Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Rentabilidade ou Rendabilidade é o lucro efectivo, traduzido em números, que uma determinada empresa ou organização obtem.

Já a rendibilidade é definida como a taxa de sucesso, traduzida em percentagem, que essa mesma empresa ou organização adquire.

Penso que é isso, o texto nao é meu foi retirado da net.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Rentabilidade do Super PPR como está no titulo... :angel: (será que estou no tópico errado e ainda não notei?)

Bushy como pareces um expert e já que me estás a corrigir, por favor esclarece a diferença entre o significado de rentabilidade e rendibilidade que é uma dúvida que tenho faz algum tempo.

Ambas significam a mesma coisa, a mais correcta para os puristas é rendibilidade, porque vem de renda ou rendimento, mas a palavra rentabilidade surgiu depois e deriva do rentável e aparece em alguns dicionários, penso que deve vir do Brasil, mas o correcto é dizer rendibilidade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

Para quem tem uma tremenda falta de noção, deixo aqui um fundo que achei em 5 minutos, com uma rend./D.P.(val.neg.)>2 em valores anuais, semestrais,trimestrais,mensais e com um sharpe anual com D.P.( val neg.) >2 também

Pictet-Timber-R EUR

Logo Salvador antes de afirmar ou acusar qualquer coisa devia de estudar ou pesquisar melhor o assunto, para os amantes de fundo este fundo parece ser engraçado, calculem os var porque não o fiz

Para quem tem uma tremenda falta de noção, deixo aqui um fundo que achei em 5 minutos, com uma rend./D.P.(val.neg.)>2 em valores anuais, semestrais,trimestrais,mensais e com um sharpe anual com D.P.( val neg.) >2 também

Pictet-Timber-R EUR

Logo Salvador antes de afirmar ou acusar qualquer coisa devia de estudar ou pesquisar melhor o assunto, para os amantes de fundo este fundo parece ser engraçado, calculem os var porque não o fiz

Primeiro isso nem é Sharpe mas Sortino ratio. Segundo, considerar valores desses como algo de relevante (em periodos anual, 6 meses, 3 meses, etc) é irrelevante.

Quer apenas dizer que essa classe de activo está em "voga".

Aliás, basta olhar para o Summary do fundo, é um fundo que aloca capital na industria da madeira.

Quando me mostrares um fundo com Sharpes superior a 2, num horizonte temporal como deve ser (não a 3 meses, 6 meses e 1 ano) aí sim.

Aliás são raros, aqueles com superior a 1 sequer. E geralmente superiores a 1, são hedge funds (muito poucos) com limites de investimento nas centenas de milhares de euros, ou fechados a público.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante hallogenio

Boa noite a todos,

após ler a introdução deste tópico e após pesquisar um pouco sobre "passive investing" fico sempre com algumas dúvidas práticas quanto a por onde começar a planear uma estratégia deste género..

- devo diriguir-me ao meu gestor e dizer-lhe que estou interessado neste tipo de estratégia?

- devo adquirir etf que me exponham ao mercado nas grandes classes de activos (acções, obrigações, imobiliário e matérias-primas) de acordo com uma proporção que ache adequada? devo esperar pelas sugestões do meu gestor para a distribuição dessas proporções?

- devo seleccionar entre etfs para as mesmas classes de activos de acordo com os custos envolvidos?por tradição da casa comercial?

- devo entrar necessariamente neste tipo de estratégia com um horizonte temporal de 5/10/20 anos ou posso aplicá-lo no curto prazo também?que alternativas no curto prazo não demasiado especulativas?

obrigado a todos!

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

carteira passiva "europeia"

Salvador o que te parecem estas carteiras?

Achas que alguma delas se "adequa" melhor a um investidor residente em PT do que a que propões?

Conseguem-se fazer testes a estas carteiras para ficar com uma ideia do histórico?

Muito obrigado pelo link. Estou a pensar em investir em ETF so' em EUR para evitar risco cambial entre dólar e euro (não sei para onde vai virar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelo link. Estou a pensar em investir em ETF so' em EUR para evitar risco cambial entre dólar e euro (não sei para onde vai virar).

Como mentor do tópico que é, gostava de saber qual a perspectiva do Salvador acerca desta carteira, pode ser que ele passe por cá...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como mentor do tópico que é, gostava de saber qual a perspectiva do Salvador acerca desta carteira, pode ser que ele passe por cá...

As carteiras (sao varias) sao uma adaptacao de uma serie de carteiras passivas americanas. Dentro do link tb esta' o link p/um blog do UK q tambem fez uma adaptacao p/o UK. O problema que vi (assim de repente) e' que por exemplo no BEST Trading Pro nao temos fundos Vanguard a serem transacionados em Paris ou Frankfurt ...

Se quiserem "seguir" estas carteiras passivas no original podem ir por exemplo aqui: http://www.marketwatch.com/lazyportfolio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui vai o meu PPR para o bundle:

25% ETFs tracker MSCI eurozone

25% ETF tracker divida soberana euopeia AAA +25

25% Dollar EUA

25% Liquidez

Balanceado 1x Ano

Chamem-lhe uma mistura de hary browne com couch potato portfolio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

25% Dollar EUA

25% Liquidez

Balanceado 1x Ano

E onde tens esse portofolio? Numa corretora PT ou estrangeira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Bl,

Este é apenas a filosofia do meu PPR.

Os intrumentos que a compoêm são ETFs , DPs, CTs, Obrigações e fundos.

Logo tenho em varias casas, BIG, BES, DB, SaxoBank, IGCP, AB e CGD.

A razão de muitas reside no facto de varios anos de porcurar pordutos que se aptem e de ser muito "buy & hold".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

25% Dollar EUA

25% Liquidez

Balanceado 1x Ano

Ola,

Qual a vantagem de ter e estar exposto ao Dollar em 25%?

Abraco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Bl,

Este é apenas a filosofia do meu PPR.

Os intrumentos que a compoêm são ETFs , DPs, CTs, Obrigações e fundos.

Logo tenho em varias casas, BIG, BES, DB, SaxoBank, IGCP, AB e CGD.

A razão de muitas reside no facto de varios anos de porcurar pordutos que se aptem e de ser muito "buy & hold".

Olá azimuter, tenho uma "política PPR" muito parecida a tua...distribuído por várias casas e com recurso a ETF e fundos.

30% ETF MSCI world stocks

10% ETF MSCI EMU small cap

10% ETF MSCI Emerging Markets

40% Fundos gestão activa de obrigações globais

10% Fundos gestão activa tesouraria

Futuramente e sem pressas começarei a reduzir as obrigações para 30% e colocar em ETF - 1 ou 2... 10% num ETF de ouro. Fundos tesouraria é para deixar assim pq sai mais barato que apostar num etf de money market fund..

Após esta alteração é rebalancear 1x ao ano..e let it ride :) Só voltarei a mudar quando aparecer ETF mais liquidos e/ou mais baratos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Frugal,

As minhas desculpas pela minha resposta tão evasiva a razão prende-se com o meu mais novo estar a recuperar de uma otite bilateral que tem tomado todo o meu pouco tempo livre.

Aqui vai uma breve explicação relativa aos 25% em Dolares.

A verdade é que esta parcela esta em testes. Do que eu invisteguei existem varias opções para defender um portfolio

da inflação (desvalorização do Euro) as mais atractivas (para mim) são imobiliario, ouro ou outra moeda.

Como eu, atraves da minha familia directa, estamos muito expostos ao imobiliario e como é muito dificil balancear um portfolio que

contenha imobiliario (não posso vender apenas uma sala :-) ) escolhi o dolar sendo a moeda referencia em todo o mundo.

O ouro tb ponderei mas estou com muita dificuladade em perceber a razão que leva as pessoas em investir nele de todo o mod é realmente uma boa solução para a inflação.

Restame agora manter a filosofia e testar o portfolio perante as adversidades da vida.

Olá rakmoz,

Parabens pelo portfolio na minha opinião muito robusto, pfv vai mantendo em contacto para vermos como reage neste contexto economico.

Se a razão da tua opção no ouro, esta na inflação permite-me indicar o Harry Browne com o seu livro "fail safe investing" (penso ser assim). Ele

possui uma estrategia em que o ouro tem um papel preponderante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até agora tem corrido bem, pois está a beneficiar da recente subida muito pronunciada do etf world stocks..estou com um CAGR (ou TANB) de 8%. Mas naturalmente não estou nada deslumbrado pois mais tarde ou mais aparecerão as correcções.. e eu quero ver como se portará num crash. Mas ideia final será manter 50% stocks, 40% bonds (inclui-se aqui os tesouraria) e 10% em gold.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Poseidon

Já abri um tópico sobre isto, mas visto que esta foi a fonte da minha estratégia, aqui vai.

Para quem já abriu conta no TD Ameritrade para fazer a estratégia dos ETFs, como o fez?

Eu fiz transferência pelo BPI em Euros e basicamente o dinheiro chegou lá 3% mais curto. Não foi uma boa maneira de iniciar a estratégia.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Poseidon

Olá.

Eu repliquei a estratégia do Salvador em Maio passado através do Gobulling e tenho muito a agradecer, uma vez que desde então estou a lucrar cerca de 1.000€.

Todavia, esse lucro seria maior se não fosse a carga fiscal brutal sobre os dividendos (55%) a que sou sujeito por ter utilizado o gobulling como plataforma para este investimento. Para evitar isso, uma solução encontrada meses atrás foi abrir conta directamente nos EUA, onde conseguíamos facilmente assinar o acordo W8-BEN para amenizar a dupla tributação.

A semana passada decidi avançar com a transferência para a TD Ameritrade, depois de ter conseguido juntar algumas poupanças. A TD Ameritrade tinha outra vantagem, uma vez que tem 100 ETFs sem comissões (muitos dos quais incluídos na estratégia inicial do Salvador) e os outros ETFs tem comissões muito baixas.

Não estava a contar era com o impacto inicial da transferência. O spread utilizada para a conversão entre € e $ juntamente com as comissões de transferência do BPI fizeram-me perder 3% do meu investimento (ie, 3%*€11.000 = 330€) o que nunca teria acontecido se tivesse adoptado a estratégia cá...

De certeza que tem de haver uma maneira de contornar este "roubo". Infelizmente, não aprendi a tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Salvador__

330 euros em comissões?

Relamente isso é muita fruta ... relativamente aos 55% de dividendos, voces tem a certeza? É que conheço algumas pessoas que teem conta na Gobulling e Bancos Bests' e levam com 30% salvo erro.

Não conheço o BPI para saber quais os spreads que cobram em conversões, mas por exemplo no BEST a comissão de conversão para USD é de 1% salvo erro Também não é das coisas mais agradáveis mas pronto...

outra alternativa será se nessas contas de destino podem ou não manter contas em euros... mesmo que depois comprem activos em dólares geralmente as corretoras são mt mais justas em termos de conversões do que os bancos. Estas geralmente usam valores muito próximo do spot.

Adicionalmnete uma palavra dos ETFs, atenção que não é imperativo serem precisamente aqueles ETF's ... cada vez a oferta é maior e com a concorrencia é normal que agora até haja ETF's mais baratos e mais liquidos.

Devemos é ter consideração na alocação das classes de activos isso sim é importante. Agora se é da Schwab, da Vanguard ou iShares acaba por ser pouco relevante hoje em dia. Aionda que a Vanguard continue a ser das principais ofertas no que toca a este tipo de instrumentos.

Relativamente à alocação de obrigações eu sinceramente neste momento começariaa  optar por obrigações próprias per se ... onde recebamos o $ em cupão ao invés de comprarmos fundos com base no NAV

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Poseidon

O câmbio não foi feito pelo BPI, mas sim pelo banco de destino, neste caso o Omaha Bank (intermediário do TD Ameritrade). O BPI cobrou cerca de 40€ de comissões pela transferência de €11.000, a grande fatia foi mesmo o câmbio utilizado lá fora.

Relativamente aos 55% de dividendos é incontornável pelo GoBulling, como foi discutido algumas páginas atrás e como já foi admitido pelos próprios funcionários. Não tem possibilidade de assinar o W8 Ben, logo 30% retidos nos EUA e 25% cá (28% agora?).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não estou ao corrente da vossa estrategia, mas posso falar da minha, talvez ajude.

O meu portfolio tem uma grande exposição ao dolar e a alternativa que tenho neste moemento esta no ETF escolhido (ticker symbol - TLT) numa em conta em dolares no deutchebank. Recebo por lá os dividendos e pago o IRS português.

Este ETF pemite-me ter indirectamente as treasuries que quero mas concordo comm o Salvador investir directamente nas obrigações tb penso ser a melhor solução. Daí ter ponderado abrir uma conta na fidelity ou em outra correctora Americana.

Voltando a teu dilema e relativamente aos ETFs não estou a vêr qual o beneficio de ter um ETF numa correctora americana a não ser que queiras ter dinheiro fora do pais e nos EUA. É isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico