Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETFs (Exchange-Traded Funds)

Visitante Salvador_

Recommended Posts

Sendo um fundo gratuito de taxas pela Degiro, não há aí grande problema.

Os dividendos são os extras anuais, nao sendo nada de especial.

Vamos é ver se continua a crescer como tem vindo a crescer.

Sempre me parece melhor opção que um PPR...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 4,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Mouro Emprestado

565

• ruicarlov

383

• pfonseca

164

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Criei estas FAQ  com questões de iniciação que são colocadas recorrentemente neste tópico. Desta forma, é mais fácil responder encaminhando para este post. Se tiverem alguma sugestão de melhoria, comu

É verdade, há muita gente que não sabe as características/vantagens dos PPR's e não os usa como deveria. Eu, atualmente, não uso nenhum PPR porque considero que apesar de serem uma muito boa ideia, as

Eu gostava de perguntar o seguinte aos mais experientes aqui do fórum : Seria mais lógico/útil fazer um post inicial com FAQ ou com uma série de informações que os users novos pedem constantement

Posted Images

A 19/01/2020 às 19:12, Mouro Emprestado disse:

Entretanto para quem investe em ouro, parece que o Invest tem mais um produto: AMUNDI PHYSICAL GOLD ETC

O ETF/ETC é relativamente novo e tem apenas 8 meses de existência, mas já tem um AUM de 700 milhões, pelo que imagino (e espero!) que as margens bid/ask não sejam muito elevadas.

Na Degiro tem também este disponivel

https://www.justetf.com/ch-en/etf-profile.html?query=CH0139101593&groupField=index&from=search&isin=CH0139101593

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    10 minutes ago, Capital said:

Pessoal, qual o ETF de obrigações que recomendam para contrastar com 

60% MSCI/SPDR

20% SP500

20% obrigações

Pensei na lyxor em governamental bonds 5-7Y. Dava?

Seria sempre melhor indicar os códigos ISIN, mas se for o LU1287023003 a que está a referir-se, não vejo porque não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

Estava exatamente a referir esse!

Vou colocar lá então!

LU0290357176 Xtrackers Eurozone Government Bond 5-7 UCITS ETF 1C 

Este tem uma melhor TER e o fundo é um pouco maior.

Mas acho que melhor ainda existe este: LU0290355717

chart.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Algum ETF de obrigações soberanas (médio ou longo prazo) transacionado na bolsa de Amesterdão? Tenho andado à procura, mas não encontro.

Caso não encontre, estou a pensar investir 70/30 (sabendo os riscos associados) no IWDA e no LU1287023185 (ambos gratuitos na Degiro, mas em bolsas diferentes).

Alguma opção melhor para obrigações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, malta.

Umas dúvidas acerca do fecho de posições / venda de títulos. Não sei se este é o tópico certo para perguntar isto mas cá vai:

1) Como é que é a tributação sobre os ganhos de capital? Li há uns tempos que se detivermos os títulos por um período inferior a 1 ano os nossos ganhos de capital são taxados a uma % superior aquela que é aplicada caso seguremos os títulos por mais de 1 ano, uma vez que a primeira situação é considerada um investimento de curto prazo (aka trading). Isto é verdade? 

2) Qual o imposto sobre ganhos de capital nas diversas situações? Alguém sabe?

3) O que é que tenho que preencher/declarar concretamente?

4) E, por último, os impostos sobre ganhos de capital são retidos na fonte, ou seja, é a correctora que automaticamente se encarrega de tratar disto ou tenho que ser eu mesmo a pagar ao Estado?

Obrigado. Peço desculpa se as perguntas são idiotas mas como é a primeira vez que pretendo fechar posições não faço a mínima ideia de como isto tudo se processa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    9 hours ago, Risvol Aisas said:

Boa noite, malta.

Umas dúvidas acerca do fecho de posições / venda de títulos. Não sei se este é o tópico certo para perguntar isto mas cá vai:

1) Como é que é a tributação sobre os ganhos de capital? Li há uns tempos que se detivermos os títulos por um período inferior a 1 ano os nossos ganhos de capital são taxados a uma % superior aquela que é aplicada caso seguremos os títulos por mais de 1 ano, uma vez que a primeira situação é considerada um investimento de curto prazo (aka trading). Isto é verdade? 

2) Qual o imposto sobre ganhos de capital nas diversas situações? Alguém sabe?

3) O que é que tenho que preencher/declarar concretamente?

4) E, por último, os impostos sobre ganhos de capital são retidos na fonte, ou seja, é a correctora que automaticamente se encarrega de tratar disto ou tenho que ser eu mesmo a pagar ao Estado?

Obrigado. Peço desculpa se as perguntas são idiotas mas como é a primeira vez que pretendo fechar posições não faço a mínima ideia de como isto tudo se processa. 

Bom dia,

O melhor será ler este Guia Fiscal para Mais Valias e Rendimentos de Capitais para esclarecer as suas dúvidas e ver algumas questões práticas.

Tem também o site http://www.deloitte-guiafiscal.com/

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/12/2019 às 11:29, Mouro Emprestado disse:

Acções: iShares Core MSCI World

Obrigações: LU1287023185

Ouro: só está disponível CH0106027193

É ler este tópico, onde já se falou detalhadamente sobre este assunto.

@Mouro Emprestado

Estou a pensar em adquirir um eft de ouro.

Entre esse que apresentas, e estes:

CH0139101593

JE00B1VS3770 - Grátis degiro

DE000A0LP781 - Grátis degiro

Qual achas o melhor?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, zekinha disse:

@Mouro Emprestado

Estou a pensar em adquirir um eft de ouro.

Entre esse que apresentas, e estes:

CH0139101593

JE00B1VS3770 - Grátis degiro

DE000A0LP781 - Grátis degiro

Qual achas o melhor?

Obrigado.

A Degiro já não comercializa os dois últimos. Deves ter visto no famoso PDF que se encontra desatualizado há muito. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/01/2020 às 11:53, xgoldpt disse:

A Degiro já não comercializa os dois últimos. Deves ter visto no famoso PDF que se encontra desatualizado há muito. 

Exactamente, foi mesmo aí...

Sendo assim a única opção é aquele primeiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    37 minutes ago, N.Rocha said:

Alguem consegue explicar as diferenças de interesse entre estes 4 ETF de agregação de bonds ?
    Na nossa posição geográfica, não faz sentido adoptar uma versão EUR hedge quando existe um fundo identico em EUR, correcto ?

bonds_aggregate.png

Não percebi muito bem o que refere como interesse?

Em todo o caso, esses ETF têm na sua carteira obrigações emitidas em moedas diferentes do EUR.

Se não utilizar o ETF com protecção cambial vai ficar exposto a um risco cambial significativo na medida proporcional das carteiras. Isso pode ou não ser do seu interesse, depende dos objectivos, mas regra geral investir em fundos que tenham obrigações que não estão denominadas na nossa moeda sem protecção cambial não é de todo aconselhavel.

Editado por Francisco_
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ha, ok. EUR hedge neste caso advém do facto o fundo conter componentes/securities não emitidas em EUR.

Inflation-linked, suponho ser outra protecção contra risco de inflação ? Neste caso, é mais interessante a escolha com inflation-linked ou sem (inflation-linked, muito provavelmente não garantirá melhor ganhos ) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, N.Rocha disse:

Ha, ok. EUR hedge neste caso advém do facto o fundo conter componentes/securities não emitidas em EUR.

Inflation-linked, suponho ser outra protecção contra risco de inflação ? Neste caso, é mais interessante a escolha com inflation-linked ou sem (inflation-linked, muito provavelmente não garantirá melhor ganhos ) ?

Pergunta muito difícil de responder, dado que este tipo de obrigações ainda é relativamente recente e nunca foram testadas em períodos de repentino aumento das taxas de juro.

Há imensos tópicos que discutem este tema no bogleheads.com, onde há pessoas a defender este tipo de investimento e outras contra.

Mas lá está, a regra básica do investimento é: "não se deve investir em coisas que não sabemos como funciona".

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Francisco_ disse:

Se não utilizar o ETF com protecção cambial vai ficar exposto a um risco cambial significativo na medida proporcional das carteiras. Isso pode ou não ser do seu interesse, depende dos objectivos, mas regra geral investir em fundos que tenham obrigações que não estão denominadas na nossa moeda sem protecção cambial não é de todo aconselhavel.

A mesma linha de aconselhamento pode/deve ser usada para os tickers de S&P 500 (ambos da iShares)

CSPX (eur na bolsa de Amesterdão) e IUES (eur hedge na bolsa de Amesterdão) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • ruicarlov unpinned this tópico