Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 11 horas, Francisco_ disse:

Na versões sem alavancagem a diferença é muito menos perceptível (ver gráfico abaixo), havendo as normais diferenças de um ter mais ~160 títulos que o outro e para além disso existirem pesos relativos diferentes em acções que foram chave em termos de retorno ao longo dos anos. Por exemplo, nos últimos 5 anos os fundos que tinham mais peso em certas acções com ganhos dispares em relação ao agregado tiveram obviamente um retorno superior (possivelmente é essa a origem da diferença nos últimos anos). Terá sido esse o caso aqui, o SP500 tinha maior peso relativo dessas acções.

Em relação às "descolagens" relevantes que existem em fundos alavancados e à disparidade entre esses dois em particular, pode estar relacionado com a maneira como a alavancagem é aplicada e com os fluxos monetários que cada um teve consoante os momentos do mercado. Métodos/Mecânicas diferentes ao longo dos tempos para obter o 2x podem ter levado a isso. Não sei se agora já aplicam método semelhante, será uma questão de verificar.

Dito isto, em termos de diversificação do número de acções entre um e outro não vejo problema, a questão é que a maneira como a alavancagem é colocada e também as consequências inerentes a essa estratégia são extremamente perigosas para uma manutenção passiva durante 5 a 7 anos. O principal inimigo da alavancagem são os períodos de volatilidade e altos/baixos constantes do mercado, dado que o crescimento é geométrico e por isso vai amplificar ainda mais a destruição do retorno que poderia existir pelo muito maior risco assumido. Depreendo que a sua ideia esteja assente na suposição que o retorno após a crise actual tenha um comportamento similar ao registado na anterior. Existem tácticas para tentar contornar isso, com mais ou menos sucesso, mas a aplicação prática é complexa, principalmente tendo em conta a nossa fiscalidade e instrumentos disponíveis.

As versões sem alavancagem:

chart(1).jpg.2b96d7c49465ea5648feaa2e6f57e850.jpg

Muito interessante, portanto as discrepâncias entre os ETF não se devem ao índice em si mas à forma como fazem a alavancagem...

Admito que não percebo muito bem como funciona essa questão, devo observar algum aspeto particular da forma como alavancam os ativos em cada ETF?

Já agora, confundiste-me um pouco quando dizes que o crescimento é geométrico e vai destruir ainda mais o crescimento.

Segundo sei, ele basicamente movimenta-se, em dobro, na mesma medida para os 2 lados. Se o S&P500 descer dos 2200 para os 1100 o ETF descerá para 1 quarto do seu valor certo? Ora, antevendo eu que os EUA irão recuperar da crise em curto-médio prazo , 3 a 7 anos. Será lógico que um ETF leveraged vai ter, no final e independentemente das descidas antes disso o dobro dos ganhos do indice. Parece-me infalível ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 minutos, CountingCents disse:

Muito interessante, portanto as discrepâncias entre os ETF não se devem ao índice em si mas à forma como fazem a alavancagem...

Admito que não percebo muito bem como funciona essa questão, devo observar algum aspeto particular da forma como alavancam os ativos em cada ETF?

Já agora, confundiste-me um pouco quando dizes que o crescimento é geométrico e vai destruir ainda mais o crescimento.

Segundo sei, ele basicamente movimenta-se, em dobro, na mesma medida para os 2 lados. Se o S&P500 descer dos 2200 para os 1100 o ETF descerá para 1 quarto do seu valor certo? Ora, antevendo eu que os EUA irão recuperar da crise em curto-médio prazo , 3 a 7 anos. Será lógico que um ETF leveraged vai ter, no final e independentemente das descidas antes disso o dobro dos ganhos do indice. Parece-me infalível ehehe

Acho que não percebes como funcionam os ETFs alavancados, pelo que muito cuidado!

O SP500 não desce dos 2200 para os 1100 num dia (50%... existem circuit breakers), logo o ETF alavancado não perde 75% (não percebi esta conta), até porque numa descida diária de 50% no índice resultaria numa perda do ETF alavancado em 100% (um ETF x3 - que creio que só existem nos EUA* - perde a totalidade do seu valor se um índice perde 33,33% do seu valor diário).

Isto porque os ETFs alavancados fazem reset todos os dias.

Há 2 ou 3 páginas atrás no tópico dos fundos expliquei como é que funciona o volatility decay nos ETFs alavancados, com um exemplo prático com meia dúzia de dias.

Em termos do SP500 x2 vs MSCI USA x2, a diferença deverá resultar da forma como cada gestora encontra-se a alavancar, dado que a alavancagem não é gratuita (ah ah, era bom era). Logo nunca podemos achar que a performance dos ETFs alavancados é geometricamente simétrica face aos índices não alavancados.

* Existem ETNs com 3x de alavancagem na Europa. Mas estes são perigosíssimos, porque os ETNs não têm o mesmo tipo de segurança face aos mais "normais" ETFs e ETCs. 

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 horas, Houdinni disse:

Olá, obrigado pela resposta. Estive a acabar de ler o total do tópico dos ETFs antes de reposnder.

Andei indeciso entre 2 portfolios: o portfolio 4 Estações do Ray Dalio, e o portfólio permanente do Harry Brown.

Para se adaptar à minha realidade, decidi-me por um portfólio um pouco diferente para poder comportar a totalidade dos meus activos:

Acções - 30%

Obrigações Longo Prazo (Soberanas, Europeias) - 20%

Ouro - 15%

Imobiliario - 25% (neste caso por investimento directo para colocar em arrendamento)

Cash e equivalentes - 10%

Esses 25% não podem pertencer à carteira, porque imobiliário directo é um tipo de activo fundamentalmente diferente, com uma liquidez muito mais limitada. Não podes vender 10%, ou 20% ou 30% de um imóvel para poderes reorganizar as percentagens entre os activos (eventualmente até podes, mas deve ser complicadíssimo neste país de colectivistas e as suas mil-e-umas-burrocracias ? ), nem podes vender ou comprar um imóvel num dia tal como um ETF ou um Fundo.

Sendo assim, essa tua carteira, sem o imobiliário, seria mais parecida ao seguinte:

Acções - 40%

Obrigações - 26,66%

Ouro - 20%

Cash - 13,33%

Face ao Portfolio Permanente, estás basicamente a aumentar o valor alocado às acções (25% -> 40%) e a diminuir residualmente o valor do ouro (25% -> 20%), enquanto que aumentas a duração das obrigações (porque o cash mais não é que uma obrigação soberana de prazo 0).

Nada contra, o que importa é ter um plano e depois segui-lo, não olhando diariamente para os ganhos (e especialmente para as perdas actuais!).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, N.Rocha disse:

there goes the 3X's

ET4bo4pWsAQ3vrs.jpg:large

Eheheheheheh.

Mas o SP500 x3 ainda deve estar a transaccionar (hoje seria um bom dia ? ).

Edit: 

Capture.jpg 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 24 minutos, N.Rocha disse:

o que é que isto significa ? ( vejo algum pessoal com cara de wow )

ET4Z-JXWkAcdUgH.png:medium

CFDs.

Outro tipo de produto financeiro, usado com alavancagem (mas alavancagem a sério, ETFs x2 e x3 é para mininos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, CountingCents said:

Apesar de já ter lido por alto sobre os diversos metódos que utilizam, não faço ideia se existe algum que só tenha maus aspectos ou bons aspectos. São escolhas activas.

O que eu escrevi foi:

"O principal inimigo da alavancagem são os períodos de volatilidade e altos/baixos constantes do mercado, dado que o crescimento é geométrico e por isso vai amplificar ainda mais a destruição do retorno que poderia existir pelo muito maior risco assumido."

Como a evolução de um qualquer investimento num fundo é matematicamente descrita de forma geométrica no tempo, com as consequências que isso implica, ao aplicar alavancagem vamos amplificar a destruição de retorno em maior proporção aquando uma queda do que a sua criação numa subida (já o era, mas agora esta propriedade é amplificada). Adicionalmente, com os reset diários (rebalancear e realavancar) que são necessários isso implica que o fundo assume as perdas/ganhos todos os dias, sem ser só no papel, pelo que num período/ambiente de maior volatilidade e/ou altos e baixos constantes (mesmo que de pequena magnitude) o retorno resultante não recompensa de forma alguma o risco assumido (na realidade o retorno é trucidado nesta situações). Por isso é que o seu uso é mais citado com estrategias de seguimento de tendências. Por exemplo, ter entrado no inicio de 2019 e saído no fim de 2019 para acompanhar a tendência e direcção de subida do mercado.

Quanto à ultima questão, o Mouro Emprestado já respondeu entretanto num comentário, não vale a pena repetir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, N.Rocha disse:

mas o que é que significa, que há mais produtos prestes a rebentar ?

Calma.

Quando o Banco Central Suiço deixou cair a paridade entre o Franco Suiço e o Euro, também houve uns quantos que se "queimaram" com CFDs. Não foi por causa disso que se passou alguma coisa com fundos ou etfs.

(sendo produtos imensamente alavancados, é necessário analisar toda a cadeia do produto).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque razão o mesmo etf, e, bolsas diferentes, tem valores diferentes? Comparo o IE00B5BMR087 entre a Xetra e a EAM.

Ha alguma forma de mudar o etf da xetra para a EAM sem vender posição? A broker é a degiro.

Obrigado por esclarecem as dúvidas aqui ao rookie

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 minutos, Capital disse:

Porque razão o mesmo etf, e, bolsas diferentes, tem valores diferentes? Comparo o IE00B5BMR087 entre a Xetra e a EAM.

Ha alguma forma de mudar o etf da xetra para a EAM sem vender posição? A broker é a degiro.

Obrigado por esclarecem as dúvidas aqui ao rookie

Qual é a diferença?

Estamos a falar de cêntimos, ou euros? Pode ser porque são produtos transaccionados em moedas diferentes.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Mouro Emprestado disse:

Qual é a diferença?

Estamos a falar de cêntimos, ou euros? Pode ser porque são produtos transaccionados em moedas diferentes.

Menos de 50 cêntimos, eu só queria entender o porque, dado que é o mesmo.

EAM 225,266€

XET 224,95€

devia ter comprado logo de início na EAM porque é lá que tenho O  SPDR World que é semelhante ao IWDA da Ishares com acumulação.

Ja agora, qual a diferença entre comprar testa no nasqad, em $ ou na xetra, em €?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, Capital said:

Sim é possível fazer essa mudança sem vender a posição, em principio é necessário pagar uma taxa por isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Capital disse:

Menos de 50 cêntimos, eu só queria entender o porque, dado que é o mesmo.

EAM 225,266€

XET 224,95€

devia ter comprado logo de início na EAM porque é lá que tenho O  SPDR World que é semelhante ao IWDA da Ishares com acumulação.

Ja agora, qual a diferença entre comprar testa no nasqad, em $ ou na xetra, em €?

Tentando simplificar um bocadinho, o preço em bolsa é definido pelos compradores e pelos vendedores. Tal como um qualquer mercado de bens (o princípio, por mais surpreendente que pareça, é exactamente o mesmo: oferta e procura).

Ora, não há nada que garanta que o preço desse bem seja igual em Amesterdão ou em Milão. Os vendedores e compradores são diferentes.

Mas.... então porque razão os preços não são díspares?

Porque se o fossem, existia uma vantagem em comprar o activo numa bolsa (preço mais baixo) para o vender na outra bolsa (preço mais elevado). Por isso a diferença que falas, embora exista, seja tão pequena.

Para além disso, os ETFs são fundos que investem em activos. Por isso, normalmente, o seu preço é próximo do seu NAV (net asset value). Quando existe um desconto grande entre o preço e o seu NAV, é porque algo de errado se passa (por exemplo com activos com pouca liquidez, em momentos de grande stress nos mercados financeiros, etc.).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Francisco_ disse:

Sim é possível fazer essa mudança sem vender a posição, em principio é necessário pagar uma taxa por isso.

Fazes ideia de quanto?

há 3 horas, Mouro Emprestado disse:

Tentando simplificar um bocadinho, o preço em bolsa é definido pelos compradores e pelos vendedores. Tal como um qualquer mercado de bens (o princípio, por mais surpreendente que pareça, é exactamente o mesmo: oferta e procura).

Ora, não há nada que garanta que o preço desse bem seja igual em Amesterdão ou em Milão. Os vendedores e compradores são diferentes.

Mas.... então porque razão os preços não são díspares?

Porque se o fossem, existia uma vantagem em comprar o activo numa bolsa (preço mais baixo) para o vender na outra bolsa (preço mais elevado). Por isso a diferença que falas, embora exista, seja tão pequena.

Para além disso, os ETFs são fundos que investem em activos. Por isso, normalmente, o seu preço é próximo do seu NAV (net asset value). Quando existe um desconto grande entre o preço e o seu NAV, é porque algo de errado se passa (por exemplo com activos com pouca liquidez, em momentos de grande stress nos mercados financeiros, etc.).

Entendido a 100%. Muito obrigado 

Vocês são excelentes ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 3/24/2020 at 9:21 AM, Edge said:

Apenas uma opinião em relação às obrigações!

Eu prefiro sempre o menor número de ETF’s possíveis para redução de custos e facilitar nos rebalanciamentos.

Dá uma vista de olhos no Lyxor EuroMTS All-maturity.

Compara com esses que estás a considerar.

On 3/24/2020 at 11:35 AM, Francisco_ said:

Não sei se no Invest tem estas possiveis opções para maiores maturidades (no entanto, qualquer uma delas não tem grande volume de negociação):

+15 a 30 anos

LU0290357507

LU1287023268

+ 25 anos

LU0290357846

LU1686832194

Edge e Francisco.

Obrigado pelas sugestões.

Já vi que não existem no Invest, mas poderei de ter de considerar adquiri-los noutro lado. Estava a ver se me mantinha em instituições de referência e fugia às comissões de guarda de títulos, mas se calhar não há solução senão paga-las noutro lado para aceder a uma selecção de ETFs mais alargada.

On 3/24/2020 at 9:21 AM, Edge said:

E só mais uma coisa! O imobiliário acho fantástico, mas para manter as alocações torna-se mais difícil. Eu falo por mim!

Basta adicionar um imóvel por exemplo de 100.000€, com entrada de 20% para termos que fazer um “acerto grande” ao portfólio!

Tem isso em consideração para preparares a estratégia! É melhor estar preparado!

On 3/24/2020 at 12:37 PM, Mouro Emprestado said:

Esses 25% não podem pertencer à carteira, porque imobiliário directo é um tipo de activo fundamentalmente diferente, com uma liquidez muito mais limitada. Não podes vender 10%, ou 20% ou 30% de um imóvel para poderes reorganizar as percentagens entre os activos (eventualmente até podes, mas deve ser complicadíssimo neste país de colectivistas e as suas mil-e-umas-burrocracias ? ), nem podes vender ou comprar um imóvel num dia tal como um ETF ou um Fundo.

Sendo assim, essa tua carteira, sem o imobiliário, seria mais parecida ao seguinte:

Acções - 40%

Obrigações - 26,66%

Ouro - 20%

Cash - 13,33%

Face ao Portfolio Permanente, estás basicamente a aumentar o valor alocado às acções (25% -> 40%) e a diminuir residualmente o valor do ouro (25% -> 20%), enquanto que aumentas a duração das obrigações (porque o cash mais não é que uma obrigação soberana de prazo 0).

Nada contra, o que importa é ter um plano e depois segui-lo, não olhando diariamente para os ganhos (e especialmente para as perdas actuais!).

Edge e Mouro Emprestado, compreendo o que querem dizer face ao imobiliario se um activo fundamentalmente diferente.

Mas por volta de 2013 já investi directamente em imobiliário (nessa altura e fora das grandes cidades os preços eram muito mais acessíveis), numa lógica equivalente à de buy and hold. Ou seja, comprei para recuperar e colocar a alugar, com intuito de manter "para sempre" a receber rendas.

Se por um lado não é um tipo de activo líquido que permita um rebalanceamento da carteira, pareceu-me pertinente considera-lo na distribuição da totalidade da minha carteira de investimento, porque na realidade é um investimento e segue a mesma lógica de longo prazo.

A baixa volatilidade do recebr das rendas, foi o que me fez reduzir a percentagem alocada às obrigações de longo prazo, ouro e cash, parcelas do portfolio permanente que se percebi correctamente também se dedicam a dar maior estabilidade à totalidade do investimento, e assim chegar a esta distribuição como plano de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O poder da diversificação:

Ouro (XAUUSD) vs Obrigação Soberanas de Longo Prazo (TLT) vs Acções Americanas (VTI) vs Acções Americanas Large Cap alavancadas 2x (SSO):

Capture.jpg

Tudo em USD para não impactar a comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Outra comparação: MSCI World vs MSCI World Min Vol (agora em EUR):

Capture.jpg

Como podem ver, a diferença nas quedas neste último mês não são substanciais (26% vs 28% +/-) face aquilo que eventualmente se poderia esperar. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola a todos!

duvida de principiante:

É possivel ter na degiro uma só conta e o mesmo etf mas em 2 carteiras diferentes!??! Como??

imaginem: 1 iwda meu (1 carteira) e 1 iwda para cada um dos filhos (outra carteira)?

obrigado

Editado por vila
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 3 horas, Diogobc disse:

Tendo em conta a péssima situação política europeia e a capacidade histórica dos EUA, melhor ou pior, recuperarem sempre das crises e atingirem novos máximos, fará sentido pegar em parte do investimento que seria para o IWDA e apostar num ETF sobre o SP500? Não deixa de ser uma aposta activa, como sempre, mas estou tentado a fazer essa aposta...

Olhando também para este bear market e para os juros das obrigações - com a perspectiva de não subirem nos próximos tempos - até que ponto é demasiado arriscado passar de uma carteira de 60-40 ou 70-30 de acções-obrigações para uma do género 80-20 ou 90-10 acções-cash? Ou seja basicamente estar totalmente exposto ao mercado accionista no curto/médio prazo. Parece-me uma opção a considerar para quem tenha um perfil de risco e menos de... 40 anos?

Respondo-te com uma pergunta.

Se estás disposto a correr quase todo o risco nas acções americanas, fazendo uma aposta activa, porque não fazes logo um all-in com um ETF alavancado que segue o MSCI USA ou o SP500?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico