Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 hora, AngryPinrapple disse:

Não me parece ser isto. Os que citei distribuem os rendimentos não acumulam

Pk quando dizes "deste género" é demasiado abrangente.

já percebemos que pretendes com distribuição MAS:

• -> tem de ser obrigações de longo prazo? (é o que queres especificamente?)
    • -> com hedge ou sem hedge?

deste estilo serve?

https://www.ishares.com/uk/individual/en/products/254572/ishares-global-corporate-bond-eur-hedged-ucits-etf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa não fui claro, queria ETFs que podemos  negociar mas que seguem o mesmo investimento desses. Como por exemplo não temos cá o SPY mas temos vários que seguem o S&P 500, ou como temos o IUAG que segue o investimento do ETF dos americanos AGG. Sei que isto implica mais total expenses mas não faz mal. Se não existir estava À procura de um ETF de obrigações que distribui rendimentos para ter um pouco menos de exposição a ações na carteira, mas queria algo com bom yield.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 58 minutos, AngryPinrapple disse:

Peço desculpa não fui claro, queria ETFs que podemos  negociar mas que seguem o mesmo investimento desses. Como por exemplo não temos cá o SPY mas temos vários que seguem o S&P 500, ou como temos o IUAG que segue o investimento do ETF dos americanos AGG. Sei que isto implica mais total expenses mas não faz mal. Se não existir estava À procura de um ETF de obrigações que distribui rendimentos para ter um pouco menos de exposição a ações na carteira, mas queria algo com bom yield.

Não percebi.

Sabes que os ETFs que acumulam dividendos têm a mesma yield que aqueles que distribuem dividendos, certo?

E sabes que fiscalmente os ETFs que acumulam dividendos são mais eficientes?

Mas não seja por isso:

https://www.justetf.com/en/find-etf.html?assetClass=class-bonds&groupField=index&country=US&bondType=Corporate&distributionPolicy=distributionPolicy-distributing

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, P2P Money Maker disse:

Michael Corleone?

:) .. o teclado não acompanhou o raciocínio. Michael Burry. 

O que acham sobre o Michael Burry continuar a dizer que os ETFs são the next big bubble e que haverá um problema de liquidez dos mesmos num futuro próximo? Confesso que não consigo entender o tema quando se trata de produtos com cotação ao minuto e que, de forma imediata, permitem ao investidor desfazer-se das posições detidas. 

Editado por Otimizado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 minutos, Otimizado disse:

:) .. o teclado não acompanhou o raciocínio. Michael Burry. 

O que acham sobre o Michael Burry continuar a dizer que os ETFs são the next big bubble e que haverá um problema de liquidez dos mesmos num futuro próximo? Confesso que não consigo entender o tema quando se trata de produtos com cotação ao minuto e que, de forma imediata, permitem ao investidor desfazer-se das posições detidas. 

Não sei se ele se queixa apenas dos ETFs, ou se de todos os investimentos passivos (que incluem naturalmente os fundos-index).

Mas neste tópico do bogleheads tens lá uma discussão entre mais entendidos sobre o assunto: https://www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?t=289284

Pessoalmente, não estou a ver qual o problema dos fundos índice versus os outros fundos de investimento activos ou hedge funds.

Posso eventualmente perceber que poderão existir questões nos ETFs de menor capitalização ou nos ETFs alavancados / shorts. Contudo não estou a ver qual o problema num iShares Core MSCI World versus um qualquer fundo de investimento activo em acções americanas, em que o 1.º é perigoso e o 2.º é inócuo.

Só se for pelo facto da Vanguard, Fidelity e Blackrock/iShares terem um peso cada vez maior na capitalização bolsista. 

Mas em termos de capitalismo popular, vejo mais problemas nas empresas se tornarem cada vez mais "privadas" e cada vez menos "públicas" (significados anglosaxónicos e não portugueses, nada a ver com a intervenção estatal na economia que quero que fique longe, muito longe).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, hnm disse:

Boas. Alguém sabe se este ETF Global X Cloud Computing ETF (NASDAQ:CLOU), está à venda na degiro? Não o consigo encontrar.

Não acham que poderá ser uma boa compra a longo prazo? 

Obrigado 

Esse não. Existe o WisdomTree Cloud Computing (DE000A2PQ364), na Xetra, que segue outro índice semelhante. É o equivalente europeu do WCLD, mencionado neste artigo, https://seekingalpha.com/article/4347922-investing-in-saas-and-cloud-etfs, juntamente com o CLOU, que referiste, e o SKYY.

pros: um sector em alto momento, que já o era antes da covid e mais se tornou; contras: aposta sectorial, cíclica por natureza e 100% de exposição aos EUA.

A curto/médio prazo pode ser interessante para aproveitar o crescimento rápido. Eu entrei recentemente num de gaming neste contexto, mas tenho resistido ao FOMO de entrar neste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/05/2020 às 18:33, CDCD disse:

Esse não. Existe o WisdomTree Cloud Computing (DE000A2PQ364), na Xetra, que segue outro índice semelhante. É o equivalente europeu do WCLD, mencionado neste artigo, https://seekingalpha.com/article/4347922-investing-in-saas-and-cloud-etfs, juntamente com o CLOU, que referiste, e o SKYY.

pros: um sector em alto momento, que já o era antes da covid e mais se tornou; contras: aposta sectorial, cíclica por natureza e 100% de exposição aos EUA.

A curto/médio prazo pode ser interessante para aproveitar o crescimento rápido. Eu entrei recentemente num de gaming neste contexto, mas tenho resistido ao FOMO de entrar neste.

Já agora qual é o de gaming? Tenho estado a analisar este: VanEck Vectors VideoGaming&eSports UCITS ETF. 

Não há nada de cloud computing com exposição geograficamente mais abrangente? 

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, fhff disse:

Já agora qual é o de gaming? Tenho estado a analisar este: VanEck Vectors VideoGaming&eSports UCITS ETF. 

Não há nada de cloud computing com exposição geograficamente mais abrangente? 

Muito obrigado.

O de gaming é esse. Tinha-o mencionado aqui: https://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/?page=155&tab=comments#comment-176281

De cloud não conheço nada que seja mais abrangente. O sector ser praticamente dominado por empresas dos EUA tb não ajuda :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 12 horas, esfomeado disse:

Estou a pensar em criar o meu portefólio com os seguintes ETFs:

IE00B4L5Y983

LU1686832194

DE000A0N62G0

Opiniões? Obrigado

Que carteira seria essa?

Quais as percentagens de cada activo?

Porquê obrigações de longo-prazo ou o ouro?

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

dúvida que me surgiu:

Que diferenças existem, se é que existem, nomeadamente ao nível de custos, em subscrever ETF pelo Banco Invest ( no caso o AMUNDI PHYSICAL GOLD  - FR0013416716) através da Invest BTrader ou sem ser pela plataforma de trader?

obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma série de ETFs para equity (world, emergent, pacific, US small cap) e estava a pensar, daqui em diante, simplificar o mais possível.

Inicialmente, para a parte de equity, considerei  SPDR World 80% (TER 0.12) + EMIM 20% (TER 0.18). Mas agora vi que existe um fundo da Vanguard (Vanguard FTSE All-World UCITS ETF Distributing: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B3RBWM25&groupField=index&from=search&isin=IE00B3RBWM25) que faz exatamente isso. A questão é que atualmente tem um TER ligeiramente superior (0.22), mas continua a ser uma vantagem porque não tenho que me preocupar em rebalancear.

Alguém tem ideias sobre isto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Darien disse:

Tenho uma série de ETFs para equity (world, emergent, pacific, US small cap) e estava a pensar, daqui em diante, simplificar o mais possível.

Inicialmente, para a parte de equity, considerei  SPDR World 80% (TER 0.12) + EMIM 20% (TER 0.18). Mas agora vi que existe um fundo da Vanguard (Vanguard FTSE All-World UCITS ETF Distributing: https://www.justetf.com/de-en/etf-profile.html?query=IE00B3RBWM25&groupField=index&from=search&isin=IE00B3RBWM25) que faz exatamente isso. A questão é que atualmente tem um TER ligeiramente superior (0.22), mas continua a ser uma vantagem porque não tenho que me preocupar em rebalancear.

Alguém tem ideias sobre isto?

Primeiro, existe esse etf vanguard em versão acumulating. Segundo, esse spdr é um fundo relativamente pequeno. Não é demasiado pequeno mas mesmo assim. 

De resto, é comparar a alocação de países. 

O TER e importante mas nestes casos o valor é baixo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/05/2020 às 10:22, Mouro Emprestado disse:

Que carteira seria essa?

Quais as percentagens de cada activo?

Porquê obrigações de longo-prazo ou o ouro?

O objectivo seria seguir o portefólio do Harry Browne.

33% em cada a longe prazo (10+ anos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 minutos, esfomeado disse:

O objectivo seria seguir o portefólio do Harry Browne.

33% em cada a longe prazo (10+ anos)

OK, com esses dados é mais fácil responder.

Sendo assim a resposta é sim, são bons ETFs para o efeito.

Não esquecer os 25% da componente cash, que estou a assumir que exista mas noutro tipo de produtos (DPs, Certificados do Tesouro / Aforro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas !

No portfolio permanente qual é a vossa preferencia para ETF bonds de longa duraçao ?

O ETF  Lyxor euro gov bonds 15+y ou o  Lyxor euro gov bonds 25+y  ?

Pergunto isto pois a impressao que tenho é que a maioria dos investidores segue o Lyxor euro gov bonds 15+y, mas não será preferivel o  Lyxor euro gov bonds 25+y  ?

Harry Browne no seu livro fala que as obrigaçoes apropriadas sao 25 a 30 anos us treasuries.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico