Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

@Mouro Emprestado agradeço os teus comentários, já tinha estado a ler alguns posts teus.

Eu comecei a interessar-me por uma carteira permanente porque:
    - tenho algumas poupanças e preciso de as investir para não perder ainda mais dinheiro (inflação)
    - penso ser mais fácil de implementar
    - os depósitos a prazo não rendem nada

Como tal estou a tentar perceber qual será a melhor estratégia, e ando a ler este fórum e outras páginas acerca .

Entraria na carteira se soubesse que ao longo de 10 anos teria tido mais de 6% em média. Nesse ano não ter tido retorno pode ser enganador, mas entendo o que dizes.
    Do que vejo no gráfico seria melhor a estratégia 60-40 naqueles anos, mas ao longo de 20 anos? Dá para mostrar esse gráfico para 20 anos? E o risco de cada uma é igual?

Vi um post teu (https://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?page=48&tab=comments#comment-105890)
    em que dizes isto:

"...devemos ter uma carteira de investimento principal em 4 diferentes tipos de activos, numa percentagem igual de 25%:

- Fundo de Acções - Para os períodos de crescimento económico

- Obrigações a Longo-Prazo - Para os períodos de recessão económica

- Cash (ou instrumento equivalente de curto-prazo) - Para os períodos de deflação

- Ouro - Para os períodos de inflação - Para os períodos de inflação

(Para uma melhor explicação, podem ver este artigo ou procurar outros na intraweb)

Testar esta estratégia para um Europeu, não é fácil. Contudo, existem ETFs que servem de proxy já com alguns anos:

Acções - db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (actualmente existem melhores ETFs, mas este é o único que vai até 2007)

Obrigações LP - Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR

Cash/Obrigações CP - Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 1-3Y Inv. Grade (DR) EUR

Ouro - ETFS Physical Gold
    "

@Mouro EmprestadoÉ este o EUPP que tens? NOo Ouro em que investiste? Se puderes colocar aqui os ISINs.

Pelas tuas palavras, e pelo que li no pelo fórum, será mais seguro a longo prazo, usar um portfolio tipo EUPP do que investir por exemplo só em ETFs de ações como o IWDA, ou mesmo 60/40.

Os ETFs abaixo, para seguir o EUPP,  e manter como dizes a longo prazo, rebalanceando por exemplo no inicio de cada ano ou quando houver uma diferença de mais de 5% entre cada um, serão adequados para o meu perfil:

Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA
    Obrigações a longo prazo - 25% LU1686832194 - Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc
    Ouro - 25% - DE000A0N62G0 - WisdomTree Physical Gold (EUR) | VZLD
    Cash 25% >(DPs e/ou certificados do tesouro)

Cumps

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 2 horas, hnm disse:

@Mouro Emprestado agradeço os teus comentários, já tinha estado a ler alguns posts teus.

Eu comecei a interessar-me por uma carteira permanente porque:
    - tenho algumas poupanças e preciso de as investir para não perder ainda mais dinheiro (inflação)
    - penso ser mais fácil de implementar
    - os depósitos a prazo não rendem nada

Como tal estou a tentar perceber qual será a melhor estratégia, e ando a ler este fórum e outras páginas acerca .

Entraria na carteira se soubesse que ao longo de 10 anos teria tido mais de 6% em média. Nesse ano não ter tido retorno pode ser enganador, mas entendo o que dizes.
    Do que vejo no gráfico seria melhor a estratégia 60-40 naqueles anos, mas ao longo de 20 anos? Dá para mostrar esse gráfico para 20 anos? E o risco de cada uma é igual?

Vi um post teu (https://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?page=48&tab=comments#comment-105890)
    em que dizes isto:

"...devemos ter uma carteira de investimento principal em 4 diferentes tipos de activos, numa percentagem igual de 25%:

- Fundo de Acções - Para os períodos de crescimento económico

- Obrigações a Longo-Prazo - Para os períodos de recessão económica

- Cash (ou instrumento equivalente de curto-prazo) - Para os períodos de deflação

- Ouro - Para os períodos de inflação - Para os períodos de inflação

(Para uma melhor explicação, podem ver este artigo ou procurar outros na intraweb)

Testar esta estratégia para um Europeu, não é fácil. Contudo, existem ETFs que servem de proxy já com alguns anos:

Acções - db x-trackers MSCI World Index UCITS ETF 1C (actualmente existem melhores ETFs, mas este é o único que vai até 2007)

Obrigações LP - Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS 15+Y Inv. Grade (DR) EUR

Cash/Obrigações CP - Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS 1-3Y Inv. Grade (DR) EUR

Ouro - ETFS Physical Gold
    "

@Mouro EmprestadoÉ este o EUPP que tens? NOo Ouro em que investiste? Se puderes colocar aqui os ISINs.

Pelas tuas palavras, e pelo que li no pelo fórum, será mais seguro a longo prazo, usar um portfolio tipo EUPP do que investir por exemplo só em ETFs de ações como o IWDA, ou mesmo 60/40.

Os ETFs abaixo, para seguir o EUPP,  e manter como dizes a longo prazo, rebalanceando por exemplo no inicio de cada ano ou quando houver uma diferença de mais de 5% entre cada um, serão adequados para o meu perfil:

Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA
    Obrigações a longo prazo - 25% LU1686832194 - Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc
    Ouro - 25% - DE000A0N62G0 - WisdomTree Physical Gold (EUR) | VZLD
    Cash 25% >(DPs e/ou certificados do tesouro)

Cumps

Com todo o respeito pelo MouroEmprestado que tem um conhecimento gigante, não te fies apenas só nele (ele próprio diz isso!). Tens imenso material para ler sobre o HarryBrowne. Desde livros, a alguns sites dedicados ao mesmo e inclusivé uns podcasts do próprio senhor. Acho que precisas de ler e muito.

Isso que dizes de ser "seguro" é o quê? Seguro de quê? De rentabilidade? Nao é certo que haverá em qualquer das carteiras e muito menos predizer de quanto será. Quanto á segurança do capital em si, tens que perceber a noção de risco e avaliar quanto estás disposto a tolerar. A tolerãncia de risco é individual e tem que ser o mais objectiva possível - às vezes aparecem users a dizer que querem assumir um risco de 6,5 numa escala de 0-10. Mas 6,5 é quanto de variação? 10%? 20%? 30%?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Zylmaster disse:

Com todo o respeito pelo MouroEmprestado que tem um conhecimento gigante, não te fies apenas só nele (ele próprio diz isso!). Tens imenso material para ler sobre o HarryBrowne. Desde livros, a alguns sites dedicados ao mesmo e inclusivé uns podcasts do próprio senhor. Acho que precisas de ler e muito.

Isso que dizes de ser "seguro" é o quê? Seguro de quê? De rentabilidade? Nao é certo que haverá em qualquer das carteiras e muito menos predizer de quanto será. Quanto á segurança do capital em si, tens que perceber a noção de risco e avaliar quanto estás disposto a tolerar. A tolerãncia de risco é individual e tem que ser o mais objectiva possível - às vezes aparecem users a dizer que querem assumir um risco de 6,5 numa escala de 0-10. Mas 6,5 é quanto de variação? 10%? 20%? 30%?

Eu também estou para avançar com um portfólio permanente de accumulating ETFs. Pelo que tenho lido, existe várias abordagens consoante o perfil de risco e situação de cada um. Algumas delas, conseguem o mesmo resultado com o decorrer dos anos, apenas umas têm mais e outras têm menos volatilidade. 

Eu inicialmente estava mais inclinado para um PP estilo Harry Browne com 33,33% do dinheiro em 3 ETFs distribuído por: Gold, Bonds 25y+ e um MSCI world. Sendo que a parte do cash mantenho num DP.

Mas sendo eu um puto novo com 20 e poucos anos, olho cada vez mais com bons olhos o clássico 40/60 (40% MSCI World e 60% Total Bond Market), sendo que com o passar dos anos o plano é ir migrando para um portfólio mais defensivo...

Acho que esta abordagem faz sentido. 

Acho que num PP, o essencial é definir muito bem uma estratégia (estilo de portfólio) e focar nessa estratégia. Apenas mexer para rebalanceamentos e reforços. Quaisquer ajustes non sense, podem pôr em causa rentabilidade a longo prazo do portfólio. 

Editado por NunoSousa05
    Correção
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Mouro Emprestado disse:

É mesmo isso.

Estamos todos aqui para ajudar, mas não para decidir pelos outros.

Leiam, consultem, faz parte da vossa própria aprendizagem. Caso contrário daqui a 3 anos estão a dizer que esta ou aquela carteira não é bem para vocês. Been there, done that.

PS: Não me levem a mal, mas não contem com rentabilidades futuras acima dos 4%. O que está para trás, está para trás, e tinha uma inflação muito superior à actual.

@Mouro Emprestado

Preciso aqui de uma opinião se for possível. 

Tendo em conta o meu comentário anterior, pondero mesmo avançar com um portfólio 40/60, sendo que:

40% -> iShares Core MSCI World UCITS ETF (ACC) ISIN: IE00B4L5Y983

60% -> Lyxor Euro Government Bond (DR) UCITS ETF (ACC) ISIN: LU1650490474

Isto mantendo num DP, um fundo de emergência que cobre 1 ano de despesas. 

A minha questão é, faz sentido ou não, trocar o ETF das Bonds por:

Lyxor Euro Government Bond 25Y+ UCITS ETF (ACC) ISIN: LU1686832194

Obrigado :)

Editado por NunoSousa05
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 minutos, NunoSousa05 disse:

@Mouro Emprestado

Preciso aqui de uma opinião se for possível. 

Tendo em conta o meu comentário anterior, pondero mesmo avançar com um portfólio 40/60, sendo que:

40% -> iShares Core MSCI World UCITS ETF (ACC) ISIN: IE00B4L5Y983

60% -> Lyxor Euro Government Bond (DR) UCITS ETF (ACC) ISIN: LU1650490474

Isto mantendo num DP, um fundo de emergência que cobre 1 ano de despesas. 

A minha questão é, faz sentido ou não, trocar o ETF das Bonds por:

Lyxor Euro Government Bond 25Y+ UCITS ETF (ACC) ISIN: LU1686832194

Obrigado :)

Não percebo.

Há uns dias atrás querias apostar no PP. 

Agora vais para um 40/60 e ainda por cima logo com obrigações de duração de longo-prazo. 

Desculpa, mas fica difícil sugerir o que quer que seja.

Este tópico está cheio de imensas opiniões, tem um historial com boa informação. A internet também está cheia de boa informação, seja o bogleheads, seja o gyroscopic investing, seja o monevator, etc.

O único conselho que te vou dar é: consolida conhecimentos. E com a cabeça fria define uma estratégia com a qual estejas confortável, para 30 anos.

Define também quanto irás poupar, para o que irás poupar, e quanto irás gastar (casa, carro, viagens, mulher ? , putos). Depois disso, faz back-tests para teres uma noção aproximada do valor real de crescimento do portfolio e depois decide se vale a pena correr mais ou menos risco.

Se depois é o ETF "X" ou ETF "Y", ou a plataforma "A" ou plataforma "B", acham mesmo que é isso que vai definir o vosso património no longo-prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual seria para vocês um ETF de Obrigações Europeias mais agressivo?

Tava a ver se havia algum que tivesse corporate e gov bonds e que tivesse um bom histórico, tem estado dificil...

Talvez este? LU1805389258

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Zylmaster said:

Ótimo conselho o do zylmaster !

A melhor decisão é mesmo a tua, e tem de ser ajustada ás tuas expectativas e risco que estas disposto a correr. Pensa que vai haver um dia em que vais estar a perder e só te aguentas se acreditares mesmo na tua estratégia, e isso é dificil acontecer se for baseada num mero forum da net ou de um outro user (e sim neste forum ha users muito conhecedores como o mouroemprestado)...por exemplo para eu compreemder se um determinado portfolio me assenta ou nao, relativaemente ao risco que estou dispostoa  correr  conto sempre que  as açoes podem perder 60 %. 

Nao comeces o PP so porque é falado neste forum, começa o porfolio que faz sentido para as tuas financas pessoais. Portanto informa-te dos varios portfolios possiveis e filosofias.

Abraco e boas escolhas

Editado por Jovi
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Zylmaster disse:

Sim eu escrevi mal, nada neste tipo de investimentos é seguro, até podemos perder 100% do capital! O objectivo é ter a opinião de quem percebe mais disto que eu, para ter ideias apenas. Porque ninguém sabe o futuro... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, hnm disse:

Sim eu escrevi mal, nada neste tipo de investimentos é seguro, até podemos perder 100% do capital! O objectivo é ter a opinião de quem percebe mais disto que eu, para ter ideias apenas. Porque ninguém sabe o futuro... 

Em operações alavancadas ou a descoberto até se pode perder mais de 100% ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Não percebo.

Há uns dias atrás querias apostar no PP. 

Agora vais para um 40/60 e ainda por cima logo com obrigações de duração de longo-prazo. 

Desculpa, mas fica difícil sugerir o que quer que seja.

Este tópico está cheio de imensas opiniões, tem um historial com boa informação. A internet também está cheia de boa informação, seja o bogleheads, seja o gyroscopic investing, seja o monevator, etc.

O único conselho que te vou dar é: consolida conhecimentos. E com a cabeça fria define uma estratégia com a qual estejas confortável, para 30 anos.

Define também quanto irás poupar, para o que irás poupar, e quanto irás gastar (casa, carro, viagens, mulher ? , putos). Depois disso, faz back-tests para teres uma noção aproximada do valor real de crescimento do portfolio e depois decide se vale a pena correr mais ou menos risco.

Se depois é o ETF "X" ou ETF "Y", ou a plataforma "A" ou plataforma "B", acham mesmo que é isso que vai definir o vosso património no longo-prazo?

O que estava a tentar dizer era...

Inicialmente estava interessado no PP, mas pelo que vi e tenho lido aqui, o 40/60 no longo prazo consegue melhores rentabilidades, apesar da maior volatilidade no curto-medio prazo. Sendo eu novo, penso que faria mais sentido estar exposto a um maior risco/volatilidade e à medida que for envelhecendo, migrar o portfolio para algo de menor risco e menos volátil. 

A minha questão em relação ao 40/60, erase a parte alocada às Bonds, tem de ser obrigatoriamente a uma ETF que seja All Market Bonds (Inclui Bonds com diferentes períodos de maturação) ou pode ser 25y+ ?

No fundo quais os prós e contras de ter um ou outro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu confesso que tenho muitas reticências com os etf de bonds longo prazo... taxas de juro baixas.. historicamente muito baixas..  nos próximos tempos parece-me que a rentabilidade das bonds vai por ali a baixo a não ser que baixem ainda mais as taxas...

mas isso sou eu que não percebo nada da "poda"! :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/06/2020 às 23:45, Jovi disse:

HNM,

Relativamente aos ativos so trocava as obrigações para lyxor +25 anos , mantinha iwda, ouro considerava  amundi physical gold com menor TER FR0013416716 (Banco Invest). Quanto ao cash a vantagem é poder ser também fundo de emergência. E aí 100% títulos de tesouro pode não ser o mais indicado. Considera os CTPC CA ou DP. 

A minha opinião quanto a estratégia de compra, pelo menos nesta fase de elevada volatilidade de mercado  e que faz sentido  não ter pelo menos grandes assimetrias do portfólio.isto é tentar manter grosso modo os mesmos valores do ouro obrigações e ações.  De forma a que a homeostasia do portfolio possa ir funcionando . Por exemplo qdo as ações subirem as obrigações baixarem. Não digo que se compre os 3 ativos no mesmo dia mas que se vá comprando pensando em equilibrar sempre os ativos.  Acho também prudente pensares em ir comprando ao longo do tempo (independentemente da estratégia usada) e não fazer 1 shot nestes tempos de tanta volatilidade. Por exemplo eu planeio terminar o shopping de ativos lá para o final do ano, pôs eleições americanas. Acho que ainda vai haver muito montanha russa no mercado até ao fim do ano e e melhor contar que va cair a sério. 

Atenção que sou novato nisto, deves ouvir outras opiniões  de users mais experientes, lê este fórum de fio a pavio, e lê varios livros de modo a puderes tomar as decisões do modo mais informado possivel

Relativamente a este etf amundi physical gold com FR0013416716, não existe na degiro. Há algum inconveniente que eu não esteja a ver (tirando os custos), de repartir os etfs do portfólio, por exemplo no invest e na degiro? Na degiro iria aproveitar o fato do IWDA ser gratuito. 

O estar repartido até poderá ser uma mais valia, se houver alguma falência não? Terei é um custo maior, pois penso que no invest a compra não é barata, mas não consegui entender o preçário deles. Se alguém souber que me possa explicar. 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, hnm said:

Relativamente a este etf amundi physical gold com FR0013416716, não existe na degiro. Há algum inconveniente que eu não esteja a ver (tirando os custos), de repartir os etfs do portfólio, por exemplo no invest e na degiro? Na degiro iria aproveitar o fato do IWDA ser gratuito. 

O estar repartido até poderá ser uma mais valia, se houver alguma falência não? Terei é um custo maior, pois penso que no invest a compra não é barata, mas não consegui entender o preçário deles. Se alguém souber que me possa explicar. 

Obrigado 

hnm 

Na minha opinião so fará sentido repartir o portfolio por mais que uma corretora se tiveres mais que 50 K. Até esse valor nao pensava em repartir, mas isso sou eu...  O fundo de proteçao ao investidor julgo que  é 25 K. Mais importante é a escolha de uma  corretora em  que realmente  confias. 

Se queres comprar ouro na degiro julgo que tambem tens,  julgo que na bolsa suiça, etf de acumulação  o  UBS gold, mas nao posso jurar...se algum puder confirmar...

O custo de compra de etf euronext no invest (banco, nao plataforma) acho que anda nos 10.5 euros. Sim é mais caro que o degiro, mas tens por exemplo o carregosa mais barato, acho que pelos 7.5 euros.

Mas o que estamos a discutir agora sao peanuts hnm, mais importante que carregares ja no gatilho  é  teres a tua estrategia bem definida. Nao tenhas pressa,  porque o dinheiro, imagino demorou e custou-.te muito a ganhar. 

Boas escolhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.lazyportfolioetf.com/comparison/stocks-bonds-40-60-vs-harry-browne-permanent/

acho as duas estratégias muito semelhantes. o PP destaca-se em epocas de crise enquanto 60-40 se destaca em tempos ferteis.

Para portofólio 60-40 as obrigaçoes mais recomedáveis são as de medio termo por exemplo 5-7 anos. correto ?com as obrigações com tão baixas rentabilidades qualquer dia mais vale colocar parte obrigações em seguros cap. com 1.7% rentabilidade :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,
    Sou novo no forum e na matéria, mas tenho vindo a ler e a pesquisar sobre a mesma. Pretendia fazer um investimento a médio/longo prazo, e nesta fase que algumas coisas baixaram um pouco vi como sugestão fazer investimento em ETFs, que na minha pesquisa me surgiu como alternativa a um típico PPR. Neste momento registei-me na Degiro. Acho que para a minha situação o mais adequado é algo do tipo buy and hold, uma vez que não pretendo andar a fazer transacções recorrentes no portfolio. Nesse sentido, e olhando para um investimento de cerca de 10k, perguntava qual era vossa opinião quanto a um possível portefólio. 

Obrigado,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, andresilva252 disse:

Boa noite,
    Sou novo no forum e na matéria, mas tenho vindo a ler e a pesquisar sobre a mesma. Pretendia fazer um investimento a médio/longo prazo, e nesta fase que algumas coisas baixaram um pouco vi como sugestão fazer investimento em ETFs, que na minha pesquisa me surgiu como alternativa a um típico PPR. Neste momento registei-me na Degiro. Acho que para a minha situação o mais adequado é algo do tipo buy and hold, uma vez que não pretendo andar a fazer transacções recorrentes no portfolio. Nesse sentido, e olhando para um investimento de cerca de 10k, perguntava qual era vossa opinião quanto a um possível portefólio. 

Obrigado,

Bem vindo,

Antes demais lê bem este tópico e vais perceber que é muito variavel para que se possa recomendar o quer que seja especificamente para ti.

Mas por exemplo, nas ultimas duas paginas tens duas sugestões de como começar um portfolio resistente a medio-longo prazo:

- Permanent Portfolio

OU

- 60% ações mundiais + 40% obrigações europeias

Eu pessoalmente tenho algo hibrido entre os dois:

2/3 investidos e 1/3 em cash (não tenho ouro)

Dos 2/3 Investidos tenho a seguinte distribuição atual (o PPR conto como Bonds):

IWDA :) 61,11%
    Lyxor 7-10Y :) 36,15%
    NB :) 2,74%

No proximo rebalancing vou subir para 70-75% de ações, mas ainda não decidi em definitivo.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, mafiapt disse:

O ETF da UBS de ouro não é de acumulação mas também nunca distribuiu nada.

E como é que um ETF de ouro distribuia alguma coisa?

O Ouro é um ativo não produtivo. O ouro em si vale 0 e não serve para nada (a não ser para componentes eletrónicos).

O "investimento" em ouro (quotes foram propositadas), tem sempre como assumption que no futuro alguma pessoa vai pagar mais do que foi pago pelo mesmo anteriormente.

Não existe nenhuma criação de riqueza associada a esse ativo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Nem nas obrigações com taxas de juro negativas ? .

Ou simplesmente teres "moeda" parada no banco que não rende nada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Nem nas obrigações com taxas de juro negativas ? .

Ou simplesmente teres "moeda" parada no banco que não rende nada. 

A menos que o custo de ter o dinheiro parado ainda seja mais negativo que o cupão da obrigação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, IceMan1910 said:

O Ouro é um ativo não produtivo. O ouro em si vale 0 e não serve para nada (a não ser para componentes eletrónicos).

O "investimento" em ouro (quotes foram propositadas), tem sempre como assumption que no futuro alguma pessoa vai pagar mais do que foi pago pelo mesmo anteriormente.

O ETF em questão transaciona ouro fisico, se o que ele ganhar em spreads nestas transacções for superior ao valor dos custos operacionais então pode vir a distribuir dividendos. Em condições "normais" a ocorrência desse facto será remota (como tem sido, distribui 0).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 6/17/2020 at 7:20 PM, hnm said:

Obrigado

Tirando os custos, não. Fora ter de saber mais umas passwords e fazer umas contas para juntar mentalmente tudo na mesma estrategia.

Sim, é uma maneira de não ficar totalmente dependente de uma instituição financeira.

O preçario não conheço, o melhor será abrir o documento e telefonar para a instituição financeira com a noção do que pretende fazer para eles informarem os custos envolvidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 6/16/2020 at 8:16 PM, NunoSousa05 said:

A minha questão em relação ao 40/60, erase a parte alocada às Bonds, tem de ser obrigatoriamente a uma ETF que seja All Market Bonds (Inclui Bonds com diferentes períodos de maturação) ou pode ser 25y+ ?

No fundo quais os prós e contras de ter um ou outro. 

Poder pode, mas uma carteira 40/60 não está de todo pensada nesse sentido (ter apenas obrigações com +25y).

No PP são escolhidas maturidades longas para 25% da carteira por uma série de racionais subjacentes (explicados anteriormente neste tópico e pelo próprio HB e outros livros).

Maiores maturidades --> maior volatilidade, convexidade e afins pela exposição a variações das taxas de juro no mercado. Umas quantas páginas mais atrás neste tópico há diversas discussões mais detalhadas sobre obrigações.

2 hours ago, P2P Money Maker said:

A menos que o custo de ter o dinheiro parado ainda seja mais negativo que o cupão da obrigação

Um fundo de obrigações não gera valor apenas pelo cupão das obrigações que detém num dado momento. Vale também o seu valor de mercado e as transações que vai fazendo nessa base. Quem diz gerar, é para valorizar ou desvalorizar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, IceMan1910 disse:

Não faço a mínima ideia, talvez mandando um e-mail ele expliquem o porquê de ser de distribuição.

Fica aqui o link do ETF caso queira mandar um e-mail: https://www.ubs.com/li/en/asset-management/etf-institutional/etf-products/etf-product-detail.li.en.ch0106027193.basedata.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico