Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 11 horas, 5coroas disse:

Ui! Percebo a tua apreensão. Eu também tenho investido (em FI empresas energia) quando os preços do petroleo caiem, mas tenho a noção que é brincar com o fogo, logo nem invisto muito nem é para longo prazo. Basta ver os gráficos quer do preço do petroleo quer dos ETFs/FIs deste sector para verificar que estes são autenticas montanhas russas, com muitos longos periodos negativos.

Pois a minha apreensão é mesma essa. Nem sequer olham para a factsheet do produto ?
    Nao curto ver o pessoal a torrar dinheiro dinheiro assim ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 11 horas, Mouro Emprestado disse:

Isso são ETFs americanos.

Vais ter de procurar os ETFs UCITS europeus e adaptar essa carteira.

Em 8 anos de tópico, é preferível ler este tópico de fio a pavio.

Existem estes ETF em corretoras de PT.

És contra carteira noutra moeda, o que está bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, abegao disse:

No degiro encontrei este ETF de ouro em EUR: CH0047533523

Mas estar em EUR ou CHF não parece fazer muita diferença (comparação com outro ETF de ouro em CHF tmb disponivel na degiro, retorno em EURs):

1753104924_Capturadeecr2020-04-19s14_33_05.png.0892888327371c661a3d2c909077dce3.png

Isso é normal.

Estás a comparar, em euros, ambos os ETFs. Se mexeres na moeda, a rentabilidade é diferente (mas continua a ser semelhante para ambos os ETFs porque estás a comparar alhos com alhos e não com bugalhos). 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 hours ago, Mouro Emprestado said:

Isso são ETFs americanos.

Vais ter de procurar os ETFs UCITS europeus e adaptar essa carteira.

Em 8 anos de tópico, é preferível ler este tópico de fio a pavio.

Obrigado pela ajuda! Desconhecia esse detalhe. Forte abraço, ;)  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 4/18/2020 at 4:59 PM, J R said:

Boa tarde,

Li atentamente o projecto de investimento do autor e estou a pensar avançar para os seguintes Etfs.

65 % Acções  IE00BK5BQT80   Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating  ou IE00B8FHGS14 iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc)

35 % Obrigações LU1287023268 Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS ETF

Tenho 39 anos, o objectivo é ter um lazy portfólio a pensar na reforma +- 25 anos, vou fazer entregas todos os anos para ir aumentando o volume, peço aqui ajuda uma vez que tem muito mais experiência, no sentido de não ter um risco muito elevado de acordo com a minha idade estará esta composição bem construída ou deverei mudar algo ? Tenho algumas duvidas entre os dois etfs de ações a escolher.

Tinha em mente o BIG mas pelo que li a Degiro será melhor opção para começar, alguém pode dar feedback sobre este portfólio ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

Boa tarde,

Tenho ponderado um etf que siga o "S&P 500 Dividend Aristocrats Index"

Dentro da % da minha carteira que dedico a ações (ex SP500 ETF ou o MSCI world etf) estava a analisar a hipótese de complementar um que seguisse o index mencionado. 

Creio que o facto de investir em empresas com um histórico de dividendos bastante grande pode trazer uma maior segurança à exposição às ações que tenho.

Qual o fundo que recomendam que siga esse index? 

Da vossa experiência faz sentido ter um etf destes ou ficavam por outros mais "gerais"?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 52 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Boa tarde,

Tenho ponderado um etf que siga o "S&P 500 Dividend Aristocrats Index"

Dentro da % da minha carteira que dedico a ações (ex SP500 ETF ou o MSCI world etf) estava a analisar a hipótese de complementar um que seguisse o index mencionado. 

Creio que o facto de investir em empresas com um histórico de dividendos bastante grande pode trazer uma maior segurança à exposição às ações que tenho.

Qual o fundo que recomendam que siga esse index? 

Da vossa experiência faz sentido ter um etf destes ou ficavam por outros mais "gerais"?

Obrigado

Não sei se fará muito sentido.

Por exemplo, a 5 anos o ishares core sp500 está com 46% de ganhos e o Xtrackers MSCI North America High Dividend Yield (não encontrei nenhum outro ETF que capitalize dividendos) "apenas" 36%.

Basicamente estarás apenas a "complicar" a carteira.

E para quê?

Se queres mesmo investir, começa a estudar "smart betas" e não sigas apenas umas atardoadas que se vai lendo por aí (e que se aplica a este meu comentário naturalmente).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 20 horas, Mouro Emprestado disse:

Não sei se fará muito sentido.

Por exemplo, a 5 anos o ishares core sp500 está com 46% de ganhos e o Xtrackers MSCI North America High Dividend Yield (não encontrei nenhum outro ETF que capitalize dividendos) "apenas" 36%.

Basicamente estarás apenas a "complicar" a carteira.

E para quê?

Se queres mesmo investir, começa a estudar "smart betas" e não sigas apenas umas atardoadas que se vai lendo por aí (e que se aplica a este meu comentário naturalmente).

Obrigada pelo contributo.

Não acreditas que essa diferença se deveu ao forte crescimento dos mercados nesses anos, onde as empresas que não pagam dividendos, nomeadamente as tecnológicas foram as que mais cresceram? 

Não poderemos ter uma inversao nos próximos 5 anos? 

Por acaso esta ideia veio mesmo da minha cabeça pelos motivos que indico. Por isso questionei para saber opiniões pois a minha experiência neste tipo de ETFs não é muita.

Relativamente ao "smart betas" recomendas algo em particular ? (artigos, videos, ...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 33 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Obrigada pelo contributo.

Não acreditas que essa diferença se deveu ao forte crescimento dos mercados nesses anos, onde as empresas que não pagam dividendos, nomeadamente as tecnológicas foram as que mais cresceram? 

Não poderemos ter uma inversao nos próximos 5 anos? 

Não sei qual a resposta a ambas as perguntas.

O que sei é que escolher empresas/índices pela política de pagamento de dividendos não me faz grande sentido. Ou seja, não estou a ver o racional económico (mas por exemplo num índice min vol já me faz sentido).

Mas se a tua experiência de investimentos não é alta, não inventes. Tens uma vida pela frente para aprenderes. Passos pequeninos de cada vez.

há 33 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Por acaso esta ideia veio mesmo da minha cabeça pelos motivos que indico. Por isso questionei para saber opiniões pois a minha experiência neste tipo de ETFs não é muita.

Relativamente ao "smart betas" recomendas algo em particular ? (artigos, videos, ...)

Tens imensa informação nos fóruns dos Bogleheads. E tens muito contraditório, porque aqui está dividido entre aqueles que seguem estratégias 100% a la John Bogle e depois tens outros que estão constantemente a apresentar estratégias alternativas (e tratando-se de um fórum com uma moderação forte, a discussão costuma ser sempre animada, mas sem qualquer tipo de trollanço).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Mouro Emprestado disse:

Acho que já se falou isso neste tópico nas últimas 2 páginas ? 

A resposta é que não conheciam ETF's que sigam o petróleo.

Daí ter vindo perguntar se alguém tinha ideias de como aproveitar a situação... Acham que vale a pena procurar algo no mercado de CFDs?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, CountingCents disse:

A resposta é que não conheciam ETF's que sigam o petróleo.

Daí ter vindo perguntar se alguém tinha ideias de como aproveitar a situação... Acham que vale a pena procurar algo no mercado de CFDs?

Eu acho é que vais acabar a contar cêntimos...  ))

Perdoa-me a piada por favor mas não resisti . Vou tentar dar uma resposta construtiva

Julgo que em geral neste tópico a filosofia subjacente ao mesmo é a de Investir e não Especular . A tua questão insere-se claramente na segunda hipótese

A primeira coisa que devemos fazer e a mais simples é distinguir claramente uma coisa da outra pois existem diferenças significativas.

Em relação á tua pergunta a minha resposta é : Não faço a mínima ideia

Editado por gustafsson
    Erro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 4/18/2020 at 4:59 PM, J R said:

Boa tarde,

Li atentamente o projecto de investimento do autor e estou a pensar avançar para os seguintes Etfs.

65 % Acções  IE00BK5BQT80   Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating  ou IE00B8FHGS14 iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc)

Tenho 39 anos, o objectivo é ter um lazy portfólio a pensar na reforma +- 25 anos, vou fazer entregas todos os anos para ir aumentando o volume, peço aqui ajuda uma vez que tem muito mais experiência, no sentido de não ter um risco muito elevado de acordo com a minha idade estará esta composição bem construída ou deverei mudar algo ? Tenho algumas duvidas entre os dois etfs de ações a escolher.

Alguém ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, gustafsson disse:

Eu acho é que vais acabar a contar cêntimos...  ))

Perdoa-me a piada por favor mas não resisti . Vou tentar dar uma resposta construtiva

Julgo que em geral neste tópico a filosofia subjacente ao mesmo é a de Investir e não Especular . A tua questão insere-se claramente na segunda hipótese

A primeira coisa que devemos fazer e a mais simples é distinguir claramente uma coisa da outra pois existem diferenças significativas.

Em relação á tua pergunta a minha resposta é : Não faço a mínima ideia

Percebo o que dizes.

Mas segundo o que percebi. Eu podia perfeitamente ontem à noite ter comprado 10 contratos de Petróleo, recebia 350€ e tinha que ir buscar os barris aos Estados unidos dia 20 de Maio.

Se eu fosse de lá, tenho a certeza que compensava ir buscar os barris e guardá-los num barracão.

Cá em Portugal claro que não temos essa hipótese. Mais alguém tem uma ideia criativa para aproveitar este momento?

Não sou nada contra investimentos alternativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 18/04/2020 às 16:59, J R disse:

Boa tarde,

É difícil alguém definir o risco por ti.

Assim números redondinhos, com essa carteira poderás esperar uma perda de 35% num crash bolsista em volta dos 50-60%.

Estarás disposto a isso?

Nota que os ETFs de acções são um pouco diferentes:

- o Vanguard aposta em mercados desenvolvidos e emergentes (estes representam 10-15% da capitalização bolsista mundia)

- o iShares aposta apenas em empresas de mercados desenvolvidos e segue um índice smart beta (min vol)

Sugiro-te que procures literatura sobre os índices min volatility, porque poderás estar -te a expor demasiado ao risco de taxa de juro (até porque escolheste obrigações de longo-prazo).

há 34 minutos, CountingCents disse:

Percebo o que dizes.

Mas segundo o que percebi. Eu podia perfeitamente ontem à noite ter comprado 10 contratos de Petróleo, recebia 350€ e tinha que ir buscar os barris aos Estados unidos dia 20 de Maio.

Se eu fosse de lá, tenho a certeza que compensava ir buscar os barris e guardá-los num barracão.

Cá em Portugal claro que não temos essa hipótese. Mais alguém tem uma ideia criativa para aproveitar este momento?

Não sou nada contra investimentos alternativos.

Acho que estás a simplificar muito a coisa. 

Não se compram barris barris ? ? O barril é apenas uma unidade de mensuração.

Para guardares petróleo tens de ter instalações para isso.

Tens custos de transporte.

Seguros.

Etc.

Por isso o valor ter chegado a números negativos, os custos associados à detenção de petróleo subiram vertiginosamente pela falta de locais de armazenamento (suponho que os locais alternativos são longe e requerem um custo elevado de transporte, nada insignificante).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    41 minutes ago, Mouro Emprestado said:

É difícil alguém definir o risco por ti.

Assim números redondinhos, com essa carteira poderás esperar uma perda de 35% num crash bolsista em volta dos 50-60%.

Estarás disposto a isso?

Nota que os ETFs de acções são um pouco diferentes:

- o Vanguard aposta em mercados desenvolvidos e emergentes (estes representam 10-15% da capitalização bolsista mundia)

- o iShares aposta apenas em empresas de mercados desenvolvidos e segue um índice smart beta (min vol)

Sugiro-te que procures literatura sobre os índices min volatility, porque poderás estar -te a expor demasiado ao risco de taxa de juro (até porque escolheste obrigações de longo-prazo).

O objectivo é pensar no longo prazo, 20 a 25 anos, uma queda de 35% num crash não será compensada com as valorizações na maioria dos anos ?

Já li sobre  índices min volatility e no essencial percebi que o risco é mais reduzido por causa da baixa volatilidade.

Estive a a ver e considerei acrescentar mercados emergentes, ou seja  :

55% IE00B8FHGS14 iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc) 

10%  iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc)ISIN IE00BKM4GZ66, WKN A111X9

E os restantes 35 % em obrigações mais globais  iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc)ISIN IE00BDBRDM35

A ideia é o portefólio não ser muito conservador nem muito agressivo, numa escala de 0 a 10 o risco seriam cerca de 6.5, achas que cumpre o propósito ?

•  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, J R disse:

O objectivo é pensar no longo prazo, 20 a 25 anos, uma queda de 35% num crash não será compensada com as valorizações na maioria dos anos ?

Já li sobre  índices min volatility e no essencial percebi que o risco é mais reduzido por causa da baixa volatilidade.

Estive a a ver e considerei acrescentar mercados emergentes, ou seja  :

55% IE00B8FHGS14 iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc) 

10%  iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc)ISIN IE00BKM4GZ66, WKN A111X9

E os restantes 35 % em obrigações mais globais  iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc)ISIN IE00BDBRDM35

A ideia é o portefólio não ser muito conservador nem muito agressivo, numa escala de 0 a 10 o risco seriam cerca de 6.5, achas que cumpre o propósito ?

•  

Dizer que o risco é 6,5 é o quÊ ao certo? O 10 é quanto? Queda de 100% do valor? 50%? 10%? Tens é que ser honesto contigo próprio e tentar perceber qual o máximo de queda que estarias disposto a aguentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Zylmaster said:

Dizer que o risco é 6,5 é o quÊ ao certo? O 10 é quanto? Queda de 100% do valor? 50%? 10%? Tens é que ser honesto contigo próprio e tentar perceber qual o máximo de queda que estarias disposto a aguentar.

A ideia é criar um  lazy portfolio, ir reforçando 1 a 2 vezes ao ano e não olhar muito para variações porque o objectivo serão sempre os 20 a 25 anos, se houver grandes quedas provavelmente reforçarei. Eu sei que quanto mais acções maior o risco, quanto maior concentração geográfica  mais risco também e as obrigações para um menor risco devem ter prazos menores, então a ideia seria ter algo equilibrado, quando digo 6.5 refiro-me a que 0 é totalmente conservador e 10 é totalmente arriscado.

Não gostava de o ver perder mais de 40 %, também à medida que ele for crescendo se o bolo já tiver uma certa dimensão posso ir alocando cada vez mais em obrigações em detrimento das acções.

Com base nesta ideia o portefólio que apresentei fará sentido ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

Qual a grande diferença entre estes dois etfs?

Sei que o primeiro tem a proteção cambial, mas é normal haver tantas diferenças entre ambos, apenas por causa disso? 

Segundo sei numa comparação 1vs1 entre estes dois, mas valia nao complicar, e era preferível o segundo, certo?

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc) | IWDE - IE00B441G979

iShares Core MSCI World ETF USD Acc | IWDA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

Qual a grande diferença entre estes dois etfs?

Hedge cambial.

Sei que o primeiro tem a proteção cambial, mas é normal haver tantas diferenças entre ambos, apenas por causa disso? 

Depende do par EUR-USD. Nos últimos 5 anos, a diferença não tem sido significante.

Segundo sei numa comparação 1vs1 entre estes dois, mas valia nao complicar, e era preferível o segundo, certo?

iShares MSCI World EUR Hedged UCITS ETF (Acc) | IWDE - IE00B441G979

iShares Core MSCI World ETF USD Acc | IWDA

Basicamente, sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17
    há 18 horas, Mouro Emprestado disse:

Hedge cambial.

Depende do par EUR-USD. Nos últimos 5 anos, a diferença não tem sido significante.

Basicamente, sim.

Obrigado Mouro ?

P.s - fruto do local de onde sou, isto na minha cabeça soa a insulto ??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico