Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Eu não estou ao corrente da vossa estrategia, mas posso falar da minha, talvez ajude.

O meu portfolio tem uma grande exposição ao dolar e a alternativa que tenho neste moemento esta no ETF escolhido (ticker symbol - TLT) numa em conta em dolares no deutchebank. Recebo por lá os dividendos e pago o IRS português.

Este ETF pemite-me ter indirectamente as treasuries que quero mas concordo comm o Salvador investir directamente nas obrigações tb penso ser a melhor solução. Daí ter ponderado abrir uma conta na fidelity ou em outra correctora Americana.

Voltando a teu dilema e relativamente aos ETFs não estou a vêr qual o beneficio de ter um ETF numa correctora americana a não ser que queiras ter dinheiro fora do pais e nos EUA. É isso?

Comprar/vender ETF em PT custa-te uns 10 euros por operação. Se utilizares a TD Ameritrade podes fazer compra/venda de borla (entre os muitos) ETFs deles. Para um investidor passivo e' em teoria uma boa estratégia... a pratica e' que pode lixar as coisas ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Olá!

Poseidon, abri em Fevereiro uma conta na TD. Transferi fundos do BEST para lá (de um valor superior ao teu) apenas tive de fazer o pedido de transferência via Telefone pois acima de 10k's tem de ser desta forma. Paguei 16,64€. Um valor calculado pelo preçário do BEST. Pedi que os custos da transferência fossem cobrados no destino.

Como as próximas transferências serão inferiores a 10k's irei efectuá-las online.

Apenas tive problemas na efectivação do formulário w8 pois a assinatura do formulário (que tive de mandar por carta para os states) era diferente do nome que coloquei na abertura de conta. Eu sei...parvoice minha mas na altura não reparei neste pormenor. Depois de explicado cerca de 3 vezes lá me alteraram o nome da conta para estar igual ao do formulário (bem mais simples do que mandar outra carta como queriam).

Fechei a minha carteira de ETF's que tinha no BEST no inicio do ano e desde Fevereiro que  a passei para a TD. Recebi inclusive 500 trades gratuitos (julgo que até março) que me permitiram não pagar os tais 9,90€ de comissões nos ETF's que não são gratuitos.

Resumindo, replicando a carteira de investimento passive que tinha cá em PT pago agora 0€ de comissões e baixei o meu custo total de comissões anuais de (10 X 14,56$) 145,6$ para 16€..o custo da transferência.

Actualmente apenas detenho 2 ETF's que não estão incluidos na lista dos FREE. O VPL e o GLD. Alterei um que tinha de obrigações o ITE pelo BLV que até tem tido um desempenho melhor.

Agora é aguardar, reforçar e rebalancear anualmente :)

O meu Retorno o ano passado (quando comecei) foi de...apenas 8% em Doláres (6% crescimento + 2% dividendos). Em euros ficou em 4,5% (3% + 1,5%). No entanto, estou preparado para que tempos mais adversos venham e nessa altura irei aumentar os meus reforços.

Infelizmente na TD a margem não é aliciante como na IB o que até daria jeito para anos em que seja mais difícil conseguir o valor de reforço que pretendo.

Btw, foi o meu primeiro Post no Fórum apesar de já o acompanhar desde 2011.

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

Poseidon, abri em Fevereiro uma conta na TD. Transferi fundos do BEST para lá (de um valor superior ao teu) apenas tive de fazer o pedido de transferência via Telefone pois acima de 10k's tem de ser desta forma. Paguei 16,64€. Um valor calculado pelo preçário do BEST. Pedi que os custos da transferência fossem cobrados no destino.

Como as próximas transferências serão inferiores a 10k's irei efectuá-las online.

Apenas tive problemas na efectivação do formulário w8 pois a assinatura do formulário (que tive de mandar por carta para os states) era diferente do nome que coloquei na abertura de conta. Eu sei...parvoice minha mas na altura não reparei neste pormenor. Depois de explicado cerca de 3 vezes lá me alteraram o nome da conta para estar igual ao do formulário (bem mais simples do que mandar outra carta como queriam).

Fechei a minha carteira de ETF's que tinha no BEST no inicio do ano e desde Fevereiro que  a passei para a TD. Recebi inclusive 500 trades gratuitos (julgo que até março) que me permitiram não pagar os tais 9,90€ de comissões nos ETF's que não são gratuitos.

Resumindo, replicando a carteira de investimento passive que tinha cá em PT pago agora 0€ de comissões e baixei o meu custo total de comissões anuais de (10 X 14,56$) 145,6$ para 16€..o custo da transferência.

Actualmente apenas detenho 2 ETF's que não estão incluidos na lista dos FREE. O VPL e o GLD. Alterei um que tinha de obrigações o ITE pelo BLV que até tem tido um desempenho melhor.

Agora é aguardar, reforçar e rebalancear anualmente :)

O meu Retorno o ano passado (quando comecei) foi de...apenas 8% em Doláres (6% crescimento + 2% dividendos). Em euros ficou em 4,5% (3% + 1,5%). No entanto, estou preparado para que tempos mais adversos venham e nessa altura irei aumentar os meus reforços.

Infelizmente na TD a margem não é aliciante como na IB o que até daria jeito para anos em que seja mais difícil conseguir o valor de reforço que pretendo.

Btw, foi o meu primeiro Post no Fórum apesar de já o acompanhar desde 2011.

Um abraço

Obrigado pela descrição do processo.

Lembras-te se o Best fez um bom cambio de euros para dolares? Qual o spread face à cotação do dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela descrição do processo.

Lembras-te se o Best fez um bom cambio de euros para dolares? Qual o spread face à cotação do dia?

O câmbio do Bdp spot nesse dia foi de 1,3176 e o efectuado foi de 1,3260 portanto até fiquei a ganhar...

Sinceramente não sei qual o critério utilizado, se foi o do fecho de dia se foi o da altura. No entanto, esta variação torna-se minima com o passar do tempo exceptuando grandes oscilações (como é o caso de agora em que está a 1,2909)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu ponto de viste tens duas abordagens a esta estratégia a Americana e a Europeia.

Na Europeia investes em ETF's que fazem automaticamente o reinvestimento dos seus dividendos permitindo assim que não sejas taxado neste valor.  Na Americana trata-se de fazer o reinvestimento dos dividendos, seja numa base mensal (neste caso até daria devido às comissões serem 0€) ou anual. Eu utilizado a anual, historicamente tem demonstrado melhores resultados conforme o salvador_ colocou anteriormente.

Fiscalmente falando, sou taxado a 15% nos states (withholding) à cabeça. O resto depois...é declarar cá :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim cheguei à mesma conclusão que tu..daí os meus ETF serem todos de reinvestimento automático! Mas confesso que a questão dos custos de gestão é complicada de lidar, dado que os ETF na europa são muito mais caros que os do US.

Repara para uma carteira de 100 k€, se tiveres uma média de 2% de dividendos, tens logo uma taxa de 15% 2000 € * 15% = 300 € Mais os 25% (?) de Portugal

1700 € * 25% = 425 €

Ou seja pode chegar ao ponto de teres que pagar IRS de algo que nem tens acesso fácil, pois terias que transferir os dividendos para PT com mais os custos de transferência. Ou então trabalhas para pagar o imposto dos dividendos... estou a fazer-me entender? ou não faz sentido nenhum?

Mas depois custos globais nos US de 0,20% para o mesmo ETF 0,45% na Europa com 1/300 da liquidez do americano...dá que pensar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que me vao bater ;-) mas porque nao investes em fundos inves de ETF? O custo de compra/venda e' 0 (muito poucas excepcoes), nao tens custodia, e pagas 28% qd resgastas. A maioria dos fundos faz re-investimento automatico de dividendos.

Para um pequeno investidor nao tenho a certeza que os ETFs sejam a melhor solucao.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque assim eliminas o factor "má escolha do gestor", ou seja inevitavelmente...mais ano menos ano, conseguirás de forma global melhores resultados com um etf do que com um fundo de gestão activa. Depois tem os custos de gestão..em alguns casos um etf é 90% mais barato do que com um fundo de gestão activa.

Melhores resultados, 90% mais barato. O que há para não gostar?  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque assim eliminas o factor "má escolha do gestor", ou seja inevitavelmente...mais ano menos ano, conseguirás de forma global melhores resultados com um etf do que com um fundo de gestão activa. Depois tem os custos de gestão..em alguns casos um etf é 90% mais barato do que com um fundo de gestão activa.

Melhores resultados, 90% mais barato. O que há para não gostar?  ;)

Custos de compra/venda, custodia e taxação de mais valias ;-)

Mas sim, os custos de gestão são inferiores. Eu para ja' mantenho-me nos fundos, quando tiver tempo a ver se faço uma simulação de custos entre as duas alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O único argumento válido são os custos de compra e venda.. e mesmo esses perdem-se para valores a partir dos 2000€.

(1) GoBulling 5€ Euronext: 5(compra)+5(venda)=10, 10/2000 = 0,5% Valor razoável (embora no limite, na minha opinião);

Aliás se considerares custos de Fundos de gestão activa de 2,5% VS ETF de 0,45%, podes perfeitamente investir 500€ e ainda assim sair mais barato que um de gestão activa.

(2) Custódia não tens se optares por Gobulling/Best PRO

(3) Taxação de mais valias tens em fundos de gestão activa e em ETF. Não há diferença nem vantagem para um ou para outro. Na melhor das hipóteses podes alegar que o fundo de gestão activa faz-te isso automaticamente e os ETF não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BL, acho que não te arrependes se fizeres as simulações!

Rakmoz eu nunca transfiro os dividendos, deixo na conta à ordem da TD. O valor não justifica e como os classifico como % de crescimento do portefolio depois pego neste valor e junto ao reforço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O único argumento válido são os custos de compra e venda.. e mesmo esses perdem-se para valores a partir dos 2000€.

(1) GoBulling 5€ Euronext: 5(compra)+5(venda)=10, 10/2000 = 0,5% Valor razoável (embora no limite, na minha opinião);

Aliás se considerares custos de Fundos de gestão activa de 2,5% VS ETF de 0,45%, podes perfeitamente investir 500€ e ainda assim sair mais barato que um de gestão activa.

(2) Custódia não tens se optares por Gobulling/Best PRO

(3) Taxação de mais valias tens em fundos de gestão activa e em ETF. Não há diferença nem vantagem para um ou para outro. Na melhor das hipóteses podes alegar que o fundo de gestão activa faz-te isso automaticamente e os ETF não.

1) com o BTP sao 10 euros p/a Europa (excluindo UK) e 10$ p/os USD, por operacao.

3) a Taxacao de mais valias nao e' clara, e nao foi so' 1 nem 2 pessoas que vi a queixarem de serem taxados nos US e em PT (alguem falava em 55%...)

Se um investidor decidir utilizar um broker americano, paga tambem p/meter e tirar o $ de la'.

Investir na Europa sera' mais simples possivelmente, mas como dizes os ETFs tem menos volume de troca deste lado do Atlantico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

3) Isso porque se optares pelo estilo europeu, deves ser coerente e investir em ETF domiciliados na europa

Eu depois de analisar os custos e a complexidade ja' tinha desistido dos ETFs americanos.

Estou p/abrir conta no BTP (ja' sou cliente BEST) so' para ETFs, mas ate' la' continuo com os fundos.

Ja' agora em que mercado transacionam os ETFs europeus? Paris? Frankfurt?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Toda a minha carteira estava em fundos de gestão activa...agora estou a, lentamente, migrar para ETF.

Se reparares a parte de acções já está em ETF, next será obrigações nos próximos meses...em 1 ou 2 ETF.

Só tesouraria provavelmente ficará sempre nesses 2 fundos...a não ser q apareça um broker que cobre 0€ de transacção  ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

Sei que me vao bater ;-) mas porque nao investes em fundos inves de ETF? O custo de compra/venda e' 0 (muito poucas excepcoes), nao tens custodia, e pagas 28% qd resgastas. A maioria dos fundos faz re-investimento automatico de dividendos.

Para um pequeno investidor nao tenho a certeza que os ETFs sejam a melhor solucao.

Nao tens custodia mas tens custos exorbitantes.

Fundos de investimento andam todos com custos de gestão acima dos 1%, e se falarmos de fundos geridos pelas casas Portuguesas então facilmente se poem a cobrar 1,5-2%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora aqui está a dúvida que eu tenho o que é melhor investir em fundos ou em ETF, ou eventualmente se são praticamente iguais?

A unica diferença entre um ETF e um fundo é a gestão. Um fundo de investimento tem uma gestão activa que tenta bater o mercado, enquanto que um ETF tem uma gestão passiva :)

Espero ter ajudado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Gilberto Santos

Boa noite,

Sou novo utilizador "registado" no fórum, no entanto como visitante já acompanho à algum tempo.

Este assunto despertou-me algum interesse nos ETF's, no entanto não conheço bem todo o sistema.

Tendo em conta que sou cliente do BCP apresentaram-me um produto que são os certificados. Qual a diferença?

Supostamente pelo que entendi também replica o comportamento de diversos Sectores e Indices.

Se possível agradeço que me informem das diferenças.

Obrigado.

Cumprimentos,

Gilberto Santos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico