Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

O que acham disto ? 

Não será os gestores de fundos a tentar acabar com as ETFs que seguem índices, pelo simples facto de que a malta apercebeu-se de que estes gestores de fundos têm uma performance pior ao do mercado ? Em vez de pagarmos comissões elevadas aos gestores de fundos, com performances de cáca, simplesmente compramos shares de ETFs que seguem índices de mercado e temos uma performance superior a gestores profissionais. 

??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 12 minutos, NunoSousa05 disse:

O que acham disto ? 

Não será os gestores de fundos a tentar acabar com as ETFs que seguem índices, pelo simples facto de que a malta apercebeu-se de que estes gestores de fundos têm uma performance pior ao do mercado ? Em vez de pagarmos comissões elevadas aos gestores de fundos, com performances de cáca, simplesmente compramos shares de ETFs que seguem índices de mercado e temos uma performance superior a gestores profissionais. 

??

Isto é ruído. Não oiças isso e keep with your strategy

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Acaldeira disse:

Tens razão Virtua, não especifiquei. Refiro-me a governamentais

Só governamentais ainda não chega, existe ainda a região, maturidades, ratings, etc... Vai lendo isto do príncipio...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Acaldeira disse:

Tens razão Virtua, não especifiquei. Refiro-me a governamentais

Assumi que sim, normalmente são as essas que a maioria das pessoas se referem (ou a corporativas de qualidade).

Mas podes encontrar muito tipo de maturidade média, fazendo com que os ETFs se comportem de forma muito diferente.

Eu pessoalmente uso o AGGH, embora tenha uma parte corporativa de qualidade, acaba por estar em linha com o que eu pretendo. Mas por exemplo tem uma maturidade intermédia (a rondar os 6 anos). Outras pessoas preferem de longo prazo, porque são mais sensíveis às taxas de juro.

Podes ver neste artigo que escrevi (no final tem gráfico) o que aconteceu às obrigações de longo prazo americanas nesta crise: https://www.futureproof.pt/blog/porque-o-mercado-accionista-nao-e-a-minha-maior-preocupacao-para-ja

O ETF correspondente será o DTLA. Mas isso mexe-se. Cuidado que não é só para cima ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Assumi que sim, normalmente são as essas que a maioria das pessoas se referem (ou a corporativas de qualidade).

Mas podes encontrar muito tipo de maturidade média, fazendo com que os ETFs se comportem de forma muito diferente.

Eu pessoalmente uso o AGGH, embora tenha uma parte corporativa de qualidade, acaba por estar em linha com o que eu pretendo. Mas por exemplo tem uma maturidade intermédia (a rondar os 6 anos). Outras pessoas preferem de longo prazo, porque são mais sensíveis às taxas de juro.

Podes ver neste artigo que escrevi (no final tem gráfico) o que aconteceu às obrigações de longo prazo americanas nesta crise: https://www.futureproof.pt/blog/porque-o-mercado-accionista-nao-e-a-minha-maior-preocupacao-para-ja

O ETF correspondente será o DTLA. Mas isso mexe-se. Cuidado que não é só para cima ?

Segundo a tua opinião, o que podes esperar no futuro, como consequência das yield das bonds estarem tão baixas ? Na vertente dos investimentos, nomeadamente construção de portfolios, vai deixar de fazer sentido investir em Bonds de LP, tal como neste momento deixou de fazer sentido as bonds de CP ?  Que consequências terá isso nos portfolios ? e na restante economia ? Deixarão estas de ser um instrumento, para reduzir a volatilidade do mercado accionista ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, NunoSousa05 disse:

Boas,

Que demo account recomendam para testar estratégias de swing trading com ETFs ? 

Obrigado :)

O excel ???

Fuck, é uma demo account. Não interessa a forma de contabilização. Mas de certeza que no google encontras várias entidades a oferecer. Se tentasses fazer um sistema de trading poderia ser melhorinho!

A 06/07/2020 às 20:50, NunoSousa05 disse:

Deixarão estas de ser um instrumento, para reduzir a volatilidade do mercado accionista ?

Tendo vindo a deixar de ser. Já há estudos a demonstra-lo. Cada vez há menos "yield" para compensar.

Citação

Segundo a tua opinião, o que podes esperar no futuro, como consequência das yield das bonds estarem tão baixas ?

Retornos baixos. Não é uma opinião. É das poucas certezas que podes ter nos mercados. Uma obrigação com yield de 1% não te vai dar uma rentabilidade de 5.

Citação

Na vertente dos investimentos, nomeadamente construção de portfolios, vai deixar de fazer sentido investir em Bonds de LP, tal como neste momento deixou de fazer sentido as bonds de CP ?  Que consequências terá isso nos portfolios ? e na restante economia ?

Não sei. Por enquanto as coisas têm-se mantido estáveis e as yields estão cada vez mais esprimidas. NG sabe se vão ficar ainda mais ou vão para território ainda mais negativos ou a yield das treasuries a 10 anos vai para -1% (faria com que o DTLA subisse 30% a 40%).

EDIT: Historicamente estes períodos de taxas baixas demoram 2 a 3 décadas...

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Virtua disse:

O excel ???

Fuck, é uma demo account. Não interessa a forma de contabilização. Mas de certeza que no google encontras várias entidades a oferecer. Se tentasses fazer um sistema de trading poderia ser melhorinho!

Tendo vindo a deixar de ser. Já há estudos a demonstra-lo. Cada vez há menos "yield" para compensar.

Retornos baixos. Não é uma opinião. É das poucas certezas que podes ter nos mercados. Uma obrigação com yield de 1% não te vai dar uma rentabilidade de 5.

Não sei. Por enquanto as coisas têm-se mantido estáveis e as yields estão cada vez mais esprimidas. NG sabe se vão ficar ainda mais ou vão para território ainda mais negativos ou a yield das treasuries a 10 anos vai para -1% (faria com que o DTLA subisse 30% a 40%).

EDIT: Historicamente estes períodos de taxas baixas demoram 2 a 3 décadas...

Focando nesta parte.

Estou neste momento com a estrategia de 70 IWDA e 30 Bonds sendo que irei no final do verão fazer um rebalancing.

Se interpretei correctamente o que indicaste, neste momento as Bonds é para ir saindo devido ao seu perfil Risco-Beneficio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Se tens uma estratégia 70-30, porque vais alterar agora?

Passou-se alguma coisa no mundo das finanças que te façam alterares a estratégia?

Não esquecer que as obrigações não existem para dar rendimentos, mas sim para servirem de contra-peso. Se querem "injectar" mais ganhos à carteira, só têm de aumentar a percentagem alocada a acções.

Não vou alterar, neste momento está 80-20 porque quis aproveitar mais este periodo de baixa das stocks, mas para depois ficar 70-30 tenho que comprar Bonds.

A minha ideia era precisamente essa, que as Bonds são um contra-peso que permite alisar a variancia da carteira.

Mas a interpretação que tive do que o Virtua disse (que pode estar perfeitamente errada) é que elas tem vindo a perder a sua função de contra-peso e redução da volatilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, Lezz disse:

Não vou alterar, neste momento está 80-20 porque quis aproveitar mais este periodo de baixa das stocks, mas para depois ficar 70-30 tenho que comprar Bonds.

A minha ideia era precisamente essa, que as Bonds são um contra-peso que permite alisar a variancia da carteira.

Mas a interpretação que tive do que o Virtua disse (que pode estar perfeitamente errada) é que elas tem vindo a perder a sua função de contra-peso e redução da volatilidade.

Se as obrigações não tiverem qualquer tipo de rendimento, então a alternativa será deixares esse valor em "cash". Ao menos não perdem valor quando existem crashes bolsistas (podem é perdê-lo face à inflação, mas isso são outros quinhentos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Se as obrigações não tiverem qualquer tipo de rendimento, então a alternativa será deixares esse valor em "cash". Ao menos não perdem valor quando existem crashes bolsistas (podem é perdê-lo face à inflação, mas isso são outros quinhentos).

Tendo neste momento seguros capitalização ~1,5% 3 anos, se a rentabilidade obrigações baixar até ~1,5% não vale pena substituir obrigações por seguros capitalização ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, superkinas disse:

Tendo neste momento seguros capitalização ~1,5% 3 anos

oi? onde?

há 10 horas, Lezz disse:

Ter vindo a perder (que é uma comparação relativa entre as obrigações há 10 anos e agora) é diferente de perderam.

Desde 2013 que ouço que não vale a pena ter obrigações. Elas entretanto ainda provaram mais de uma vez que estão aí para as curvas. A ideia que se algo não é perfeito ou já não é tão bom como outrora foi não me parece que seja razão para " ir saindo". O Mundo é diferente... os activos vão alterando. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

oi? onde?

Ter vindo a perder (que é uma comparação relativa entre as obrigações há 10 anos e agora) é diferente de perderam.

Desde 2013 que ouço que não vale a pena ter obrigações. Elas entretanto ainda provaram mais de uma vez que estão aí para as curvas. A ideia que se algo não é perfeito ou já não é tão bom como outrora foi não me parece que seja razão para " ir saindo". O Mundo é diferente... os activos vão alterando. 

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-investimento/lusitania-rendimento-2020

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, NunoSousa05 disse:

Boas,

Alguém conhece algum ETF com exposição a empresas como Amazon, Alibaba e etc ? No fundo ECommerce. 
    De preferência ACC ETF. 

Já procurei no Just ETF e não vejo nada. 

Isso é um sector?

É que para isso mais vale comprar directamente as acções das meia-dúzia de empresas que actuam nesse ramo (sendo que metade dos lucros da amazon não resultam de comércio electrónico).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Mouro Emprestado disse:

Isso é um sector?

É que para isso mais vale comprar directamente as acções das meia-dúzia de empresas que actuam nesse ramo (sendo que metade dos lucros da amazon não resultam de comércio electrónico).

Actualmente tenho o seguinte ETF e estava à procura de algo idêntico, mas para países desenvolvidos, incluindo obviamente os EUA.

IE00BFYN8Y92

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 8 minutos, NunoSousa05 disse:

Actualmente tenho o seguinte ETF e estava à procura de algo idêntico, mas para países desenvolvidos, incluindo obviamente os EUA.

IE00BFYN8Y92

IE00BF0M6N54 talvez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola, 

Estava a pensar em adicionar materiais ai meu portfólio que até então ainda não tinha e estava a pensar no seguinte ETF 

GLD SPDR® Gold Shares, no entanto gostaria de ter a vossa opinião se neste momento está muito caro para entrar, ou se conhecem um que tenha melhor desempenho que este?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico