Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Tiago Cardoso 17
    há 1 hora, Virtua disse:

Vou deixar isto aqui. Só porque sim...

https://www.ucits-etfs.com/asset-classes-etfs/

All UCITS ETFs in one place ;)

Tenho uma questão, que para os mais experientes vai ser muito ridícula.

Neste link do Virtua, tem a categoria "fixed income" e logo o primeiro etf replica o SP500...

Fixed income, não devia ser etfs de bonds por exemplo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 1 minuto, Tiago Cardoso 17 disse:

Tenho uma questão, que para os mais experientes vai ser muito ridícula.

Neste link do Virtua, tem a categoria "fixed income" e logo o primeiro etf replica o SP500...

Fixed income, não devia ser etfs de bonds por exemplo?

Sim. Deve ser erro deles. Já tinha reparado tb. Mas ainda não me dei ao trabalho de os avisar (eles têm lá a opção de "contacts").

A opção "By themes" tb parece não estar a funcionar correctamente pois vais para a página de "By asset class"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 1 minuto, Virtua disse:

Sim. Deve ser erro deles. Já tinha reparado tb. Mas ainda não me dei ao trabalho de os avisar (eles têm lá a opção de "contacts").

A opção "By themes" tb parece não estar a funcionar correctamente pois vais para a página de "By asset class"

Afinal já sei umas coisas ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Virtua disse:

E não faltam também milhares de outros ETFs?

É que na lista só me apareciam ETFs da iShares, PIMCO e Wisdom Tree.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 minutos, Virtua disse:

Nossa... Milhares?

Mas sim, devem faltar bastantes. Temos de fazer nós o nosso site ?

No justetf.com tens cerca de 2.000 ETFs (alguns repetidos, ok).

Sem contar com os alavancados e com os shorts ? ? ? ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Coloquei este post no tópico de livros recomendados mas penso que terá mais visibilidade, se me puderem ajudar.

Tenho acompanhado com atenção este forúm, mais precisamente o tópico sobre os ETF's. Anda agora na fase de aprender e reunir informação e conhecimento sobre o assunto.

O que queria perguntar era, que livros me podem aconselhar sobre as classes de bonds, stocks, real estate e gold. Que falem e expliquem efectivamente o que são e como funcionam.

No entanto tentarei ler o máximo de livros aqui recomendados, embora alguns pareçam-me mais sobre a teoria e filosofia de investimento mas não irei descurar na mesma.

Para já, tenho o "The Little book of common Sense" do John Bogle e mandei vir o "The Intelligent Asset Allocator: How to Build Your Portfolio to Maximize Returns and Minimize Risk" do William Bernstein, "Permanent Portfolio" do Craig Rowland (eu sei que este é sobre o Portfólio Permanente de Harry Browne mas tenho interesse e pode dar uma visão sobre algumas das classes que pretendo conhecer melhor) e por fim o "The Elements of Investing" do Burton Malkiel.

Já terei leitura para muito tempo e ainda tenho muitos na wishlist mas se puderem aconselhar algum no sentido da minha perguntar, ficaria muito agradecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, mafiapt disse:

Coloquei este post no tópico de livros recomendados mas penso que terá mais visibilidade, se me puderem ajudar.

Tenho acompanhado com atenção este forúm, mais precisamente o tópico sobre os ETF's. Anda agora na fase de aprender e reunir informação e conhecimento sobre o assunto.

O que queria perguntar era, que livros me podem aconselhar sobre as classes de bonds, stocks, real estate e gold. Que falem e expliquem efectivamente o que são e como funcionam.

No entanto tentarei ler o máximo de livros aqui recomendados, embora alguns pareçam-me mais sobre a teoria e filosofia de investimento mas não irei descurar na mesma.

Para já, tenho o "The Little book of common Sense" do John Bogle e mandei vir o "The Intelligent Asset Allocator: How to Build Your Portfolio to Maximize Returns and Minimize Risk" do William Bernstein, "Permanent Portfolio" do Craig Rowland (eu sei que este é sobre o Portfólio Permanente de Harry Browne mas tenho interesse e pode dar uma visão sobre algumas das classes que pretendo conhecer melhor) e por fim o "The Elements of Investing" do Burton Malkiel.

Já terei leitura para muito tempo e ainda tenho muitos na wishlist mas se puderem aconselhar algum no sentido da minha perguntar, ficaria muito agradecido.

Tens várias opções que retiras sempre algum conhecimento:

Rich Dad Poor Dad

Investimento em Imobiliário - Do 0 ao Milhão

The book on rental property investing

Dhando Investor

...

Os mais importantes para mim:

Random walk down wall street

One up on Wall Street

Intelligent Investor

Security Analysis

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, CountingCents disse:

Tens várias opções que retiras sempre algum conhecimento:

Rich Dad Poor Dad

Investimento em Imobiliário - Do 0 ao Milhão

The book on rental property investing

Dhando Investor

...

Os mais importantes para mim:

Random walk down wall street

One up on Wall Street

Intelligent Investor

Security Analysis

Obrigado, vou verificar essas sugestões.

há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

"Permanent Portfolio" do Craig Rowland creio que explica o que precisas de saber sobre os vários tipos de activos (excepto eventualmente sobre REIT).

Não sei se já o leste (ter é diferente de ler, eu que o diga ? ? ? ).

Para mim, ainda mais importante que ler calhamaços que dão uma boa ideia de como as coisas funcionam na teoria, é mesmo passar isso para a prática (nenhum Harry Browne, Swedroe ou Bogle te ensinará a investir na Europa).

E também ir lendo opiniões contrárias às nossas, que nos desafiem a pensar.

Nisso adoro os fóruns da bogleheads, porque tens sempre visões contrárias entre os bogleheads, a malta dos risk-paritys, PP e quejandos e depois a malta mais esgroviada de investimentos activos mais complexos, tipo volatilidades, alavancagem (!) e afins (nada contra!).

Ainda não porque ainda não o recebi, deve ainda demorar por causa da situação actual xD

Pois eu sei que grande parte da literatura está direccionada para o investimento nos estados unidos, terei sempre de ler com uma "pitada de sal".

Sim, já li este tópico todo e tenho pesquisado informação por essa internet fora e já dei uma vista de olhos no forum dos Bogleheads.

Contudo acho interessante o Permanent Portfólio. No entanto tenho ainda que estudar muito o assunto xD.

Obrigado aos dois xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Permanent Portfolio" do Craig Rowland creio que explica o que precisas de saber sobre os vários tipos de activos (excepto eventualmente sobre REIT).

Para mim, ainda mais importante que ler calhamaços que dão uma boa ideia de como as coisas funcionam na teoria, é mesmo passar isso para a prática (nenhum Harry Browne, Swedroe ou Bogle te ensinará a investir na Europa).

Nisso adoro os fóruns da bogleheads, porque tens sempre visões contrárias entre os bogleheads, a malta dos risk-paritys, PP e quejandos e depois a malta mais esgroviada de investimentos activos mais complexos, tipo volatilidades, alavancagem (!) e afins (nada contra!).

boa tarde Mouro

fazes trading ou apenas lazy portfolio?

Cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente ao "Permanent Portfolio" do Craig Rowland deixo aqui uma entrevista dada na altura do lançamento do livro que gostei muito de ouvir, não sei se alguma vez foi partilhada aqui.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/04/2020 às 22:33, superkinas disse:

Na  degiro quando se fala free 1x por mes é mes civil certo ? Mas para começar negociar bolsa amesterdão temos pagar 2,5€ ano.

Alguma incorrecção ?

Sim, é durante o mês civil e para ETF´s listados como gratuitos. Por cada bolsa, 2,5 EUR/ano.

Podes fazer vários movimentos gratuitos no mesmo ETF, desde que seja na mesma direcção do primeiro movimento realizado nesse mês (compra/compra ou venda/venda) e desde que movimentes mais de 1000 EUR. Penso que é isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Preciso de ajuda.

Qual a diferença concreta entre um ETC e um ETF?

Neste caso refiro-me ao WisdomTree WTI Crude Oil ( DE000A0KRJX4 ).

Pelo que percebi este ETF replica o preço do barril por emprestar dinheiro, sendo a colateral destes empréstimos Barris de Crude. Is that right? Qual é a seriedade deste tipo de fundos?

Suporto bastante bem o risco e gosto de produtos alavancados, desde que estes tenham algum ativo por trás. Não tenho o conhecimento suficiente para decidir sozinho, e o gestor de conta do Banco tradicional percebe menos disto que eu... ehehe

Simplesmente acredito que o preço do petróleo vai eventualmente voltar a subir e esta foi a única forma que descobri (sozinho) para investir no petróleo. É válida?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, fhff disse:

Sim, é durante o mês civil e para ETF´s listados como gratuitos. Por cada bolsa, 2,5 EUR/ano.

Podes fazer vários movimentos gratuitos no mesmo ETF, desde que seja na mesma direcção do primeiro movimento realizado nesse mês (compra/compra ou venda/venda) e desde que movimentes mais de 1000 EUR. Penso que é isto.

essa parte mais do que um x  por mês e 1000 euros não sabia.

Pensava que apenas gratuito era 1x mes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 22 minutos, CountingCents disse:

Preciso de ajuda.

Qual a diferença concreta entre um ETC e um ETF?

Neste caso refiro-me ao WisdomTree WTI Crude Oil ( DE000A0KRJX4 ).

Pelo que percebi este ETF replica o preço do barril por emprestar dinheiro, sendo a colateral destes empréstimos Barris de Crude. Is that right? Qual é a seriedade deste tipo de fundos?

Suporto bastante bem o risco e gosto de produtos alavancados, desde que estes tenham algum ativo por trás. Não tenho o conhecimento suficiente para decidir sozinho, e o gestor de conta do Banco tradicional percebe menos disto que eu... ehehe

Simplesmente acredito que o preço do petróleo vai eventualmente voltar a subir e esta foi a única forma que descobri (sozinho) para investir no petróleo. É válida?

Obrigado

Mensagem do justetf.comThe justETF database only contains ETFs and physically backed ETCs. For this reason no synthetic ETCs and ETNs are available in our search.

E mais isto na página da wisdomtree:

"WisdomTree WTI Crude Oil is an exchange traded commodity ("ETC"). Its securities can be created and redeemed on demand by authorised participants and traded on exchange just like shares in a company. The ETC is backed by swaps. The payment obligations of the swap counterparties to the Issuer are protected by collateral held which is marked to market daily. The collateral is held in segregated accounts at The Bank of New York Mellon. Details of the collateral held can be found in the Collateral section of the WisdomTree website (www.wisdomtree.com)."

Posto isso, mais o fenómeno de contango, medo muito medo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual é a diferença entre 1 ETF Synthetic e um ETC Synthetic? 

Eu já tinha lido o que colocaste, mas não sei se isso será assim tão medo. O Contango implica que comprar agora é mais barato do que os futuros, logo a forma de lucrar seria comprar petróleo. Como isso não é possível, achava que os swaps era a "melhor/única" solução. Estou confuso eh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, CountingCents disse:

Qual é a diferença entre 1 ETF Synthetic e um ETC Synthetic? 

Eu já tinha lido o que colocaste, mas não sei se isso será assim tão medo. O Contango implica que comprar agora é mais barato do que os futuros, logo a forma de lucrar seria comprar petróleo. Como isso não é possível, achava que os swaps era a "melhor/única" solução. Estou confuso eh

A primeira regra de se investir é investir em coisas que se percebe!

A segunda regra de se investir é investir em coisas que se percebe!

Para todos os efeitos, sugiro-te leres mais sobre o assunto. No bogleheads tens lá alguns tópicos sobre investir em pitroil (os produtos não serão exactamente os mesmos, mas dá para se perceber a teoria).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, superkinas disse:

há 12 horas, fhff disse:

essa parte mais do que um x  por mês e 1000 euros não sabia.

Pensava que apenas gratuito era 1x mes

Sim, é exactamente assim.

Podem-se fazer vários movimentos gratuitos caso sejam na mesma direção e com valor superior a 1000€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acham deste etf? 

iShares Dow Jones Global Titans 50 UCITS ETF (DE)

Parece interessante, quer a rentabilidade, quer a volatilidade. 

Pena é ser de distribuição. 

Alguém consegue ver o histórico dele desde 2008 para comparar com o iwda por exemplo? Sei que o iwda só começou em 2009.. Mas sempre dava para ver como aguentou outra crise... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque é que acham que não vale a pena ter menos de 15% de algo na carteira?

Porquê optar pelo IWDA em detrimento de um ETF SP500? Percebo que é para a diversificação e não se centrar apenas na Estados Unidos mas pelo que percebi, historicamente o SP500 tem recuperado bem e com melhor retorno que o IWDA. Apesar de tudo, embora as empresas sejam americanas, são multinacionais.

Sei que rendimentos passados não garantem retornos futuros mas mesmo assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico