Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Alguém explica, para quem não é da área e está a aprender, o querem dizer com investir em ouro e obrigações não cria riqueza! 

Não estão a incluir ETFs de obrigações e de ouro correto? É que quando vou ao justeft ou outro site,  e quando faco backtesting, vejo retornos seja para os ETFs de obrigações seja de ouro. 

Exemplo para o amundi physical gold tirados do justeft:

1 mês: -4,84%

3 meses: 9,85%

6 meses: 15,89%

1ano: 28,42%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 55 minutos, mafiapt disse:

Não faço a mínima ideia, talvez mandando um e-mail ele expliquem o porquê de ser de distribuição.

Fica aqui o link do ETF caso queira mandar um e-mail: https://www.ubs.com/li/en/asset-management/etf-institutional/etf-products/etf-product-detail.li.en.ch0106027193.basedata.html

Distribuições:

Pay date

Distribution date

Distribution

Currency

09.09.2019

05.09.2019

0.00

USD

07.09.2018

05.09.2018

0.00

USD

08.09.2017

06.09.2017

0.00

USD

09.09.2016

07.09.2016

0.00

USD

09.09.2015

07.09.2015

0.00

USD

11.09.2014

08.09.2014

0.00

USD

05.09.2013

02.09.2013

0.00

USD

06.09.2012

03.09.2012

0.00

USD

07.09.2011

02.09.2011

0.00

USD

05.08.2010

02.08.2010

0.00

USD

Zero distribuição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 horas, mafiapt disse:

Foi o que disse antes, só indiquei o site do ETF caso o Iceman quisesse pesquisar o porquê de ser de distribuição, apesar de nunca ter distribuído. Eu tenho este ETF na minha carteira e espero que nunca distribuam.

Idem eheheheh

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá 

estou a formar uma carteira de etfs estive a pesquisar etfs de ouro e deparei me com o xetra-gold ISIN DE000A0S9GB0 e parece me que não tem custos de gestão?

https://www.morningstar.co.uk/uk/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000M7DL&InvestmentType=FE

é mais rentável ter uma carteira diversificada, ou ter 1 ou 2 etfs de equitys,eu tenho estômago para ver grandes draws down,  sei que os mercados historicamente tem bear markets que podem trazer grandes desvalorizações no activos entre 20% a 30%, mas a longo termo os activos tendem a valorizar.

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Como tem existido toda esta conversa sobre ouro, fica aqui um gráfico simples para (relembrar) demonstrar a diferença abismal existente entre deter um ETF que siga o Ouro (replicação fisica) e um ETF que possui acções de empresas cujo negocio é o ouro.

chart.jpg.6fda591d228441485a7d9dae399231a5.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Passiveinvestor

Boa tarde,

Vou constituir um portfolio seguindo os principios do PP.

Tenho várias particularidades tal como o montante , mais de 100k , necessitando portanto de segurança na custódia do mesmo. Penso que só um banco ou uma corretora tipo Interactive Brokers garante esta segurança.

A outra particularidade é que 41% do total do valor encontra-se em USD a maior parte aplicado neste momento em DP. e ainda uma pequena parte por liquidar de outros investimentos

Estava a pensar no seguinte portfolio:

iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) 28,71%

iShares USD Treasury Bond 20+yr UCITS ETF USD (Acc) 28,44%

iShares Physical Gold ETC USD 13,20%

WisdomTree Physical Gold - EUR Daily Hedged 15,45%

Resto em Dinheiro aplicado em Certificados ou depósitos.

Como não possuo rendimentos do trabalho posso fazer como o David Almas e manter a tx de imposto o mais baixa possível levando uma vida regrada. Tenho casa paga e conduzo automóveis de 500 euros. Nesta fase da vida contando com mais de 55 anos já terminei os meus sonhos de consumo.

Comentários e sugestões são bem vindos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, Francisco_ disse:

Como tem existido toda esta conversa sobre ouro, fica aqui um gráfico simples para (relembrar) demonstrar a diferença abismal existente entre deter um ETF que siga o Ouro (replicação fisica) e um ETF que possui acções de empresas cujo negocio é o ouro.

chart.jpg.6fda591d228441485a7d9dae399231a5.jpg

Isso parece um ETF alavancado de ouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Mouro Emprestado said:

Isso parece um ETF alavancado de ouro.

É, dá essa ideia graficamente, mas tem um comportamento com "amplificação" selectiva e algumas distorções aqui e acola quanto à variação do ouro.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/06/2020 às 10:07, Lezz disse:

Bem vindo,

Antes demais lê bem este tópico e vais perceber que é muito variavel para que se possa recomendar o quer que seja especificamente para ti.

Mas por exemplo, nas ultimas duas paginas tens duas sugestões de como começar um portfolio resistente a medio-longo prazo:

- Permanent Portfolio

OU

- 60% ações mundiais + 40% obrigações europeias

Eu pessoalmente tenho algo hibrido entre os dois:

2/3 investidos e 1/3 em cash (não tenho ouro)

Dos 2/3 Investidos tenho a seguinte distribuição atual (o PPR conto como Bonds):

IWDA :) 61,11%
    Lyxor 7-10Y :) 36,15%
    NB :) 2,74%

No proximo rebalancing vou subir para 70-75% de ações, mas ainda não decidi em definitivo.

Obrigado desde já pela ajuda. Estava a pensar optar por um 60 obrigações/40 ações. O problema agora é qual etf para um e outro lado. Quais as recomendações?

Pela pesquisa que fiz, vi este no lazyportfolioetf:

Weight   Ticker ETF Name Investment Themes
    40.00 %   VTI Vanguard Total Stock Market Equity, U.S., Large Cap
    60.00 %   BND Vanguard Total Bond Market Bond, U.S., All-Term

Aquilo que me agradou foi o facto de ter um risco médio e um retorno considerável. 

Qual a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/06/2020 às 10:27, Mouro Emprestado disse:

No PP, as obrigações deverão ter a maior duração possível. Quanto maior a duração, maior a volatilidade contrária às acções, em princípio menor será a correlação, logo maior o rácio de sharpe.

Acho curioso. 

É em alturas de crise bolsista que mais pessoas aparecem por aqui a falar no PP do Harry Browne. Não és o único!

Porque será?

A mim parece-me que existe um viés ao olhar-se apenas para o curto-prazo. Como o PP tem quedas menores, a malta interessa-se.

Só que é preciso perceber o que está por detrás. Por exemplo, entrarias nesta carteira se te dissesse que entre 2017 e Outubro de 2018 não teve quase retorno nenhum?

Capture.jpg

Percebo quando se diz que é uma carteira defensiva que tem funcionado historicamente, mas atenção, se não perceberem os subjacentes que estão por detrás da teoria desta carteira, no futuro irão alterar a carteira. Um pouco como aqueles que estavam a seguir uma normal carteira 60-40 e que agora querem implementar o PP.

No final do dia, não interessa a estratégia, interessa isso sim escolher a estratégia da carteira e depois não alterar.

E não esquecer, só a partir de determinado valor (250k + ) é que a carteira começa a impactar o vosso património. Até esses montantes, o que vai impactado a carteira é a poupança que fazem no dia-a-dia e não os ganhos em bolsa.

Disclaimer: Sigo o EUPP desde 2015, portanto sinto-me à vontade para falar do PP do Harry Browne.

Time in the market, not timming the market.

Qualquer coisa como, o que interessa é estar investido e não fazer market timming. 

Será que poderias colocar aqui os ISIN desse EUPP que simulaste ?

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/06/2020 às 10:15, nOrte disse:

Viva, acho que o ETF de obrigações que eles referem não é esse. Acredito que seja mais este: LU1686832194 - Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc

Por ventura, já tiveste a oportunidade de estudar o "All Weather Portfolio" de Ray Dalio?

Por falar no All Weather Portfolio do Ray Dalio. 

Nos 15% alocado às bonds de prazo de maturação intermédio. Em vez de escolhermos por exemplo, uma ETF de Bonds Europeias com prazo de 3-5 ou 5-7...

Não seria melhor por exemplo uma Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C Euro hedged. Assim estou mais diversificado e o prazo de maturação de uma ETF de total Bonds anda normalmente nos 7-8 anos ?.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, NunoSousa05 said:

Por falar no All Weather Portfolio do Ray Dalio. 

Nos 15% alocado às bonds de prazo de maturação intermédio. Em vez de escolhermos por exemplo, uma ETF de Bonds Europeias com prazo de 3-5 ou 5-7...

Não seria melhor por exemplo uma Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C Euro hedged. Assim estou mais diversificado e o prazo de maturação de uma ETF de total Bonds anda normalmente nos 7-8 anos ?.

Boa pergunta, vou analisar e fazer uns backtests!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, nOrte disse:

Boa pergunta, vou analisar e fazer uns backtests!

Por exemplo , ficaria algo como:

30% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)

40% Lyxor Euro Government Bond 25+Y UCITS ETF (ACC)

15% Xtrackers Global Sovereign UCITS ETF 1C EUR Hedged 

15% iShares Physical Gold ETC

O original All Weather, tem 7,5% Gold e 7,5% Commoditties. Mas pessoalmente não sou muito fã de Commoditties, acho muito volátil e em períodos de drawdown, acentua ainda mais a queda. Por isso prefiro os 15% em Gold. 

Em relação ao ETF de Global Bonds ele tem cerca de 37% USA, 18% Japão, 8% França, 7% Italia, 6% Alemanha.....etc etc 

É bem diversificado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, NunoSousa05 said:

30% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)

Para ser mais fiel ao portfólio original porque não, sem vez do iShares usar um ETF que siga o SP500. Em termos de rentabilidade o SP500 é mais interessante, obviamente que perdes diversificação. Já testei a duas possibilidades e estou mais inclinado para o SP500.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, nOrte disse:

Para ser mais fiel ao portfólio original porque não, sem vez do iShares usar um ETF que siga o SP500. Em termos de rentabilidade o SP500 é mais interessante, obviamente que perdes diversificação. Já testei a duas possibilidades e estou mais inclinado para o SP500.

Penso que vai bater no mesmo, porque o MSCI World tem 65% EUA, I guess ?

Mas acho que é um portfólio que não foge muito da performance do PP do HB, pelo menos em termos históricos. 

Poderíamos considerar ambos um bom PP para preservar riqueza e ter boa performance em qualquer situação económica. 

Mas gostava de ver a opinião de outros users experientes, tipo o @Mouro Emprestado @Virtua @5coroas

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, NunoSousa05 said:

O original All Weather, tem 7,5% Gold e 7,5% Commoditties. Mas pessoalmente não sou muito fã de Commoditties, acho muito volátil e em períodos de drawdown, acentua ainda mais a queda. Por isso prefiro os 15% em Gold.

Concordo plenamente também tenho a mesma visão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, nOrte disse:

Concordo plenamente também tenho a mesma visão.

Óbvio que à parte desse All Weather Portfolio, iria manter um DP com pelo menos 6-9 meses de despesas. 

Assim teria:

- Fundo de Emergência num DP (6-9 meses de despesas)

- All Weather Portfolio 

E depois penso que poderia pensar num Variable Portfolio. 

?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite

Foi aqui apontado o Amundi Gold ETF como o melhor ETF para quer investir em Ouro, por ter uma TER baixa (0,15%).

O que dizer do Xetra-Gold ETF, (Xetra-GoldISIN DE000A0S9GB0) parece que tem TER 0%?

estaremos a falar da mesma coisa?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, darkvader disse:

Boa noite

Foi aqui apontado o Amundi Gold ETF como o melhor ETF para quer investir em Ouro, por ter uma TER baixa (0,15%).

O que dizer do Xetra-Gold ETF, (Xetra-GoldISIN DE000A0S9GB0) parece que tem TER 0%?

Do que vejo no justeft, parece-me que será a mesma coisa, mas deixa o pessoal entendido no assunto pronunciar-se. Este da xetra até tem a "vantagem" de estar em euros. 

Sabes em que brokers podemos comprar? 

Na degiro parece-me que não está disponível 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, darkvader disse:

Boa noite

Pelo conhecimento que tenho, quanto ao ouro, um dos factores a ter em grande consideração na escolha do ETF é se este é Physical Backed ou Sintético. No caso do Xetra, se não estou em erro acho que é Physical Backed. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico