Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Bom tarde malta,

Este mês vou reforçar a componente de ouro do meu PP e surgiram me duas duvidas que gostava de esclarecer com a vossa ajuda.

1. O investimento em ouro está a ser feito a partir do ETF DE000A0N62G0 -  WisdomTree Physical Gold (EUR) | VZLD, comercializado no banco BIG. No entanto apercebi me que o BIG também permite a compra deste ETF - JE00B1VS3770 - WisdomTree Physical Gold (EUR) | PHAU.Alguém consegue perceber a diferença entre os dois.

A mim parece ser exactamente o mesmo produto mas com ISIN diferentes e comercializados em bolsas diferentes.

2. Estre os ETF acima descritos e este aqui IE00B4ND3602, vêm algum motivo para não passar a investir neste em vez dos anteriores.

Comparando os dois parece me serem exactamente iguais, no entanto o da Ishare tem uma TER de 0,19% contra 0,39% do  WisdomTree.

Existem os dois no BIG sendo que o da Ishare é vendido em GBX e o da  WisdomTree em euros. Poderá alguma da vantagem do ishare ser perdida neste cambio? 

Muito obrigado.

Editado por Balth89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Zylmaster said:

Olha aproveita e vê o video do Ben Felix sobre Investing in the S&P 500. É uma opinião (como outras que o pessoal te dará aqui) mas tens alguns papers para ler se quiseres saber mais.

Quanto ao ter menos de 15% numa carteira é algo que com matemática podes chegar lá diria eu. Vou colar aqui um post do Mouro Emprestado (crédito a ele)

"Tens uma carteira de 100k. Em que 5k estão investidos em acções do Pacífico.

Num dado ano, essas acções tiveram uma valorização de 20%.

Espectáculo, és o maior guru das finanças pá! Só que não....

Na realidade, na tua carteira total, apenas tiveste um aumento de 1% (5k * 20% / 100k).

A sério, numa carteira de 100k, são 1k que te vão afectar assim tanto?

É por isso que eu gosto de carteiras simples com poucos activos (mas diversificados, não esquecer). Porque quando tens muitos activos, apenas estás a incrementar exponencialmente (e não proporcionalmente) a complexidade da carteira, para ganhos que se calhar são mínimos.

Concluindo, ter menos de 15% alocado a um activo, para mim, totalmente desnecessário.

Aliás, por isso é que acho que as acções emergentes são totalmente desnecessárias, porque a capitalização bolsista dessas acções é de cerca de 15% sobre o total da capitalização bolsista mundial. Logo, numa carteira com 60% alocado a acções, esses 15% representam apenas 9%. Nove por cento!!!! Vale a pena a diversificação? Eu acho que não, mas claro que ninguém é igual e eu também não tenho verdades absolutas. "

Boas!

concordo com a argumentação mas o advogado do diabo diria pois é ...mas  com os juros compostos ao fim de mais de 20 anos esses 9% podem ser muito dinheiro ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Jovi disse:

Boas!

concordo com a argumentação mas o advogado do diabo diria pois é ...mas  com os juros compostos ao fim de mais de 20 anos esses 9% podem ser muito dinheiro ?

Pois podem mas isso é se mantiverem sempre um crescimento positivo. E se for negativo? ;)

O mercado de emergentes tem maiores riscos assoaciados mas potencialmente melhores retornos. Mas o objectivo não é falar deles. Era mais no sentido de ter pequenas parcelas de investimento abaixo dos 15%. Aquilo que o mouro disse da complexidade da carteira é bem verdade. Não vale a pena inventar muito acho eu. Mas cada uma faça como entender

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ja que estao a discutir etf gold o wisdom tree swiss physical gold e mais barato (o.19 ter) que o wisdom tree physical gold.

mas o mais barato e Amundi physical gold etc fr0013416716 

abraco 

1 minute ago, Zylmaster said:

Pois podem mas isso é se mantiverem sempre um crescimento positivo. E se for negativo? ;)

O mercado de emergentes tem maiores riscos assoaciados mas potencialmente melhores retornos. Mas o objectivo não é falar deles. Era mais no sentido de ter pequenas parcelas de investimento abaixo dos 15%. Aquilo que o mouro disse da complexidade da carteira é bem verdade. Não vale a pena inventar muito acho eu. Mas cada uma faça como entender

Concordo consigo e por isso tenho portfólio permanente...

abraco 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 26 minutos, Jovi disse:

Ja que estao a discutir etf gold o wisdom tree swiss physical gold e mais barato (o.19 ter) que o wisdom tree physical gold.

mas o mais barato e Amundi physical gold etc fr0013416716 

abraco 

Concordo consigo e por isso tenho portfólio permanente...

abraco 

Comprei este Amundi no Invest. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/04/2020 às 10:17, frugal disse:

Existem estes ETF em corretoras de PT.

És contra carteira noutra moeda, o que está bem.

Boas,

Eu estou bastante interessado em comprar alguns desses (e outros) ETF americanos. Se for possível mencionar o nome de algumas das corretoras em PT que os comercializam agradeço imenso.

Obrigado e bons negócios!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Zylmaster disse:

Olha aproveita e vê o video do Ben Felix sobre Investing in the S&P 500. É uma opinião (como outras que o pessoal te dará aqui) mas tens alguns papers para ler se quiseres saber mais.

Quanto ao ter menos de 15% numa carteira é algo que com matemática podes chegar lá diria eu. Vou colar aqui um post do Mouro Emprestado (crédito a ele)

"Tens uma carteira de 100k. Em que 5k estão investidos em acções do Pacífico.

Num dado ano, essas acções tiveram uma valorização de 20%.

Espectáculo, és o maior guru das finanças pá! Só que não....

Na realidade, na tua carteira total, apenas tiveste um aumento de 1% (5k * 20% / 100k).

A sério, numa carteira de 100k, são 1k que te vão afectar assim tanto?

É por isso que eu gosto de carteiras simples com poucos activos (mas diversificados, não esquecer). Porque quando tens muitos activos, apenas estás a incrementar exponencialmente (e não proporcionalmente) a complexidade da carteira, para ganhos que se calhar são mínimos.

Concluindo, ter menos de 15% alocado a um activo, para mim, totalmente desnecessário.

Aliás, por isso é que acho que as acções emergentes são totalmente desnecessárias, porque a capitalização bolsista dessas acções é de cerca de 15% sobre o total da capitalização bolsista mundial. Logo, numa carteira com 60% alocado a acções, esses 15% representam apenas 9%. Nove por cento!!!! Vale a pena a diversificação? Eu acho que não, mas claro que ninguém é igual e eu também não tenho verdades absolutas. "

Muito obrigado, sabia que o Mouro já tinha falado do porquê dos 15% mas já não encontrava isso.

Não conhecia esse Ben Felix mas já subscrevi o canal

Outra coisa, já tentei importar dados para o site portfoliovisualizer mas dá sempre erro, em traços gerais alguma alma caridosa pode-me dar umas luzes de como preencher a folha de excel para ser reconhecido pelo portfoliovisualizer? Desde já obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 21 horas, Smaug disse:

O que acham deste etf? 

iShares Dow Jones Global Titans 50 UCITS ETF (DE)

Parece interessante, quer a rentabilidade, quer a volatilidade. 

Pena é ser de distribuição. 

Alguém consegue ver o histórico dele desde 2008 para comparar com o iwda por exemplo? Sei que o iwda só começou em 2009.. Mas sempre dava para ver como aguentou outra crise... 

Isto:

Capturar.jpg

Os retornos são com dividendos incluídos.

Editado por Mouro Emprestado
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, mafiapt disse:

Outra coisa, já tentei importar dados para o site portfoliovisualizer mas dá sempre erro, em traços gerais alguma alma caridosa pode-me dar umas luzes de como preencher a folha de excel para ser reconhecido pelo portfoliovisualizer? Desde já obrigado!

À primeira dá trabalho, até se perceber como usar.

Tens de ter atenção aos pontos versus virgulas e também às datas (may vs mai, etc).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, abegao disse:

Nos ETFs de ouro deviam tmb considerar onde é efetivamente guardado o ouro, qnt frequentemente é auditado, etc.

Por curiosidade (nem compro ouro) mas isso vê-se onde? Na factsheet?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Tens de ter atenção aos pontos versus virgulas e também às datas (may vs mai, etc).

Muito obrigado. Sei que estou a dar trabalho mas já andei a brincar com o excel, o que queria perguntar é onde posso retirar os dados? É que por exemplo, pegando no IWDA, vou ao site e saco o excel deles com a performance, só que depois não tem a variação mensal em %, tem só o NAV return mensal. Como passo isto para que possa ser %?

Posso confiar nos dados que há no justetf?

Peço desculpa pela trabalheira mas muito obrigado na mesma xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 horas, mafiapt disse:

Muito obrigado. Sei que estou a dar trabalho mas já andei a brincar com o excel, o que queria perguntar é onde posso retirar os dados? É que por exemplo, pegando no IWDA, vou ao site e saco o excel deles com a performance, só que depois não tem a variação mensal em %, tem só o NAV return mensal. Como passo isto para que possa ser %?

Posso confiar nos dados que há no justetf?

Peço desculpa pela trabalheira mas muito obrigado na mesma xD

Tens várias formas (ou tinhas!) de tratar os dados para fazer o upload. 

Se tiveres uma base de dados com os valores diários da cotação, o PV faz as contas.

Para procurares essa informação, tens de procurar em cada entidade emitente do ETF (não me lembro se consegues sacar isso no justetf). 

Adicionalmente podes também procurar no investing.com que em princípio também terá a informação, não só dos ETFs, mas dos próprios índices (caso queiras utilizar o PV para fazeres análises sintéticas mais prolongadas no tempo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Mouro Emprestado disse:

Tens várias formas (ou tinhas!) de tratar os dados para fazer o upload. 

Se tiveres uma base de dados com os valores diários da cotação, o PV faz as contas.

Para procurares essa informação, tens de procurar em cada entidade emitente do ETF (não me lembro se consegues sacar isso no justetf). 

Adicionalmente podes também procurar no investing.com que em princípio também terá a informação, não só dos ETFs, mas dos próprios índices (caso queiras utilizar o PV para fazeres análises sintéticas mais prolongadas no tempo).

Obrigado Mouro, há ETF's que têm o valor diário mas tem a tabela invertida, lá tenho de meter tudo ao contrário ahahah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Mouro Emprestado disse:

Qual o objectivo aqui? Não percebo ainda bem o pk de fazer o excel no Portfolio Visualizer. Alocações dinâmicas discricionárias/manuais?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Virtua disse:

Qual o objectivo aqui? Não percebo ainda bem o pk de fazer o excel no Portfolio Visualizer. Alocações dinâmicas discricionárias/manuais?

Tem a ver com o upload de dados, para depois se fazerem análises mais históricas.

Por exemplo podes usar um proxy-ETF com base no respectivo índice para teres um historial maior e poderes analisar DDs passados (quando não existiam ETFs na Europa). No limite isso quase que permite ir até aos anos 90, desde que se consigam obter os dados que sirvam como proxys.

Antigamente também dava para fazer análises a carteiras dinâmicas, com base em volatilidades ou média móveis (por exemplo). Mas agora a versão gratuita deixou de oferecer isso ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico