Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 2 horas, fhff disse:

Obrigado aos dois pelas rápidas respostas e pelos temas que deixaram para reflexão.

Podem, por favor, desenvolver o que significa "já estar reflectido no, ou já ter,  market cap das empresas inglesas"? Significa que a exposição do fundo a esse mercado (cerca de 5%) já reflecte a expectativa de crescimento desse mercado? É isso?

Portanto, neste caso, o fundo estar cotado em GBP é irrelevante do ponto de vista de um investidor "em EUR"?

Ou seja, no caso de investirmos num fundo de empresas com menor actuação global, já se deve ponderar protecção cambial, via hedge. É isso?

Obrigado mais uma vez.

então o mesmo principio aplica-se a um fundo acções globais como o Morgan Stanley Global Opportunity A USD, LU0552385295 ?

assim é indiferente ter fundo em euros ou em dólares.

Mas não existe sempre problema diferenças cambiais ?

Editado por superkinas
    melhor pontuação
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 59 minutos, superkinas disse:

então o mesmo principio aplica-se a um fundo acções globais como o Morgan Stanley Global Opportunity A USD, LU0552385295 ?

assim é indiferente ter fundo em euros ou em dólares.

Mas não existe sempre problema diferenças cambiais ?

Sim.

O problema de diferenças cambiais são peaners na troca do EUR para USD à entrada e à saída no fundo, não durante o prazo de investimento.

Num fundo de investimento ou ETF, se estão preocupados com esses peaners, é caso para dizerem que não deviam investir em primeiro lugar.

Isto assumindo investimentos no Longo-Prazo, porque em daytrading imagino que faça diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 horas, Jovi disse:

Boas!

Relativamente às obrigações estou a pensar investir 50 % nos etf  lyxor  euro gov 7-10  e 50 % xtracker global sovereigm ucits etf 1c eur hedged 50 % para não por os "ovos" todos do lado da europa. Tenho sempre receio que com esta crise o euro possa não resistir e assim o etf de açoes globais sempre estará mais protegido.

Faz sentido na vossa opiniao esta diversificação de obrigações ? qual poderá ser a melhor altura de entrada no mercado relativamente a estas obrigações ?

Muito obrigado a todos

Não parece uma má estratégia, diversificares para obrigações soberanas mas com hedge cambial (é importante veres os constituintes, ao contrário dos índices de acções, os índices de obrigações são muitíssimo mais opacos!).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    7 hours ago, Jovi said:

Boas!

Relativamente às obrigações estou a pensar investir 50 % nos etf  lyxor  euro gov 7-10  e 50 % xtracker global sovereigm ucits etf 1c eur hedged 50 % para não por os "ovos" todos do lado da europa. Tenho sempre receio que com esta crise o euro possa não resistir e assim o etf de açoes globais sempre estará mais protegido.

Faz sentido na vossa opiniao esta diversificação de obrigações ? qual poderá ser a melhor altura de entrada no mercado relativamente a estas obrigações ?

Muito obrigado a todos

Com essa configuração, actualmente e números redondos/toscos fica exposto a:

65% Euro Gov.

20% USA Gov. hedged to EUR

10% Japan Gov. hedged to EUR

3% GB Gov. hedged to EUR

2% Outros Gov. hedged to EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado Mouro e Francisco, pelos esclarecimentos.

De facto encontrei  a  informação que envio em baixo do  xtracker global sovereigm ucits etf 1c eur hedged que  tem maturidade 8.51 anos e TER de 0.25 % (menos simpático...)

41.66% United States

18.43% Japan

7.80% France
    7.07% Italy
    5.19% United Kingdom 5.04% Germany
    4.38% 
    Spain
    1.90% Belgium
    1.51% Canada
    1.48% Netherlands 0.84% Cash & Derivatives 4.69% 
    Other

ETF Composition by Rating

51.51% Aaa 1.57% Aa1 12.64% Aa2 1.70% Aa3

16.59% A1
    0.57% A2
    3.93% Baa1
    6.53% Baa3
    4.11% Unknown
    0.84% Cash & Derivatives

Relativamente ao etf Iqq0 queria tb informar que encontrei  disponível na degirus , pelo menos na versão custodia.Digo isto pois há uns tempos falava-se que so estaria disponível no invest.

abraço e obrigado pois tenho aprendido bastante convosco 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 24 minutos, Josefernando disse:

Petróleo a valores mínimos, que ETfs têm ou pensam ter para investir neste momento no petróleo

Respondido uma ou duas páginas atrás, não existem ETFs de petróleo.

Existem uns ETNs da Wisdom Tree, mas acho que apenas investidores qualificados é que conseguem aceder (ter atenção ao contango).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Mouro Emprestado disse:

Respondido uma ou duas páginas atrás, não existem ETFs de petróleo.

Existem uns ETNs da Wisdom Tree, mas acho que apenas investidores qualificados é que conseguem aceder (ter atenção ao contango).

Fala tipo isto no BEST?

DB Crude Oil Double Shirt ETN US25154K8099

E este tipo de Etf?

United States Oil Fund LP USO

US91232N1081

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 38 minutos, Josefernando disse:

Fala tipo isto no BEST?

DB Crude Oil Double Shirt ETN US25154K8099

E este tipo de Etf?

United States Oil Fund LP USO

US91232N1081

Isso são produtos americanos.

Consegue-se investir directamente no BEST? Sendo que no primeiro caso é um ETN short. Medo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Mouro Emprestado disse:

Isso são produtos americanos.

Consegue-se investir directamente no BEST? Sendo que no primeiro caso é um ETN short. Medo.   

Como falou em ETN deu esse como exemplo.

E o ETF não segue o crude? Sim ambos estão disponíveis no BEST, basta pesquisar no site.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia Malta,

Tenho 30 anos e vou iniciar a minha estratégia de investimento a longo prazo. Após muita leitura deste fórum e de outras fontes de informação decidi perseguir a estratégia que segue o Portfólio Permanente - Harry Browne, de que tanto aqui se fala.

Pretendo com isto garantir o seguinte:

·         Seguir uma estratégia o mais simplista possível;

·         Limitar ao máximo o tempo que tenho de perder a realizar pesquisas e adaptar-me às movimentações do mercado – Lazy investment :P

·         Seguir uma estratégia que historicamente garante um retorno razoável a longo prazo - O investimento será sempre a +10anos

·         Investir no mínimo de produtos financeiros possível. Não quero perder tempo a seguir 1001 ETF / FI;

·         Investir mensalmente de modo a garantir as proporções de alocação. Investimento mensal de ~1000euros

Pata tal tenciono investir nos seguintes ETFs (dividimos entre a Degiro e o banco BiG):

·         Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA

·         Obrigações a longo prazo - 25% - LU1287023268 - Lyxor Euro Govt Bd 15+Y(DR) ETF Acc (EUR) | MTF

·         Ouro - 25% - DE000A0N62G0 - WisdomTree Physical Gold (EUR) | VZLD

·         Cash – 25% – Títulos do Tesouro

Que vos parece? Algum comentário?

Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 11 horas, Josefernando disse:

Como falou em ETN deu esse como exemplo.

E o ETF não segue o crude? Sim ambos estão disponíveis no BEST, basta pesquisar no site.

Não são ETFs, são ETNs.

São outro tipo de produtos, muito mais complexos, com muito menor protecção porque não existe um activo físico subjacente.

Raio, não posso investir em muitos ETFs europeus porque não existe ficha técnica para Portugal (via regras europeias), mas pode-se investir em produtos altamente complexos americanos.

Mania da UERSS achar que os investidores é tudo lesado do BES e o c*********.

há 1 hora, Balth89 disse:

Bom dia Malta,

Tenho 30 anos e vou iniciar a minha estratégia de investimento a longo prazo. Após muita leitura deste fórum e de outras fontes de informação decidi perseguir a estratégia que segue o Portfólio Permanente - Harry Browne, de que tanto aqui se fala.

·         Limitar ao máximo o tempo que tenho de perder a realizar pesquisas e adaptar-me às movimentações do mercado – Lazy investment :P

·         Seguir uma estratégia que historicamente garante um retorno razoável a longo prazo - O investimento será sempre a +10anos

·         Investir no mínimo de produtos financeiros possível. Não quero perder tempo a seguir 1001 ETF / FI;

·         Investir mensalmente de modo a garantir as proporções de alocação. Investimento mensal de ~1000euros

Pata tal tenciono investir nos seguintes ETFs (dividimos entre a Degiro e o banco BiG):

·         Ações - 25% - IE00B4L5Y983 - iShares Core MSCI World ETF USD Inc (EUR) | IWDA

·         Obrigações a longo prazo - 25% - LU1287023268 - Lyxor Euro Govt Bd 15+Y(DR) ETF Acc (EUR) | MTF

Muito Obrigado.

É isso mesmo. ??

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Li atentamente o projecto de investimento do autor e estou a pensar avançar para os seguintes Etfs.

65 % Acções  IE00BK5BQT80   Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating  ou IE00B8FHGS14 iShares Edge MSCI World Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc)

35 % Obrigações LU1287023268 Lyxor Euro Government Bond 15+Y (DR) UCITS ETF

Tenho 39 anos, o objectivo é ter um lazy portfólio a pensar na reforma +- 25 anos, vou fazer entregas todos os anos para ir aumentando o volume, peço aqui ajuda uma vez que tem muito mais experiência, no sentido de não ter um risco muito elevado de acordo com a minha idade estará esta composição bem construída ou deverei mudar algo ? Tenho algumas duvidas entre os dois etfs de ações a escolher.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Balth89 disse:

Bom dia Malta,

Muito Obrigado.

Está bastante bom.
    Já agora, pondera se nas obrigações a longo prazo o mesmo Lyxor mas 25+Y; São ETF's em termos de tamanho parecidos.

Quanto ao cash, pondera em parte algum dele, numa ou outra conta a prazo com boas taxas: O bankinter tem uma conta ordenado que no 1º ano oferece 5% ao ano (3,6% liquidos) até 5000€. No 2º ano penso que a taxa é de 2% bruta. Nao é tao atractivo no 2º ano mas pode ser porreiro :)

Boa sorte e bons investimentos!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Mouro Emprestado disse:

Obrigado pelo post. No reddit, o sem número de topicos a serem abertos seja em subreddits em Português ou na Europa sobre compra de ETF de oil é extraordinário. A esmagadora maioria de pessoal principiante que acha que vai lucrar imenso com a queda do preço do petroleo. E ainda por cima, frequentemente confundem oil c/ acções de empresas de petroleo :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 7 minutos, Zylmaster disse:

Obrigado pelo post. No reddit, o sem número de topicos a serem abertos seja em subreddits em Português ou na Europa sobre compra de ETF de oil é extraordinário. A esmagadora maioria de pessoal principiante que acha que vai lucrar imenso com a queda do preço do petroleo. E ainda por cima, frequentemente confundem oil c/ acções de empresas de petroleo :o

Mais facilmente investia num ETF que segue um país produtor de petróleo.

Se é que isso existe.

MSCI Nigeria ETF anyone?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Zylmaster disse:

Achas que não vão lucrar? Porquê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Achas que não vão lucrar? Porquê?

Nao sei se vão lucrar. Ninguém adivinha o futuro. Mas há algumas coisas que vais aprendendo:

A maioria diz-se um iniciante em investimentos , quer começar a investir no longo prazo e quer aproveitar para comprar petroleo (e geralmente falam em comprar 30-40% do portfolio em oil). Querem especular um bom bocado o seu portfolio. Okay, tudo fixe. Mas depois parece  que não entendem as regras do jogo e isso já é meio caminho andado para as coisas não correrem bem.

Tens malta que diz que quer comprar ("own") petroleo mas depois usam como exemplos de compra de ETF, stocks de empresas europeias de oil. E chegam a escolher ETF's sintéticos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Zylmaster disse:

Nao sei se vão lucrar. Ninguém adivinha o futuro. Mas há algumas coisas que vais aprendendo:

A maioria diz-se um iniciante em investimentos , quer começar a investir no longo prazo e quer aproveitar para comprar petroleo (e geralmente falam em comprar 30-40% do portfolio em oil). Querem especular um bom bocado o seu portfolio. Okay, tudo fixe. Mas depois parece  que não entendem as regras do jogo e isso já é meio caminho andado para as coisas não correrem bem.

Tens malta que diz que quer comprar ("own") petroleo mas depois usam como exemplos de compra de ETF, stocks de empresas europeias de oil. E chegam a escolher ETF's sintéticos. 

Ui! Percebo a tua apreensão. Eu também tenho investido (em FI empresas energia) quando os preços do petroleo caiem, mas tenho a noção que é brincar com o fogo, logo nem invisto muito nem é para longo prazo. Basta ver os gráficos quer do preço do petroleo quer dos ETFs/FIs deste sector para verificar que estes são autenticas montanhas russas, com muitos longos periodos negativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/04/2020 às 15:34, P2P Money Maker disse:

Muito obrigado Mouro. Olhando bem para o IE00BSKRJZ44 de acordo com os teus comentários, faz todo o sentido e tem feito bastante diferença ter este ETF vs um de bonds longo prazo europeias (justamente pelo que referes)

Acabei por subscrever um trial no JustEtf e correr os últimos 5 anos (eu sei, é curto, mas não consegui um periodo superior para todos) das 4 carteiras em que estou a pensar e mandei-me ao Excel.

Deixo aqui porque pode servir a alguém (ando aqui a abusar da vossa boa vontade e know-how, também quero deixar algo que seja util :) ). São baseadas no PP e basicamente têm sido os ETF atras referidos. Todos estão disponveis da DEGIRO (confirmei) e todos em Euros e acumulação com excepcão do ETF de Gold da UBS. 

image.thumb.png.5fa57193fe2a9e08fc88d61a0f04e77a.png

image.thumb.png.39259dd6b3c0ce2c3b87b4cecd651d38.png

Takeouts :

- TER variam entre 0,125% e 0,145%

- Retornos em EUR  a 5 anos variam entre os 29k e os 21k

- A 10 anos o V1 e v3 ofereceram um retorno de  104k e 93k respectivamente (quanto aos outros não ha data)

- Os valores desconsideram a taxacão de dividendos sobre o ETF de Ouro.

- No Just ETF coloquei os 0,03 de taxa da DEGIRO e os 2 Euros por operação (espero que estejam reflectidos - mas neste caso são um valor residual)

- Não assume qualquer rebalanceamento. É set and forget

Espero que ajude ou que sirva para algo. Posso disponibilizar o excel, no problem ou os graficos se quiserem

ola

Cash estás a pensar guardar de que forma?

abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva amigos, querendo eu criar um "Lazy Portfolio" de ETFs composto pelos seguintes ETFs:

VTI    Vanguard Total Stock Market    Equity, U.S., Large Cap
    TLT    iShares 20+ Year Treasury Bond    Bond, U.S., Long-Term
    IEI    iShares 3-7 Year Treasury Bond    Bond, U.S., Intermediate-Term
    GLD    SPDR Gold Trust    Commodity, Gold
    GSG    iShares S&P GSCI Commodity Indexed Trust

Tenho parte no meu portfolio na DEGIRO mas não encontro os mesmos assim, gostava de saber se alguém tem estes ETFs e em que broker?

Obrigado e muita saúde para todos!!! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico