Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Viva, gostava da vossa opinião relativamente ao lazy portfolio que estou a pensar criar cujo o objectivo é  reproduzir "Ray Dalio All Weather Portfolio". Assim:

30% iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) ISIN IE00B5BMR087

40% iShares USD Treasury Bond 20+yr UCITS ETF USD (Acc) ISIN IE00BFM6TC58

15% iShares USD Treasury Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc) ISIN IE00B3VWN393 

15% iShares Physical Gold ETC ISIN IE00B4ND3602

Mais informo que o objectivo é rebalancear o portfolio com aportes regulares em função das oscilações de valor do mesmo.

Este portfolio seria para complementar um portfolio "clássico" 60% - 40% de FIs.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

2 hours ago, Mouro Emprestado said:

Se estudaste a "filosofia" do Harry Brown saberás que não deves misturar o VP com o PP. ? 

Considera como se fosse um portefólio à parte.

Quanto ao GB, tenho muitas reservas quanto ao seu futuro, independentemente de ter o Craig Rowland em alta estima. A dúvida é se a performance deste portefólio quando comparado com o PP, não se deve a uma maior alocação a acções que, por sua vez, aloca metade a small caps value que tiveram um retorno melhor entre 1980 e 2010.

"I don't like small caps value, please change my mind!"

Tem um TER mais baixo... mas tem tido melhores retornos? ? 

Ora, se for para mitigar o risco (dividir por mais do que uma gestora), acho uma boa ideia. Se for só pelo TER, acho irrelevante, até porque como tem menor volume em bolsa, deverá ter spreads de compra e venda ligeiramente maiores.

Obrigado Mouro pelo seu comentário !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Mouro Emprestado disse:

Porquê?

Alguma razão especial para alterares a carteira? Deixaste de acreditar na carteira clássica bogleana?

Apostas 85% em activos americanos. Alguma razão em específico? 

Entrarás em pânico se o USD desvalorizar 20% face ao EUR? Qualquer coisa como o seguinte:

Capturar.jpg

Boa tarde,

Gosto particularmente da filosofia do "All Weather Porfolio" do Ray Dalio.

Tendo em conta o que foi aqui dito pelo Mouro Emprestado, é um facto que, sendo a nossa moeda o Eur, podemos ser prejudicados pela falta de protecção cambial.

Qual seria então, na vossa opinião a "versão em Eur" do "All Weather Porfolio" do Ray Dalio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, darkvader disse:

Boa tarde,

Gosto particularmente da filosofia do "All Weather Porfolio" do Ray Dalio.

Tendo em conta o que foi aqui dito pelo Mouro Emprestado, é um facto que, sendo a nossa moeda o Eur, podemos ser prejudicados pela falta de protecção cambial.

Qual seria então, na vossa opinião a "versão em Eur" do "All Weather Porfolio" do Ray Dalio?

É mais o "Portefólio todo terreno" do Tony Robbins do que do Ray Dalio (este último usa alavancagem nas obrigações, segundo sei, entre outros produtos complexos que o comum dos mortais não tem acesso).

Mas pegando na carteira acima, parece-me fácil "traduzir" para um investidor europeu.

Trocar as acções por acções mundiais (ou deixar estar no SP500, o mercado americano vale quase 60% do MSCI World).

Trocar as treasuries por obrigações europeias de longo prazo e de prazo intermédio. 

Ver no justetf.com as várias opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dificil encontrar nos Bancos PT ETF's em EUR com razoável liquidez e TER´s acessíveis.

Depois de andar pelo JustETF e ver o que há nos bancos PT (BEST, BIG e INVEST), acabei por seleccionar estes ETF's:

Accões: (30%)

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - IE00B441G979 (ticker IWDE)

ou

iShares S&P500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - IE00B3ZW0K18 (ticker IUES)

Obrigações: (55%)

30% - Xtrackers Eurozone Govnment Bond UCITS ETF 1C - LU0290355717 (ticker XLGE)

15% - Xtrackers EUR Corporate Bond UCITS ETF 1C - LU0478205379 (ticker XLBC)

10% - iShares Euro Inflation Linked Government Bond UCITS ETF - IE00B0M62X26 (ticker IBCI)

Commodities: (15%)

7,5% - Gold  -  AMUNDI PHYSICAL GOLD ETC - FR0013416716 

7,5% - Commodity Broad Diversified- iShares Diversified Commodity Swap UCITS ETF - IE00BDFL4P12 (não encontro este em nenhum banco PT). Parece haver só disponível o CRB - (Lyxor Commodities Thomson Reuters/CoreCommodity CRB TR UCITS ETF Acc), que não me parece ser grande coisa.

Parece dificil replicar um  "All Weather Porfolio" em EUR. Nas Bonds, há pouca oferta diversificada com liquidez suficiente.

Any help?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, darkvader disse:

Dificil encontrar nos Bancos PT ETF's em EUR com razoável liquidez e TER´s acessíveis.

Depois de andar pelo JustETF e ver o que há nos bancos PT (BEST, BIG e INVEST), acabei por seleccionar estes ETF's:

Accões: (30%)

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - IE00B441G979 (ticker IWDE)

ou

iShares S&P500 EUR Hedged UCITS ETF (Acc) - IE00B3ZW0K18 (ticker IUES)

Obrigações: (55%)

30% - Xtrackers Eurozone Govnment Bond UCITS ETF 1C - LU0290355717 (ticker XLGE)

15% - Xtrackers EUR Corporate Bond UCITS ETF 1C - LU0478205379 (ticker XLBC)

10% - iShares Euro Inflation Linked Government Bond UCITS ETF - IE00B0M62X26 (ticker IBCI)

Commodities: (15%)

7,5% - Gold  -  AMUNDI PHYSICAL GOLD ETC - FR0013416716 

7,5% - Commodity Broad Diversified- iShares Diversified Commodity Swap UCITS ETF - IE00BDFL4P12 (não encontro este em nenhum banco PT). Parece haver só disponível o CRB - (Lyxor Commodities Thomson Reuters/CoreCommodity CRB TR UCITS ETF Acc), que não me parece ser grande coisa.

Parece dificil replicar um  "All Weather Porfolio" em EUR. Nas Bonds, há pouca oferta diversificada com liquidez suficiente.

Any help?

As acções mundiais não precisam de hedge para euros. Vais estar a pagar caríssimo para quase nada. Usa os ETF's "normais" - FTSE acc ou o MSCI world da Ishares.

Quanto ao resto nao comento porque sinceramente nao conheço bem a filosofia desse portfolio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/06/2020 às 10:13, Mouro Emprestado disse:

A parte da Mintos e do PPR deve estar numa carteira à parte, caso contrário qualquer análise à carteira torna-se demasiado complexa.

Só uma pergunta, porque dizes isto? Só mesmo para simplificar a análise certo? Porque em teoria devemos olhar para o portefólio como um todo certo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 46 minutos, DAMP disse:

Só uma pergunta, porque dizes isto? Só mesmo para simplificar a análise certo? Porque em teoria devemos olhar para o portefólio como um todo certo? 

Certo, "caso contrário qualquer análise à carteira torna-se demasiado complexa" porque depois misturas carteiras com diferentes níveis de risco e com propósitos díspares no teu património.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia. 

Acham esta altura tão volátil nos mercados, uma boa altura, mesmo sendo para longo prazo, para começar um portfólio permanente - Harry Brown de que tanto se fala por aqui. 

Quando começam este tipo de portfólio, qual acham a melhor estratégia, ir comprando, estilo dollar cost average, ou comprar logo os 3 etfs com as percentagens adequadas? 

Devo investir nos seguintes Etfs, já falados aqui:

·         Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA

·         Obrigações a longo prazo - 25% - LU1287023268 - Lyxor Euro Govt Bd 15+Y(DR) ETF Acc (EUR) | MTF

·         Ouro - 25% - DE000A0N62G0 - WisdomTree Physical Gold (EUR) | VZLD

·         Cash – 25% – Títulos do Tesouro

Se tiverem alguma sugestão de outros Etfs  mais adequados, ou outra ajuda que queiram dar é bem vinda e agradeço. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Vidolz disse:

Video perfeito para este forum.

Por acaso já seguia esse canal.

Gosto da explicação simples das partes tecnicas, mas tudo o resto é especulação.

O video torna-se mesmo irrelevante para quem está neste momento a comprar ETF Index como o IWDA com o objetivo de ficar com eles 20-30 anos.

Sim vai haver bolhas sempre mas, imaginando que quem investiu agora atravesse uma uma queda maior que a de março, duvido muito que numa carteira 80-20 ou 70-30 não esteja em lucro daqui a 20 anos, a bater inflação ou qualquer DP e certificado de tesouro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, hnm disse:

Bom dia. 

Acham esta altura tão volátil nos mercados, uma boa altura, mesmo sendo para longo prazo, para começar um portfólio permanente - Harry Brown de que tanto se fala por aqui. 

Quando começam este tipo de portfólio, qual acham a melhor estratégia, ir comprando, estilo dollar cost average, ou comprar logo os 3 etfs com as percentagens adequadas? 

·         Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA

·         Obrigações a longo prazo - 25% - LU1287023268 - Lyxor Euro Govt Bd 15+Y(DR) ETF Acc (EUR) | MTF

Se tiverem alguma sugestão de outros Etfs  mais adequados, ou outra ajuda que queiram dar é bem vinda e agradeço. 

Qualquer altura é boa para começar. Se o objectivo é ter uma carteira durante 15-20-25 anos a altura de entrada nao será relevante sobretudo se formos (que se deve) fazer reforços ao longo do tempo (a estratégia em si varia de pessoa - há quem faça mensalmente, quem faça trimestralmente, anualmente, etc).

Nas acções tudo bem. Há quem goste do FTSE da Vanguard (porque inclui emergentes) - sugiro só que veja e pondere se pretende (nao digo que seja melhor ou pior).
    Nas obrigações, veja tb o Lyxor de +25 anos; Acaba por ser muito idêntico ao de +15 e até tem um TER inferior. 
    Cash: lembre-se que no caso do harry brown o portfolio inclui o fundo de emergência na parte Cash. Por isso tenho de perguntar... vai colocar todo o fundo de emerg~encia em titulos de tesouro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, hnm said:

Bom dia. 

HNM,

Relativamente aos ativos so trocava as obrigações para lyxor +25 anos , mantinha iwda, ouro considerava  amundi physical gold com menor TER FR0013416716 (Banco Invest). Quanto ao cash a vantagem é poder ser também fundo de emergência. E aí 100% títulos de tesouro pode não ser o mais indicado. Considera os CTPC CA ou DP. 

A minha opinião quanto a estratégia de compra, pelo menos nesta fase de elevada volatilidade de mercado  e que faz sentido  não ter pelo menos grandes assimetrias do portfólio.isto é tentar manter grosso modo os mesmos valores do ouro obrigações e ações.  De forma a que a homeostasia do portfolio possa ir funcionando . Por exemplo qdo as ações subirem as obrigações baixarem. Não digo que se compre os 3 ativos no mesmo dia mas que se vá comprando pensando em equilibrar sempre os ativos.  Acho também prudente pensares em ir comprando ao longo do tempo (independentemente da estratégia usada) e não fazer 1 shot nestes tempos de tanta volatilidade. Por exemplo eu planeio terminar o shopping de ativos lá para o final do ano, pôs eleições americanas. Acho que ainda vai haver muito montanha russa no mercado até ao fim do ano e e melhor contar que va cair a sério. 

Atenção que sou novato nisto, deves ouvir outras opiniões  de users mais experientes, lê este fórum de fio a pavio, e lê varios livros de modo a puderes tomar as decisões do modo mais informado possivel

Editado por Jovi
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Zylmaster disse:

Qualquer altura é boa para começar. Se o objectivo é ter uma carteira durante 15-20-25 anos a altura de entrada nao será relevante sobretudo se formos (que se deve) fazer reforços ao longo do tempo (a estratégia em si varia de pessoa - há quem faça mensalmente, quem faça trimestralmente, anualmente, etc).

Nas acções tudo bem. Há quem goste do FTSE da Vanguard (porque inclui emergentes) - sugiro só que veja e pondere se pretende (nao digo que seja melhor ou pior).
    Nas obrigações, veja tb o Lyxor de +25 anos; Acaba por ser muito idêntico ao de +15 e até tem um TER inferior. 
    Cash: lembre-se que no caso do harry brown o portfolio inclui o fundo de emergência na parte Cash. Por isso tenho de perguntar... vai colocar todo o fundo de emerg~encia em titulos de tesouro?

há 9 horas, Jovi disse:

HNM,

Relativamente aos ativos so trocava as obrigações para lyxor +25 anos , mantinha iwda, ouro considerava  amundi physical gold com menor TER FR0013416716 (Banco Invest). Quanto ao cash a vantagem é poder ser também fundo de emergência. E aí 100% títulos de tesouro pode não ser o mais indicado. Considera os CTPC CA ou DP. 

A minha opinião quanto a estratégia de compra, pelo menos nesta fase de elevada volatilidade de mercado  e que faz sentido  não ter pelo menos grandes assimetrias do portfólio.isto é tentar manter grosso modo os mesmos valores do ouro obrigações e ações.  De forma a que a homeostasia do portfolio possa ir funcionando . Por exemplo qdo as ações subirem as obrigações baixarem. Não digo que se compre os 3 ativos no mesmo dia mas que se vá comprando pensando em equilibrar sempre os ativos.  Acho também prudente pensares em ir comprando ao longo do tempo (independentemente da estratégia usada) e não fazer 1 shot nestes tempos de tanta volatilidade. Por exemplo eu planeio terminar o shopping de ativos lá para o final do ano, pôs eleições americanas. Acho que ainda vai haver muito montanha russa no mercado até ao fim do ano e e melhor contar que va cair a sério. 

Atenção que sou novato nisto, deves ouvir outras opiniões  de users mais experientes, lê este fórum de fio a pavio, e lê varios livros de modo a puderes tomar as decisões do modo mais informado possivel

@Jovi e @Zylmaster, obrigado pelas respostas e sugestões, iraõ ajudar na altura de investir. Seja a ir comprando ao longo do tempo e também rebalanceando. Portanto no  rebalanceamento, o que sugerem é quando a diferença for maior que 5% voltar a investir naquele que estiver mais baixo, se tiver capital disponível.

O ETF da vanguard já tinha pesquisado e li alguns comentários aqui no forum, mas estou mais inclinado para o IWDA, pelo motivo de o mesmo incluir empresas que "negoceiam" nos mercados emergentes. Portanto teria menos risco e no entanto também "inclui" os mercados emergentes.

O ETF das obrigações Lyxor de +25 anos que sugerem é este LU0252633754? O porquê de sugerirem o Lyxor de +25anos, não é será só pelo TER ser mais baixo.

Acerca do cash, é verdade, não devo colocar tudo em títulos do tesouro, será algo a ver, terá de estar disponível para usar e depende da taxa oferecida (apesar que é as taxas andam muito baixas em todos estes produtos). Neste momento tenho um depósito a prazo com taxa 2.5% durante mais um ano (mobilizável).

Tendo eu 40 anos, e estando a começar só agora uma carteira deste tipo (até agora só depósitos a prazo e certificados), acham mais adequado esta estratégia?

Tenho andado a ler bastante, e tenho ainda dúvidas da estratégia a seguir. A do Harry Brown parece-me mais segura, mas também vejo algumas simplificações. Alguns sugerem não comprar a parte do ouro por exemplo, e repartir essa percentagem pelas ações+obrigações (seria 37,5%+37,5&+25%). Vejo também, a 60/40 (ações + obrigações), ou mesmo como o David Almas que sugere só investir em IWDA. E estou confuso qual se adequará mais ao meu perfil e idade!!

O de investir apenas em ações, poderá ser arriscado, os outros poderão ter menos ganhos. Obrigações e ouro neste momento não é grande investimento, mas a logno prazo poderá ser uma segurança, parece-me!

Penso ainda deixar uns 15%% de capital fora deste portfolio para investir diretamente em ações, caso a o mercado caia a sério!!

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    21 minutes ago, hnm said:

O ETF das obrigações Lyxor de +25 anos que sugerem é este LU0252633754? O porquê de sugerirem o Lyxor de +25anos, não é será só pelo TER ser mais baixo.

Viva, acho que o ETF de obrigações que eles referem não é esse. Acredito que seja mais este: LU1686832194 - Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc

23 minutes ago, hnm said:

Tendo eu 40 anos, e estando a começar só agora uma carteira deste tipo (até agora só depósitos a prazo e certificados), acham mais adequado esta estratégia?

Tenho andado a ler bastante, e tenho ainda dúvidas da estratégia a seguir. A do Harry Brown parece-me mais segura, mas também vejo algumas simplificações. Alguns sugerem não comprar a parte do ouro por exemplo, e repartir essa percentagem pelas ações+obrigações (seria 37,5%+37,5&+25%). Vejo também, a 60/40 (ações + obrigações), ou mesmo como o David Almas que sugere só investir em IWDA. E estou confuso qual se adequará mais ao meu perfil e idade!!

Por ventura, já tiveste a oportunidade de estudar o "All Weather Portfolio" de Ray Dalio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, nOrte disse:

Viva, acho que o ETF de obrigações que eles referem não é esse. Acredito que seja mais este: LU1686832194 - Lyxor Euro Government Bond 25+Y (DR) UCITS ETF - Acc

Por ventura, já tiveste a oportunidade de estudar o "All Weather Portfolio" de Ray Dalio?

@nOrte Obrigado, sim tem mais lógica ser esse o ETF. Acerca do "All Weather Portfolio" de Ray Dalio, ainda não li nada, mas vou ver entretanto ler, poderá ser uma alternativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico