Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Vão sempre existir diferenças em algo que tenta replicar um índice do próprio índice, por diversas razões, mas se tiver dúvidas, pode sempre colocar um gráfico do ETF e do índice em causa e ver por si mesmo quais são...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Visitante duvidoso disse:

O senhor que colocou a questao tem razao, pois enquanto as duas bolsas estavam abertas esses valores estavam na mesma assim desproporcionais. Também nao encontei explicaçao-

O mesmo se tem passado em DTLA e o TLT. Nesta volatilidade elevada os desfasamentos de horários fazem com que os ETF pareçam que têm movimentos "estranhos" e diferentes em cada continente. Durante a sessão estava a "apanhar" o movimento de +5% que houve nos EUA após o fecho do mercado Europeu no dia anterior. Deixo aqui a imagem do IUSA (iShares S&P 500 UCITS ETF USD (Dist) (EUR) | IUSA) vs o SPY. Sinalizei o movimento "estranho" e podem ver que foi simplesmente um "ajuste". Ironicamente foi o dia em que fecharam com rentabilidade mais semelhante desde o início do ano (coincidência). 

image.png.bc2345b9f20c2138b0901b70c13ee0c7.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É também por causa destas diferenças que um investimento ETF não é o mesmo de investir diretamente em acções e\ou num fundo de investimento activo, o ETF não deve ser usado como instrumento de trade imediato mas sim de médio\longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Colegas, no meu caso que só iniciei a minha carteira em 2018, hoje já estou no "vermelho" após uma evolução tranquila mas muito curta de apenas 1 ano e meio. Tudo tranquilo.

Tenho como plano apenas um reforço anual no inicio de cada ano mas perante esta situação, estava a pensar se não seria de fazer um reforço extra neste momento.

Qual vai ser a V/ Posição neste momento? Vão reforçar? e se sim, já ou vão ainda esperar mais um pouco?

Editado por Alvesd
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Alvesd disse:

Colegas, no meu caso que só iniciei a minha carteira em 2018, hoje já estou no "vermelho" após uma evolução tranquila mas muito curta de apenas 1 ano e meio. Tudo tranquilo.

Tenho como plano apenas um reforço anual no inicio de cada ano mas perante esta situação, estava a pensar se não seria de fazer um reforço extra neste momento.

Qual vai ser a V/ Posição neste momento? Vão reforçar? e se sim, já ou vão ainda esperar mais um pouco?

Também iniciei nessa altura, estou na mesma situação. Já reforcei e vou continuar a reforçar forte caso a tendência se mantenha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Patrone disse:

Também iniciei nessa altura, estou na mesma situação. Já reforcei e vou continuar a reforçar forte caso a tendência se mantenha.

A minha carteira de ações levou uma taulada de todo o tamanho. A carteira vais-se aguentando na globalidade devido, em grande medida, às mais valias que acumulei em alguns fundos e obrigações ao longo dos  últimos anos, vamos ver por quanto tempo ?

Parece-me que o sangue vai escorrer pelas ruas durante algum tempo. Ainda estamos no início. Agora é o susto, depois serão os verdadeiros efeitos económicos e sociais desta crise.

Tenho resistido a reforços, porque penso que isto está para durar, o VIX mete medo... mas posso estar enganado... 

Abraço. Vamos fechar isto e voltar daqui a um mês ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando comecei a investir em ETF's, segui o portfolio original do Salvador, do início deste tópico. No entanto fiz algumas asneiras de principiante: comprei os ETFs sediados nos EUA e de distribuição.

Com esta nova crise, penso ser a melhor altura para comprar os mesmos ETF's sediados na Europa e de acumulação. 

A dúvida é o que faço em relação aos que já possuo, os de distribuição. Será melhor vender com mais-valias enquanto ainda as tenho, ou com menos-valias, já que dá para descontar isso no IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho acompanhado este tópico e estou interessado em pôr mais algum do meu capital a render.

Tenho atualmente dinheiro:

À ordem, em DP, PPR (AR) em CTPC (a terminar).

Também já fiz umas brincadeiras com criptos (BTC e ETH) e P2P (Mintos, grupeer, estateguru, iuvo e robocash)

Estou interessado em experimentar os ETF devido ao baixo custo de gestão e potencial de crescimento (ainda mais agora que estamos em baixa, se bem que ainda deve baixar mais, mas quando chegar a altura quero estar preparado para avançar).

Do que li posso usar bancos ou corretoras (tenho em aberto activobank, banco invest, e degiro)

Em relação à Degiro tenho as minhas reservas porque neste fórum há um tópico só dessa casa e aquilo parece ter preços competitivos mas é só queixas (não há bela sem senão)

Em relação aos ETFs ainda não escolhi, mas pelo que pude apreceber-me, sendo leigo o ideal para EU começar parece ser:

Que acumulem o valor dos dividendos e não distribuam para compôr o juro e que repliquem indices abrangentes (indices mundiais, S&P500 por exemplo)

Se até aqui tiver dito asneiras por favor corrijam-me.

Agora a razão que me leva a escrever é esta:

Alguém tem opinião sobre esta casa? Pode-se sequer usar em Portugal?

Alguém tem opinião sobre este ETF: PowerShares EQQQ Nasdaq-100 ETF (sim, eu sei que não se enquadra com os critérios que falei acima.

Opiniões procuram-se.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@cmbandeira é curioso mencionares esse ETF. Costumo acompanhar portofolios publicados, sejam reais ou virtuais, e há pouco tempo reparei neste que estava a ser bem resiliente ao crash:  .25 nasdaq-100, .15 nyse arca gold bugs, .20 tecdax, .15 msci world consumer staples e .25 msci world information technology. Algo que eu nunca escolheria mas está com um YTD de -5%, e 61% desde Abril de 2016 (até onde simulei). Neste caso houve uma aposta muito forte no sector tecnológico (nasdaq, msci-w information technology, tecdax) com dois estabilizadores (msci-w consumer staples, gold).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Chegou a altura de fazer o meu portfólio de acções e obrigações, usando 2 ETF's. O objectivo é para longo prazo, com reforços periódicos.

Vou usar a degiro, por isso compilei uma longa lista de ETFs de obrigações soberanas, e seleccionei 2 que correspondem às seguintes condições: são UCITS, de replicação física, em EUR e grátis na degiro. O ETF de acções será o IWDA, IE00B4L5Y983.

Cheguei assim ao LU1287023185 e ao LU1287023003. Ambos têm volumes de transação na ordem dos 260m, e uma TER de 0.17%. 

O LU1287023185 é de obrigações 7-10 anos, e o LU1287023003 5-7. 

Agora as dúvidas:

- Do que tenho lido pelo fórum, recomenda-se prazos intermédios. Portanto o de 5-7 seria preferível, ou o de 7-10 também é considerado prazo intermédio? Ou visto que é para investir a longo prazo, não importa?

- A volatilidade de um ano do 7-10 é 4.14%, enquanto do 5-7 é 2.88%. Mais uma vez, deverei ter isto em conta ou para longo prazo torna-se mais irrelevante?

- Ambos estes ETFs são de obrigações soberanas europeias. É o meu mercado local, portanto penso que são uma boa escolha. Porém, não seria bom também ter obrigações do resto do mundo (leia-se USA)? Para isso seleccionei o LU0942970798  e o IE00BDBRDM35. Ambos incluem os emergentes, o que pode ser uma desvantagem. O  LU0942970798 é também de replicação sintética, e preferia que fosse física. E ambos são hedged, o que do que tenho lido penso que seria preferível que não fossem, apesar de não ter bem noção do porquê (suponho que sejam apenas por serem mais caros, visto estarem a cobrir o risco cambial?).

Aproveito para perguntar o que influencia a sede do ETF? Dos que compilei, alguns são sediados na Irlanda e outros no Luxemburgo. è só por serem da lyxor ou da Ishares? Deveria ter preferência por Luxemburgo ou Irlanda?

Os que deixei de fora por não serem grátis na degiro estão enumerados abaixo (juntamente com os dois grátis que considerei acima), com o volume de negociação, a TER, a currency, e a volatilidade. Num futuro próximo tenciono abrir conta no Banco carregosa, e fazer lá um portfolio 30/70 também. Assim, sem a limitação de ser ou não um dos ETF's grátis da Degiro, quais dos abaixo será o melhor para o portfolio de longo prazo 30/70?

LU1287023003 (EPA)– UCITS, 5-7 years, EU gov bonds ,  263m, physical,  0.17 % TER, Luxembourg; 2.88% volatilidade

LU1287023185 – (EPA) UCITS, 7-10 anos, EU bonds, 272m, 0.17%,  physical,  Luxembourg, 4.14 volatilidade

IE00B3VTML14 – UCITS 3-7 years, EU bonds, 463m, 0.2%, physical, Ireland, volatilidade 3.95%

LU1829219713 – EU bonds, highest credit ratings, macro-weighted, 3-5 years, UCITS, 134m, physical, 0.17%, Luxembourg, 1.35% volatilidade

LU0942970798 – Developed and emerging markets, UCITS, 376m, synthetic, Hedged, 0.2%, Luxembourg; 3.36 volatilidade

LU0290355717 – obrigações europeias – todos os países do EUR, all maturities, physical, 0.15%, Luxembourg, size 3.516m, 4.68% volatilidade

IE00BDBRDM35 - Obrigações globais (emerging and global) UCITS, hedged, physical, 0.1%, Ireland; 3.88 % volatilidade

Muito obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, DAMP said:

Olá,

Chegou a altura de fazer o meu portfólio de acções e obrigações, usando 2 ETF's. O objectivo é para longo prazo, com reforços periódicos.

Vou usar a degiro, por isso compilei uma longa lista de ETFs de obrigações soberanas, e seleccionei 2 que correspondem às seguintes condições: são UCITS, de replicação física, em EUR e grátis na degiro. O ETF de acções será o IWDA, IE00B4L5Y983.

Cheguei assim ao LU1287023185 e ao LU1287023003. Ambos têm volumes de transação na ordem dos 260m, e uma TER de 0.17%. 

O LU1287023185 é de obrigações 7-10 anos, e o LU1287023003 5-7. 

Agora as dúvidas:

- Do que tenho lido pelo fórum, recomenda-se prazos intermédios. Portanto o de 5-7 seria preferível, ou o de 7-10 também é considerado prazo intermédio? Ou visto que é para investir a longo prazo, não importa?

- A volatilidade de um ano do 7-10 é 4.14%, enquanto do 5-7 é 2.88%. Mais uma vez, deverei ter isto em conta ou para longo prazo torna-se mais irrelevante?

- Ambos estes ETFs são de obrigações soberanas europeias. É o meu mercado local, portanto penso que são uma boa escolha. Porém, não seria bom também ter obrigações do resto do mundo (leia-se USA)? Para isso seleccionei o LU0942970798  e o IE00BDBRDM35. Ambos incluem os emergentes, o que pode ser uma desvantagem. O  LU0942970798 é também de replicação sintética, e preferia que fosse física. E ambos são hedged, o que do que tenho lido penso que seria preferível que não fossem, apesar de não ter bem noção do porquê (suponho que sejam apenas por serem mais caros, visto estarem a cobrir o risco cambial?).

Aproveito para perguntar o que influencia a sede do ETF? Dos que compilei, alguns são sediados na Irlanda e outros no Luxemburgo. è só por serem da lyxor ou da Ishares? Deveria ter preferência por Luxemburgo ou Irlanda?

Os que deixei de fora por não serem grátis na degiro estão enumerados abaixo (juntamente com os dois grátis que considerei acima), com o volume de negociação, a TER, a currency, e a volatilidade. Num futuro próximo tenciono abrir conta no Banco carregosa, e fazer lá um portfolio 30/70 também. Assim, sem a limitação de ser ou não um dos ETF's grátis da Degiro, quais dos abaixo será o melhor para o portfolio de longo prazo 30/70?

LU1287023003 (EPA)– UCITS, 5-7 years, EU gov bonds ,  263m, physical,  0.17 % TER, Luxembourg; 2.88% volatilidade

LU1287023185 – (EPA) UCITS, 7-10 anos, EU bonds, 272m, 0.17%,  physical,  Luxembourg, 4.14 volatilidade

IE00B3VTML14 – UCITS 3-7 years, EU bonds, 463m, 0.2%, physical, Ireland, volatilidade 3.95%

LU1829219713 – EU bonds, highest credit ratings, macro-weighted, 3-5 years, UCITS, 134m, physical, 0.17%, Luxembourg, 1.35% volatilidade

LU0942970798 – Developed and emerging markets, UCITS, 376m, synthetic, Hedged, 0.2%, Luxembourg; 3.36 volatilidade

LU0290355717 – obrigações europeias – todos os países do EUR, all maturities, physical, 0.15%, Luxembourg, size 3.516m, 4.68% volatilidade

IE00BDBRDM35 - Obrigações globais (emerging and global) UCITS, hedged, physical, 0.1%, Ireland; 3.88 % volatilidade

Muito obrigado!

Alguns comentários que pode ou não considerar na sua escolha:

- 5-7 é o intermédio. 7-10 é a parte superior do intermédio, porque o prazo mais longo normalmente é indicado a partir dos 10 para cima ou mais.

- Ter obrigações denominadas em outras moedas sem protecção cambial é ainda mais um risco que se assume em obrigações, não se aplicam as conclusões empíricas de longo prazo como para o caso das acções.

- Replicação sintetica é mais um grau de complexidade no produto, não vejo nenhuma razão de a usar dadas todas as opções disponíveis.

- Estar sediado no Luxemburgo ou na Irlanda é para efeitos fiscais do próprio organismo colectivo, beneficia todos se forem locais vantajosos fiscalmente como esses.

- Aumentar o prazo da maturidade das obrigações é basicamente expor-se a maior risco de variações com as alterações das taxa de juro dirigidas pelo BCE ou outros bancos centrais. Depende da sua estratégia e carteira, mas para a que descreve seria mais aconselhado o prazo intermédio. Se quiser uma medida rápida apenas para ter a noção da ordem de grandeza (não é exacta ou tenciona ser) do risco que assume pode fazer este exercício: ir ao KIID ou página do distribuidor do fundo onde tenciona investir e tirar as medidas ponderadas de "yield" (aqui também há mais detalhes, mas para esta medida não vou olhar a eles) e "maturity", assumindo que a taxa de juro num ano tenha uma subida acumulada de 1% então pode subtrair as ponderações da "yield" à de "maturity" e fica com uma noção da desvalorização consequente que irá sentir nesse ano numa situação mais extrema. Alguns também divulgam uma medida de convexidade, quanto mais alta, mais pode esperar volatilidade. Algures lá para trás neste tópico eu e outros já falamos mais em detalhe sobre isto.

- Depois é o risco de crédito, em alturas de maior aperto é bom termos a noção das obrigações que estão nos produtos que escolhemos. Diversificar é a palavra de ordem, especialmente se estou a assumir risco com maior peso das acções, não vou assumir mais risco com obrigações porque nas alturas em que elas sejam precisas, vão tornar-se mais uma dor de cabeça do que uma âncora para a carteira. Veja o comportamento recente dos PPR como o NB PPR (maturidades longas, uso de derivados, risco crédito) ou o Invest AR (muitas obrigações de empresas, risco de crédito), são constituídos por volta de 75% ou mais obrigações, mas cada um com as suas opções e consequências neste campo. Alias, só para ter mais um exemplo próximo, no histórico de quedas do AR PPR as de maior magnitude foram porque nessas alturas tinham bastante divida de Portugal e esta desvalorizou imenso no mercado.

Mais risco, mais possibilidade de retorno, mas também mais possibilidade de perda. É o costume.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    2 hours ago, DAMP said:

Muito obrigado @Francisco_!

Uma outra dúvida: e se em vez do IWDA usar o ALL world da vangaurd, IE00BK5BQT80? Inclui os emergentes, sendo portanto acções mundiais efectivamente. E é da Vanguard. A desvantagem é ser um ETF muito recente. Alguma opinião?

O IWDA cobre neste momento 85% dos desenvolvidos o que resulta em uns ~75% mundiais. O da Vanguard cobre ~95% mundial entre desenvolvidos e emergentes.

Depois existe a vantagem de o IWDA na Degiro ter preço em tempo real e uma operaçao mensal gratuita. A nivel de spread bid/ask e' baixissimo, e' um dos maiores ETF europeus a nivel de dimensao, tem imenso volume diario de transacçao. Agora, realmente para quem quer cobrir mais mercado e apanhar emergentes, nao tem a exposiçao directa, no entanto a interdependencia e' hoje um facto, pode nao apanhar a (hipotetica!) onda de crescimento emergente mas beneficia dela parcialmente. Em termos de TER, estao bastante proximos, sendo que em ambos o tracking error e' inexistente (ambos com replicaçao fisica por amostragem e com emprestimo de acçoes). Para ter um ETF sem estar com questoes de incluir ou nao emergentes, entao o da Vanguard e' uma excelente opçao porque expoe apenas a parte da capitalizaçao correspondente e se existir mudanças ele vai rebalancear internamente sem haver trabalho para o investidor. Acho que sera' mais por esse ponto, se quer ou nao emergentes e se beneficiar das vantagens na Degiro para o IWDA e' significativo para si. Pode sempre investir num uma soma e aplicar os reforços atraves do outro, ha' possibilidade de mistura.

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Francisco_ disse:

O IWDA cobre neste momento 85% dos desenvolvidos o que resulta em uns ~75% mundiais. O da Vanguard cobre ~95% mundial entre desenvolvidos e emergentes.

Depois existe a vantagem de o IWDA na Degiro ter preço em tempo real e uma operaçao mensal gratuita. A nivel de spread bid/ask e' baixissimo, e' um dos maiores ETF europeus a nivel de dimensao, tem imenso volume diario de transacçao. Agora, realmente para quem quer cobrir mais mercado e apanhar emergentes, nao tem a exposiçao directa, no entanto a interdependencia e' hoje um facto, pode nao apanhar a (hipotetica!) onda de crescimento emergente mas beneficia dela parcialmente. Em termos de TER, estao bastante proximos, sendo que em ambos o tracking error e' inexistente (ambos com replicaçao fisica por amostragem e com emprestimo de acçoes). Para ter um ETF sem estar com questoes de incluir ou nao emergentes, entao o da Vanguard e' uma excelente opçao porque expoe apenas a parte da capitalizaçao correspondente e se existir mudanças ele vai rebalancear internamente sem haver trabalho para o investidor. Acho que sera' mais por esse ponto, se quer ou nao emergentes e se beneficiar das vantagens na Degiro para o IWDA e' significativo para si. Pode sempre investir num uma soma e aplicar os reforços atraves do outro, ha' possibilidade de mistura.

Eu pessoalmente, na parte do meu portefolio destinada a accoes, tenho apenas e exactamente os dois ETF´s , e ambos na Degiro, os quais tento equilibrar em valores iguais o investido em cada um. 

Inicialmente comprava apenas IWDA , mas comecei a comprar Vanguard assim que esse ETF foi lançado, e porque a empresa me inspira confiança,  estando desse modo a investir em ETF de duas gestoras diferentes.
    Nao recomendo vivamente esta abordagem ao investimento, até porque comprar o ETF da Vanguard tem um custo de no minimo 2€ e ao fim de cerca de 20 ou 30 compras, compraria uma participacao do IWDA por exemplo.

Mas eu pessoalmente gosto de possuir estes dois ETF´s muito semelhantes mas de gestoras diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Sou novato no que diz respeito a investimento e mercados financeiros, tenho lido e aprendido sozinho à medida que vou avançando e investindo gradualmente. Tenho 23 anos, sou estudante universitário (não tenho rendimentos ainda) e apenas vou conseguindo fazer reforços mensais de cerca de 50/100€ mensalmente aproveitando os ETFs gratuitos da Degiro.

Tenho algumas questões em que a vossa experiência seria muito bem vinda!

Contextualização: Estou nisto a longo prazo, horizonte de investimento de +25/30 anos. Todo o dinheiro que invisto não "preciso" dele e quero construir uma carteira com reforços frequentes e vê-la crescer.

Neste momento o meu portfólio consiste em 3 ETFs com a premissa de diversificar e ter exposição ao mercado americano, europeu e mercados emergentes:

1) LU1681048804 - AMUNDI ETF SP500

2) LU1681042609 - AMUNDI MSCI EUROPE

3) LU1681045370 - AMUNDI ETF MSCI EM

Descobri este fórum há pouco tempo e tenho lido o que vão falando, e surgiu-me uma questão: Em vez de tentar utilizar vários fundos para diversificar a carteira, acham que faria mais sentido para alguém leigo como eu investir apenas num fundo que siga o MSCI World Index? 

Obrigado desde já! E peço desculpa se a pergunta não tiver muito nexo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Carlos
    2 hours ago, DGMB23 said:

Boas!

Sou novato no que diz respeito a investimento e mercados financeiros, tenho lido e aprendido sozinho à medida que vou avançando e investindo gradualmente. Tenho 23 anos, sou estudante universitário (não tenho rendimentos ainda) e apenas vou conseguindo fazer reforços mensais de cerca de 50/100€ mensalmente aproveitando os ETFs gratuitos da Degiro.

Tenho algumas questões em que a vossa experiência seria muito bem vinda!

Contextualização: Estou nisto a longo prazo, horizonte de investimento de +25/30 anos. Todo o dinheiro que invisto não "preciso" dele e quero construir uma carteira com reforços frequentes e vê-la crescer.

Neste momento o meu portfólio consiste em 3 ETFs com a premissa de diversificar e ter exposição ao mercado americano, europeu e mercados emergentes:

1) LU1681048804 - AMUNDI ETF SP500

2) LU1681042609 - AMUNDI MSCI EUROPE

3) LU1681045370 - AMUNDI ETF MSCI EM

Descobri este fórum há pouco tempo e tenho lido o que vão falando, e surgiu-me uma questão: Em vez de tentar utilizar vários fundos para diversificar a carteira, acham que faria mais sentido para alguém leigo como eu investir apenas num fundo que siga o MSCI World Index? 

Obrigado desde já! E peço desculpa se a pergunta não tiver muito nexo 

Olá  (O que se segue não é para ti mas para quem a carapuça enfiar)

Vi pela primeira vez este forum há 8 anos creio, continuo a ver erros graves em 99% dos Portfolios. 

Acho interessante ver que o aconselhamento financeiro de qualidade não tem muitos clientes (Em boa verdade aconselhamento financeiro de qualidade é raro ,mas existe)

porque as pessoas preferem perder 50 vezes mais a fazer asneiras.

Raramente respondo porque são sempre as mesmas duvidas e preguiça (Não é dirigido a ti mas em geral ). Lê tudo de ponta a ponta e toma notas 

Quanto tempo demora ler tudo , 5 horas , 10 ? 

É melhor vir aqui e perguntar , quando nem sabemos aquilo que quem nos responde sabe ?  Ao leres as dezenas de páginas vais ver fundamentos

e ideias , isso pode levar (em função do investimento) a ganhar mais 1000€ -5000€ - 30000€ !!!! E por aí...vale a pena investir 10 horas para ganhar potencialmente mais 5000€ ? Para saber melhor o que se faz ?

Existem quem saiba fazer melhor que a base aqui explanada e porque raio essas pessoas devem ensinar preguiçosos sem nada em troca ?

Estudem e invistam tempo principalmente se têm entre 20 a 35 anos .

O que escrevi acima não é para ti mas para a maioria das pessoas. Em relação ao teu Portfolio deverias explicar as %s e o fundamento mas não o fazes.

Pessoalmente preferia um fundo global por vários motivos já aqui mencionados . Existem uns com a opção EM , deves reflectir bem se vale a pena. Boa sorte

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos, espero que está mensagem vos encontre bem não obstante a situação menos confortável que vivemos atualmente.

Ja há algum tempo que tenho lido e debatido sobre a temática de deixar de ter dinheiro a apanhar pó no banco e agora, com 30 anos, decidi fazer-me a estrada. 

Pertenco, todavia, a equipa dos menos esclarecidos nestas matérias. Porém, tenho feito um esforço pra me educar a este respeito. Assim,  e sem mais delongas, pedia-vos uma opinião sobre o portfólio que pretendo montar. 

deixo, ainda, algumas informações sobre o meu background e a minha direção atual e projeto para futuro. Notem que, como muitos, tenho conta na DeGiro.

- 30 anos, sem filhos, em casa arrendada 

- tenho um fundo de emergência equivalente a 12 meses de despesas 

- estimo conseguir fazer reforços mensais

- O dinheiro que estou a contar investir não me faz falta, no sentido em que não preciso dele para o dia-a-dia e salvo um cenário apocalíptico não precisarei do mesmo pelo o período de 12 a 15 anos. 

- Gostava de, fundo esse período, atingir a minha independência financeira e conseguir retirar anualmente o valor necessário para viver.

- Procuro, nesta fase, um portfólio mais “lazy”, onde idealmente faço o rebalancing 1x por mês quando faço o reforço. 

Pensei, então, no seguinte:

- 80% / 20% Bonds 

- HSBC MSCI World ou iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) 70%

- iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF (Acc) 10%

- LYXOR EUROMTS ALL-MAT INV GRAD UCITS ETF ou iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc) 20%

Como acham que este portfólio casa com os meus objetivos? Conseguem ajudar me a decidir entre as minhas dúvidas entre um ou outro?

Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Um abraço 

Editado por ucallme
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Carlos
    5 hours ago, Zylmaster said:

Mas tens algum conselho na prática ou simplesmente vieste mandar uma posta de pescada? É que o teu post nao acrescenta nada.

O meu conselho prático é que aprendas a ler. Depois de efectivamente aprenderes conseguirás assimilar melhor o conteúdo e significado daquilo que é escrito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Na elaboração da minha estratégia de investimento relativamente à crise do Corona delineei alguns passos para longo prazo (continuar o que já fazia) e para médio prazo (adquirir algumas ações individuais e alguns ETFs que exponho infra):

Objetivo: Investimento a 3-7 anos

Confiante que os EUA irão eventualmente recuperar da crise (como sempre o fizeram) decidi investir num produto que seja leveraged (amplia retornos e perdas). Após muita procura por algo decente encontrei estas alternativas:

Amundi ETF Leveraged MSCI USA Daily UCITS ETF EUR (ISIN: FR0010755611)

Xtrackers S&P 500 2x Leveraged Daily Swap UCITS ETF  (ISIN: LU0411078552)

O 1º segue o índice MSCI USA (628 stocks Americanos)

O 2º segue o famoso S&P 500. Ambos são 2x Leveraged.

Agora gostava de partilhar convosco algo que me deixou... intrigado:

Se formos ver a comparação desde sempre entre os 2 (Têm origem semelhante):

Kw4UMEY.jpg

O MSCI USA tem uma vantagem desde 2015~

Contudo, num gráfico só dos últimos 5 anos:

mcKGrNE.jpg

O S&P500 tem uma  ligeira vantagem desde meio de 2015 ...
    Interessante eh.

Até ao momento, só encontrei o XTrackers S&P 500 2x Leveraged disponível num Broker que uso. Não encontrei o Amundi em lado nenhum.

Posto isto, gostava de ouvir a vossa opinião se acham o S&P diversificado o suficiente para ser "seguro" ou se acham que deva procurar um broker que tenha um ETF leveraged que siga o MSCI USA. O Objetivo será distribuir algo como 2000-3000€ com Dollar Cost Average a partir do momento em que achar que esta incerteza toda do Vírus desaparece e que sinta alguma estabilidade econónima (que não prevejo ser antes de 1mês e meio). 

Aguardo a vossa opinião :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico