Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 43 minutos, NunoSousa05 disse:

Pelo conhecimento que tenho, quanto ao ouro, um dos factores a ter em grande consideração na escolha do ETF é se este é Physical Backed ou Sintético. No caso do Xetra, se não estou em erro acho que é Physical Backed. 

Sim, eles são os dois physical backed. 

Estive a pesquisar mais um pouco e deparei-me com isto:

"Yeah but any of these Gold ETFs doesn’t give you a right to the gold. You don’t own physical gold by buying these ETFs. So if shit hit the fun and the monetary system will collapse you might be left empty handed as no one will safe you from inflation"

O ouro é para nos proteger nos períodos de inflação, os ETFs que o seguem "physical backed", também servem para isso correto? Aquele comentário será descabido. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 14 horas, darkvader disse:

Boa noite

Foi aqui apontado o Amundi Gold ETF como o melhor ETF para quer investir em Ouro, por ter uma TER baixa (0,15%).

O que dizer do Xetra-Gold ETF, (Xetra-GoldISIN DE000A0S9GB0) parece que tem TER 0%?

estaremos a falar da mesma coisa?

Já olharam para os spreads bid-ask?

É que no passado já analisei esse ETF e os spreads eram horrendos. Parece que a Xetra vai buscar a sua comissão nos spreads.

O TER não é a única coisa a analisar quando se comparam ETFs.

Edit: Agora os spreads estão muito mais controlados do que aqueles que eu apanhei há uns anos atrás quando andei a investigar esse ETF.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Mouro Emprestado disse:

Já olharam para os spreads bid-ask?

É que no passado já analisei esse ETF e os spreads eram horrendos. Parece que a Xetra vai buscar a sua comissão nos spreads.

O TER não é a única coisa a analisar quando se comparam ETFs.

Onde é que se vê/viste o bid/ask? É que fui ver ao investing.com e não vi nada de mais, estavam estes valores 50.02/50.05.

Vi também que o fund size é muito maior que por exemplo o da amund, isso poderá ser um bom indicador correto? 

Editado por hnm
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meti-me no ouro em setembro 2019, mais como retranca e defesa em relação aos outros sectores...

Está neste momento com 14.38%, a tentação para vender é muita mas o facto é que com este mundo a viver tanta instabilidade , não sei porquê vejo sempre o ouro como um aeroporto onde posso aterrar pelo menos uma nave...

1111.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, EagleOne disse:

Meti-me no ouro em setembro 2019, mais como retranca e defesa em relação aos outros sectores...

Está neste momento com 14.38%, a tentação para vender é muita mas o facto é que com este mundo a viver tanta instabilidade , não sei porquê vejo sempre o ouro como um aeroporto onde posso aterrar pelo menos uma nave...

1111.PNG

Pelo que tenho lido e aprendido, o fundamento para teres ouro no teu portfólio não só é para te proteger da inflação, mas também para teres uma classe de activos, que tenha pouca correlação com o mercado financeiro. Mas se acreditas que o ouro é a salvação caso, o sistema financeiro actual colapse ou seja o fim da moeda fiduciária, concordo com o que o @Mouro Emprestado diz. Não vai ser um ETF de ouro ou até mesmo ouro físico que te vai salvar. 

Mas sempre podes dar uma olhadela nisto:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, hnm disse:

Onde é que se vê/viste o bid/ask? É que fui ver ao investing.com e não vi nada de mais, estavam estes valores 50.02/50.05.

Vi também que o fund size é muito maior que por exemplo o da amund, isso poderá ser um bom indicador correto? 

Lembro-me que isso foi no passado. De facto os spreads agora estão muito mais controlados.

Fiz edit ao meu anterior post.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola boa noite!

A todos que investem em ouro !

Alguém tem experiencia em comprar ouro fisico e guardar em bancos?

Digo isso pois apercebi-me que o carregosa esta a vender ouro da C-Hafner. 

Para quem segue o portfolio permanente, comprar ouro fisico poderá ser uma opção interessante em relação aos etf de ouro ? quais as vantagens e desvantagens ?

Obrigado 

Editado por Jovi
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, Francisco_ said:

Vantagens que eu veja em comprar/vender ouro em barras:

- Se vender não está sujeito a tributação sobre as mais valias (para o bem e para o mal), pelo menos na maquina fiscal actualmente em vigor.

- Tem o material fisicamente e legalmente à sua disposição da maneira mais directa possivel.

Desvantagens que eu veja em comprar/vender ouro em barras:

- Custos e mais custos: guarda, transacção, certificados, levantamento/entrega, etc

- Spreads terriveis: por exemplo no carregosa pode ver logo na tabela. Só aqui são mais de 4%.

ouro.thumb.png.05bab516176e4c9592c8db8d5e2f6d45.png

Muito obrigado pelo esclarecimento  Francisco !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Encontro-me em vias de implementar um EUPP, com a seguinte alocação, mas tenho uma última questão antes de avançar de forma definitiva. 
    25% ->iShares Core MSCI World (ISIN IE00B4L5Y983)
    25% -> iShares Physical Gold  (ISIN IE00B4ND3602)
    25% -> Lyxor Euro Government Bond 25+Y (ISIN LU1686832194)
    25% -> Depósito a Prazo. 

A minha questão é a seguinte. Actualmente usam e recomendam alocar os 25% Cash em D.P por causa das yield negativas das obrigações de curto prazo. 
    Acontece que encontrei uma ETF de Obrigações de Curto Prazo com Yield Positivo : Xtrackers Euzone Government Bond Yield Plus1-3 UCITS ETF 1C (ISIN LU0925589839)
    Com um Yield de 0.16%, sendo que contém obrigações dos seguintes países: 65.47% Itália, 28.02% Espanha, 3.51% Irlanda, 1.94% Portugal, 0.36% Eslovénia e 0.71% Cash e Derivatives. 

O risco de ter uma ETF com obrigações destes países compensa, o Yield pago vs manter o dinheiro num D.P. ? 

Penso que a resposta varia do perfil de risco de cada investidor. Mas gostava de ouvir a opinião da malta.

Obrigado, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Mouro Emprestado disse:

Dentro do PP, no cash não se anda a comparar o risco vs rentabilidade entre diferentes produtos..

O cash serve na carteira para se ter uma componente que, nominalmente, não perde dinheiro (ou seja, em situações de crise, consegues resgatar sem perdas nominais para equilibrares um eventual desequilíbrio na carteira). Ou seja, é a componente que nos protege em situações de deflação.

A tua pergunta deveria ser: vale a pena o trabalho adicional de investir num ETF de obrigações de curto-prazo de países latinos colectivistas, ou é suficiente um mero DP? 

Por outras palavras, comparativamente entre um e outro, achas que a carteira (como um todo) num caso terá uma rentabilidade 8% ao ano durante 10 anos e noutro caso uma rentabilidade de apenas 4%?

Estas questões tens de ser tu a responder.

Cada qual terá a sua opinião e investir com base nas opiniões de uns quaisquer desconhecidos na internet é meio caminho andado para correr mal no longo-prazo, porque não foste tu que tomou a decisão, mas sim um qualquer desconhecido (cada vez mais me convenço que o aconselhamento profissional por pessoas desligadas a brokers ou bancos faz cada vez mais sentido).

Respondendo às perguntas que colocaste, um mero DP é suficiente e mais seguro para o propósito. 

Em termos de rentabilidade da carteira como um todo, ter um DP vs um ETF de curto prazo, penso que não terá grande diferença, muito pouca. Digo eu, com base no que tenho aprendido até ao momento. 

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, NunoSousa05 said:

Boas,

Encontro-me em vias de implementar um EUPP, com a seguinte alocação, mas tenho uma última questão antes de avançar de forma definitiva. 
    25% ->iShares Core MSCI World (ISIN IE00B4L5Y983)
    25% -> iShares Physical Gold  (ISIN IE00B4ND3602)
    25% -> Lyxor Euro Government Bond 25+Y (ISIN LU1686832194)
    25% -> Depósito a Prazo. 

A minha questão é a seguinte. Actualmente usam e recomendam alocar os 25% Cash em D.P por causa das yield negativas das obrigações de curto prazo. 
    Acontece que encontrei uma ETF de Obrigações de Curto Prazo com Yield Positivo : Xtrackers Euzone Government Bond Yield Plus1-3 UCITS ETF 1C (ISIN LU0925589839)
    Com um Yield de 0.16%, sendo que contém obrigações dos seguintes países: 65.47% Itália, 28.02% Espanha, 3.51% Irlanda, 1.94% Portugal, 0.36% Eslovénia e 0.71% Cash e Derivatives. 

O risco de ter uma ETF com obrigações destes países compensa, o Yield pago vs manter o dinheiro num D.P. ? 

Penso que a resposta varia do perfil de risco de cada investidor. Mas gostava de ouvir a opinião da malta.

Obrigado, 

Para além da questão essencial do perfil de risco (com tudo o que isso engloba), convém ter em atenção que esses 25% têm uma função a cumprir na estrategia PP que quer adoptar. Caso contrario, começa a desvirtuar as mecânicas que a estratégia tem como bases.

Entretanto, ter esses 25% com um rendimento em linha com a inflação decorrida anualmente através de produtos com garantia de capital do estado, do banco (ao fim ao cabo, do estado) e no limite de seguradoras com rácios elevados, já não é nada mau. Seccionar essa parcela de acordo com produtos e prazos de vencimento, partes mais curtas e disponíveis (CA, DP-curtos, etc) e partes mais presas (CTPC, Seguros Capitalização, Seguros PPR, DP-longos etc).

Só mais umas ideias, como já referiram o melhor é ler, criticar, pensar e decidir pela nossa própria opção.

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    9 hours ago, Vidolz said:

Bora!!! Toca a descer!!!!

Temos permabear

permabear

noun
    stock exchange
    an investor who consistently acts in the expectation that the value of stocks and shares will fall

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, P2P Money Maker disse:

É porque não há. Para os que foram falados nas últimas páginas tens de ter conta no Invest ou Big ( não sei se o Best tem)

Só por curiosidade, o broker do Santander tem, mas está classificado como Certificado/Warrant. Já foi aqui explicado o porquê.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Boas,

Algum motivo para na Degiro não conseguir encontrar nenhum ETF de ouro ? ?

Obrigado

CH0106027193

CH0139101593

CH0047533523

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Mouro Emprestado disse:

CH0106027193

CH0139101593

CH0047533523

Convém que seja em Euros certo, para EUPP ? 

Só a última que mandaste é em euros.

A 1a tem em francos suíços e dólares e a 2a só francos suíços.

Já agora, para o EUPP, tem diferença entre ser ETF ou ETC, na parte alocada ao ouro ? 

Em termos de performance ? ?

Obrigado.

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, NunoSousa05 disse:

Convém que seja em Euros certo, para EUPP ? 

Só a última que mandaste é em euros.

A 1a tem em francos suíços e dólares e a 2a só francos suíços.

Já agora, para o EUPP, tem diferença entre ser ETF ou ETC, na parte alocada ao ouro ? 

Em termos de performance ? ?

Obrigado.

É um pouco indiferente a moeda. Ouro acaba por funcionar como outra currency.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico