Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 3 horas, P2P Money Maker disse:

Pois bem, de facto hoje está a ser um dia incrível. Vamos ver como corre USA hoje, mas está a ser fenomenal e estou verde em tudo.

O próprio EUPP em que investi (muito com as tuas dicas e com as análises e leituras que depois fiz, está  - desde Abril -  com +5% o que não é nada mau dado o timeframe ).

Logicamente que apanhei um momento em que praticamente tudo subiu mas still... Como dizes, é keep up with the strategy

Como estão a gerir ou vosso VP ? 

Que estratégia usam...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

P2P Money Maker
    há 23 minutos, NunoSousa05 disse:

Como estão a gerir ou vosso VP ? 

Que estratégia usam...

Sinceramente não sigo uma estratégia de "livro".

Desde 2012 tenho investido forte em alguns Emergentes (e em alguns dos fundos aqui recomendados) e grande parte do profit fugiu em Março. Entretanto voltou à base. 

No Variable Portfolio tenho esse mix e um mix de stocks individuais de que gosto muito.  É curiso que talvez seja neste Variable Portfolio onde tenho visto que é o longo prazo que define se ganhas neste jogo ou não (como se 8 anos fosse muito tempo... lol - but you get the point).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, P2P Money Maker disse:

Sinceramente não sigo uma estratégia de "livro".

Desde 2012 tenho investido forte em alguns Emergentes (e em alguns dos fundos aqui recomendados) e grande parte do profit fugiu em Março. Entretanto voltou à base. 

No Variable Portfolio tenho esse mix e um mix de stocks individuais de que gosto muito.  É curiso que talvez seja neste Variable Portfolio onde tenho visto que é o longo prazo que define se ganhas neste jogo ou não (como se 8 anos fosse muito tempo... lol - but you get the point).

Ou seja, investes no longo prazo e aproveitas as quedas para reforçar ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker

Sim, embora acho que está mais que estudado que, como não adivinhas o mercado, fazer o cost averaging é sempre melhor opção.

O investir nas quedas creio ser psicologico e as vezes ajuda a suportar melhor as quedas que se seguem - mas diria que é muito activo e o mais inteligente é mesmo o cost averaging.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, P2P Money Maker disse:

Sim, embora acho que está mais que estudado que, como não adivinhas o mercado, fazer o cost averaging é sempre melhor opção.

O investir nas quedas creio ser psicologico e as vezes ajuda a suportar melhor as quedas que se seguem - mas diria que é muito activo e o mais inteligente é mesmo o cost averaging.

Só por curiosidade e partilha de experiências...

Investes apenas em fundos de índices de mercado ou também por sectores ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, P2P Money Maker disse:

Certo.

Assumindo que o cost averaging é a melhor estratégia para o longo prazo. 

Como é que o fazes ? Todos os meses ? Ou vais poupando capital para aplicar assim que o mercado tenha uma pequena correção ou um crash, como ocorreu agora em Fev/Mar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, superkinas disse:

a descida do euro favorece os fundos com proteção cambial AH, se a  tendência se manter estes fundos terão melhor desempenho que a versão em dolares. certo ?

Valorição do Euro = melhor desempenho dos fundos Hedge

Valorização do Dólar = melhor desempenho dos fundos sem Hedge

O Euro tem estado em valorização em relação ao USD e não o contrário

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

estava assumir esta relação

Dólar americano (USD) - 0,8639 EUR que tem estado a descer logo euro estaria a desvalorizar

Se pensares nesse valor, significa que 1 USD vale 0.8639 EUR.

Se o valor descer, quer dizer que um dólar vale menos euros, logo é o dólar que está a desvalorizar e não o contrário... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal, 

Apenas venho pedir a opinião de vocês em relação á Degiro para compra de ETF, tenho andado a ler e existe bastante mau feedback ultimamente, ao nível de suporte ao cliente, ao nível de compras que como tem um delay bastante grande acaba-se por perder € nas transações por causa disso, entre outros. 

Preferem Degiro ou banco convencional tipo Best para terem este tipo de investimentos? Sei que as taxas são muito inferiores na Degiro mas...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2020 às 20:06, Mouro Emprestado disse:

Para cada trade, há sempre 2 forças a funcionar de forma diversa (um para cima, outro para baixo).

Porque razão achas que estarás sempre do lado vencedor? Já viste que se todos os traders pensarem da mesma forma, haverá uns ganhadores e outros perdedores?

O Caldeirão da Bolsa estava cheio de tópicos de malta que inventava maneiras de especular e que muitas vezes acabavam por perder dinheiro. Nem que fosse por um trade mal executado a levar todos os ganhos anteriores.

Posto isto, se é para ir perdendo tempo como hobby, tudo bem. Se é para ganhares dinheiro a sério, esse tempo livre se calhar é melhor gasto em alavancares os teus rendimentos do trabalho. Sim, porque são estes que permitem ter $$$$ para investir a não ser que já tenhas para 1 milhão poupados.

e agora no youtube é só malta jovem com LAMBOs que dizem que em pouco tempo ficaram ricos no forex ?

A 18/07/2020 às 20:17, sinbad disse:

Sabes quem ganha dinheiro com Análise Técnica (AT)? Eu digo-te: quem vende livros sobre AT e quem vende ferramentas que permitem fazer AT ou quem disponibiliza essas ferramentas "gratuitamente" para que faças trading - ex.: corretoras.

A AT atrai os incautos porque parecem existir todas as razões para que funcione. Na prática não funciona seja pela relativa eficiência dos mercados seja pelo caráter random do movimento dos preços, seja pelos custos de transação ou por tudo isto ao mesmo tempo. Mesmo se admitirmos que alguma vez funcionou agora já não funciona - qualquer sistema de trading baseado em regras que consigas "provar" que funcionou no passado o mais provável é que não funcione no futuro quanto mais não seja porque quando esse sistema se torna conhecido, passa a ser usado por uma parte dos intervenientes no mercado e qualquer eventual oportunidade de arbitragem que possa ter existido no passado desaparece pela própria ação dos agentes que a tentam explorar.

Encontras muita gente que te vai dizer que a AT (ou outro qualquer shenanigan) funciona. Quando te cruzares com essas opiniões tenta ver quais são os interesses ocultos dessas pessoas - normalmente estão a tentar vender-te algo (também pode ser apenas ignorância...).

Tu não me conheces (e eu não te conheço) e não espero que consiga convencer-te de que não existe um método baseado em AT que permita ganhar dinheiro fácil. Assim sendo, o melhor conselho que te posso dar (para além de leres livros de Bogle, Malkiel, Ferri, William Bernstein) é que faças a tua própria aprendizagem rapidamente e com pouco dinheiro para que arrumes de vez com o assunto e aprendas com isso. Se estás nos teus 20´s estás em boa altura de fazer erros, mais tarde os erros saem mais caro, pelo que se os tens de fazer fá-los já.

Abraço,

sinbad

à posteriori aquilo bate tudo certinho

parece magia 

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, sinbad disse:

Porque precisas de uma alternativa ao IWDA? Não é bom? Não é diversificado? É caro? 

Porque já tenho este no meu portfólio e queria investir num idêntico para um familiar, sendo que vai ficar no meu nome.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Fernandez disse:

Porque já tenho este no meu portfólio e queria investir num idêntico para um familiar, sendo que vai ficar no meu nome.

OK. Já aqui vi ser aconselhado, como alternativa ao IWDA, o VWCE.

Não o uso mas dá uma vista de olhos para ver se serve para os teus propósitos.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/07/2020 às 12:53, superkinas disse:

estava assumir esta relação

Dólar americano (USD) - 0,8639 EUR que tem estado a descer logo euro estaria a desvalorizar

Pensa assim. Antes tinhas de 'gastar' 0,9€ para comprar 1$. Agora só tens de gastar 0,85€.

Ou entao. Antes com 1€ só compravas 1,10$. Agora com o mesmo euro compras mais: 1,17$.

O que significa que quem desvalorizou foi o dólar (ou o euro valorizou).

É como comparar o Euro/Real. Há um ano 1€ = 4 reais. Agora 1€ = 6 reais. O real desvalorizou.

Editado por Zebrandy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico