficas investido ainda que indirectamente em todas as moedas relevantes.

Este etf da vanguard com a comissão de 0.05% e boa liquidez, parecia uma melhor alternativa que o meu fundo actual de acções americanas. Se calhar não ter hedge até seria uma vantagem porque diversificava as moedas ( tenho todos os fundos em euros com hedge)

Mas com a dupla tributação e pagamento de dividendos não reinvestidos já não parece grande coisa.

os etfs da www.etf.db.com capitalizam os dividendos e presumo que já não tenham dupla tributação, mas tem comissão de 0,3% e menos liquidez

é pena não haver vanguard Portuguesa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem finalizei a minha carteira de ETFs.

Tendo em conta o preço por unidade e custos de transação, a alocação ficou assim:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; --------------------------------------> 14.73%

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; -----------------------> 5.02%

IAU - iShares Gold Trust; ----------------------------------------------------------> 14.89%

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; -----------------------------> 4.98%

VNQ - Vanguard REIT ETF; ---------------------------------------------------------> 10.01%

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ----------------------------------------------> 9.92%

VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ---------------------------------------------------> 12.37%

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF  --------------------------------------------------> 9.91%

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF;  --------------------------------------> 7.50%

XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------------> 5.72%

No ouro, pptei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter. A liquidez continua a ser boa, pelo que não há grande desvantagem.

O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro. As razões para esta distribuição foram várias. Negociar nos mercados americanos é mais barato no Invest (10.4 vs 14.56 USD). A desvantagem é que no Invest se paga comissão sobre os dividendos recebidos, com um mínimo de 5€. Logo isso torna grande parte dos ETFs americanos menos atractivos, já que a maior parte paga dividendos (TLT e ITE é mensal). Logo tudo o que paga dividendos foi para o BEST, e o que não paga (matérias-primas e ETF europeu que capitaliza dividendos) para o Invest. No entanto, o XEMB até saiu mais caro em comissões, já que teve de ser negociado por telefone, já que não havia na lista do Invest online. Por outro lado, o Best Trading Pro também não tinha este ETF, logo não sei como/se seria possível utilizar a plataforma deles.

Ainda pensei utilizar mais alguns ETFs europeus, por causa da história dos dividendos. Mas vendo bem, os ETFs da Vanguard são maiores, mais diversificados, mais líquidos e com muito menores custos de gestão. Logo optei por estes na sua maioria. Só os activos para os quais não havia correspondência na Vanguard é que foram para outras companhias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não deve ser nada por aí além. Peço o acordo de dupla tributação e só me são retidos 15% nos EUA. Por cá são mais os 28%, mas enquanto continuar a fazer o englobamento, vem grande parte de volta no irs anual.

Se calhar até me safo melhor que alguns ETFs europeus, já que esses pagam internamente 30% dos dividendos gerados antes de os investir  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico