Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

A 01/08/2020 às 18:21, Francisco_ disse:

Se estamos a caminhar nesse sentido (SRI, ESG, etc)...assim parece, uma empresa racional do mundo desenvolvido já encetou nesse sentido de uma maneira ou doutra, com melhor ou pior avaliação e ou previsão de avaliação futura. Se o lucro está nesses pontos as empresas vão atrás, selectivamente navegando nessas águas porque basta ver as avaliações para perceber que nada é "puro" e qualquer empresa faz as escolhas para tentar maximizar o resultado liquido. Nessa base, isto será uma onda que passa, deixa de haver mercado "não ESG", e tendencialmente o efeito desaparece. Se isto tudo entretanto traz, futuramente, um retorno em excesso relativo ao mercado num dado horizonte temporal, quem sabe?

Ou seja, com uma maior legislação/fiscaliza/consciencialização, o critério ESG/SRI, vai deixar de ser uma exceção, mas sim uma regra ?

Faz sentido e assim esse "filtro" deixa de fazer sentido....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

8 hours ago, CountingCents said:

Em termos de importância global, não consideras a de Paris mais importante que a de Shanghai?

Numa temos listadas multinacionais e um índice global CAC40. Na outra temos as empresas detidas pelo estado comunista chinês.

Seguindo esse argumento que utilizas e com o qual não discordo completamente vou colocar uma hipotese , em  Shanghai poderiamos ter 50 Triliões de cap mas porque em Londres ou Paris temos cotações mais abrangentes (e ordens) estas bolsas mesmo tendo 10 vezes menos market cap , teriam mais importância ? Ou sendo mais radical imagina que shanghai teria um cap 100 vezes maior , no entanto aceitando o que referes , seria uma bolsa com menos importância .Se um País tiver 50% da população mundial e uma bolsa fechada com menos cotações mas um market cap brutal , essa teria menos importância que outras , simplesmente porque estão em mercado aberto e têm mais cotações ? 

Novamente , não discordo com o que argumentas mas a forma como as perguntas são formuladas ás vezes dão para muitas hipóteses

A questão é definir qual o critério de análise para a palavra importância . Market cap , volume , cotações , posicionamento global...posso continuar :)

Boa sorte

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ha uns meses atrás foi recomendado o https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?sortField=name&sortOrder=asc&cmode=compare&groupField=none&from=search&isin=IE00BFY0GT14 em vez do IWDA - https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B4L5Y983&groupField=index&from=search&isin=IE00B4L5Y983

Hoje reparo que teve um desempenho melhor (0,05%) que o IWDA quando o comprei. Quais são efectivamente as diferenças entre os dois? a capitalização ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Capital disse:

Ha uns meses atrás foi recomendado o https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?sortField=name&sortOrder=asc&cmode=compare&groupField=none&from=search&isin=IE00BFY0GT14 em vez do IWDA - https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B4L5Y983&groupField=index&from=search&isin=IE00B4L5Y983

Hoje reparo que teve um desempenho melhor (0,05%) que o IWDA quando o comprei. Quais são efectivamente as diferenças entre os dois? a capitalização ?

Como referi na altura, passa principalmente pela diferença nos encargos que os ETF Têm (TER) 0.12% contra 0.20%. Isto capitalizado durante muitos anos, acaba por fazer a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    49 minutes ago, CountingCents said:

Como referi na altura, passa principalmente pela diferença nos encargos que os ETF Têm (TER) 0.12% contra 0.20%. Isto capitalizado durante muitos anos, acaba por fazer a diferença.

Se objetivo e ter  ETF  msci desenvolvidos com TER mais baixo que IWDA então preferia o da lyxor LU1781541179 tb 0.12% TER por ter o dobro do  volume de fundo.

Poderá fazer sentido ter ETF de MSCI países desenvolvidos de uma gestora diferente para diversificar. 

Agora em relação a esperar maior rentabilidade nao percebo como. De  facto o TER  é mais baixo mas os retornos que surgem comparando no site justetf não são maiores, pois não ?  então qual o racional de o fazer ?

A informação que tenho e que o retorno que surge no site jusetf ja desconta o TER. Estou enganado ?

Obrigado

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 24/07/2020 às 10:11, carlosrmgaspar disse:

cliente do ActivoBank e já explorou a nova funcionalidade deles de investir em fundos

O nº de fundos é muito limitada.  No Best tens muito mais fundos x 100.

Tenho no ActiBank uma conta de fundos e outra no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Jovi disse:

Se objetivo e ter  ETF  msci desenvolvidos com TER mais baixo que IWDA então preferia o da lyxor LU1781541179 tb 0.12% TER por ter o dobro do  volume de fundo.

Poderá fazer sentido ter ETF de MSCI países desenvolvidos de uma gestora diferente para diversificar. 

Agora em relação a esperar maior rentabilidade nao percebo como. De  facto o TER  é mais baixo mas os retornos que surgem comparando no site justetf não são maiores, pois não ?  então qual o racional de o fazer ?

A informação que tenho e que o retorno que surge no site jusetf ja desconta o TER. Estou enganado ?

Obrigado

Isso depois tem a ver com o tracking error também.

De qualquer forma o SPDR é o melhor mas o Lyxor é também uma boa alternativa, apesar de não estar listado em Amesterdão e de ser sediado no Luxemburgo.

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Capital disse:

Informação relevante: https://www.justetf.com/uk/news/etf/cost-of-etfs-total-expense-ratio-ter-vs-total-cost-of-ownership-tco.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

iShares Core MSCI World ETF USD Acc | IWDA - IE00B4L5Y983

MS INVF Global Opportunity A - LU0552385295

a diferença de rentabilidade entre eles deve-se diferença growth value na ultimos 10 anos certo ? mais do que ser fundo ou etf.

ao ,longo historia como tem sido ?

A melhor solução não seria ter parte value e outra parte growth , não existe etf para este ultimo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para os amantes do GLD e similares:

Excelente artigo sobre o GLD, contango das matérias-primas-derivados, gold ETFs, paper gold, números ficcionados sobre as reservas de ouro existentes:

Amid London gold turmoil, HSBC taps Bank of England for GLD gold bars

13 May 2020 19:15

https://www.bullionstar.com/blogs/ronan-manly/amid-london-gold-turmoil-hsbc-taps-bank-of-england-for-gld-gold-bars/

De outro artigo sobre a origem do ouro

Citação

“London is the center of the global gold trade and the place where gold reserves are physically stored, supplying international exchange-traded funds, particularly gold ETFs,” Mulligan told RBC.

https://www.themoscowtimes.com/2020/02/28/britain-emerges-as-near-exclusive-buyer-of-russian-gold-a69455

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para quem gosta ETFs Vanguard (ou de SPDR), a eToro pode ser uma alternativa?

Aparentemente os ETFs não terão comissões (também as Stocks)...

Com a vantagem da eToro permitir compra de frações de ETFs, Stocks.

Sendo assim, para lazy portfolios com DCA, até poderá ser interessante.

Alguém com esta experiência na eToro?

Exemplo:

3395affe-17d9-4889-bd8a-0aba9f388318_210

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde caros colegas das poupanças,
    montei há aproximadamente um ano, um Portfólio 60/40 com ETFs, ambos acumulativos e que numa primeira fase serviu mais para perceber a dinâmica do investimento e aquilo que posso esperar dele. 
    Com este investimento que pretendo alocar mais capital, não procuro Jackpots nem ficar rico, procuro mais um complemento aos meus rendimentos. 
    Pela questão da estabilidade que para mim é importante estou ainda a ponderar a hipótese de um Portfólio Permanente. Assim sendo, e por ainda não ter sólido nenhum, faz mais sentido alterar para um PP ou ir rebalanceamento com mais obrigações o portefólio que tenho? 
    Pretendendo receber dividendos anualmente, mantenho uma carteira de ETFs acumulativos e vou vendendo participações? Ou será melhor alterar para ETFs distributivos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 58 minutos, Miguel C disse:

Boa tarde caros colegas das poupanças,
    montei há aproximadamente um ano, um Portfólio 60/40 com ETFs, ambos acumulativos e que numa primeira fase serviu mais para perceber a dinâmica do investimento e aquilo que posso esperar dele. 
    Com este investimento que pretendo alocar mais capital, não procuro Jackpots nem ficar rico, procuro mais um complemento aos meus rendimentos. 
    Pela questão da estabilidade que para mim é importante estou ainda a ponderar a hipótese de um Portfólio Permanente. Assim sendo, e por ainda não ter sólido nenhum, faz mais sentido alterar para um PP ou ir rebalanceamento com mais obrigações o portefólio que tenho? 

Alterou alguma coisa desde o ano passado que te faça alterares a carteira para o portefólio permanente?

Se o PP tiver uma rentabilidade inferior nos próximos 12 meses a uma carteira 60/40 (ou o que estiver na berra na altura), alteras novamente a carteira?

há 58 minutos, Miguel C disse:

Pretendendo receber dividendos anualmente, mantenho uma carteira de ETFs acumulativos e vou vendendo participações? Ou será melhor alterar para ETFs distributivos? 

O imposto sobre as mais-valias apenas é pago no ano seguinte. No caso dos dividendos, em princípio são sujeitos a retenção na fonte logo quando os recebes. 

Sobre isso só tu saberás o que será melhor para ti.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Mouro Emprestado disse:

Alterou alguma coisa desde o ano passado que te faça alterares a carteira para o portefólio permanente?

Se o PP tiver uma rentabilidade inferior nos próximos 12 meses a uma carteira 60/40 (ou o que estiver na berra na altura), alteras novamente a carteira?

O imposto sobre as mais-valias apenas é pago no ano seguinte. No caso dos dividendos, em princípio são sujeitos a retenção na fonte logo quando os recebes. 

Sobre isso só tu saberás o que será melhor para ti.

O meu portfólio até ao momento tem pouca expressão e é composto por:

ISHARES MSCI WOR A - IE00B4L5Y983 60%

LYXOR EURMTS 57YIG- LU1287023003  40%

Com se costuma dizer, o caminho faz-se caminhando, mas à partida, se escolhermos um bom caminho, melhor.

E é isso que eu procuro, o caminho mais adequado ao meu propósito. Como pretendo aplicar um valor significativo e reduzir riscos, como a minha carteira é ainda pequena/experimental e com os PP tem dado provas de boa resistência, pus a hipótese de mudar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Mouro Emprestado disse:

Vais ter de levar com o meu mau feitio então.

Porque queres seguir o PP, por causa da sua performance este ano?

E se soubesses que entre 2013 e o início de 2020 esta carteira tinha tido um crescimento de 48% e uma carteira 60/40 cerca de 83% ? Achas que conseguirias manter a estratégia sem tentar desviar?

Finalmente, percebes o que está subjacente ao PP, ou simplesmente foi algo que descobriste um dia que tinha menos volatilidade, ainda que não saibas muito bem porquê?

Edit: Roubado da internet:

Se eu soubesse muito bem porquê não estava a perguntar. 

E mudar? É só comparar o que se falava no princípio deste forum e o que se fala agora. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Mouro Emprestado disse:

Vais ter de levar com o meu mau feitio então.

Porque queres seguir o PP, por causa da sua performance este ano?

E se soubesses que entre 2013 e o início de 2020 esta carteira tinha tido um crescimento de 48% e uma carteira 60/40 cerca de 83% ? Achas que conseguirias manter a estratégia sem tentar desviar?

Finalmente, percebes o que está subjacente ao PP, ou simplesmente foi algo que descobriste um dia que tinha menos volatilidade, ainda que não saibas muito bem porquê?

Edit: Roubado da internet:

Atenção que o PP, é um portfolio para preservar riqueza com alguma rentabilidade. Não é de esperar grande rentabilidade do mesmo. O que terá maior impacto, será as tuas poupanças, que eventualmente serão reforços. 

Não te esqueças que aliado ao PP, existe o VP. 

há 22 minutos, Mouro Emprestado disse:

A questão onde quero chegar é essa.

No ano passado definiste uma carteira que, passado 1 ano, deixaste de querer seguir (e não estamos propriamente a falar de uma estratégia toda xpto difícil de seguir).

Bem sei que o PP (que por acaso até foi falado pelo Salvador no início do tópico... sendo que o tópico é muito mais que o All Weather Portfolio do Tony Robbins) tem tido nos últimos 40 anos uma performance bastante aceitável com um potencial de downside extremamente controlado.

Mas é preciso perceber que é preciso nervos de aço quando a carteira tem uma menor rentabilidade em alturas de expansão.

Isso e ter noção que é uma carteira alocada 50% a obrigações e cash com yelds próximas de zero (ou mesmo negativas) e 25% alocado a um activo que não produz qualquer tipo de rendimento (ouro). O que implica que os respectivos rendimentos potencialmente serão baixos nos próximos tempos, assumindo que não vai haver uma crise de hiperinflação mundial.

Posto isto, se estás ciente destas questões e queres mesmo seguir o PP, tens imensos conselhos sobre os ETFs europeus necessários para aplicar na carteira nas últimas 10 ou 20 páginas do tópico.

Para complementar:

1 - 

2- https://www.bookdepository.com/The-Permanent-Portfolio/9781118288252

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

Atenção que o PP, é um portfolio para preservar riqueza com alguma rentabilidade. Não é de esperar grande rentabilidade do mesmo. O que terá maior impacto, será as tuas poupanças, que eventualmente serão reforços. 

Isso é tão verdade para o PP como para uma outra carteira qualquer que não seja exótica (ETFs alavancados cof cof).

Fazer essas contas no excel é fácil ? 

há 2 minutos, NunoSousa05 disse:

Não te esqueças que aliado ao PP, existe o VP. 

E o VP é o quê? (eu e o meu mau feitio ? )

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Mouro Emprestado disse:

Isso é tão verdade para o PP como para uma outra carteira qualquer que não seja exótica (ETFs alavancados cof cof).

Fazer essas contas no excel é fácil ? 

E o VP é o quê? (eu e o meu mau feitio ? )

Na minha opinião o VP depende daquilo que queiras e que estratégia queres. 
    Por definição é um complemento ao PP, onde investes dinheiro que estás confortável em perder.

PP=Dinheiro que não queres perder.
    VP=Dinheiro em que te sentes confortável em perder.

Sendo que a maioria do pessoal quer investir e não especular, penso que o horizonte temporal mais adequado é o longo prazo. 
    Sendo o teu horizonte temporal o longo prazo, penso que faz sentido investires em quality stocks, ou index funds quality factor, com reforços em períodos de saldos. e/ou mediante disponibilidade. 

Como quem colocou a questão, está interessado em receber dividendos, secalhar para ele faça sentido investir em dividend stocks ou etfs de high dividend yield. 

Existem várias maneiras de abordares o VP. 

Isso já vai depender do que cada um pretende. 

Editado por NunoSousa05
    correcção
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico