Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Eu sei que estar a "atirar canas a esta data e fazer a festa" é totalmente idiota nesta altura.

Mas bolas, parece que o Harry Browne mais o seu portfolio permanente tem passado pelos pingos da chuva:

Capture.jpg

(não liguem aos valores absolutos que são meramente indicativos)

Posto isto, crise, qual crise? 

Editado há 2 horas atrás por Mouro Emprestado

Boa!
    Faz sentido! Esse portfólio é uma grande mais valia para tempos como este!

Tens vindo a fazer reforços nesta altura ou   ainda não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    Agora mesmo, Edge disse:

Boa!
    Faz sentido! Esse portfólio é uma grande mais valia para tempos como este!

Tens vindo a fazer reforços nesta altura ou   ainda não?

A reforçar seria no VP que passou de 20% para 10% da carteira. Mas prefiro ficar a aguardar mais uns tempos, porque atendendo a este pandemónio todo (meio mundo basicamente fechado), as perdas que aconteceram em termos de magnitude não me parecem assim tão grandes (já estamos a caminhar para os 2.700 pontos no SP500!)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Mouro Emprestado disse:

Eu sei que estar a "atirar canas a esta data e fazer a festa" é totalmente idiota nesta altura.

Mas bolas, parece que o Harry Browne mais o seu portfolio permanente tem passado pelos pingos da chuva:

Capture.jpg

(não liguem aos valores absolutos que são meramente indicativos)

Posto isto, crise, qual crise? 

até podia estar melhor, mas não temos acesso a este componente

1M       3M        6M        1Y          3Y(*)     5Y(*)    10Y(*)

TLT - iShares 20+ Year Treasury Bond +6.38   +22.15  +16.46  +33.38  +13.75  +7.39  +9.39
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, N.Rocha disse:

até podia estar melhor, mas não temos acesso a este componente

1M       3M        6M        1Y          3Y(*)     5Y(*)    10Y(*)

TLT - iShares 20+ Year Treasury Bond +6.38   +22.15  +16.46  +33.38  +13.75  +7.39  +9.39

Podes fazer uma mistura das obrigações de longo-prazo com as treasuries americanas, dentro do EUPP.

Contudo, não tens ainda nenhum ETF que acumule dividendos e tenha protecção cambial. Ou tens uma coisa ou tens outra.

Sendo assim, prefiro manter a carteira "simples" como está.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 38 minutos, abegao disse:

Uma pergunta um bocado de ignorante, mas se vender posições de um ETF na degiro, o imposto de 28% sobre mais valias é aplicado automaticamente? Ou é só quando fizer o IRS?

Tens de declarar no final do ano (se não estiver pré-preenchido) todas as mais e menos-valias.

Se não estou em erro, depois o que tributas a 28% é o saldo entre as mais e menos-valias quando se tratam de ETFs (confesso que estou com preguiça de ir abrir o CIRS para ir confirmar isso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/04/2020 às 10:49, Mouro Emprestado disse:

Podes fazer uma mistura das obrigações de longo-prazo com as treasuries americanas, dentro do EUPP.

Contudo, não tens ainda nenhum ETF que acumule dividendos e tenha protecção cambial. Ou tens uma coisa ou tens outra.

Sendo assim, prefiro manter a carteira "simples" como está.

Que obrigações é que tens? 100% zona euro 20+?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 4 minutos, abegao disse:

Que obrigações é que tens? 100% zona euro 20+?

LU1287023268

Mas eventualmente no futuro vou usar o seguinte, porque tem uma duração superior: LU1686832194 

(terei depois de analisar se existe uma maior exposição aos PIIGS ou não, dado que o emitente é o mesmo, os AUMs idem e o tipo de ETF - replicação física, capitalização de dividendos - idem idem aspas aspas)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

LU1287023268

Mas eventualmente no futuro vou usar o seguinte, porque tem uma duração superior: LU1686832194 

(terei depois de analisar se existe uma maior exposição aos PIIGS ou não, dado que o emitente é o mesmo, os AUMs idem e o tipo de ETF - replicação física, capitalização de dividendos - idem idem aspas aspas)

Agora fiquei curioso (nao sigo a estratégia EUPP) - se trocares o de +15 pelo +25 como o farás? Passarás a comprar +25 a partir daqui e manténs os de +15 ou simplesmente vendes os +15 e com esse dinheiro compras os +25?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 14 minutos, Zylmaster disse:

Agora fiquei curioso (nao sigo a estratégia EUPP) - se trocares o de +15 pelo +25 como o farás? Passarás a comprar +25 a partir daqui e manténs os de +15 ou simplesmente vendes os +15 e com esse dinheiro compras os +25?

Passo a comprar o novo.

Nada de fazer mais-valias, para depois ter de pagar imposto.

Repitam comigo 1.000 vezes: #impostoéroubo ?

Estou a exagerar claro, até porque quando tiver de começar a resgatar na reforma terei de pagar imposto* , mas prefiro diferir no tempo essa tributação para ir capitalizando o rendimento.

* Ou então não ? #impostoempaíscolectivistaéroubo

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos

Depois de ler este tópico e analisar as várias opções de investimento, deixo aqui aquela que será a minha opção para uma carteira de investimento em ETF´s:

Plataforma - DEGIRO

Montante - 20K

Acumulação de dividendos (*)

Ações:

USA - VANS&P500 (IE00BFMXXD54) - 20% (TER 0.07%)

Europa - DB X-TR.EO STOXX 50 DR 1C (LU0380865021) - 20% (TER 0.09%)

Emergentes - IS C.MSCI EMIMI U.ETF DLA (IE00BKM4GZ66) - 10% (TER 0.18%)

Obrigações:

Empresas Europeias - Vanguard Group (Ireland) Ltd (IE00BZ163G84) - 15% (TER 0.09%) - *este é de distribuição

Governos Europa - Vanguard Group (Ireland) Ltd  (IE00BH04GL39) - 15% (TER 0.07%)

Matérias primas:

BlackRock Asset Management Ireland Ltd. (IE00BDFL4P12) - 10% (TER 0.19%)

Imobiliário:

DB X-T.FTSE E/N DE RE 1C (LU0489337690) - 10% (TER 0.33%)

Estou ainda a pensar na opção de incluir um de ouro.

Agradeço os vossos comentários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/04/2020 às 10:30, Mouro Emprestado disse:

Ao teres uma carteira com essas 2 estratégias, não vais diluir risco nenhum, simplesmente vais ter uma carteira genérica com uma alocação de activos diferentes.

Vamos supor que alocas 50% ao EUPP e 50% ao 60-40.

25% dos 50% vão estar em acções e ouro.

50% dos 50% é basicamente uma estratégia barbell (cash + treasuries LP = Treasuries de prazo intermédio, atendendo à duração média de cada tipo de activo).

Depois aos outros 50%, 60% são acções e 40% é estratégia barbell.

No final, ficas com a seguinte alocação:

42,5% acções

12,5% ouro

45% obrigações de prazo intermédio (ou, se quiseres, 12,5% para cash, 12,5% para obrigações de LP e 20% para obrigações de prazo intermédio)

Nota que esta carteira não tem nada de mal, genericamente não estás é a diluir risco algum.

Entendido.

obrigado!

PS. adorei o mantra "Repitam comigo 1.000 vezes: #impostoéroubo ?"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/04/2020 às 15:24, Mouro Emprestado disse:

Este é o chamado "longo-prazo = quando tiveres batido as botas" ? ?? ? 

Olá MOURO!

se um investidor que tenha uma conta numa corretora, tenha a infelicidade de morrer, como fazem os filhos?

A corretora fica lá com a carteira para sempre caso ninguém apareça ?

Boa Páscoa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, frugal disse:

Olá MOURO!

se um investidor que tenha uma conta numa corretora, tenha a infelicidade de morrer, como fazem os filhos?

A corretora fica lá com a carteira para sempre caso ninguém apareça ?

Boa Páscoa!

Não sei pergunta à Degiro.

Mas deve ser como as contas bancárias, não é assim?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    14 minutes ago, superkinas said:

o IQQ0 tb é acções globais correto

não faz sentido ter IQQ0 e o IE00B4L5Y983, ou um ou outro ?

Sim, segue este indice (detalhes).

Pode fazer sentido, depende do objectivo, nesse caso faz uma inclinação para um dado factor na medida das proporções utilizadas. Fica também a correr os riscos associados dessa opção, nem tudo é transparente face ao recente histórico.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o IQQ0 apresenta melhores performances em todas  as idades, e tem melhor desempenho em situações negativas em comparação com IE00B4L5Y983.

As vantagens do IE00B4L5Y983 é alem de ser ETF com maior volume e maior carteira é gratuito na degiro. Os custos  IQQ0  no invest rondaraM 15-17€ Por cada 1000€.

Se   não estiver correto façam a devida correcção, por favor.

Alguem que tenha os dois na carteira ? se sim em que proporções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Mouro Emprestado disse:

Não sei pergunta à Degiro.

Mas deve ser como as contas bancárias, não é assim?

A partilha dos valores tem de ser imediata?

Não. Os herdeiros podem optar por não fazer a partilha imediata dos valores depositados na conta bancária, sem qualquer prejuízo ou perda de direitos. No entanto, devem ter em atenção que, se não movimentarem a conta ou manifestarem o seu direito aos valores depositados, durante um prazo de quinze anos, estes consideram-se abandonados a favor do Estado.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/morreu-um-familiar-como-ter-acesso-a-conta-bancaria-de-falecido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/07/2019 às 21:12, Mouro Emprestado disse:

Obrigações são uma coisa. Comodities são outra coisa qualquer totalmente diferente.

Se é para diversificares, foca-te em obrigações soberanas europeiras de média prazo (5 a 10 anos).

Como o @Urso_Pardo respondeu, corresponde ao Portfolio Permanente do Harry Brown (atenção há parte sublinhada que não fazia parte do post original).

No início do tópico fala-se sobre essa carteira (acho que no 2.º ou 3.º post), e no decorrer do tópico, também se fala disso, nomeadamente como implementar a mesma na Europa.

A "vantagem", digamos assim, é de que se trata de um portfolio razoavelmente estável e que, na sua versão europeia, teve perdas pouco significativas na última crise. Para além disso, duvido que haja malta que aposte exclusivamente em fundos/ETFs e não têm nenhum património alocado a DO/DP/PPRs garantidos/Produtos do Estado. Ora, no Portfolio Permanente, esta componente corresponde aos tais 25% de "cash".

Para além disso, quem investe neste tipo de carteira, normalmente tem um 2.ª carteira (o chamado Portfolio Variável ou VP), que representa cerca de 20% (assim, números redondos, a carteira total de investimento é 20% ouro / 20% obrigações LP / 20% acções / 20% cash / 20% VP).  Ou então segue uma alternativa chamada de "Golden Butterfly", onde esses 20% são alocados a acções "small cap value". Se procurares na net por esta carteira, deves encontrar o site dum americano que editou um livro sobre o Portfolio Permanente do Harry Browne (e que se lê muito bem, diga-se de passagem). 

As primeiras ideias para essa carteira surgiram nos anos 80 (incluiam também prata e francos suiços), mas no princípio dos anos 90 o Harry Browne simplificou para ficar esses 25% por cada um dos activos.

Bom dia Mouro,

quais vantagens verificas do EUPP para o Golden Butterfly?

Este último tem melhor rentabilidade e drawdowns menores, não estou a ver porquê.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas !

estou a considerar comprar etf de bonds .

nomeadamente o etf lyxor euro bond 7- 10 ,   lu1287023185

a minha dúvida é :

1) o volume do fundo 259,55 Milhões . Será tranquilo ou e pouco ?  será preferível o lu0290355717?

2) para diluir o risco associado a um eventual caput  da união europeia ou bancarrota de algum país europeu fara sentido misturar (50 50) com etf obrigações global mercados desenvolvidos lu0378818131?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/04/2020 às 12:09, Mouro Emprestado disse:

LU1287023268

Boa tarde Mouro,

Antes de mais muito obrigado pelo excelente contributo neste fórum.

Tenho andado a aproveitar este período de estagnação ao nível de investimentos, para ler páginas mais antigas deste fórum. Pelo que li  és um grande apologista do EUPP,  e que  o segues como estratégia principal. Neste   POST fizeste referência aos ETFs que usas de modo aplicar o EUPP e fiquei curioso relativamente a um ponto.

Só usas ETFs como ferramenta de investimento? Não usas FI? 

Pergunto isto porque estou a neste momento, a definir a minha estratégia de investimento, sendo que também quero seguir um portfólio segundo o EUPP. Quero também garantir que invisto no menor numero de produtos possível (Keep it simple stupid :P)  e daí querer perceber se deverei considerar FI ou não.   

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    Caros,

Olhando para o Permant Portfolio e analisando numa perspectiva dos ETF's disponívels na Degiro à data de hoje , questiono-vos se acham que esta alocação cumpre os fundamentais do PP.

Weight ISIN ETF Name Currency Bolsa TER
    25% IE00B5BMR087 iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) EUR Euronext Amsterdam 0,07%

25% LU1287023185 LYXOR EUROMTS 710Y EUR EuronextParis 0,17%

25%  CH0106027193  UBS ETF (CH) – Gold (USD) A-dis USD Swiss Stock Exchange (SWX) 0,23%

25%   Cash EUR - -

Tenho bastantes reticencias na parte do GOLD verificando o prospecto do ETF que informa o seguinte relativamente aos custos: 

image.png.2e572f6b2b2a98782970ff5cc09052a9.png

Em qualquer caso gostava que saber a vossa opinião:

1) sobre os ETF's acima ea sua correspondencia à "pureza" do PP

2) sobre os custos do ETF de ouro (serão somente os 0,23% ? ou as exit charges e entry também serão cobradas na DEGIRO) ?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, P2P Money Maker disse:
    Caros,

Olhando para o Permant Portfolio e analisando numa perspectiva dos ETF's disponívels na Degiro à data de hoje , questiono-vos se acham que esta alocação cumpre os fundamentais do PP.

Weight ISIN ETF Name Currency Bolsa TER
    25% IE00B5BMR087 iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) EUR Euronext Amsterdam 0,07%

25% LU1287023185 LYXOR EUROMTS 710Y EUR EuronextParis 0,17%

25%  CH0106027193  UBS ETF (CH) – Gold (USD) A-dis USD Swiss Stock Exchange (SWX) 0,23%

25%   Cash EUR - -

Tenho bastantes reticencias na parte do GOLD verificando o prospecto do ETF que informa o seguinte relativamente aos custos: 

image.png.2e572f6b2b2a98782970ff5cc09052a9.png

Em qualquer caso gostava que saber a vossa opinião:

1) sobre os ETF's acima ea sua correspondencia à "pureza" do PP

2) sobre os custos do ETF de ouro (serão somente os 0,23% ? ou as exit charges e entry também serão cobradas na DEGIRO) ?

Assim à cabeça o ETF de Ouro só existe na Suiça. Em Portugal nao dá para o comprares. Acho que no Best ou no Big havia um ETF (ou ETC que é a mesma coisa) que até era decente. O Mouro emprestado sabe qual é pq ele o compra xD

Quanto à alocação de "fixed income", 25% sim poderia ser em Cash (DP's, certificados de tesouro...) e os outros 25% são bonds as de muito longo prazo, i.e > 15 e talvez até > 25 anos; 7-10 é medium term e não serve para o propósito que queres.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico