Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

• Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Francisco Martins
    2 hours ago, Afonso_ said:

Olá Pessoal!

Estou a pensar em investir neste ETF que segue o SP500 (IE00B5BMR087) através do banco carregosa (go bulling).

Estive a ver o preçário e fica mais barato investir através da Euronext. 

Acham que este ETF cotado na Euronext Amsterdam tem boa liquidez? Sugerem investir neste ETF nesta bolsa? https://live.euronext.com/en/product/etfs/IE00B5BMR087-XAMS

Obrigado!

Sim, tem mais que suficiente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, CDCD disse:
    A 29/02/2020 às 13:43, Capital disse:

Isto tá tão mau que q Degiro até me enviou e-mail com a desvalorização do portfólio ?

É uma funcionalidade recente da degiro: enviam uma notificação por cada 10% de desvalorização em cada título.

A Degiro quer é que faças algo (vender/comprar)... é a forma deles ganharem dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/26/2020 at 2:33 PM, 5coroas said:

Pois eu estou vacinado: um FI volatility ajuda sempre nestas epidemias.;)

Olá,

Podias elaborar um pouco mais. Quando este fundo sobe, vendes a tua posição no mesmo e compras acções? Onde compras este fundo? Qual a percentagem da tua carteira que investes neste fundo?

Editado por msoares101
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, sinbad disse:

A Degiro quer é que faças algo (vender/comprar)... é a forma deles ganharem dinheiro.

Creio que são obrigados a informar os investidores via legislação da UE(RSS).

Faz sentido essa legislação? Não, pode ter como consequência a venda dos investimentos ao desbarato!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Entre estes dois ETFs que replicam o SP500 por qual optariam?  

• * iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc) - ISIN IE00B5BMR087
    • *Vanguard S&P 500 UCITS ETF (USD) Accumulating - ISIN IE00BFMXXD54

O da Vanguard é muito mais barato que o da iShare, no entanto apresenta um AUM muito inferior. 

•  
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O da vanguard não é mais barato. o preço de cada unidade de compra é menor no vanguard, mas isso não tem grande interesse. ambos têm um expense ratio de 0.07, no entanto o da ishares já tem quase 10 anos comparado com o da vanguard. escolhe o da ishares se te fizer sentir mais seguro,  ambos vão basicamente ter a mesma performance ao longo do tempo.

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, P2P Money Maker disse:

Ja tive o vanguard mas aí pesquisar esse ishares aparecem-me estes das diferentes bolsas. Qual o que compram?

Screenshot_20200301-190300__01.jpg

Eu vou para o da bolsa de amesterdão visto ja lá ter um ETF e assim evito mais uma taxa de conectividade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, há cerca de 1 mês abri conta na Degiro, conta custody  com o intuito de montar um portefólio de acções e obrigações , 60%/40%, estou inclinado para os seguintes ETF´s:  ISHARES MSCI WOR A - IE00B4L5Y983 e LYXOR EURMTS 57YIG - LU1287023003   . Será uma boa opção para longo prazo com reforços anuais?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 2/29/2020 at 11:42 PM, Afonso_ said:

Fiz esta pergunta porque olhei para a diferença entre o bid e o ask price e parece-me um pouco elevada.

bid: 260,0

ask: 272,2

O "best bid" e "best ask" das ultimas 10 entradas do order book às 17h35 no fecho não corresponde ao bid ask spread.

O que vejo de spread são uns 0,1 a 0,2 ou menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Malta, 

Faz uns meses que tive um ETF que era transacionado em Euros e foi delisted (IE00B3B8PX14), passando apenas a estar disponível em dólars na LSE. Na altura pedi para transferirem a minha posição, e assim foi, com mais ou menos contactos com o suporte de clientes da DeGiro. A alternativa segundo o que me foi comunicado (mas que nao consegui confirmar) foi que não fazendo a transferencia da posição que o mesmo iria ficar intransacionável, um "pisa papeis" de alguns milhares de euros que tinha ali.

Com todas estas questões do Brexit, por enquanto ainda um pouco turvas, eu não estou muito inclinado para continuar a transacionar na LSE, vou manter a minha posição, pelo sim pelo não, mas não tenciono comprar mais este ativo.

Encontrei algumas alternativas, para manter o meu portfolio com a mesma alocação e com o mesmo tipo de ativos, a saber:

DBXTII-G.I.L.B.UETF(DR)1C e DBXTII-G.I.L.B.UETF(DR)5C

A minha questão prende-se com o 1C e 5C, inscritos no final do nome do ETF. Para além do preço unitário (send o 1C 10x mais caro) e o volume, não consegui perceber pelo KIID diferenças substanciais.

Algum de vós me pode esclarecer?

Obrigado.

PS: Estou também numa "voo picado" na minha carteira, não vendi uma unica unidade, aproveitei a tempestade para comprar ainda mais. Veremos se as professias da desgraça vingam, ou se por outro lado, a estratégia de buy&hold me deixa ainda mais confiante das minhas decisões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Sem responder directamente à pergunta porque seria um pouco técnica, mas o LU0908508814 tem tido um comportamento igual ao do tracker da ishares, pelo que em substância passares para esse ETF vai manter a estratégia de investimento exactamente igual.

Não te maces mais com isso, "good is good enough". 

PS: O único que encontrei pesquisando por "DBXTII-G.I.L.B.UETF(DR)1C" é um ETF com protecção cambial. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mouro, eu percebi mais ou menos isso.

A minha questão é qual seria a diferença substancial entre o 1C e o 5C.

Cumps.

Edit:

Não te maces mais com isso, "good is good enough". Podes elaborar sff?

Vou adicionar o ISIN de ambos para ser mais facil

LU0290357929 e LU0908508814 respetivamente.

Editado por ricardomcm
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 29 minutos, ricardomcm disse:

Mouro, eu percebi mais ou menos isso.

A minha questão é qual seria a diferença substancial entre o 1C e o 5C.

Cumps.

Edit:

Não te maces mais com isso, "good is good enough". Podes elaborar sff?

Vou adicionar o ISIN de ambos para ser mais facil

LU0290357929 e LU0908508814 respetivamente.

Bem me parecia que eram produtos diferentes, mas o comentário de que o "1C" era 10 vezes mais caro é que eu não estava totalmente a perceber pelo que estava a pensar que seria uma versão do ETF apenas disponível para investidores não qualificados e que não se conseguia comparar entre eles (0,2% vs 0,25% não é 10 vezes mais caro/barato).

Sendo assim, ambos os ETFs são diferentes, o 1C tem protecção cambial e o 5C não tem. Ou seja, não são a mesma coisa.

Pessoalmente, se é para ter obrigações denominadas noutra moeda, sou sempre favorável à protecção cambial (obrigações soberanas apenas). O tema já foi aqui discutido no tópico "n" vezes, com o consenso a ir nessa direcção.

há 50 minutos, Diogobc disse:

FED acaba de cortar a taxa de juro em 0,5%! ?

E?

Quem adivinha qual é o activo que hoje está com uma valorização superior a 2%? ? ? ? 

Uma dica, é um activo que tem a natureza de moeda "não inflacionável" ehehehehe.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Carissimos, 

Estou a pensar investir em ETF mas através de corretoras. Faz sentido ter ETFs em duas corretoras ? Pretendo investir cerca de 10K .

Pelo que li  ETF do indice  NYSE Nasdaq,   frankfurt  e Londres  têm comissoes mais baixas no banco invest  que no carregosa, enquanto ETFs Portugal Franca Belgica e Holanda - Euronext têm comissões corretagem mais baixas no  carregosa que no Investe,.

Assim poderá fazer sentido abrir conta nas duas corretoras e comprar o ETF que pretendo na corretora onde as comissões são menores?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    6 hours ago, Mouro Emprestado said:

Quem adivinha qual é o activo que hoje está com uma valorização superior a 2%? ? ? ? 

Uma dica, é um activo que tem a natureza de moeda "não inflacionável" ehehehehe.

Ouro! E para as obrigaçoes de longo prazo tambem foi uma festa (convexidade em toda a força).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/02/2020 às 19:27, abegao disse:

viva,

costumam recomendar muito etfs da lyxor para obrigações governamentais neste thread. No entanto, olhando para os KIID dos mesmos, a lyxor pede 5% em fees de entrada e mais 5% de saida, para além do tipico ongoing charge. Outros index providers como a vanguard ou spdr não costumam ter estes fees de entrada e saida. Não acham os fees demasiado pesados? Ou sou eu que estou a perceber mal o KIID.

Alguém consegue comentar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 23 minutos, Diogobc disse:

A questão é que ninguém esperava esta acção tão rápida, e ainda por cima meio ponto. E a reacção dos mercados demonstrou isso mesmo, assustou em vez de acalmar.

Ou o mercado esperava uma descida mais profunda nas taxas de juro de referência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico