Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

há 5 horas, elkefro disse:

mas tens 2 etf's de obrigações acc na lista de gratuitos:

LYXOR EURMTS 57YIGF EPA | MTC | LU1287023003

LYXOR EUROMTS 710YF EPA | LU1287023185

É isso. Eu acho que vou optar pela de 7-10 anos. 

Obrigado pela ajuda! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, hnm disse:

Ok, obrigado @Mouro Emprestado e @N.Rocha.

Mas como posso procurar pelo ISIN sem o saber? Tenho de procurar primeiro pelo nome certo?

Quando pesquiso pelo nome no justetf.com aparecem-me vários e eu não sei quais deles são

Conseguem dar-me o ISIN por exemplo destes dois ETFs ou dizer-me como posso descobrir os mesmos pelo nome:

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

Obrigado.

quando procuras no justetf, ex por isharses s&p 500 e filtras por acumulação, ficas com um quadro deste tipo

500.png

se reparares, no topo tens o que procuras e os restantes são sub-sets (contem um grupo de acções menores do que o etf pai ). tens o sector da saude, energia, financials, etc.

Editado por N.Rocha
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, hnm disse:

Ok, obrigado @Mouro Emprestado e @N.Rocha.

Mas como posso procurar pelo ISIN sem o saber? Tenho de procurar primeiro pelo nome certo?

Quando pesquiso pelo nome no justetf.com aparecem-me vários e eu não sei quais deles são

Conseguem dar-me o ISIN por exemplo destes dois ETFs ou dizer-me como posso descobrir os mesmos pelo nome:

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

Obrigado.

- iShares S&P 500 -> IE00B5BMR087

- iShares MSCI World -> IE00B4L5Y983

Ambos são de acumulação.

Contudo se quiseres distribuição:

- iShares S&P 500 -> IE0031442068

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, investidor disse:

- iShares S&P 500 -> IE00B5BMR087

- iShares MSCI World -> IE00B4L5Y983

Ambos são de acumulação.

Contudo se quiseres distribuição:

- iShares S&P 500 -> IE0031442068

Obrigado. Ajuda bastante a quem é iniciante nisto. Já estive a ver também o que é distribuição e acumulação.

Agora é ver qual o melhor momento para comprar e se vale a pena comprar estes ETFs!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 45 minutos, hnm disse:

Obrigado. Ajuda bastante a quem é iniciante nisto. Já estive a ver também o que é distribuição e acumulação.

Agora é ver qual o melhor momento para comprar e se vale a pena comprar estes ETFs!

Se tens essas dúvidas, nada como ler este tópico de fio a pavio... 2 vezes no mínimo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, hnm disse:

De nada. 

A meu ver tem tudo a ver com 2 questões (mas não só) :

- Custos (na Degiro procura pela lista de ETFs onde não pagas comissão) 

- Impostos ( no país onde trabalhas procura a diferença fiscal entre um e outro)

Se já leste a diferença entre os 2 escolhe o que te dá mais benefício. Eu por acaso fiz um erro. Escolhi distribuição porque queria ir recebendo dividendos periodicamente, contudo depois modifiquei o meu plano. Entretanto ao vender o DIST que tinha e comprar noutro por ACC ainda tive que pagar taxas e comissões, mas enfim aproveitei a volatilidade e descida do mercado para compensar essas perdas.

Em relação ao melhor momento, só o saberás no futuro ;) Tens sorte de qualquer maneira não teres investido há poucos meses atrás...

ps: Esqueci-me de te dar o DIST do MSCI World -> IE00B0M62Q58. Todos eles são da BlackRock e têm TER relatiavmente baixos. Mas há outros... Amundi, Vanguard, etc...

Editado por investidor
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Um choque petrolífero era mesmo o que fazia falta agora lol

A quem está a entrar agora no mercado, aconselho a não ir all-in para já. Ter um plano, ir entrando com calma, reforçando nos momentos definidos.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    há 3 horas, Tiago Cardoso 17 disse:

Alguém ponderou algum etf de petróleo?

com esta desvalorização toda acho que é de aproveitar.

que etf ligado ao petróleo recomendariam? 

Pessoalmente não estou a ponderar. Em termos de oferta, os que seguem o msci world energy (e.g. IE00BM67HM91)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar iniciar um portfolio etf - acumulacao - uma variação do global asset allocation portfolio que está descrito no livro do Meb Faber. Por favor critiquem ,  e digam-me se faz sentido.

Ja foi dito neste forum(mouroemprestado) que ouro só poderá conferir alguma proteção real ao portolio a partir de 15%, sendo assim dispensaria o REIT? e deixaria 16% para o ouro ?

1)Ações 46%

2)Obrigações prazo intermédio 38%

3)Ouro 8 %

4)REIT 8%

1) Estou a considerar a ishares core sp500 ucits (acc) e gostaria de acrescentar um etf dos países desenvolvidos não EUA , alguma sugestão ?

2) Lyxor Euro Government Bond 7-10Y (DR) UCITS ETF3

3) que etf ouro sugerem ?

4) ishares ftse epra nareit dev mkt pta yld fd 

obrigado 

Editado por Jovi
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Mais umas duvidas que tenho acerca dos ETFs.

Se investisse por exemplo:

- 1000€ no iShares S&P 500 -> IE00B5BMR087

- 1000€ no iShares MSCI World -> IE00B4L5Y983

Ambos são acumulativos. Como seriam os rendimentos? Se por exemplo no final deste ano alcançarem 7% eu ficaria com quanto. E se no ano seguinte eles tivessem -7%, etc.

Se fosse de distribuição dariam 7% do valor investido na minha conta, agora como são de acumulação, adicionam o ganho ao ETF como? E no ano seguinte se perder 7% retiram. Como calculo o valor que tenho a dado momento no ETF?

Posso não estar a ver bem como isto funciona, porque nas ações podemos ter dividendos ou vender as ações quando estão em alta. Aqui tb podemos vender o ETF?

Da minha análise, pelos gráficos será sempre mais rentável manter a longo prazo, e só vender se necessário passado uns anos ou na reforma, correto?

Outra dúvida é saber em que bolsa comprar? Os ETFs na degiro ( que é onde tenho conta) só dão para comprar em bolsas europeias. Mas qual é a que tem mais liquidez?

E as ações, compensa mais comprar na bolsa americana?

Também não sei o que nos indica qual é a liquidez do ETFs, pois paree-me ser algo importante antes da compra.

Não sei se me consegui explicar bem, mas estas são apenas "algumas" das dúvidas que tenho na minha cabeça.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, hnm disse:

Boa tarde.

Mais umas duvidas que tenho acerca dos ETFs.

Se investisse por exemplo:

- 1000€ no iShares S&P 500 -> IE00B5BMR087

- 1000€ no iShares MSCI World -> IE00B4L5Y983

Ambos são acumulativos. Como seriam os rendimentos? Se por exemplo no final deste ano alcançarem 7% eu ficaria com quanto. E se no ano seguinte eles tivessem -7%, etc.

Se fosse de distribuição dariam 7% do valor investido na minha conta, agora como são de acumulação, adicionam o ganho ao ETF como? E no ano seguinte se perder 7% retiram. Como calculo o valor que tenho a dado momento no ETF?

Posso não estar a ver bem como isto funciona, porque nas ações podemos ter dividendos ou vender as ações quando estão em alta. Aqui tb podemos vender o ETF?

Da minha análise, pelos gráficos será sempre mais rentável manter a longo prazo, e só vender se necessário passado uns anos ou na reforma, correto?

Outra dúvida é saber em que bolsa comprar? Os ETFs na degiro ( que é onde tenho conta) só dão para comprar em bolsas europeias. Mas qual é a que tem mais liquidez?

E as ações, compensa mais comprar na bolsa americana?

Também não sei o que nos indica qual é a liquidez do ETFs, pois paree-me ser algo importante antes da compra.

Não sei se me consegui explicar bem, mas estas são apenas "algumas" das dúvidas que tenho na minha cabeça.

Obrigado

Nos ETFS por acumulação os dividendos são reinvestidos.

Tens que ver o yield dos dividendos por ETF. e também quantas vezes por ano são distribuidos.

Sim, diria que a estratégia a longo prazo é a melhor. Mas pronto cada um terá a sua necessidade.

Comprar na bolsa americana ? Nao faço ideai.

Sim, não invistas em ETFs que tenham pouca liquidez , pois podes ter problemas mais tarde para vender ... Vai ler o prospecto/factsheet. Normalmente aparece lá. (senao vai ao morningstart ou justetf)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante duvidoso

Alguém sabe explicar o que se passa com este etf da degiro ? iSHR S&P500 B A  EAM | CSPX | IE00B5BMR087 | EUR 

O sp500 está down 4% hoje enquanto este etf está up1%.

Alem de que lembro me de ontem ver o preço deste ETF a 239euros e agora o preço mais baixo que tem no grafico é 244euros. Não consigo perceber o que se está a passar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, xgoldpt said:

Na Degiro não tem.

Obrgado Xgoldpt.

Na verdade estou a pensar comprar perlo carregosa onde encontrei este etf ouro - WisdomTree Gold | BULL (GB00B15KXX56).

Pelo que percebo tem TER 0.49%.

Alguem conhece esse ETF ou tem experiencia ? obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado Xgoldpt

Ups ! afinal não pode ser este pois não há onde pretendo comprar que é no carregosa.

Encontrei antes este,  WisdomTree Gold | BULL (GB00B15KXX56).

Podem-me então ajudar a compreender se este será um etf interessante ?

obrigado

Editado por Jovi
    engano no nome do utilizador
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Cardoso 17

tenho uma questão.

Hoje ao entrar na minha conta degiro, verifiquei que o ETF que tenho e que replica o SP 500 o "Ishares SP 500 UCITS ETF (DIST)" terminou o dia com +0,95%.

No entando hoje o SP500 terminou com -4,89%.

Sendo que o ETF replica o índice não deveria ser quase idêntico na rendibilidade? 

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Tiago Cardoso 17 disse:

tenho uma questão.

Hoje ao entrar na minha conta degiro, verifiquei que o ETF que tenho e que replica o SP 500 o "Ishares SP 500 UCITS ETF (DIST)" terminou o dia com +0,95%.

No entando hoje o SP500 terminou com -4,89%.

Sendo que o ETF replica o índice não deveria ser quase idêntico na rendibilidade? 

Obrigado 

O SP500 fechou a -4.89% nos EU às nossas 20h00m o teu ETF fechou mais cedo na bolsa correspondente europeia.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante duvidoso
    há 1 hora, EagleOne disse:

O SP500 fechou a -4.89% nos EU às nossas 20h00m o teu ETF fechou mais cedo na bolsa correspondente europeia.

O senhor que colocou a questao tem razao, pois enquanto as duas bolsas estavam abertas esses valores estavam na mesma assim desproporcionais. Também nao encontei explicaçao-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico