Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado
    há 19 minutos, sergomes disse:

Mouro, referes-te ao CH0106027193? É que eu tenho-o no meu portfolio desde Agosto passado e não tive movimentos nenhuns na conta em Dezembro (apenas um split no final de Outubro).

Tens toda a razão!

Confundi com outro ETF que tenho, que de facto distribuiu dividendos em Dezembro de 2019 (ainda tenho de fazer as contas para o IRS bahhhhh).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Imaginando que se pretende iniciar um EUPP neste momento, fará sentido investir em Lyxor EuroMTS 15+Y ou Lyxor EuroMTS 25+Y? Com a previsão de aumento de taxas de juro na Europa, não se prevê que estes ETF vão desvalorizar bastante nos proximos tempos??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, vila disse:

Imaginando que se pretende iniciar um EUPP neste momento, fará sentido investir em Lyxor EuroMTS 15+Y ou Lyxor EuroMTS 25+Y? Com a previsão de aumento de taxas de juro na Europa, não se prevê que estes ETF vão desvalorizar bastante nos proximos tempos??

Se estás a perguntar isto é porque nao percebeste o motivo pelo qual se usam obrigações de longo prazo. Acho que nao estás preparado para seguir o princípio do EUPP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Zylmaster disse:

Se estás a perguntar isto é porque nao percebeste o motivo pelo qual se usam obrigações de longo prazo. Acho que nao estás preparado para seguir o princípio do EUPP

acertastes! não consigo mesmo perceber o porquê de investir neste momento em obrig LP, por isso nao me aventuro a criar esse portefolio..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, vila disse:

acertastes! não consigo mesmo perceber o porquê de investir neste momento em obrig LP, por isso nao me aventuro a criar esse portefolio..

Atitude correcta. Nao devemos investir naquilo que nao entendemos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Alguém que possua ETF small cap de acumulação?

ando a estudar estas 4 possibildades:

IE00B3VWMM18 - iShares MSCI EMU Small Cap UCITS ETF (Acc)  - 0.58 TER
    IE00BKWQ0M75 - SPDR MSCI Europe Small Cap UCITS ETF - 0.30 TER
    LU0322253906 - Xtrackers MSCI Europe Small Cap Index UCITS ETF 1C - 0.30 TER
    FR0010900076 - Amundi ETF EURO STOXX Small Cap UCITS ETF EUR (C) - 0.30 TER

o que acham, têm outros que não estes? conseguem-me confirmar se estão todos diponíveis na Degiro (ainda estou em fila de espera para abrir conta)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 54 minutos, vila disse:

O Zylmaster já respondeu, mas ainda gostaria de dizer o seguinte.

Já desde 2015 que se ouve que "as taxas de juro estão tão baixas que não faz sentido investir em obrigações, muito menos de longo-prazo, porque não podem descer de 0". Desde 2015 que estes activo teve uma valorização positiva (e quanto maior o prazo, maior o ganho).

Por outro lado, não podes olhar individualmente para cada um dos activos do PP.

Do género, faz sentido investires em ouro? A porcaria de um metal amarelado, que não produz rendimentos (dividendos ou cupões) ? Investimento mais estúpido, certo?

Certo.

Mas... dado a ser um activo com pouca correlação com outros activos desde o final do Padrão Ouro, serve como activo de refúgio numa carteira. Só serve mesmo para isso, mas se olhasses individualmente dirias "que raio, estes gajos que investem neste activo são uns parvalhões que não percebem nada disto".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Mouro Emprestado disse:

O Zylmaster já respondeu, mas ainda gostaria de dizer o seguinte.

Já desde 2015 que se ouve que "as taxas de juro estão tão baixas que não faz sentido investir em obrigações, muito menos de longo-prazo, porque não podem descer de 0". Desde 2015 que estes activo teve uma valorização positiva (e quanto maior o prazo, maior o ganho).

Por outro lado, não podes olhar individualmente para cada um dos activos do PP.

Do género, faz sentido investires em ouro? A porcaria de um metal amarelado, que não produz rendimentos (dividendos ou cupões) ? Investimento mais estúpido, certo?

Certo.

Mas... dado a ser um activo com pouca correlação com outros activos desde o final do Padrão Ouro, serve como activo de refúgio numa carteira. Só serve mesmo para isso, mas se olhasses individualmente dirias "que raio, estes gajos que investem neste activo são uns parvalhões que não percebem nada disto".

Obrigado pela resposta @Mouro Emprestado!! efectivamente a parte do ouro para mim até faz sentido a alocação, mas realmente as obrigações LP (no momento actual) parecem-me que só podem vir a desvalorizar.. é como dizes.. as taxas mais baixas não podem ficar mas quando começarem a subir as obrigaçoes LP obrigatoriamente vão desvalorizar (tudo bem que se fazem rebanceamentos), mas parece que durante os proximos tempos esta componente vai ser o "parente pobre" do portefolio.. por isso a minha questão! mas sim.. realmente o PP funciona como um todo.. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, FerreiraG disse:

Boas!

Alguém que possua ETF small cap de acumulação?

ando a estudar estas 4 possibildades:

IE00B3VWMM18 - iShares MSCI EMU Small Cap UCITS ETF (Acc)  - 0.58 TER
    IE00BKWQ0M75 - SPDR MSCI Europe Small Cap UCITS ETF - 0.30 TER
    LU0322253906 - Xtrackers MSCI Europe Small Cap Index UCITS ETF 1C - 0.30 TER
    FR0010900076 - Amundi ETF EURO STOXX Small Cap UCITS ETF EUR (C) - 0.30 TER

o que acham, têm outros que não estes? conseguem-me confirmar se estão todos diponíveis na Degiro (ainda estou em fila de espera para abrir conta)

O Degiro tem deste 2018 um MSCI World Small ETF,  comprei um pouco na queda em Março para não ficar so com IWDA....☺️

image.thumb.png.948aa8c199a5915fbfff62a890ef42fc.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, P2P Money Maker disse:

Posso sim.

Comparam da seguinte forma :

image.thumb.png.347a588d2687e44a661529b6e8b22b59.png

Tem um impacto algo relevante. A famosa história, quanto maior o prazo das bonds mais relevante é uma pequena variação na taxa de juro

Ja agora em que programa usas para fazer estes gráficos? Parece o excel?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Para quem tem conta na Degiro, costumam identificar, quadro 11 do anexo J do IRS a respectiva conta? Sei que o Openbank e N26 tem de ser declaradas, quanto à Degiro, fiquei na dúvida.

É o primeiro ano que faço IRS, tendo conta na Degiro, e não sei se devo identificar ou não... no ano de 2019 apenas comprei ETF de acumulação, logo não tive qq movimento que justifique ser declarado...

Alguém ajuda?

Abraço, Sepol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, JCoimbra disse:

Amigos, existe algum etf na Degiro que replique o petroleo? Obrigado desde já

Acho que não existe nenhum ETF desses na Europa.

Apenas existem ETFs de empresas do oil&gas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Recomendam algum ETF que replique o FTSE 100? De preferência na Degiro, com acumulação.

Estaremos sempre expostos à libra ou há algum ETF que seja em EUR? Procurei mas não encontrei.

Agradeço a V/ajuda. Tenho algum investimento no Ishares World, mas gostaria de expor algo mais ao mercado britânico. O que pensam? Sou pequeno investidor e penso sempre no longo prazo.

Muito obrigado pela V/ opinião. Este forum tem sido um excelente local de aprendizagem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, fhff disse:

Bom dia,

Recomendam algum ETF que replique o FTSE 100? De preferência na Degiro, com acumulação.

Estaremos sempre expostos à libra ou há algum ETF que seja em EUR? Procurei mas não encontrei.

Agradeço a V/ajuda. Tenho algum investimento no Ishares World, mas gostaria de expor algo mais ao mercado britânico. O que pensam? Sou pequeno investidor e penso sempre no longo prazo.

Muito obrigado pela V/ opinião. Este forum tem sido um excelente local de aprendizagem.

Mas queres exposição ao mercado britânico por algum motivo em especial? Como investidor no longo prazo, achas que a Economia Britânica vai crescer mais que o resto do mundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 36 minutos, Zylmaster disse:

Mas queres exposição ao mercado britânico por algum motivo em especial? Como investidor no longo prazo, achas que a Economia Britânica vai crescer mais que o resto do mundo?

... ou que isso já não esteja reflectido no market cap das acções das empresas inglesas?

O que saberá ele que o mercado não sabe? ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Mouro Emprestado disse:

... ou que isso já não esteja reflectido no market cap das acções das empresas inglesas?

Tu és muito rápido xD. Eu ia chegar a esse ponto. Sendo o UK um país desenvolvido e olhando para o factsheet do MSCI world está lá mencionado que já tem market cap dessas empresas britânicas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, fhff disse:

Bom dia,

Já respondido acima.

há 2 horas, fhff disse:

Quando se investe em acções de empresas globais (não estamos a falar de acções de empresas cotadas em Harare ah ah ah), não se está exposto a nenhuma moeda em específico.

Das 100 maiores empresas inglesas que estão no FTSE100, quantas destas só têm negócios apenas em libras esterlinas? Uma? Dez?

Olhando para as 8 maiores:

• Royal Dutch Shell
    • Unilever
    • HSBC
    • AstraZeneca
    • BP
    • GlaxoSmithKline
    • BHP
    • British American Tobacco

Todas elas têm negócios mundiais. Independentemente das variações na libra face às outras moedas, o preço em GBP acaba por reflectir isso (se o GBP desvaloriza, então os lucros dessas empresas obtidos em países cuja moeda é USD, EUR, etc, valorizam em GBP também, ou então o contrário, se o GBP valoriza, esses lucros desvalorizam).

Isto, naturalmente se seguires um índice sem hedge cambial.

há 2 horas, fhff disse:

Já respondido acima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

há 1 hora, Zylmaster disse:

Tu és muito rápido xD. Eu ia chegar a esse ponto. Sendo o UK um país desenvolvido e olhando para o factsheet do MSCI world está lá mencionado que já tem market cap dessas empresas britânicas

Obrigado aos dois pelas rápidas respostas e pelos temas que deixaram para reflexão.

Podem, por favor, desenvolver o que significa "já estar reflectido no, ou já ter,  market cap das empresas inglesas"? Significa que a exposição do fundo a esse mercado (cerca de 5%) já reflecte a expectativa de crescimento desse mercado? É isso?

há 23 minutos, Mouro Emprestado disse:

Já respondido acima.

Quando se investe em acções de empresas globais (não estamos a falar de acções de empresas cotadas em Harare ah ah ah), não se está exposto a nenhuma moeda em específico.

Das 100 maiores empresas inglesas que estão no FTSE100, quantas destas só têm negócios apenas em libras esterlinas? Uma? Dez?

Todas elas têm negócios mundiais. Independentemente das variações na libra face às outras moedas, o preço em GBP acaba por reflectir isso (se o GBP desvaloriza, então os lucros dessas empresas obtidos em países cuja moeda é USD, EUR, etc, valorizam em GBP também, ou então o contrário, se o GBP valoriza, esses lucros desvalorizam).

Isto, naturalmente se seguires um índice sem hedge cambial.

Já respondido acima.

Portanto, neste caso, o fundo estar cotado em GBP é irrelevante do ponto de vista de um investidor "em EUR"?

Ou seja, no caso de investirmos num fundo de empresas com menor actuação global, já se deve ponderar protecção cambial, via hedge. É isso?

Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 36 minutos, fhff disse:

Obrigado aos dois pelas rápidas respostas e pelos temas que deixaram para reflexão.

Podem, por favor, desenvolver o que significa "já estar reflectido no, ou já ter,  market cap das empresas inglesas"? Significa que a exposição do fundo a esse mercado (cerca de 5%) já reflecte a expectativa de crescimento desse mercado? É isso?

O MSCI World já inclui empresas inglesas (não sei dizer quantas, mas é irrelevante).

Em termos de explicação sobre como funciona um índice market cap, acho melhor leres por exemplo este texto:

https://www.investopedia.com/terms/c/capitalizationweightedindex.asp

Ora, assumindo que o mercado das acções é eficiente, então o preço actual de mercado tem em consideração as expectativas de todos investidores desse mercado. Isto porque não vais comprar a 5 euros uma acção que achas que só vale 4 (multiplica isto depois por biliões e biliões de transacções diárias).

há 36 minutos, fhff disse:

Portanto, neste caso, o fundo estar cotado em GBP é irrelevante do ponto de vista de um investidor "em EUR"?

Ou seja, no caso de investirmos num fundo de empresas com menor actuação global, já se deve ponderar protecção cambial, via hedge. É isso?

Obrigado mais uma vez.

Sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Relativamente às obrigações estou a pensar investir 50 % nos etf  lyxor  euro gov 7-10  e 50 % xtracker global sovereigm ucits etf 1c eur hedged 50 % para não por os "ovos" todos do lado da europa. Tenho sempre receio que com esta crise o euro possa não resistir e assim o etf de açoes globais sempre estará mais protegido.

Faz sentido na vossa opiniao esta diversificação de obrigações ? qual poderá ser a melhor altura de entrada no mercado relativamente a estas obrigações ?

Muito obrigado a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico