Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

há 23 horas, ucallme disse:

Boa noite a todos, espero que está mensagem vos encontre bem não obstante a situação menos confortável que vivemos atualmente.

Ja há algum tempo que tenho lido e debatido sobre a temática de deixar de ter dinheiro a apanhar pó no banco e agora, com 30 anos, decidi fazer-me a estrada. 

Pertenco, todavia, a equipa dos menos esclarecidos nestas matérias. Porém, tenho feito um esforço pra me educar a este respeito. Assim,  e sem mais delongas, pedia-vos uma opinião sobre o portfólio que pretendo montar. 

deixo, ainda, algumas informações sobre o meu background e a minha direção atual e projeto para futuro. Notem que, como muitos, tenho conta na DeGiro.

- 30 anos, sem filhos, em casa arrendada 

- tenho um fundo de emergência equivalente a 12 meses de despesas 

- estimo conseguir fazer reforços mensais

- O dinheiro que estou a contar investir não me faz falta, no sentido em que não preciso dele para o dia-a-dia e salvo um cenário apocalíptico não precisarei do mesmo pelo o período de 12 a 15 anos. 

- Gostava de, fundo esse período, atingir a minha independência financeira e conseguir retirar anualmente o valor necessário para viver.

- Procuro, nesta fase, um portfólio mais “lazy”, onde idealmente faço o rebalancing 1x por mês quando faço o reforço. 

Pensei, então, no seguinte:

- 80% / 20% Bonds 

- HSBC MSCI World ou iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) 70%

- iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc) 10%

- LYXOR EUROMTS ALL-MAT INV GRAD UCITS ETF ou iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc) 20%

Como acham que este portfólio casa com os meus objetivos? Conseguem ajudar me a decidir entre as minhas dúvidas entre um ou outro?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Um abraço 

Eu diria que, a menos que tenhas um grande montante para investir e/ou rendimentos muito altos, dificilmente conseguirás viver dos rendimentos desse tipo de investimento, muito menos num prazo de 12 - 15 anos. Também depende daquilo que é para ti o "necessário para viver".

Tens que ser tu a fazer as contas, és tu que tens os números. Vê qual é a rendibilidade média desse tipo de investimento e faz uma estimativa conservadora. Nada é garantido.

Acho que deves ter isso bem claro antes de escolher um ou outro activo. Também deves ter em conta a tua aversão ao risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

4 minutes ago, Patrone said:

Eu diria que, a menos que tenhas um grande montante para investir e/ou rendimentos muito altos, dificilmente conseguirás viver dos rendimentos desse tipo de investimento, muito menos num prazo de 12 - 15 anos. Também depende daquilo que é para ti o "necessário para viver".

Tens que ser tu a fazer as contas, és tu que tens os números. Vê qual é a rendibilidade média desse tipo de investimento e faz uma estimativa conservadora. Nada é garantido.

Acho que deves ter isso bem claro antes de escolher um ou outro activo. Também deves ter em conta a tua aversão ao risco.

Obrigado pela tua resposta. Eu já tenho algum património fruto da venda de uma participação social. Acresce que eu tenho um estilo de vida minimalista mas confortável. 
    Preferia algo que não fosse de alto risco. Diria que numa escala de 0 a 10, aceito um risco perto de 7. no fundo o que procuro é algum guidance a arrancar, sabendo vou ter de continuar a investigar a medida que vou avançado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/03/2020 às 14:05, Francisco_ disse:

# Desde o inicio do ano a 16 Março (YTD)

AR PPR = -14,3 % (por volta de 25% stock 75 % bonds)
    NB PPR = -15,2 % (por volta de 15% stock 85 % bonds)
    NB Obrigacoes Europa = -9,3 % (100 % bonds)
    NB Rendimento Plus = -9,1 % (100 % bonds)

# carteira do ze comum investidor (passive index etf)

IWDA Msci World -25,09 % (100% stocks)
    EU Gov Bond -1,90 % (100% eu gov bonds)

60% IWDA / 40% EU Gov = -15,8 % (60% stock 40 % eu gov bonds)

50% IWDA / 50% EU Gov = -13,5 % (50% stock 50 % eu gov bonds)

40% IWDA / 60% EU Gov = -11,2 % (40% stock 60 % eu gov bonds)

40% IWDA / 50% EU Gov / 10% Cash = -10,9 % (40% stock 50 % eu gov bonds 10% cash)

Francisco, já há tempos num post mais atrás vimos que no longo prazo os custos de gestão poderão fazer com que um PPR, mesmo com os benefícios fiscais à entrada e à saída, tenha um rendimento inferior a um portfólio simples com 2etf baratos de ações e obrigações. Isto considerando que obtêm o mesmo rendimento anual. 

Pergunto lhe se tiver a paciência para responder, no intervalo por exemplo dos últimos 10 anos, entre 2009 e 2019, qual terá sido o rendimento obtido por um portfólio de 2 etf (ações mundiais e obrigações europeias) na percentagem igual à do AR PPR 25/75. E qual a volatilidade. Para perceber a diferença. Num Investimento de 10000 euros por exemplo em Janeiro de 2009.

Se tiver paciência e quiser simular e partilhar connosco a mesma situação inicial e reforços anuais de 3500eur, melhor ainda. 

Desculpe o abuso. Mas isto de estar tanto tempo em casa põe nos a cabeça a pensar com mais pormenor... 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, ucallme disse:

Obrigado pela tua resposta. Eu já tenho algum património fruto da venda de uma participação social. Acresce que eu tenho um estilo de vida minimalista mas confortável. 
    Preferia algo que não fosse de alto risco. Diria que numa escala de 0 a 10, aceito um risco perto de 7. no fundo o que procuro é algum guidance a arrancar, sabendo vou ter de continuar a investigar a medida que vou avançado. 

Eu tambem estou a iniciar-me mas quando se fala em termos de risco, essa escala nao diz nada. Qual é o teu 10? Será que o 7/10 para ti é o mesmo que o 7/10 do Patrone? Quanto é que achas que aguentas uma desvalorização dos teus investimentos? Porque pode nunca recuperar. Qual seria o teu limite para venderes parte/todo o teu património?

A questão do risco tem que ser mesmo bem pensada e traçares linhas bem claras daquilo que queres fazer. 

Outra coisa importante: "estilo de vida minimalista mas confortável" - mas isto é o quê ao certo? Quanto é que achas que precisavas mensalmente/anualmente para fazer essa vida?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

,Uma pergunta para todos os que andam nisto há mais tempo :

Se tivessem por exemplo 10000 euros disponíveis para fazer uma pequena carteira com o objectivo de receber dividendos, preferiam comprar por exemplo 5 ações relativamente estáveis e com um dividendo previsível (REN, EDP, etc) ou comprar um ETF como o Vanguard all world high dividend yeld? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Mouro Emprestado disse:

Portugal será um failed state por causa do *nEoLiBeRaLiSmO. ????

Sendo assim, preferia estar exposto a um tracker mundial, do que a meia dúzia de empresas cujo negócio está, maioritariamente, dependente de um país cheio de colectivistas da treta. 

?

Mesmo se não fosse com empresas portuguesas, o etf será sempre uma aposta mais segura? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Smaug disse:

,Uma pergunta para todos os que andam nisto há mais tempo :

Se tivessem por exemplo 10000 euros disponíveis para fazer uma pequena carteira com o objectivo de receber dividendos, preferiam comprar por exemplo 5 ações relativamente estáveis e com um dividendo previsível (REN, EDP, etc) ou comprar um ETF como o Vanguard all world high dividend yeld? 

Se o ETF desvaloriza como se procede ao pagamento de dividendos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

os primeiros passo para adquirir etf na degiro é criar conta custody  que é gratuita.

Nesta conta custody convém só ter carteira etf.

Acções e acções com dividendos convém ter na conta basic

isto está tudo certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, vila disse:

Se o ETF desvaloriza como se procede ao pagamento de dividendos?

Do mesmo modo do que se fosse uma empresa. Imagine que compro a Ren que neste momento custa 2eur por ação, mais coisa menos coisa. Fazendo a conta aos 17 cêntimos que paga de dividendo, corresponde a uma yeld de 8%+-. Se o valor da ação subir e o dividendo se mantiver passa a pagar uma yeld menor. O mesmo acontece com o ETF que não passa de um conjunto de ações. A vantagem do ETF é que se alguma das empresas deixar de pagar, sai do etf sem eu ter que fazer nada. Se o etf desvalorizar e os dividendos das empresas que o constituem se mantiverem, teoricamente está a pagar uma yeld mais alta. Se eu estiver a dizer asneiras, alguém que ande nisto há mais tempo que me corrija, sff. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Smaug disse:

Do mesmo modo do que se fosse uma empresa. Imagine que compro a Ren que neste momento custa 2eur por ação, mais coisa menos coisa. Fazendo a conta aos 17 cêntimos que paga de dividendo, corresponde a uma yeld de 8%+-. Se o valor da ação subir e o dividendo se mantiver passa a pagar uma yeld menor. O mesmo acontece com o ETF que não passa de um conjunto de ações. A vantagem do ETF é que se alguma das empresas deixar de pagar, sai do etf sem eu ter que fazer nada. Se o etf desvalorizar e os dividendos das empresas que o constituem se mantiverem, teoricamente está a pagar uma yeld mais alta. Se eu estiver a dizer asneiras, alguém que ande nisto há mais tempo que me corrija, sff. 

Então recebe sempre o mesmo valor nominal independente da cotacao do ETF? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 15 horas, Smaug disse:

?

Mesmo se não fosse com empresas portuguesas, o etf será sempre uma aposta mais segura? 

Risco de mercado vs risco da empresa.

Ao teres a acção de uma empresa, corres sempre 2 riscos (3 no caso de uma empresa Portuguesa ?? ) :

- risco de mercado (quando o mercado está em bear, a generalidade das empresas desvalorizam)

- risco da empresa (podes estar num bull market e a empresa entrar em falência, ter problemas e não valorizar, etc.) 

Naturalmente se tiveres uma carteira com as ações das 50 maiores empresas e numa proporção semelhante à respectiva capitalização bolsista, então basicamente estarás a diluir o risco da empresa e a criares o teu "tracker". 

Sendo assim, diria que para 99% dos mortais, ter acções individuais poderá não ser o mais indicado vs um ETF. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 3/21/2020 at 12:12 AM, vila said:

Eu tb queria fazer simulação de carteira de etf e ver quais os rentabilidades anteriores mas não estou a conseguir no justetf.com alguém sabe de algum site onde consiga simular de um modo gratuito?

Uma hipótese possível é este site:

https://backtest.curvo.eu/

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    14 hours ago, superkinas said:

os primeiros passo para adquirir etf na degiro é criar conta custody  que é gratuita.

Nesta conta custody convém só ter carteira etf.

Acções e acções com dividendos convém ter na conta basic

isto está tudo certo ?

Diria que sim, tendo como objectivo aproveitar o melhor dos dois mundos em termos de custos sabendo que na conta basic pode existir empréstimo de títulos por parte da DeGiro a terceiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou iniciado nesta questão mas fiquei com fundos disponíveis que gostava de aplicar, pelo que estou a ler o tópico desde o início para me ajudar a seleccionar os ETFs..

Gostava de uma opinião sobre um questão que ainda não vi respondida nas primeiras 97 páginas deste tópico:

=> Para um investimento de 40.000 €, com previsão de reforços anuais de 4.000 € (que seriam usados para rebalancear um portfolio de 4 ETFs), faz mais sentido investir em ETFs ou ou Fundos de Investimento?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/03/2020 às 18:22, Visitante João Carlos disse:

O meu conselho prático é que aprendas a ler. Depois de efectivamente aprenderes conseguirás assimilar melhor o conteúdo e significado daquilo que é escrito.

Ou seja continuas a dizer absolutamente nada. Ou apresentas argumentos construtivos ou então nao vale a pena comentares mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 3/22/2020 at 9:23 PM, Edge said:

Olá! 

Bem, irá sempre depender de várias variáveis. (a resposta normal) :) 

Mas para evitar divergir muito irei dar a minha opinião pessoal (até porque como já deves ter lido bastantes vezes neste tópico, depende sempre de cada situação em particular e da tua “mentalidade” de investidor)

Acho que compensará os ETF’s, quando bem escolhidos, pela menor despesa corrente associada. E também pela “facilidade” de acompanhamento e respectivos reforços.

Os ETF’s como são cotados em bolsa podes fazer uma compra e/ou venda com base em valores quase instantâneos enquanto que nos fundos das a ordem de compra e/ou venda e demora sempre algum tempo, podendo haver “mudanças” nos valores.

Mas, mais uma vez, isto é a minha opinião (e aplica-se bem à minha situação) não sendo necessariamente a melhor opção.

Posso-te também dizer, que invisto maioritariamente através de ETF’s, mas também tenho 2 Fundos, por opção e para efeitos de acrescentar uma outra camada de “proteção” ao meu portefolio.

Ou seja, combinei ETF’s e Fundos para fazer a minha carteira global.

O meu conselho será que primeiro definas bem a tua carteira em termos de alocação e depois procures os instrumentos mais adequados para o teu perfil, ETF’s ou Fundos, para a alocação pretendida e com base nas tuas decisões.

Depois, avança e foca-te em cumprir o plano em vez de colocares “dúvidas” se foi ou não a melhor opção.

Acho que este é o melhor conselho que podes ter!

Olá, obrigado pela resposta. Estive a acabar de ler o total do tópico dos ETFs antes de reposnder.

Andei indeciso entre 2 portfolios: o portfolio 4 Estações do Ray Dalio, e o portfólio permanente do Harry Brown.

Para se adaptar à minha realidade, decidi-me por um portfólio um pouco diferente para poder comportar a totalidade dos meus activos:

Acções - 30%

Obrigações Longo Prazo (Soberanas, Europeias) - 20%

Ouro - 15%

Imobiliario - 25% (neste caso por investimento directo para colocar em arrendamento)

Cash e equivalentes - 10%

Irei usar ETFs para acções, obrigações e ouro, que sejam de replicação física, sem alavancagem, sem distribuição de dividendos. Com preferencia com grande volume de negociação.

Uma vez que vou fazer o portfolio no Banco Invest:

- Para acções escolhi o já aqui muito referenciado IWDA - ISHARES CORE MSCI WORLD UCITS ETF

- Para obrigações vi os MTD - LYXOR ETF EUROMTS 7-10Y INVESTMENT GRADE e MTE - LYXOR EURO GOVERNMENT BOND 10-15Y DR, sendo que o primeiro é de médio prazo e o segundo ainda assim é de um prazo mais curto que o que pretendia.

Algum deles parece desadequado ao exposto, ou levanta alertas?

Ou se existirem melhores sugestões para esta implementação, agradeço desde já.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Houdinni disse:

- Para obrigações vi os MTD - LYXOR ETF EUROMTS 7-10Y INVESTMENT GRADE e MTE - LYXOR EURO GOVERNMENT BOND 10-15Y DR, sendo que o primeiro é de médio prazo e o segundo ainda assim é de um prazo mais curto que o que pretendia

Parece-me tudo em conformidade com as escolhas e decisões que apresentas.

Apenas uma opinião em relação às obrigações!

Eu prefiro sempre o menor número de ETF’s possíveis para redução de custos e facilitar nos rebalanciamentos.

Dá uma vista de olhos no Lyxor EuroMTS All-maturity.

Compara com esses que estás a considerar.

E só mais uma coisa! O imobiliário acho fantástico, mas para manter as alocações torna-se mais difícil. Eu falo por mim!

Basta adicionar um imóvel por exemplo de 100.000€, com entrada de 20% para termos que fazer um “acerto grande” ao portfólio!

Tem isso em consideração para preparares a estratégia! É melhor estar preparado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    12 hours ago, Houdinni said:

Andei indeciso entre 2 portfolios: o portfolio 4 Estações do Ray Dalio, e o portfólio permanente do Harry Brown.

Para se adaptar à minha realidade, decidi-me por um portfólio um pouco diferente para poder comportar a totalidade dos meus activos:

Obrigações Longo Prazo (Soberanas, Europeias) - 20%

Irei usar ETFs para acções, obrigações e ouro, que sejam de replicação física, sem alavancagem, sem distribuição de dividendos. Com preferencia com grande volume de negociação.

Uma vez que vou fazer o portfolio no Banco Invest:

- Para obrigações vi os MTD - LYXOR ETF EUROMTS 7-10Y INVESTMENT GRADE e MTE - LYXOR EURO GOVERNMENT BOND 10-15Y DR, sendo que o primeiro é de médio prazo e o segundo ainda assim é de um prazo mais curto que o que pretendia.

Algum deles parece desadequado ao exposto, ou levanta alertas?

Ou se existirem melhores sugestões para esta implementação, agradeço desde já.

Não sei se no Invest tem estas possiveis opções para maiores maturidades (no entanto, qualquer uma delas não tem grande volume de negociação):

+15 a 30 anos

LU0290357507

LU1287023268

+ 25 anos

LU0290357846

LU1686832194

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico