Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 hora, sinbad disse:

Já dei mas não deve ser o que querias "ouvir"...

Boas,

Não é uma questão de não querer ouvir. Funcionar, funciona...caso contrário não haviam pessoas a fazer dinheiro com isso. É preciso é saber, estudar, aprender...depois há quem tenha mais ou menos "jeito" para a coisa. 

Você diz que não funciona, eu apenas gostava de saber o porquê, mas fundamentado com factos/evidências e não com opiniões, pois cada um tem a sua. 

Não me interprete mal...

É apenas a minha maneira de ser. Tento sempre tomar decisões com base na análise de factos e evidências e não com base em opiniões, nem mesmo a minha própria opinião. ☺️

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

É apenas a minha maneira de ser. Tento sempre tomar decisões com base na análise de factos e evidências e não com base em opiniões, nem mesmo a minha própria opinião. ☺️

E achas que a AT debruça-se sobre factos passiveis de revelarem com uma razoavel certeza o que vai suceder no futuro? Chamas factos aos movimentos dos gráficos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Boas,

Não é uma questão de não querer ouvir. Funcionar, funciona...caso contrário não haviam pessoas a fazer dinheiro com isso. É preciso é saber, estudar, aprender...depois há quem tenha mais ou menos "jeito" para a coisa. 

Você diz que não funciona, eu apenas gostava de saber o porquê, mas fundamentado com factos/evidências e não com opiniões, pois cada um tem a sua. 

Não me interprete mal...

Para cada trade, há sempre 2 forças a funcionar de forma diversa (um para cima, outro para baixo).

Porque razão achas que estarás sempre do lado vencedor? Já viste que se todos os traders pensarem da mesma forma, haverá uns ganhadores e outros perdedores?

O Caldeirão da Bolsa estava cheio de tópicos de malta que inventava maneiras de especular e que muitas vezes acabavam por perder dinheiro. Nem que fosse por um trade mal executado a levar todos os ganhos anteriores.

Posto isto, se é para ir perdendo tempo como hobby, tudo bem. Se é para ganhares dinheiro a sério, esse tempo livre se calhar é melhor gasto em alavancares os teus rendimentos do trabalho. Sim, porque são estes que permitem ter $$$$ para investir a não ser que já tenhas para 1 milhão poupados.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

E achas que a AT debruça-se sobre factos passiveis de revelarem com uma razoavel certeza o que vai suceder no futuro? Chamas factos aos movimentos dos gráficos?

Não, mas pelo que li...a AT debruça-se sobre o comportamento das pessoas que fazem parte do mercado (compradores vs vendedores) e com base em indicadores estatísticos e outras informações, tentar tomar uma decisão com algum grau de certeza. 

Por exemplo, se uma cotação desce até um determinado valor e conseguires identificar isso como uma zona de suporte, no futuro a probabilidade de a cotação voltar a subir ao atingir essa zona de suporte é elevada. Isso indica me que para aquele valor, existem muitos compradores dispostos a comprar o activo em questão. 

há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Para cada trade, há sempre 2 forças a funcionar de forma diversa (um para cima, outro para baixo).

Porque razão achas que estarás sempre do lado vencedor? Já viste que se todos os traders pensarem da mesma forma, haverá uns ganhadores e outros perdedores?

O Caldeirão da Bolsa estava cheio de tópicos de malta que inventava maneiras de especular e que muitas vezes acabavam por perder dinheiro. Nem que fosse por um trade mal executado a levar todos os ganhos anteriores.

Posto isto, se é para ir perdendo tempo como hobby, tudo bem. Se é para ganhares dinheiro a sério, esse tempo livre se calhar é melhor gasto em alavancares os teus rendimentos do trabalho. Sim, porque são estes que permitem ter $$$$ para investir a não ser que já tenhas para 1 milhão poupados.

Acho que nenhum trader está sempre do lado vencedor. A ideia é ganhar mais do que perdes, através de risk management e claro mais conhecimento do mercado e mais experiência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

NunoSousa05, estão te a ser dados bons conselhos e olha que aqui a malta não tem nada a ganhar pessoalmente em denegrir a AT ou em querer que sigas este ou aquele caminho; muitos já estiveram no ponto onde tu agora te encontras, convencidos que com mais conhecimentos e mais experiência, acabariam um dia por ter sucesso usando algo tão aparentemente lógico como a AT embora com a qual a maioria falha (e muitos dos que triunfam é mais por sorte do que por mérito). Só que apesar dos seus esforços para adquirirem mais e mais conhecimemtos, mais e mais experiência, vão chegando sempre à conclusão: que ainda não tem conhecimento nem experiencia suficiente e que a culpa do insucesso não é da AT mas sim das suas incapacidades, sendo necessário continuar a estudar ad infinitum, tal como aqueles que se convencem que se não conseguem "encontrar" Deus é apenas por sua culpa (falta de fé ou falta de virtude), sendo sempre necessário dedicar-se mais e mais a essa demanda. Obviamente a AT com o seu jargão "cientifico" e as suas  ferramentas sofisticadas tem um efeito ilusório bastante forte, nomeadamente para aqueles que tem a arrogante pretensáo de querer conhecer e "controlar" a complexidade da realidade só através da análise de dados. 

A tua recomendação então vai em que sentido ? 

Esperar pacientemente e aproveitar oportunidades como esta que tivemos recentemente com a queda do mercado ? ?

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, NunoSousa05 disse:

A tua recomendação então vai em que sentido ? 

Esperar pacientemente e aproveitar oportunidades como esta que tivemos recentemente com a queda do mercado ? ?

Sim, compra sobretudo quando ocorram grandes descidas e vende quando achares que já lucraste suficientemente ou então mantém para o longo prazo, reforçando frequente e continuadamente (mas mais nas quedas), Aceita que vais ter que lidar com muita subjectividade.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Andei a ler um pouco nesta quarentena sobre investimentos, e já ando em FI desde 2008 e com o que li cheguei a algumas conclusões e decidi resgatar todos os FI com valias e refazer todo o meu portefólio, e gostaria de ter a vossa opinião;

Portefólio de um casal

60% - Caixa segurança 

-> PPR Mulher

-> PPR Homem

-> Deposito a prazo(imposição de crédito habitação)

->Seguro de capitalização

-Aqui ainda tenho uns pozinhos para investir, entretanto procurei por produtos do tipo(Anuidades, Notas estruturadas/COE), mas ainda n encontrei onde investir, pelo que se tiverem algum produto interessante agradecia.

40% Caixa de Risco(ETF) - 

Indice Mundial(10%)                -> Estou indeciso entre VWCE(Acc) ou IWDA(Acc)

Países Emergentes(10%)        -> Estou indeciso entre IE00B3VVMM84 (Distributing) ou EMQQ(Acc)

Ações(10%)                                      -> Estou inclinado para este  IE00B5BMR087(Acc) 

Ouro(7.5%)                                         -> Estou inclinado para este IE00B4ND3602 mas não existe nem no banco BEST nem na DEGIRO, pelo que não sei qual comprar

Obrigações long term(40%)    ->Estou inclinado para este LU1686832194

Obrigações short -term(15%) -> Pedia que me indicassem alguns que conheçam, pois tinha em mente ITE - SPRD e o IEI mas são americanos, estar exposto á moeda parece-me um pouco arriscado.

Matérias Primas(7.5%)            -> Pedia que me indicassem alguns que conheçam

O que acham da distribuição que adotei e dos produtos em si?

Obrigado

Editado por Menino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Tirando os 22,5% de activos que não te servem para nada, ficarás com uma carteira seguinte:

40% acções

50% obrigações longo-prazo

10% ouro

Entendi o teu ponto de visto, na verdade o que queria ter, e seguindo os vários pontos de vista que andei a ver, todos são unânimes ao dizer que um portefólio deve ser diversificado. É o motivo das alocações que fez neste portefólio em causa. Seguindo essa linha de raciocínio o que aconselharias ao certo, eliminar por completo a alocação ao ouro ou reduzir a exposição nas ações e aumentar no ouro.

Obrigado 

Editado por Menino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Mouro Emprestado disse:

Aconselhava a leres mais ? ? ? ?

Com certeza que não vou parar por aqui :) 

E vou em paralelo seguir o tópico que também ajuda muito, e ver outras opiniões que tantas existem por esta internet.

Muito obrigado pela opinião/informação que deste ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Menino disse:

Com certeza que não vou parar por aqui :) 

E vou em paralelo seguir o tópico que também ajuda muito, e ver outras opiniões que tantas existem por esta internet.

Muito obrigado pela opinião/informação que deste ;)

Pode ser que esse tópico esclareça alguma das tuas dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @NunoSousa05, acabei de o ler :) 

Já tens o tem em ação?

Reformulei então o portefólio e neste momento tem o seguinte aspecto:

Obrigações Longo termo(45%) -> Lyxor Euro Government Bond 25+Y(LU1686832194)

Ações(35%)  -> IWDA ou CSSPX

Ouro(20%)  -> iShares Physical Gold  ou AMUNDI PHYSICAL GOLD

Neste momento não estou com presa em colocar o portefólio a trabalhar pelo que vou estar atento aqui e me informar 1 pouco mais, antes de começar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Menino disse:

Obrigado @NunoSousa05, acabei de o ler :) 

Já tens o tem em ação?

Reformulei então o portefólio e neste momento tem o seguinte aspecto:

Obrigações Longo termo(45%) -> Lyxor Euro Government Bond 25+Y(LU1686832194)

Ações(35%)  -> IWDA ou CSSPX

Ouro(20%)  -> iShares Physical Gold  ou AMUNDI PHYSICAL GOLD

Neste momento não estou com presa em colocar o portefólio a trabalhar pelo que vou estar atento aqui e me informar 1 pouco mais, antes de começar.

Not yet.

Mas vou implementar:

25% IWDA

25% Gold

25% Lyxor 25y+ Euro Bonds

25% D.P.

Existem inúmeros portfolios, todos eles com o mesmo objetivo, preservar capital com alguma rentabilidade. Até um determinado montante o que vai ter impacto são as tuas poupanças para eventuais reforços. 

Estuda e foca-te numa estratégia e não mudes a meio do percurso...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Bem, hoje foi o dia que entrei novamente no verde para este ano. ?

Estive mais de 21% a negativo desde o final de Fevereiro ao final de Março (só no EUPP o drawdown chegou aos 12%, já no meu VP estive com uma perda potencial de 58% gulp...).

Por sorte (ou por azar), andei tão atarefado na altura que nem me dei conta das perdas absolutas, pelo que nem cheguei a panicar ou a dormir mal à noite.

Daqui se pode concluir que o que é importante é delinear uma estratégia de investimento e segui-la "sem mas nem meio mas".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 29 minutos, Mouro Emprestado disse:

Bem, hoje foi o dia que entrei novamente no verde para este ano. ?

Estive mais de 21% a negativo desde o final de Fevereiro ao final de Março (só no EUPP o drawdown chegou aos 12%, já no meu VP estive com uma perda potencial de 58% gulp...).

Por sorte (ou por azar), andei tão atarefado na altura que nem me dei conta das perdas absolutas, pelo que nem cheguei a panicar ou a dormir mal à noite.

Daqui se pode concluir que o que é importante é delinear uma estratégia de investimento e segui-la "sem mas nem meio mas".

Pois bem, de facto hoje está a ser um dia incrível. Vamos ver como corre USA hoje, mas está a ser fenomenal e estou verde em tudo.

O próprio EUPP em que investi (muito com as tuas dicas e com as análises e leituras que depois fiz, está  - desde Abril -  com +5% o que não é nada mau dado o timeframe ).

Logicamente que apanhei um momento em que praticamente tudo subiu mas still... Como dizes, é keep up with the strategy

Editado por P2P Money Maker
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico