Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

2 hours ago, Mouro Emprestado said:

Fora de brincadeiras (bate várias vezes na madeira), quem está receoso com as perdas actuais, então a alocação a acções é demasiado alta (e digo isto e numa parte da minha carteira as perdas já ascendem a quase 15%, mas continuo confortável).

Isto mesmo!

Sinceramente se estão preocupados com a atual situação será melhor repensarem na vossa estratégia em termos de alocação ou voltarem aos básicos e repensar os vossos investimentos.

Se delinearam uma estratégia a longo prazo então isto não é mais do que o curso normal das coisas e devem manter-se fieis ao que planearam. Se tinham em mente dinheiro "fácil" porque o mercado tem estado em crescimento na ultima década, isso foi uma aposta que tanto pode dar certo como não.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Não se preocupem comigo. Era mais numa de brincadeira. Claro que custou um pouco estar com ganhos de uns 4% após 2 semanas de ter investido e de repente estar com perdas de uns 3%. Mas sei bem que é para o longo prazo. Só tenho pena de não ter capital disponível para reforçar nesta fase.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/2/2020 at 11:12 PM, sinbad said:

Do que me lembro da última vez que olhei para este assunto: a questão da tributação a uma % inferior (ou à mesma taxa mas apenas aplicada a uma parte das mais valias) só se coloca caso se tratassem de ações nacionais ou unidades de participação de fundos geridos por sociedades financeiras portuguesas.

Admitindo que estamos a falar de ETF's (geridos por soc gestoras estrangeiras) as respostas às suas questões são:

1- Não é verdade para ETF's.

2- Taxa de imposto sobre mais valias (realizadas no momento da venda: 28%

3- Tem de declarar as mais valias realizadas - anexo G do modelo 3 do IRS

4- Não há retenção na fonte para mais valias sobre ETF's. Tem de ser você a calcular, declarar e pagar o imposto.

Muito obrigado. Era mesmo isso que queria saber.

Só uma última questão, e usando exemplos concretos para ser mais fácil. Eu comprei os ETFs A e B em Abril de 2019 e vendi-os em Fevereiro de 2020. As mais valias que tenho que declarar são relativas ao ano de 2020, certo? Mesmo tendo detido os ETFs durante 2019, só em 2020 é que, efectivamente, fiz as mais valias. Ou seja, só em 2021, quando estiver a preencher o IRS relativo a 2020, é que tenho que declarar estas mais valias, confere?

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas.

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Risvol Aisas disse:

As mais valias que tenho que declarar são relativas ao ano de 2020, certo?

Sim, se só vendeste em 2020 então as mais valias são de 2020 (na perspetiva do rendimento, é um rendimento de 2020) - que é preenchido em 2021.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Balth89 disse:

Olá.

Por curiosidade de que fundo falas?

Há vários, mas eu tenho usado este:

https://www.bloomberg.com/quote/CAMVWHA:LX

Não há duvida que quando as stocks caiem, este sobe. Já pode imaginar o que lhe irá acontecer caso apareça um verdadeiro crash. Pode ver no grafico as 3 vezes desde 2018 em que houve uma queda significativa das stocks e como este Fundo reagiu pela positiva. Felizmente consegui aproveitar todos este movimentos. É sempre um risco, mas se estivermos convencidos que mais tarde ou mais cedo um crash irá acontecer (e é muito mais provável que aconteça do que nunca mais aconteça), então colocar algum capital em em algum FI deste tipo pode vir a dar bons frutos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Há vários, mas eu tenho usado este:

https://www.bloomberg.com/quote/CAMVWHA:LX

Não há duvida que quando as stocks caiem, este sobe. Já pode imaginar o que lhe irá acontecer caso apareça um verdadeiro crash. Pode ver no grafico as 3 vezes desde 2018 em que houve uma queda significativa das stocks e como este Fundo reagiu pela positiva. Felizmente consegui aproveitar todos este movimentos. É sempre um risco, mas se estivermos convencidos que mais tarde ou mais cedo um crash irá acontecer (e é muito mais provável que aconteça do que nunca mais aconteça), então colocar algum capital em em algum FI deste tipo pode vir a dar bons frutos.

estes fundos são para subscrever apenas durante o perido de grande volatilidade, depois é para sair logo  certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, superkinas disse:

estes fundos são para subscrever apenas durante o perido de grande volatilidade, depois é para sair logo  certo ?

Eu entro nele geralmente quando a volatilidade anda fraca e os stocks andam nos topos e saio quando acho que os mercados já estão a recuperar porque o evento que provocou a ultima crise já se desvaneceu; por exemplo eu agora sairei desse fundo quando considere (posso falhar obviamente) que a presente gripe já deixou de ser prioridade na agenda dos Media. É que se os subscreves apenas nos período de grande volatilidade, normalmente já não os apanhas nos preços mais baixos, embora a partir daí possam continuar a subir obviamente. Eu gosto sempre de o subscrever, precisamente quando os mercados andam, no meu entender, demasiado caros.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

ok obrigado

a versão em dolares é sempre preferível versão euros ?

No Best não encontrei a versão em Euros (existe um outro da Amundi mas é apenas para a zona Euro), todavia para mim é me indiferente que este Fundo seja em euros ou em dólares, pois não é possível saber de antemão qual das moedas nos vai ser mais rentável aquando do resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

LU1287023003 Este ETF não devia estar a subir dado que os mercados estão todos em queda?

podem explicar melhor o conceito dos FI volatity? Eu pensei que as obrigações neste momento iriam subir e não é o que tenho visto ?

Editado por Capital
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

LU1287023003 Este ETF não devia estar a subir dado que os mercados estão todos em queda?

podem explicar melhor o conceito dos FI volatity? Eu pensei que as obrigações neste momento iriam subir e não é o que tenho visto ?

Geralmente quando as stocks sobem, as obrigações também sobem (mas não tanto) e quando as stocks descem, as obrigações também descem (mas não tanto); para alguns as obrigações são por isso um refugio (não descem tanto). Quanto à volatility, é outra conversa.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    10 minutes ago, Tiago Cardoso 17 said:

Alguem me consegue explicar a diferença entre:

ishares s&p 500

e

ishare core s&p 500 ucits ?

Estas duas opções aparecem na degiro, e a segunda eles não cobram comissão.

Boa noite,

Um deles é de acumulação e o outro é de distribuição de capital.

Com os ISIN é fácil identificar, mas sei que desses o que não cobram comissão é de distribuição.

Um local para ver todos esses detalhes é por exemplo o site https://www.justetf.com/de-en/find-etf.html

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Pessoal!

Estou a pensar em investir neste ETF que segue o SP500 (IE00B5BMR087) através do banco carregosa (go bulling).

Estive a ver o preçário e fica mais barato investir através da Euronext. 

Acham que este ETF cotado na Euronext Amsterdam tem boa liquidez? Sugerem investir neste ETF nesta bolsa? https://live.euronext.com/en/product/etfs/IE00B5BMR087-XAMS

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico