Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Estou para comprar ouro em ETFs, numa perspetiva buy and hold.

Gostaria de obter feeback sobre este artigo:

http://www.insidermonkey.com/blog/what-is-the-best-gold-etf-27734/

UBG takes a clear edge when it comes to net return. The fund charges just 30 basis points for investment as well, which may just make it the best fund for buying and holding.

Que imposto LTCG é esse? aplica-se a nós?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

Boa noite.

Estou a querer aproveitar a promoção BEST Trading Pro e sugeriram-me (sem indicar produtos em concreto a aplicação de 8000 euros em ETFs):

25% Obrigações

25% Acções

25% Materias Primas

25% Indíces Globais.

Podem ajudar-me com as escolhas?

Procurei ETfs em (Eur)

De obrigações chamaram a atenção os seguintes:

DE0002635265

FR0010037242

LU0290359032

DE0006289499

DE0002511243

De acções, vi este:

LU0444605215.

Continuo a pesquisa, mas será bastante útil o vosso input, dado que pretendo investir antes do fim-do-ano.

(Questiono-me se estou com demasiada pressa...)

Obrigado e até breve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Estou a querer aproveitar a promoção BEST Trading Pro e sugeriram-me (sem indicar produtos em concreto a aplicação de 8000 euros em ETFs):

25% Obrigações

25% Acções

25% Materias Primas

25% Indíces Globais.

Podem ajudar-me com as escolhas?

Procurei ETfs em (Eur)

De obrigações chamaram a atenção os seguintes:

DE0002635265

FR0010037242

LU0290359032

DE0006289499

DE0002511243

De acções, vi este:

LU0444605215.

Continuo a pesquisa, mas será bastante útil o vosso input, dado que pretendo investir antes do fim-do-ano.

(Questiono-me se estou com demasiada pressa...)

Obrigado e até breve.

estás a fazer um pacote baseado em quem?

Coloca os tickers para comentar.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá frugal.

Estou a basear-me na informação fornecida telefonicamente por um dos membros da equipa BTP quando aderi ao serviço.

DE0002635265

EXHE.F

iShares eb.rexx Jumbo Pfandbriefe (DE) Inc (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P000017B4&SecurityToken=0P000017B4]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

FR0010037242

MTE.PA

Lyxor ETF EuroMTS 10-15Y Investment Grade (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P000017II&SecurityToken=0P000017II]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-

PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

LU0290359032

DBXM.F

db x-trackers II ITRAXX Crossover 5year TR (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P000099P6&SecurityToken=0P000099P6]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

DE0006289499

EXHD.F

iShares eb.rexx Government Germany 5.5-10.5 (DE) Inc (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00000WNA&SecurityToken=0P00000WNA]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

DE0002511243

IBCS.F

iShares Markit iBoxx Euro Corporate Bond (DE) (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000IUUB&SecurityToken=0P0000IUUB]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

LU0444605215

PPP.LS

ComStage ETF PSI 20 TR (EUR)

https://lt.morningstar.com/irjmy4wp6w/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000PU2X&SecurityToken=0P0000PU2X]22]1]UNIVE$$ALL&ClientFund=1&LanguageId=pt-PT&CurrencyId=EUR&UniverseId=UNIVE$$ALL&BaseCurrencyId=EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá frugal

A promoção está relacionada com a devolução dos custos em comissões até 31 Dez, a serem efectuadas durante Janeiro mas começo a pensar que se me apresso para poupar uns trocos, corro o risco de perder muito mais, pelo que será mais sensato pensar bem as coisas e continuar a limar arestas e perceber bem o que estou a fazer, já que sou novato nestas andanças.

Destes ETFs que listei, os 5 primeiros são os que chamaram-me a atenção no campo das Obrigações, sendo que agora tenho de perceber quais os 2/3 melhores para investir os 25% do capital em obrigações.

O que estava em último lugar da lista é para os 25 % em acções e replica o PSI 20, sei que deveria escolher mais outro. talvez que replicasse o mundo ou parte do mundo?

No site "normal" do BEST fiz a filtragem da minha pesquisa através do menu drop-down "Categorias Morningstar" e vi literalmente todas as opções em Eur para tudo que era ETF Obrigação (se escolhi os critérios certos, isso será debatível e tendo em conta que me falta calo nestas coisas...)

Tem-me faltado o tempo em frente ao PC para pesquisar e existem tantas opções nas "Categorias Morningstar" que me sinto assoberbado.

No que toca às Matérias Primas e Índices Globais, fico então sem saber por onde começar "a triagem"

Em relação aos activos, como se testam? O que tenho exactamente de fazer?

Obrigado,

António77

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Epá desculpem lá, mas eu sou um completo leigo na matéria e com uma explicação de algumas páginas não consegui ler tudo porque não há um resumo.

Não consegues fazer um resumo de tudo o que disseste para eu conseguir ao menos ver a "big picture"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvador,

estará na altura de dares os teus insights acerca:

* dos novos ETF de CTAs e de obrigações de países emergentes? e o BOND, terá lugar na carteira em deterimento de outro(s)?

* Como estratégia secundária para atacar 2013, o que pensas que irá dar $$? ou seja se tivesses que fazer um portfolio para 2013, como distribuias?

* já agora também podias dar alternativas alavancadas e/ou reversed dos ETF's que sugeres na 1ª página? :)

* com que tipos de ativos costumas fazer trading ? (mencionas algures que ocasionalmente fazes trading)

Resta-me agradecer pois à 1 ano atrás nem imaginava o que eram ETFs e que possibilidades dão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá frugal

A promoção está relacionada com a devolução dos custos em comissões até 31 Dez, a serem efectuadas durante Janeiro mas começo a pensar que se me apresso para poupar uns trocos, corro o risco de perder muito mais, pelo que será mais sensato pensar bem as coisas e continuar a limar arestas e perceber bem o que estou a fazer, já que sou novato nestas andanças.

Destes ETFs que listei, os 5 primeiros são os que chamaram-me a atenção no campo das Obrigações, sendo que agora tenho de perceber quais os 2/3 melhores para investir os 25% do capital em obrigações.

O que estava em último lugar da lista é para os 25 % em acções e replica o PSI 20, sei que deveria escolher mais outro. talvez que replicasse o mundo ou parte do mundo?

No site "normal" do BEST fiz a filtragem da minha pesquisa através do menu drop-down "Categorias Morningstar" e vi literalmente todas as opções em Eur para tudo que era ETF Obrigação (se escolhi os critérios certos, isso será debatível e tendo em conta que me falta calo nestas coisas...)

Tem-me faltado o tempo em frente ao PC para pesquisar e existem tantas opções nas "Categorias Morningstar" que me sinto assoberbado.

No que toca às Matérias Primas e Índices Globais, fico então sem saber por onde começar "a triagem"

Em relação aos activos, como se testam? O que tenho exactamente de fazer?

Obrigado,

António77

Bom dia

- Podes colocar o link dessa promoção do BEST ?

- Não estou a perceber os investimentos que pretendes. Que triagens queres ainda fazer?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estás a fazer um pacote baseado em quem?

Coloca os tickers para comentar.

Cumprimentos

mas como chegaste a estas % 25% para cada categoria é melhor criares um excel e fazeres uma carteira optima se queres entrar nestas 4 categorias, muito trabalho de casa mas pelo menos ficas com uma distribuição perfeita e com umas minimização do risco perfeita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante wheelman

Vê a 1ª página. Lá tem a informação essencial, bem como um exemplo de uma boa carteira de ETFs.

Já li e são muitas páginas. Uma coisa resumida num parágrafo ou numa página A4 era muito mais fácil de perceber. Depois quem quisesse entrar em detalhes lia tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, então eu faço-lhe a papinha. Penso que o parágrafo mais importante se resume a isto: uma carteira equilibrada

Finalmente chegamos ao nosso portfólio. Um portfólio que considero estar devidamente diversificado em várias classes de activos, assim como geograficamente.

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo

GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas

VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Retorno anual:

12.91% ao ano com um risco de 11%

Sendo que esta carteira deve ser reequilibrada/reforçada periodicamente (p. ex. anualmente), de forma a manter as percentagens acime referidas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas uma carteira de 12% de rend. e 11% de risco é algo onde eu nunca entrava, e como calculou esse risco, com todos os valores ou separou os positivos dos negativos para ter uma noção do DP - e do DP +, eu quando apostava em fundos tinha uma regra que era só entrava no fundo quando a rend era o dobro do risco. E para meter um pouco de questões no ar, para que diversificar o que já está diversificado é como criar um fundo de fundos, isso é segurança a mais, no meu entender claro, mas como digo se dá dinheiro então está certo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho a impressão que é o desvio padrão. Acho que o Salvador disse isso algures num posts. Ou seja, uma rentabilidade de 12,9%+-11%, isto contando com a quebra que houve em 2008.

Essas contas suspeitas é de esqueçer, aconselho a fazer o risco das ob. negativas e ver a rend.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voces hão-de me dizer onde encontram qualquer que seja o tipo de estratégia ou investimento com Sharpes de 2 valores.

É uma tremenda falta de noção.

Para quem tem uma tremenda falta de noção, deixo aqui um fundo que achei em 5 minutos, com uma rend./D.P.(val.neg.)>2 em valores anuais, semestrais,trimestrais,mensais e com um sharpe anual com D.P.( val neg.) >2 também

Pictet-Timber-R EUR

Logo Salvador antes de afirmar ou acusar qualquer coisa devia de estudar ou pesquisar melhor o assunto, para os amantes de fundo este fundo parece ser engraçado, calculem os var porque não o fiz

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente não gosto do sharpe porque não tem em conta o risco de mercado logo é mais um indice para encher chouriços, porque retirar um activo sem risco a uma rendib. para mim nada diz ou aproxima-se da realidade sem falar no calculo do desvio padrão. Mas posso admitir ser um começo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rentabilidade do Super PPR como está no titulo... :angel: (será que estou no tópico errado e ainda não notei?)

Bushy como pareces um expert e já que me estás a corrigir, por favor esclarece a diferença entre o significado de rentabilidade e rendibilidade que é uma dúvida que tenho faz algum tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico