Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 22 minutos, Mouro Emprestado disse:

Por exemplo podes usar um proxy-ETF com base no respectivo índice para teres um historial maior e poderes analisar DDs passados (quando não existiam ETFs na Europa). No limite isso quase que permite ir até aos anos 90, desde que se consigam obter os dados que sirvam como proxys.

Mas ele só têm versão em USD certo? Não me parece boa ideia usar coisas em USD como proxy de coisas em EUR.

Citação

Antigamente também dava para fazer análises a carteiras dinâmicas, com base em volatilidades ou média móveis (por exemplo). Mas agora a versão gratuita deixou de oferecer isso ? 

Tem de ser. Das duas uma, ou trabalhas quase de graça como eu às vezes pareço fazer (ou fazia) ou tens de cobrar para rentabilizar a coisa (e tendo em consideração a quantidade de coisas que eles têm de graça parece-me que nem foram muito gananciosos/chatos como os do ETF replay que limitam tudo e pedem imenso $ por mês).

É um modelo que pretendo que a Futureproof siga, mas US + Europa em vez de ser US centric como o PV!!

Idealmente até queria ter uma página (na parte que cobrasse) onde a pessoa pode acompanhar a carteira através de upload de um ficheiro excel (como o PV já faz pelos vistos). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 11 minutos, Virtua disse:

Mas ele só têm versão em USD certo? Não me parece boa ideia usar coisas em USD como proxy de coisas em EUR.

Tens de procurar em Euros. Ou converter do USD para EUR.

Naturalmente isto é tratamento de dados fora do PV, que serve apenas para nos dar a análise (convém saber o que andamos a fazer e não comparar alhos com bugalhos).

Citação

Tem de ser. Das duas uma, ou trabalhas quase de graça como eu às vezes pareço fazer (ou fazia) ou tens de cobrar para rentabilizar a coisa (e tendo em consideração a quantidade de coisas que eles têm de graça parece-me que nem foram muito gananciosos/chatos como os do ETF replay que limitam tudo e pedem imenso $ por mês).

É um modelo que pretendo que a Futureproof siga, mas US + Europa em vez de ser US centric como o PV!!

Idealmente até queria ter uma página (na parte que cobrasse) onde a pessoa pode acompanhar a carteira através de upload de um ficheiro excel (como o PV já faz pelos vistos). 

Não sou contra a cobrança de uma licença, bem pelo contrário (pago alegremente a do justetf, mais por comodidade do que por outra coisa qualquer).

Mas aquela licença full (quase $40 por mês) já fica "upa" "upa", só para usar de 3 em 3 meses.

Edit: Esqueci-me de dizer que para importar dados é preciso a tal licença full. 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Mouro Emprestado disse:

Tens de procurar em Euros. Ou converter do USD para EUR.

Naturalmente isto é tratamento de dados fora do PV, que serve apenas para nos dar a análise (convém saber o que andamos a fazer e não comparar alhos com bugalhos).

Não sou contra a cobrança de uma licença, bem pelo contrário (pago alegremente a do justetf, mais por comodidade do que por outra coisa qualquer).

Mas aquela licença full (quase $40 por mês) já fica "upa" "upa", só para usar de 3 em 3 meses.

Edit: Esqueci-me de dizer que para importar dados é preciso a tal licença full. 

Não estava a perceber que era o "Imported Data Series" (nem sabia que eles tinham essa funcionalidade). Assim já é diferente, se bem que trabalhar dados pode ser complicado para a maioria das pessoas. Sim. Penso que 40 usd para a maioria das pessoas não faça sentido. Isso tem mais aspecto comercial, tipo financial advisors.

Essa do justetf parece-me simples e o primeiro "alvo a abater". 10 euritos/mês acho que faço melhor... Só tenho de ter uma reuters/bloomberg ?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, Virtua disse:

Não estava a perceber que era o "Imported Data Series" (nem sabia que eles tinham essa funcionalidade). Assim já é diferente, se bem que trabalhar dados pode ser complicado para a maioria das pessoas.

Essa do justetf parece-me simples e o primeiro "alvo a abater". 10 euritos/mês acho que faço melhor... Só tenho de ter uma reuters/bloomberg ?

Junta aí Index Funds aos ETFs e tens aqui um cliente, especialmente se der para visualizar os drawdowns de carteiras!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Mouro Emprestado disse:

Junta aí Index Funds aos ETFs e tens aqui um cliente, especialmente se der para visualizar os drawdowns de carteiras!

Amigo, junto tudo... ETFs, fundos, index funds, europeus, americanos... 

Acho que te recordas do meu shiny app. Agora + bonito, + rápido e claro que pelo menos com a mesma qualidade. E vai ser o início. Depois sempre a evoluir. Tudo o que é métricas quantitativas serão simples de eu acrescentar, correlações, retornos rolantes etc etc (já tenho isto tudo em código + simulações de Monte Carlo entre outras. É simples de colocar em app).

Mais complicado será algo que gostaríamos imenso mas... não está fácil. Ainda nem internamente/para clientes actuais consegui implementar devido a não ter dados. Algo do estilo x-ray da morningstar.

Já pensei em vários formatos de $, inclusivamente patreon, com o fórum patreon para os subscribers poderem falar/pedir inovações e eu ir dando ideias de como a evolução dos próximos passos está e perguntar o que queriam ver a seguir. Isto principalmente porque numa primeira fase é possível que esteja tudo aberto ao público como o Portfolio Visualizer estava. Depois conforme o número de apps aumenta podemos "fechar" algumas, ou pelo menos as funcionalidades mais avançadas. Vamos lá ver...

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante scallop

Boa tarde, alguém utiliza a plataforma GObulling? não estou a conseguir encontrar etf de ouro sem ser dist ou apenas os miners. 

Em relação a etfs de momento tenho :

- Lyxor euromts 15+ investment Grade ucits

- ishares core msci world ucits etf

- amundi nasdaq 100 - e aqui tenho dúvida se fará sentido continuar ou passar o montante para o msci world em cima?

- ishares core emerging markets imi ucits.

Se alguém utiliza a plataforma e tiver sugestões agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a) Hoje ao ler sobre a diversificação e a correlação entre activos, dada a incerteza sobre os próximos tempos e uma vez que o meu portefólio é uma espécie de PP Harry Browne, fará sentido diversificar (nos reforços) com um EFT de commodities? É um activo que pouco correlacionado com todos os outros (inclui uma parte também de ouro) o que melhora a diversificação, mas ao nível da rentabilidade dos últimos anos é desastrosa.

Edit: Resposta encontrada aqui https://www.thepermanentportfolio.com/permanent-portfolio-25-gold-allocation-faq/

"What about owning a commodity index instead of gold?

Commodities are not as directly tied to the US Dollar and inflation threats and will not react like gold to the same problems. In 2008 for instance some commodity funds lost more than 50% of their value compared to the 4-5% gain that gold had. When the financial system was teetering on collapse, people wanted gold and not pork bellies."

No portefólio All Weather é incluído 7,5 % de commodities e 7,5% gold. Passava a ser um mix entre estas duas estratégias.

b) E REIT?

c) No PP, em vez de se ter um ETF de Bonds longo prazo e uma parte em cash (Bonds curto prazo), fará sentido ter 50% em um ETF de Bonds de todas as maturidades?

d) Também neste portefólio o investimento num ETF global, não tem small caps. Faz sentido ter um ETF de small caps, ou a % é tão pequena no portefólio total (5%) não vale a pena?

Edit: Resposta: Passava a ser uma estratégia mix entre PP e Golden Buterfly.

Editado por zekinha
    Novos dados
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/10/2020 at 6:54 PM, Guest scallop said:

Boa tarde, alguém utiliza a plataforma GObulling? não estou a conseguir encontrar etf de ouro sem ser dist ou apenas os miners. 

Em relação a etfs de momento tenho :

- Lyxor euromts 15+ investment Grade ucits

- ishares core msci world ucits etf

- amundi nasdaq 100 - e aqui tenho dúvida se fará sentido continuar ou passar o montante para o msci world em cima?

- ishares core emerging markets imi ucits.

Se alguém utiliza a plataforma e tiver sugestões agradeço.

Boas,

na gobulling tem varios etf ouro de acumulaçao 

DE000A1DCTL3 - wisdom tree physical swiss gold  (TER 0.19%)

DE000A0N62G0 - wisdom tree physical  gold  (TER 0.39%)

Tens mais barato no Invest , o amundi physical gold etf 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/11/2020 at 9:30 AM, Mouro Emprestado said:

Um dos males da malta que investe no PP é "inventar". 

Para além de todos os problemas de contango com commodities, nos últimos 10 anos foi um tipo de activo que não diminuiu nem risco, nem aumentou o retorno.

Para quê inventar?

Numa carteira de 60% de acções, os REIT não deverão ultrapassar os 10%.

Seguindo essa proporção, ficarás com 4,1(6)%. Vale a pena a complicação adicional na carteira?

É o chamado Barbell. Diminuiu a duração para as obrigações de longo-prazo e aumentas para as de curto-prazo.

Há quem não vejam mal nenhum nisso.

Não te esqueças que a parte cash inclui o fundo de emergência. Pelo que as % das alocações podem ficar meio enviesadas.

O GB não são small-caps, são small-caps value. São activos diferentes.

Para além disso, no GB, a alocação dos small-caps value não é de 5%, mas sim de 20% (mesma percentagem para os outros activos).

Pessoalmente, esses 20% são, para mim, a parte do VP e não se devem misturar com a restante carteira do PP. E também podem ser acções small-cap, como outra coisa qualquer (eu tenho uma parte da carteira assim investida - noutro activo e com outro tipo de estratégia - que não misturo com o restante PP).

Mas cada um sabe de si.

Boas !

Esta discussão foi muito interessante, obrigado!

Mouro, gostava de saber a sua opiniao sobre quais outros portfolios poderiam complementar bem um portfolio permanente.

Pergunto isto pois estou a pensar complementar o meu PP com o portfolio 60/40 %. Quanto às ações estava a pensar mais do mesmo, isto é utilizar o mesmo tipo de ETF que ja uso no PP-  mundial paises desenvolvidos (tipo xtracker core msci world, ja que tenho ishares no pp )  e quanto às  bonds ETF de obrigaçoes soberanas globais de  prazo intermedio (xtracker sovereigns global bonds).  Existe algum Index fund em portugal que siga paises desenvolvidos ou all world ? Algum mutual fund interessante stocks global blend big cap ? para usar em vez do etf ?

Obrigado

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 horas, Jovi disse:

Boas !

Esta discussão foi muito interessante, obrigado!

Mouro, gostava de saber a sua opiniao sobre quais outros portfolios poderiam complementar bem um portfolio permanente.

Pergunto isto pois estou a pensar complementar o meu PP com o portfolio 60/40 %. Quanto às ações estava a pensar mais do mesmo, isto é utilizar o mesmo tipo de ETF que ja uso no PP-  mundial paises desenvolvidos (tipo xtracker core msci world, ja que tenho ishares no pp )  e quanto às  bonds ETF de obrigaçoes soberanas globais de  prazo intermedio (xtracker sovereigns global bonds). 

É muito difícil responder a essa pergunta, porque cada pessoa é diferente. 

Se pensas criares 2 carteiras buy&hold de longo-prazo diferentes (PP vs Boglehead), é porque não confias em nenhuma delas. 

No futuro, terás sempre a angústia de cada carteira ter uma rentabilidade menor que a outra. 

Vai por mim, isto da psicologia, tem muito que se lhe diga.

Para todos os efeitos, o VP do Harry Browne era aquela componente mais gambling, com dinheiro que não nos faz falta. Seja porque gostamos de jogar um pouco na bolsa, seja porque os humanos sentem-se sempre melhores que a média (seja nos investimentos, seja na condução ? ? ?  ).

Ora, numa carteira de 100k, estamos a falar de 20k. Mas numa carteira de 20k, já estamos apenas a falar em 4k. Valerá a pena o trabalho adicional, porque uns míseros 4 mil euros?

há 15 horas, Jovi disse:

Existe algum Index fund em portugal que siga paises desenvolvidos ou all world ? Algum mutual fund interessante stocks global blend big cap ? para usar em vez do etf ?

Obrigado

Os únicos index funds de jeito são da Fidelity, que tens no Best (tens um que segue o MSCI World com uma performance praticamente igual ao iShares Core MSCI World). Mas têm uma comissão de subscrição de 2%.

Para longo-prazo, é incipiente, mas, mais uma vez, a psicologia humana é tramada, pelo que custa dar 2k de comissões num investimento de 100k ? ? ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Mouro Emprestado said:

É muito difícil responder a essa pergunta, porque cada pessoa é diferente. 

Se pensas criares 2 carteiras buy&hold de longo-prazo diferentes (PP vs Boglehead), é porque não confias em nenhuma delas. 

No futuro, terás sempre a angústia de cada carteira ter uma rentabilidade menor que a outra. 

Vai por mim, isto da psicologia, tem muito que se lhe diga.

Para todos os efeitos, o VP do Harry Browne era aquela componente mais gambling, com dinheiro que não nos faz falta. Seja porque gostamos de jogar um pouco na bolsa, seja porque os humanos sentem-se sempre melhores que a média (seja nos investimentos, seja na condução ? ? ?  ).

Ora, numa carteira de 100k, estamos a falar de 20k. Mas numa carteira de 20k, já estamos apenas a falar em 4k. Valerá a pena o trabalho adicional, porque uns míseros 4 mil euros?

Os únicos index funds de jeito são da Fidelity, que tens no Best (tens um que segue o MSCI World com uma performance praticamente igual ao iShares Core MSCI World). Mas têm uma comissão de subscrição de 2%.

Para longo-prazo, é incipiente, mas, mais uma vez, a psicologia humana é tramada, pelo que custa dar 2k de comissões num investimento de 100k ? ? ? 

Muito obrigado Mouro !

Quero acrescentar outro portfolio ao PP  nao porque nao acredite nele mas porque tambem acredito noutros.  Devo dizer que o que me fez iniciar o PP foi sobretudo o componente cash  pois é muito interessante poder incluir o componente fundo de reserva no portfolio. O que me fez complementar esse portfolio foram as obrigaçoes de longa duraçao.

Convenhamos Mouro que para  ter apenas obrigaçoes de longo prazo é preciso te-los bem no sitio ?

Também não ha diversidade de etf obrigaçoes europeias de longa duraçao com um volume interessante, e mesmo esse do lyxor  euro gov bonds +15...

Pretendo assim com outro portfolio poder usar obrigaçoes de prazo intermedio , não estando tao exposto ao risco relacionado com o aumento da taxa de juro, e poder usar obrigaçoes  globais, nao so europeias. 

Mouro pode-me explicar o  que significa VP do Harry Browne ?

Muito obrigado mais uma vez por toda a paciencia

Obrigado 

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

VP:

Summary

This chapter discusses Variable Portfolio that provides a framework for making speculative investments outside the Permanent Portfolio and should only be used with money, which one can afford to lose. The Variable Portfolio can hold any investment that one feels has merit. The Variable Portfolio can complement the Permanent Portfolio strategy for some. The Variable Portfolio can be any percent of entire investment portfolio that one would be comfortable losing. The deposits into Permanent Portfolio should be thought of as a one‐way valve from the Variable Portfolio. It is acceptable to move Variable Portfolio funds into Permanent Portfolio, but it is never acceptable to move funds from the Permanent Portfolio to the Variable Portfolio. This is probably the most important rule to remember when thinking about the Variable Portfolio. 

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/9781119205180.ch16 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, jrcsilva disse:

Olá,

O que é que isso significa na prática?

O factor momentum teoricamente é mais favorável durante os períodos bull, mas na crise actual acabou por ter a recuperação mais rápida entre os outros factores. Claro que isto deveu-se aos fortes crescimentos dos stocks momentum até ao crash e após o dip. Nota: ao dia de hoje o seu YTD já está negativo outra vez.

Em termos de performance histórica dos vários factores, o backtest da curvo https://backtest.curvo.eu/ dá bons resultados, anteriores até à existência dos etfs, usando o index como proxy para essa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham sobre o Michael continuar a dizer que os ETFs são the next big bubble e que haverá um problema de liquidez dos mesmos num futuro próximo? Confesso que não consigo entender o tema quando se trata de produtos com cotação ao minuto e que, de forma imediata, permitem ao investidor desfazer-se das posições detidas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Descobri recentemente este ETF, VanEck Vectors Video Gaming and eSports, que segue o índice mvespo.

É um ETF sectorial, tem menos de um ano, focado na indústria de jogos electrónicos, incluindo hardware, com 25 componentes.

Em termos de duplicação com o msci world, 10 dos seus componentes estão presentes em ambos, com as representações ~53,32% no mvespo vs 0,65% no msci world.

Fiz uma pequena entrada, a ver no que dá :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 18/05/2020 às 12:19, Otimizado disse:

O que acham sobre o Michael continuar a dizer que os ETFs são the next big bubble e que haverá um problema de liquidez dos mesmos num futuro próximo? Confesso que não consigo entender o tema quando se trata de produtos com cotação ao minuto e que, de forma imediata, permitem ao investidor desfazer-se das posições detidas. 

Michael Corleone?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, AngryPinrapple disse:

Boas

Alguém me sabe dizer equivalentes destes ETFs que dê para investir desde cá de Portugal?

https://www.investopedia.com/articles/etfs/top-corporate-bond-etfs/

Sei que de ETFs como o AGG existem mas destes não encontro. Obrigado

Isto:

https://www.justetf.com/en/find-etf.html?assetClass=class-bonds&groupField=index&region=Europe&bondType=Corporate&distributionPolicy=distributionPolicy-accumulating&replicationType=replicationType-full&replicationType=replicationType-sampling

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico