Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Mouro Emprestado

Há uns dias atrás comparei a performance do índice MSCI World com a versão "Min Volatility" do mesmo índice.

Segue agora uma comparação entre o SP500*, com a versão "Min Volatility", a versão "Low Volatility" e finalmente a versão "Consumer Staples" desse índice:

Capturar.jpg

3 ensinamentos a reter:

- Min Vol e SP500 plain vanilla com uma performance muito semelhante

- Low Vol a ter uma perda ainda maior que o SP500 (surpreendentemente!)

- O Consumer Staples a ter a menos má performance (24% vs 32%)

* Usei o índice porque não existe nenhum ETF que siga o índice MSCI World Low Volatility.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boa tarde a todos.

Sou recente aqui no forum e tenho dedicado algum do tempo livre (que agora até é bastante) à leitura deste tópico, onde posso dizer que aprendi imenso. Tenho conta na Degiro desde Janeiro onde apliquei uma quantia disponível em alguns ETFs, mas apercebo-me ao ler este tópico que provavelmente a escolha de ETFs pode não ter sido a melhor.

Na vossa opinião, mantendo a estratégia de diversificação inicialmente descrita pelo Salvador, qual os ETFs a subscrever, de preferência "gratuitos", de acumulação e em Euros?

Penso que, tendo em conta que os mercados estão em baixa, este é o momento para repensar a minha carteira.

Esta é a minha carteira de ETFs actualmente:

ISHARES CORE MSCI JAP IMI UCITS ETF ACC

ISHARES GLOBAL CLEAN ENERGY UCITS ETF

ISHARES STOXX EUROPE 600 UCITS ETF

Vanguard Funds PLC Vanguard S&P 500 ETF

VanguardEURCorpBond

iSh Core MSCI EM IMI USD Acc

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

Bom dia. 

Tenho a seguinte questão.

Tenho conta gratuita na degiro. Imaginem que coloco uma posição para comprar uma ação americana (tem um custo de 0,50€) abaixo do valor de mercado, e não chega a ser consumada. Tenho efetiamente de pagar esse custo? Ou só pagamos quando há realmente uma transação.

Outra questão relacionada por exemplo ao colocar o stop and loss também pagamos a comissão por dar a ordem, ou só quando efectivamente ocorre?

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 10 minutos, Diogobc disse:

Não vou arriscar tudo numa aposta activa no mercado americano e muito menos alavancar! Mas concluo que o teu argumento é: "se não tens confiança suficiente para apostar tudo, porque vais fazer uma aposta activa com parte do capital? Deixa-te estar quieto com o IWDA e segue o plano." É isto? :P

Quase.

Queres aumentar a alocação às acções (e logo às americanas), em detrimento das obrigações que servem de contra-peso.

Isto para mim é um all-in porque estás a contar que as acções americanas tenham valorizações superiores no futuro.

E para além disso, deixas de ter o contra-peso das obrigações.

Se estás disposto a isso, eu apostaria logo em ETFs alavancados (ninguém falou em tu usares alavancagem, são coisas diferentes), porque o retorno é quase duplicado face ao índice de acções.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Quero agradecer, a todos os que por aqui têm partilhado informação, e em particular ao Salvador,.

Ainda não tive oportunidade de ler o post na sua íntegra (digamos que vou quase a 1/4).

Tendo em conta a minha idade (26 anos) e o meu objetivo (buy and hold), o eu perfil de risco é elevado. Não considero relevante a diversificação por classe (tendo em conta o horizonte temporal e perfil de risco, sendo a volatilidade para mim irrelevante, desde que a CAGR seja +/-8%) e pretendo investir cerca de 2000 a 3000€ num momento inicial e fazer reforços mensais de 200€ num único ETF de acções na plataforma degiro,

Para quem tem um ETF global de acções na sua carteira, podem partilhar qual usam, e já agora se eu EUR ou USD? Vejo que referem o IWDA, consideram ser a melhor aposta? Qual a vossa opinião num ETF que replique o S&p500 numa estratégia destas?

Desde já obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, stockmarket disse:

Olá a todos,

Quero agradecer, a todos os que por aqui têm partilhado informação, e em particular ao Salvador,.

Ainda não tive oportunidade de ler o post na sua íntegra (digamos que vou quase a 1/4).

Tendo em conta a minha idade (26 anos) e o meu objetivo (buy and hold), o eu perfil de risco é elevado. Não considero relevante a diversificação por classe (tendo em conta o horizonte temporal e perfil de risco, sendo a volatilidade para mim irrelevante, desde que a CAGR seja +/-8%) e pretendo investir cerca de 2000 a 3000€ num momento inicial e fazer reforços mensais de 200€ num único ETF de acções na plataforma degiro,

Atenção que poucas carteiras darão 8% de CAGR.

No longo-prazo, qualquer carteira que tenha uma rentabilidade real de 4% (ou seja, após inflação) já não será mau de todo!

Para quem tem um ETF global de acções na sua carteira, podem partilhar qual usam, e já agora se eu EUR ou USD? Vejo que referem o IWDA, consideram ser a melhor aposta?

IWDA porque era e é o ETF com maior valor de activos e que tinha consistentemente melhor rentabilidade face aos outros ETFs que seguiam o MSCI World (para além de ser físico e não via swaps).

Hoje em dia podes ter outras alternativas que seguem esse índice ou índices smart-beta (tipo Min Vol), mas o IWDA continua a ser o "go-to" na Europa. Independentemente disso tudo, as diferenças no final são tão pequenas pelo que dizer que "este ETF" é "melhor que aquele ETF" acabam por ser discussões sem sentido.

Qual a vossa opinião num ETF que replique o S&p500 numa estratégia destas?

Desde já obrigado!

Home-bias americano. 

Ou seja, nos últimos 10 anos o SP500 teve melhor comportamento que as acções das outras áreas geográficas (nos anteriores 10 teve pior). No futuro, sabe-se lá.

Mas entre apostas activas, essa será das "menos más" de se fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu ainda estou indeciso entre global e usa

iShares Edge S&P 500 Minimum Volatility UCITS ETF USD (Acc) IE00B6SPMN59

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)  IE00B4L5Y983

iShares Core S&P500 UCITS ETF USD (Acc) IE00B5BMR087

o primeiro é o que parece ter menor volatilidade e melhores indicadores de desenpenho.

nos últimos anos a economia americana tem suplantado a mundial.

Alguém tem um gráfico comparação a longo tempo (mais 10 anos) ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 2 horas, Mr_Burns disse:

Qual a melhor correctora para investir no UPRO? 

UPRO?

Valente!

Infelizmente, ETFs americanos não parecem estar disponíveis nas plataformas europeiras (agradeçam aos colectivistas e defensores do pai-estado em Bruxelas e Estrasburgo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/03/2020 às 23:40, DAMP disse:

Quando comecei a investir em ETF's, segui o portfolio original do Salvador, do início deste tópico. No entanto fiz algumas asneiras de principiante: comprei os ETFs sediados nos EUA e de distribuição.

Com esta nova crise, penso ser a melhor altura para comprar os mesmos ETF's sediados na Europa e de acumulação. 

A dúvida é o que faço em relação aos que já possuo, os de distribuição. Será melhor vender com mais-valias enquanto ainda as tenho, ou com menos-valias, já que dá para descontar isso no IRS?

Olá novamente,

Sobre este assunto, como funciona a questão das menos-valias no IRS? São dois anos certo? Mas tenho que nesses dois anos reportar novamente as perdas, ou reportando este ano fica automaticamente no sistema os próximos dois anos? E isto acontece quer opte ou não pelo englobamento, ou só neste último caso?

Acho que vou vender as posições em que tenho menos-valias. Já que me queria livrar delas de qualquer maneira... 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

antes de mais, e porque nunca é demais valorizar o que de bom é feito, muitos parabéns pelo excelente fórum que foram criando ao longo do tempo e muito obrigado por toda a partilha de conhecimento.

Dúvida: Acham que faz sentido criar, digamos, 2 portfolios distintos que sigam 2 estratégias de alocamento diferentes? A título de exemplo:

• PP (com 25% de alocação nos 4 setores já conhecidos)

• Classic 60/40  (com exposição de 60% em acções americanas e 40% digamos em bonds europeias ou até mesmo mundial)

Isto com o intuito de diversificar ainda mais o nosso portefólio seguindo 2 estratégias mais que comprovadas com histórico robusto e com isto diluir ainda mais o risco?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, vila disse:

Uma ajuda a quem souber...

Na degiro existe algum ETF que siga o msci World tech em euros e que seja de acumulação? Não encontro. Obrigado 

Creio que o IE00BYTRRD19 pode ser adquirido no Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/03/2020 às 17:22, Diogobc disse:

Olhando também para este bear market e para os juros das obrigações - com a perspectiva de não subirem nos próximos tempos - até que ponto é demasiado arriscado passar de uma carteira de 60-40 ou 70-30 de acções-obrigações para uma do género 80-20 ou 90-10 acções-cash? Ou seja basicamente estar totalmente exposto ao mercado accionista no curto/médio prazo. Parece-me uma opção a considerar para quem tenha um perfil de risco e menos de... 40 anos?

Não sei se serei de grande ajuda, mas lembro-me de ler algures (penso que tenha sido no "the four pillars of investing") que uma carteira 80-20 possui retornos maiores a longo prazo que uma carteira 90-10 ou 100 %stocks. 

E também houve um user (Francisco_, talvez? ) Que colocou os retornos para cada combinação, de 0-100 a 100-0. 

Amanhã se me lembrar posso tentar procurar estas duas coisas que menciono, se estiveres interessado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 04/04/2020 às 00:13, FerreiraG disse:

Boas!

antes de mais, e porque nunca é demais valorizar o que de bom é feito, muitos parabéns pelo excelente fórum que foram criando ao longo do tempo e muito obrigado por toda a partilha de conhecimento.

Dúvida: Acham que faz sentido criar, digamos, 2 portfolios distintos que sigam 2 estratégias de alocamento diferentes? A título de exemplo:

• PP (com 25% de alocação nos 4 setores já conhecidos)

• Classic 60/40  (com exposição de 60% em acções americanas e 40% digamos em bonds europeias ou até mesmo mundial)

Isto com o intuito de diversificar ainda mais o nosso portefólio seguindo 2 estratégias mais que comprovadas com histórico robusto e com isto diluir ainda mais o risco?

Obrigado!

Ao teres uma carteira com essas 2 estratégias, não vais diluir risco nenhum, simplesmente vais ter uma carteira genérica com uma alocação de activos diferentes.

Vamos supor que alocas 50% ao EUPP e 50% ao 60-40.

25% dos 50% vão estar em acções e ouro.

50% dos 50% é basicamente uma estratégia barbell (cash + treasuries LP = Treasuries de prazo intermédio, atendendo à duração média de cada tipo de activo).

Depois aos outros 50%, 60% são acções e 40% é estratégia barbell.

No final, ficas com a seguinte alocação:

42,5% acções

12,5% ouro

45% obrigações de prazo intermédio (ou, se quiseres, 12,5% para cash, 12,5% para obrigações de LP e 20% para obrigações de prazo intermédio)

Nota que esta carteira não tem nada de mal, genericamente não estás é a diluir risco algum.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    há 13 horas, DAMP disse:

Não sei se serei de grande ajuda, mas lembro-me de ler algures (penso que tenha sido no "the four pillars of investing") que uma carteira 80-20 possui retornos maiores a longo prazo que uma carteira 90-10 ou 100 %stocks. 

E também houve um user (Francisco_, talvez? ) Que colocou os retornos para cada combinação, de 0-100 a 100-0. 

Amanhã se me lembrar posso tentar procurar estas duas coisas que menciono, se estiveres interessado.

Depende sempre do espaço temporal e do ponto inicial mas segundo a Vanguard, usando 1926-2018 e apenas o mercado EUA, o melhor retorno é com 100-0 Equity-Bonds e depois é sempre a descer...

https://personal.vanguard.com/us/insights/saving-investing/model-portfolio-allocations

Isto não significa que seja boa ideia estar a 100% mas confirma a ideia de que a longo prazo (longo a sério não são 10 ou 20 anos), equity é sempre melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Diogobc disse:

Depende sempre do espaço temporal e do ponto inicial mas segundo a Vanguard, usando 1926-2018 e apenas o mercado EUA, o melhor retorno é com 100-0 Equity-Bonds e depois é sempre a descer...

https://personal.vanguard.com/us/insights/saving-investing/model-portfolio-allocations

Isto não significa que seja boa ideia estar a 100% mas confirma a ideia de que a longo prazo (longo a sério não são 10 ou 20 anos), equity é sempre melhor.

Sim! E o Jeremy Siegel defende o mesmo no “Stocks for the long run”.

No longo prazo 100% de ações trás melhores resultados!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 41 minutos, Diogobc disse:

Este é o chamado "longo-prazo = quando tiveres batido as botas" ? ?? ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

Este é o chamado "longo-prazo = quando tiveres batido as botas" ? ?? ? 

Exacto! ? Por isso é que, para minimizar o risco, se juntam activos menos voláteis ao portfólio. Mas penso que para quem começar a investir com 18-25 anos pode perfeitamente apostar numa carteira só com equity e ter uma pequena parte em cash como fundo de emergência (como devemos todos ter se possível).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu sei que estar a "atirar canas a esta data e fazer a festa" é totalmente idiota nesta altura.

Mas bolas, parece que o Harry Browne mais o seu portfolio permanente tem passado pelos pingos da chuva:

Capture.jpg

(não liguem aos valores absolutos que são meramente indicativos)

Posto isto, crise, qual crise? 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Eu sei que estar a "atirar canas a esta data e fazer a festa" é totalmente idiota nesta altura.

Mas bolas, parece que o Harry Browne mais o seu portfolio permanente tem passado pelos pingos da chuva:

Capture.jpg

Uau, falas deste ?

image.png.e276f54a55a22ca912bce260fe974b51.png

Que bons resultados... Vou não tinha ideia que o permant portfolio estava a sobreviver tão bem

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Capture.jpg

Para já está a aguentar-se bem de facto. Fizeste uma boa escolha de investimento ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 17 minutos, Zylmaster disse:

Para já está a aguentar-se bem de facto. Fizeste uma boa escolha de investimento ?

Não fosse os 20% do Variable Portfolio, com 40% de perdas e até estava bem ah ah ah (no final é uma perda de 8% sobre a totalidade do portfolio, faz parte do "jogo").

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico