Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

O que acham deste investimento? Investir num ETF que replique o SP500 (ou até mesmo o MSCI World, apesar do retorno ter sido mais baixo ao longo da história)

- 500 euros por mês (ou 1500 por trimestre)

- Sem dividendos (menos comissões e faço uso do compound interests)

- Durante 20 anos (para a reforma)

Sei que o passado não garante o futuro, mas também é difícil o SP500 afundar completamente. A minha principal dúvida é o facto do SP500 estar em máximos históricos (tirando a última semana)

1108093533_20year.thumb.PNG.a761565988bbaac6f3301c0ddede6bd2.PNG

https://fourpillarfreedom.com/heres-how-the-sp-500-has-performed-since-1928/

https://www.thecalculatorsite.com/finance/calculators/compoundinterestcalculator.php

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 36 minutos, Pedro Gomes disse:

O que acham deste investimento? Investir num ETF que replique o SP500 (ou até mesmo o MSCI World, apesar do retorno ter sido mais baixo ao longo da história)

- 500 euros por mês (ou 1500 por trimestre)

- Sem dividendos (menos comissões e faço uso do compound interests)

- Durante 20 anos (para a reforma)

Sei que o passado não garante o futuro, mas também é difícil o SP500 afundar completamente. A minha principal dúvida é o facto do SP500 estar em máximos históricos (tirando a última semana)

Se estiveres OK em poderes perder momentaneamente 50% (ou mais) da valor da carteira, ninguém verá qualquer problema nisso.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou novato nestas andanças e tenho tentado formar-me lendo algumas coisas sobre estes assuntos. Tenho algum dinheiro de parte e gostaria de investir em ETF´s., Não será muito, cerca de 3000 EUR, com hipótese de reforçar de tempos a tempos. Estou a pensar no longo prazo e em ETF´s de acumulação. Tenho 40 anos e estou a pensar na reforma, lá mais à frente. Já tenho PPR , DP. e certificados de tesouro. Como veêm tenho sido um aforrador bastante passivo.  Também só agora estou a ficar mais desafogado, crianças mais velhas e CH quase pago. Não tenho mais créditos.

Gostaria de dividir o valor apenas em 2 ETF´s um de acções e um talvez mais focado em obrigações. Não serei um investidor muito activo e provavelmente não estarei sempre de olho no mercado, apesar de me querer manter minimamente informado. Têm alguma recomendação que me possa ajudar?

Criei conta na Degiro e também sou cliente ActivoBank e Bankinter.

Muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Mouro Emprestado disse:

Se estiveres OK em poderes perder momentaneamente 50% (ou mais) da valor da carteira, ninguém verá qualquer problema nisso.

Num só ano isso nunca aconteceu, mas tudo é possível. Num investimento a 20 anos a probabilidade é quase nula.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, fhff disse:

Gostaria de dividir o valor apenas em 2 ETF´s um de acções e um talvez mais focado em obrigações. Não serei um investidor muito activo e provavelmente não estarei sempre de olho no mercado, apesar de me querer manter minimamente informado. Têm alguma recomendação que me possa ajudar?

De ações tens o iShares MSCI World de acumulação: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?query=IE00B4L5Y983 Expense ratio de 0,20%

E o iShares S&P 500 de acumulação: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?query=IE00B5BMR087 Expense ratio de 0,07%

Maiores fundos na Europa: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?groupField=none&sortField=fundSize&sortOrder=desc

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 5 minutos, Pedro Gomes disse:

Num só ano isso nunca aconteceu, mas tudo é possível. Num investimento a 20 anos a probabilidade é quase nula.

Eu não falei numa queda de 50% num ano.

Falei em queda de 50% total.

Por exemplo a queda que o ishares core sp500 teve entre 10 de Outubro de 2007 e 9 de Março de 2009.

Mas como disse, quem está confortável numa carteira só com acções e desde que esteja ciente das quedas potenciais, então basta comprar um ETF que siga o SP500 ou o MSCI World.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Pedro Gomes disse:

De ações tens o iShares MSCI World de acumulação: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?query=IE00B4L5Y983 Expense ratio de 0,20%

E o iShares S&P 500 de acumulação: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?query=IE00B5BMR087 Expense ratio de 0,07%

Maiores fundos na Europa: https://www.justetf.com/en/find-etf.html?groupField=none&sortField=fundSize&sortOrder=desc

Muito obrigado.
    Esses fundos são de subscrição em USD, não são? No meu caso, não seria preferível em EUR e evitar algum risco cambial? 

Grato

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 32 minutos, fhff disse:

Muito obrigado.
    Esses fundos são de subscrição em USD, não são? No meu caso, não seria preferível em EUR e evitar algum risco cambial? 

Grato

Nas principais bolsas europeias, são transaccionados em EUR. O efeito "moeda" que falas não existe.

Editado por Mouro Emprestado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Gostaria de vos colocar uma pergunta.

Tendo em conta que pretendo utilizar o DeGiro para realizar um investimento - onde aliás já tenho um investimento num ETF na Euronext Amesterdam - gostaria de entender melhor a diferença entre 3 ETFs relativos ao S&P 500 (Acc)

Blackrock :

- IE00B5BMR087:

https://www.justetf.com/servlet/download?isin=IE00B5BMR087&documentType=MR&country=DE&lang=en

- IE00B3ZW0K18:

https://www.ishares.com/uk/individual/en/literature/kiid/kiid-ishares-sp-500-eur-hedged-ucits-etf-acc-gb-ie00b3zw0k18-en.pdf

Amundi :

- LU1681048804:

https://www.amundietf.fr/particuliers/document/download/LU1681048804/KIID/FR

Dependendo dos custos, do volume de negócios, da rentabilidade, etc de cada um deles tomarei a minha escolha. Eu estranho haver dois ETFs da iShares e não sendo profissional desta área precisava de mais informação para tomar uma decisão.

Obrigado !

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos. Pergunta de iniciante curioso, agora que ando a pesquisar os fundos que sugeriram: não é boa altura para entrar num fundo que acompanhe o FTSE 100, ou ainda é demasiado cedo dada a questão do Brexit?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal.

Mais um para este mundo dos ETF's.

Sou jovem; 24 anos, tenho como muitos, cerca de 10k (10.000€) para investir e quero algo simples (lazy portfolio). Já tenho fundo de emergência estabelecido e inclusivamente  dinheiro de parte para alguns objectivos (Carro e formações profissionais). Ou seja, este dinheiro pode ser "perdido" sem grandes consequências.

Pensei fazer uma alocação em 2 ETF's (acções e obrigações) de:

• 75%  Acções
    •  25% Obrigações/bonds.

O horizonte temporal será > 20 anos ou mais até

No fundo seria ter lá o dinheiro e esquecer uma bocadinho , ou seja, anualmente, talvez por volta de Dezembro, fazer uma revisão e eventualmente ajustar as % conforme. 

- De acções o clássico já mencionado: iShares Core MSCI World UCITS

- De obrigações é mais difícil... pensei no: Lyxor EuroMTS All Maturity Invesment Grade

Penso ser uma boa opção, entre muitas existentes. São ambos de acumulação e ambos têm um custo de gestão (TER) baixo. Além disso, têm um AUM elevado o que transmite alguma segurança.

Tenho noção que, usando a broker Degiro, vou pagar 5€ (2,5 + 2,5€) anuais porque o primeiro ETF estará na bolsa de Amesterdão (pelo menos a lista de ETF gratuita) e o segunda ETF está na bolsa de Paris.

Quanto a reforços é que pode não ser assim tão elevado anulamente.

Qualquer comentário é bem-vindo, sem medos :). 

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    A 04/03/2020 às 23:12, fhff disse:

Obrigado a todos. Pergunta de iniciante curioso, agora que ando a pesquisar os fundos que sugeriram: não é boa altura para entrar num fundo que acompanhe o FTSE 100, ou ainda é demasiado cedo dada a questão do Brexit?

E vais investir no FTSE 100 em específico porquê?

Porque não investes antes no MSCI World, cujas empresas que pertencem ao FTSE 100 têm uma capitalização de sensivelmente 8 a 9% nesse índice?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Zylmaster disse:

Tem toda a razão elkefro, fiz confusão. No justEtf diz que esse Lyxor nao está disponível também. Tenho que abrir uma conta degiro e experimentar um pouco a plataforma :)

mas tens 2 etf's de obrigações acc na lista de gratuitos:

LYXOR EURMTS 57YIGF EPA | MTC | LU1287023003

LYXOR EUROMTS 710YF EPA | LU1287023185

Editado por elkefro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

E vais investir no FTSE 100 em específico porquê?

Porque não investes antes no MSCI World, cujas empresas que pertencem ao FTSE 100 têm uma capitalização de sensivelmente 8 a 9% nesse índice?

Sim, obrigado. Realmente como pequeno investidor será melhor ter uma exposição mais abrangente. Apenas pensei no FTSE 100 porque me pareceu um bom momento para entrar. Mas no longo prazo e com um acompanhamento menos "atento" dos mercados da minha parte, estes palpites pouco interessam, penso eu.

Já me inscrevi na DeGiro, mas está a ser difícil encontrar um fundo de acções e de obrigações que estejam ambos na lista dos gratuitos e cotados na mesma bolsa. O Ishares World está na Holanda e os dois fundos que me parecem mais interessantes, no que respeita a obrigações e que foram mencionados em cima, estão em França. Algum fundo de acções World, tipo Ishares, que conheçam na lista gratuita e cotado em França que recomendem? Ou vice-versa, algum bom fundo de obrigações de acumulação cotado na Holanda e gratuito.

Quando pesquiso na Degiro, vejo-me assoberbado pela lista. Na pesquisa, há alguma forma de filtrar apenas os fundos de acumulação?

Grato pela atenção mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, EagleOne disse:

IWDA a bater para já o mínimo de 6 meses ?

Bom dia.

Vou iniciar os meus investimentos em ações e ETFs, ando a ler um pouco. Subscrevi este tópico e estou interessado em seguir dois dos ETFs sugeridos aqui no tópico:

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

Ainda não consigo pesquisar estes ETFs na Degiro porque ainda não chegou lá o valor transferido. No entanto quando pesquiso por exemplo por "iShares S&P 500" ou por "iShares MSCI World" no tradingview aparecem-me vários. Como posso saber qual devo comprar?

Por exemplo, é igual comprar o IWDA ou IWDA.AS? A única coisa que muda é a bolsa onde é adquirido, sendo que uma é Amesterdão e a outra US, correto?

Para o ETF iShares S&P qual é o código? Quando pesquiso aparecem-me vários (imagem em anexo).

Desculpem estas perguntas de iniciante, obrigado.

IsharesSeP500ETF.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, hnm disse:

Bom dia.

Vou iniciar os meus investimentos em ações e ETFs, ando a ler um pouco. Subscrevi este tópico e estou interessado em seguir dois dos ETFs sugeridos aqui no tópico:

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

Ainda não consigo pesquisar estes ETFs na Degiro porque ainda não chegou lá o valor transferido. No entanto quando pesquiso por exemplo por "iShares S&P 500" ou por "iShares MSCI World" no tradingview aparecem-me vários. Como posso saber qual devo comprar?

Por exemplo, é igual comprar o IWDA ou IWDA.AS? A única coisa que muda é a bolsa onde é adquirido, sendo que uma é Amesterdão e a outra US, correto?

Para o ETF iShares S&P qual é o código? Quando pesquiso aparecem-me vários (imagem em anexo).

IsharesSeP500ETF.png

procura no justetf.com.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 53 minutos, hnm disse:

Bom dia.

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

IsharesSeP500ETF.png

Procura pelo ISIN, de outra forma aparece-te tudo e um par de botas.

Tens essa informação no justetf.com. E também te aparecem aí as bolsas e respectivas moedas de transacção (porque o mesmo ETF pode ser transaccionado em Euros, doláres ou libras por exemplo).

há 53 minutos, fhff disse:

@Mouro Emprestado

? Agradeço o teu mau feitio.

Só mais uma pergunta: as comissões são retiradas do nosso saldo de conta ou a Degiro pode fazer o débito directo  da conta bancária associada?

Muito obrigado e desculpem as perguntas de iniciante.

Não sei se o DD é possível a partir da conta bancária associada.

No meu caso são sempre retiradas ao saldo da conta. Se o saldo ficar negativo, entretanto recebes um email para pores o saldo a zero (por isso que convém ter sempre uma conta associada onde as transferências bancárias via net ou MB sejam gratuítas).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Procura pelo ISIN, de outra forma aparece-te tudo e um par de botas.

Tens essa informação no justetf.com. E também te aparecem aí as bolsas e respectivas moedas de transacção (porque o mesmo ETF pode ser transaccionado em Euros, doláres ou libras por exemplo).

Não sei se o DD é possível a partir da conta bancária associada.

No meu caso são sempre retiradas ao saldo da conta. Se o saldo ficar negativo, entretanto recebes um email para pores o saldo a zero (por isso que convém ter sempre uma conta associada onde as transferências bancárias via net ou MB sejam gratuítas).

Ok, obrigado @Mouro Emprestado e @N.Rocha.

Mas como posso procurar pelo ISIN sem o saber? Tenho de procurar primeiro pelo nome certo?

Quando pesquiso pelo nome no justetf.com aparecem-me vários e eu não sei quais deles são

Conseguem dar-me o ISIN por exemplo destes dois ETFs ou dizer-me como posso descobrir os mesmos pelo nome:

- iShares S&P 500

- iShares MSCI World

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico